Violino Brasil
Quem está conectado
29 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Ajuda Urgente !!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda Urgente !!

Mensagem  Mateus - Violin Forever em 28/10/2013, 11:48

Eu tava trocando as cordas de um violino velho meu e a cravelha quebrou e ficou metade da cravelha entalada, como faco pra tirar ?
Mateus - Violin Forever

Pontos : 8
Reputação : 1

Re: Ajuda Urgente !!

Mensagem  Marcus V.S. em 28/10/2013, 12:14

Mateus - Violin Forever escreveu:Eu tava trocando as cordas de um violino velho meu e a cravelha quebrou e ficou metade da cravelha entalada, como faco pra tirar ?
Mateus! Tudo bem contigo?

Na minha opinião, pelo o que eu conheço, acho que somente um luthier com uma ferramenta correta. Talvez tenha que corrigir problemas cônicos das cravelhas ou algo do tipo. Isto no meu modo de ver o problema, pelo o que eu sei. Porém, espera o Léo ou um outro violinista que tenha mais conhecimento do que nós.

Abraços! Deus o abençoe!
Marcus V.S.

Pontos : 155

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2013, 20:54

Mateus - Violin Forever escreveu:Eu tava trocando as cordas de um violino velho meu e a cravelha quebrou e ficou metade da cravelha entalada, como faco pra tirar ?

Olá, amigo. Tudo bem? Bom, o ideal é levar no luthier. Como ela quebrou, vai precisar substitui-la por outra nova. Então o luthier vai apontar corretamente e lubrificar.
.
Para retirar não é algo muito fácil. Porém se quiser tirar, eu posso lhe ensinar algo para você improvisar e tirar você mesmo. Porém reafirmo que será necessário instalar uma nova. Somente um luthier com ferramentas corretas pode fazer um serviço com perfeição.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3798
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2013, 20:58

Marcus V. escreveu:

Na minha opinião, pelo o que eu conheço, acho que somente um luthier com uma ferramenta correta. Talvez tenha que corrigir problemas cônicos das cravelhas ou algo do tipo. Isto no meu modo de ver o problema, pelo o que eu sei. Porém, espera o Léo ou um outro violinista que tenha mais conhecimento do que nós.

Abraços! Deus o abençoe!

Na verdade só se pode corrigir algum problema conico nas outras três cravelhas, pois a que quebrou não se pode fazer nada. Apenas substituir por uma nova. No caso somente um luthier para realizar o serviço, pois vai precisar de ferramentas especiais para estar instalando a nova cravelha e lubrificando adequadamente.
.
O estranho é quebrar uma cravelha ao trocar a corda. Eu creio que a mesma estivesse cheia de breu, deve ter emperrado ao girar. O nosso amigo pode ter forçado e acabou por quebrar ela ao meio.
.
Por isso eu vivo alertando para não passarem breu na cravelha. Quem fala isso ou faz isso, não tem conhecimento ou não foi orientado. Resulta em tragédias como essa.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Mateus - Violin Forever em 28/10/2013, 21:08

£ëø Mø®️£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:

Abraços! Deus o abençoe!

Na verdade só se pode corrigir algum problema conico nas outras três cravelhas, pois a que quebrou não se pode fazer nada. Apenas substituir por uma nova. No caso somente um luthier para realizar o serviço, pois vai precisar de ferramentas especiais para estar instalando a nova cravelha e lubrificando adequadamente.
.
O estranho é quebrar uma cravelha ao trocar a corda. Eu creio que a mesma estivesse cheia de breu, deve ter emperrado ao girar. O nosso amigo pode ter forçado e acabou por quebrar ela ao meio.
.
Por isso eu vivo alertando para não passarem breu na cravelha. Quem fala isso ou faz isso, não tem conhecimento ou não foi orientado. Resulta em tragédias como essa.
Entaum léo eu nao passei breu nas cravelhas, é q as cravelhas estavam muito duras pra apertar, mais duras mesmas (meu dedo ficou com bolhas de tanto apertar) ela quebrou ao meio, e ficou "entalada" , eu tentei um método caseiro pois onde eu moro, só tem luthier a mais de 300 km, dai fica dificil pra mim Wink, a o violino é da eagle, era de um amigo, (odeio vioino da ealge kk)
Mateus - Violin Forever

Pontos : 8

Mensagem  Marcus V.S. em 28/10/2013, 23:03

Mateus - Violin Forever escreveu:
£ëø Mø®️£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:

Abraços! Deus o abençoe!

.
.
Entaum léo eu nao passei breu nas cravelhas, é q as cravelhas estavam muito duras pra apertar, mais duras mesmas (meu dedo ficou com bolhas de tanto apertar) ela quebrou ao meio, e ficou "entalada" , eu tentei um método caseiro pois onde eu moro, só tem luthier a mais de 300 km, dai fica dificil pra mim Wink, a o violino é da eagle, era de um amigo, (odeio vioino da ealge kk)
Quase acertei na totalidade. rs
Sempre aprendendo mais um pouquinho.

Bom... Quando quebra a cravelha, tem que fazer tudo até problemas cônicos onde quebrou? Ou não?

Paz seja contigo, meus irmãos!
Marcus V.S.

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/10/2013, 11:00

Mateus - Violin Forever escreveu:Entaum léo eu nao passei breu nas cravelhas, é q as cravelhas estavam muito duras pra apertar, mais duras mesmas (meu dedo ficou com bolhas de tanto apertar) ela quebrou ao meio, e ficou "entalada" , eu tentei um método caseiro pois onde eu moro, só tem luthier a mais de 300 km, dai fica dificil pra mim Wink, a o violino é da eagle, era de um amigo, (odeio vioino da ealge kk)
Então deveria ter passado antes um lubrificante de cravelha (Batom próprio), isso acontece porque não levam o violino de ano em ano no luthier para manutenção. Todo ano tem que verificar se houve desgaste da madeira, fazer algum acerto e lubrificar para ela girar com facilidade, sem dar travadinhas e sem ranger e segurar a afinação.
.
Arrume um pedaço de pau ou use o encosto do sofá, coloque o braço do violino apoiado sobre o braço do sofá onde tem a espuma ou encima do pau, mas com uma flanela ou esponja, firmando bem a caixa de cravelhas. Pegue uma chave de fenda fina e coloque alguma coisa para proteger a ponta e posicione sobre a ponta da cravelha do lado mais fino para o mais grosso ou seja vai posicionar ao contrário da cabeça da cravelha e pegue um martelo e de pancadinhas de leve sobre a chave de fenda. Tem que ter paciência e cuidado para soltar, de pancadinha em pancadinha ela vai sendo empurrada para fora do buraço. Depois pegue a ponta com um alicate e puxe. Ela solta facilmente.
.
Lembrando que isso é um improviso, certo? Nesse caso onde você não tem luthier disponivel e precisar retirar sem ferramenta, pode improvisar assim.
.
Mas não façam isso em casa. Todo e qualquer procedimento no violino deve ser feito por profissionais. Vamos valorizar pessoas que estudam muito e tem experiência para fazer tal procedimento.
.
Quem não tem experiência pode ser desastroso tentar alguma coisa. Novamente reafirmo que para instalar uma nova cravelha, você precisara de um luthier, pois ele tem as ferramentas corretas.
.
Cuidado, pois se você bater com força, vai rachar a caixa de cravelha, se a chave escapar, você vai riscar ou afundar a madeira da caixa de cravelhas.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/10/2013, 11:05

Marcus V. escreveu:

Bom... Quando quebra a cravelha, tem que fazer tudo até problemas cônicos onde quebrou? Ou não?

Quando quebra a cravelha tem que jogar ela fora e substituir por outra igual. O problema será comprar apenas 1 cravelha, eles não vendem. Só vende em jogo de 4.
.
Já o luthier na maioria das vezes sempre tem uma ou outra sobrando que é igual.
.
Quando se quebra a cravelha é necessário substituir por uma nova. Como ela vem em tamanho padrão, é necessario apontar ela e adaptar ao seu violino. Somente um luthier com as ferramentas corretas pode realizar o serviço de forma satisfátoria.
.
Toda vez que trocar as cravelhas é necessário corrigir a furação da caixa de cravelhas e os problemas conicos que podem existir nas cravelhas.
.
Quando se quebra apenas uma, bastar apenas mexer nela, mas se quiser trocar as 4 faz o serviço de correção nas 4.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Marcus V.S. em 29/10/2013, 13:53

£ëø Mø®£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:

Quando quebra a cravelha tem que jogar ela fora e substituir por outra igual. O problema será comprar apenas 1 cravelha, eles não vendem. Só vende em jogo de 4.
.
Já o luthier na maioria das vezes sempre tem uma ou outra sobrando que é igual.
.
Quando se quebra a cravelha é necessário substituir por uma nova. Como ela vem em tamanho padrão, é necessario apontar ela e adaptar ao seu violino. Somente um luthier com as ferramentas corretas pode realizar o serviço de forma satisfátoria.
.
Toda vez que trocar as cravelhas é necessário corrigir a furação da caixa de cravelhas e os problemas conicos que podem existir nas cravelhas.
.
Quando se quebra apenas uma, bastar apenas mexer nela, mas se quiser trocar as 4 faz o serviço de correção nas 4.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
Está explicado! rs
Bom... Tem diferença de cravelha pra cravelha em questão de qualidade? Vi umas cravelhas no formato de coração... esteticamente parece bonito em um violino, não?
Marcus V.S.

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/10/2013, 18:38

Marcus V. escreveu:
Está explicado! rs
Bom... Tem diferença de cravelha pra cravelha em questão de qualidade? Vi umas cravelhas no formato de coração... esteticamente parece bonito em um violino, não?

Tem sim, cravelhas em ebano ou Jacarandá são muito superiores aos Boowood ou aquelas de madeira branca.
.
São melhores na precisão para afinar pelas cravelhas, durabilidade, resistência e para segurar a afinação. Quando a sonoridade do violino nada muda com relação as cravelhas.
.
Realmente são bonitas as de formato de coração.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Marcus V.S. em 29/10/2013, 19:31

£ëø Mø®£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:
Está explicado! rs

Tem sim, cravelhas em ebano ou Jacarandá são muito superiores aos Boowood ou aquelas de madeira branca.
.
São melhores na precisão para afinar pelas cravelhas, durabilidade, resistência e para segurar a afinação. Quando a sonoridade do violino nada muda com relação as cravelhas.
.
Realmente são bonitas as de formato de coração.
As cravelhas do meu violino são de qual material?
Marcus V.S.

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/10/2013, 21:20

Marcus V. escreveu:As cravelhas do meu violino são de qual material?
São de Ebano verdadeiro.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: