Violino Brasil
Últimos assuntos
» Que Breu usar?
13/3/2017, 10:38 por Zanca

» STRADIVARIUS
10/3/2017, 22:02 por JOAO VICTOR VICENTE

» [VENDA] Violino Alemão
10/3/2017, 09:45 por brunopgg

» Troca de kit do violino
10/3/2017, 07:44 por Jhony18

» Cavalete Diferença
4/3/2017, 20:54 por Robson Oliveira

» Breus ??
3/3/2017, 08:31 por Zanca

» Arco (tipos, qualidade, partes, peso, dúvidas e etc...)
27/2/2017, 12:09 por Zanca

» Viola de arco qual a melhor?
24/2/2017, 13:51 por allegro ma non presto

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
21/2/2017, 08:44 por Bruno Fabrini

Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Tocar sem pausa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tocar sem pausa

Mensagem  Flavio Nunes em 4/12/2013, 13:15

Olá alguém poderia em falar como que faz para tocar uma nota de 4 tempos sem da pausa. Eu vejo em alguns videos o pessoal subindo e descendo o arco sem pausar a nota, gostaria de saber alguma técnica para fazer isso. 

Att...

Flavio Nunes

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/12/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tocar sem pausa

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 5/12/2013, 10:55

Flavio Nunes escreveu:Olá alguém poderia em falar como que faz para tocar uma nota de 4 tempos sem da pausa. Eu vejo em alguns videos o pessoal subindo e descendo o arco sem pausar a nota, gostaria de saber alguma técnica para fazer isso. 

Att...
Olá amigo, isso na verdade é o fazer o som detache moderno, todos buscam justamente é ter o minimo de interrupção no som na inversão do sentido do arco. Isso tem que ser trabalhado desde primeiras notas no violino.

.

É uma questão de empunhatura do arco, sistema de pronação e supinação eficiente e claro muitas horas de voo.

.

Vemos nas primeiras lições do método Schmoll e Shinozaki, quando aparecem as primeiras variações de arco sobre escalas, já temos o exercicio em Legatto que é na verdade o Detache legatto que visa justamente é trabalhar o som continuou no seu máximo nas inversões de arco.

.

O verdadeiro som detache moderno busca justamente é o máximo de sonoridade, harmonicos no ar que é justamente a ressonancia onde faz parte da entonação, visando trabalhar o braço do violinista para ter um som de qualidade o que chamamos de som filé.

.

Para ter um som filé continuou e sem interrupção o cara tem que ter trabalhando muitos outros estudos, tem que passar muita água pela ponte, muito sevick na cabeça, quando estiver no 36 estudos do Kayser se pode já começar a introduzir a técnica do som filé que consiste na virada do arco na extremidade com os dedos para que ao inverter o arco ele ao desvirar o arco já esteja na corda sem parar o arco, é uma técnica dificil, se não tiver uma sistema de pronação e supinação muito funcional, não vai conseguir.

.

Na verdade faz parte da técnica do som filé, mas é uma técnica que só quando tiver muito amadurecimento técnico, vai conseguir realizar.

.

E claro tem que treinar muita corda solta, não somente em semibreve em 4 tempos, mas breve, longa e máxima, quando mais você dominar pressão, velocidade, intensidade e planejamento do arco, melhor será o resultado. Claro, quando mais corda solta melhor e não se esqueça que a qualidade do som nosso é justamente tocando muito devagar, sempre notas longas, ou seja, se conseguir a proeza de tocar uma nota máxima sem inverter o sentido do arco, sem falhar o som, sem raspar o som, ter simetria no movimento do arco,voce estará no céus.

.

Tem muitos violinistas tops que tocam 24 caprichos do Paganini que no tempo que precede a apresentação, eles ficam é tocando cordas soltas fazendo notas longas, em valores de semibreve, breve, longa e máxima. Eles não ficam fazendo fusas e semifusas etc.

.

Dizem que o segredo para se tocar Paganini é justamente notas longas, movimentos de compreensão, aquecimento e buscando a qualidade sonora, mecanismos da técnica para ser bem sucedido na hora do vamos ver.

.

Mas não se esqueça todo violinista ao comprar o violino de fábrica, ao sair da loja, deve levar o instrumento no luthier para regulagem obrigatória para deixar o violino no seu ponto máximo de sonoridade e tocabilidade para ficar decente para o aprendizado. De nada adianta ficar estudando horas a fio com um violino desregulado achando que vai conseguir técnicas mais apuradas como essa do som filé que não vai conseguir.

.

É necessário antes de qualquer coisa, estudar com o violino decente e bem regulado, só assim você aumentará a chance de sucesso no aprendizado da técnica.

.

Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim.

.

Um forte abraço.

.

Deus te abençoe.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3284
Pontos : 3772
Reputação : 171
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum