Violino Brasil
Quem está conectado
29 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Qual é a melhor forma de praticar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual é a melhor forma de praticar?

Mensagem  CarolinaG em 27/9/2013, 16:27

Amigos, parei para pensar e vi que não fiz absolutamente nada essa semana. Estudei todos os dias, mas vi que me está faltando o direcionamento. Como por exemplo, eu estou com uma certa dificuldade em algum trecho, e por mais que eu repita, eu não vejo melhora. Já passaram por algo assim? Gostaria que me ajudassem. O que diferencia se a prática vai ser boa, ou não? E alguma coisa que possa melhorar na concentração?
Muito obrigada, fiquem com Deus Very Happy

CarolinaG

Pontos : 37
Reputação : 1

Re: Qual é a melhor forma de praticar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/9/2013, 01:03

CarolinaG escreveu:Amigos, parei para pensar e vi que não fiz absolutamente nada essa semana. Estudei todos os dias, mas vi que me está faltando o direcionamento. Como por exemplo, eu estou com uma certa dificuldade em algum trecho, e por mais que eu repita, eu não vejo melhora. Já passaram por algo assim? Gostaria que me ajudassem. O que diferencia se a prática vai ser boa, ou não? E alguma coisa que possa melhorar na concentração?
Muito obrigada, fiquem com Deus Very Happy
Olá, querida, tudo bem?
.
Acho que todos nós passamos por isso. É problema do brasileiro ao estudar. Repete, repete, repete, achando que de tanto repetir vai ficar bom. Não vai... Pode ter certeza disso.
.
Não se aplica aqui a frase: a prática leva a perfeição. Isso é muito relativo no caso do violino.
.
Muita gente vai estudar e ao errar, volta do inicio e trava justamente no mesmo trecho, fica 6 horas estudando ou 8 horas e é sempre o mesmo trecho maldito que acontece tal coisa.
.
Então o que fazer para melhorar?
.
Primeiro, focalize exatamente o trecho e trabalhe na mesma hora que surgir a dificuldade. Esqueça tudo...
.
Só o trecho que deve ser estudado. E claro muito lento, não é de ficar repetindo lento que vai ficar bom, mas sim entender cada movimento, cada técnica, decorar o tal trecho e não olhar para partitura. E claro treinar. Tocar é uma coisa, estudar é outra... Estudar é treinar! Treinar é estudar por fundamentos. Trabalhe a afinação lentamente, golpes de arco, dentilhado, faça o planejamento de arcadas, ponto de contato. Enfim, tudo planejado detalhadamente nos minimos detalhes muito lento...
.
Conforme domine no lento, comece a aumentar a velocidade até tudo fica automático. Ai assim que tiver resolvido, pense em estudar os outros fraseados etc.
.
Sempre que for estudar, desligue o celular, facebook, TV, dê um fora no namorado, xinga bastante os vizinhos para nem pensarem em te incomodar, come até explodir, beba litros de água, vai no banheiro tome um laxante para não ter vontade de ir mais ao banheiro, fecha a porta do quarto, se possivel apague a luz, pois quando você estuda no escuro, você ouve a sim mesmo. Só assim pode evoluir. Concentração total!!! Pode até Obama jogar bomba atomica no seu bairro, mas não saia do quarto!!!
.
Não se esqueça de fazer alongamento dos dedos e braços e aquecimento com corda solta e escalas!!!
.
Muita gente fica repetindo os estudos de forma burra e desconcentrada, são muito disciplinados, ficam horas a fio estudando com afinco e não evoluem, pois estudam de forma errada e sem inteligência. Não adianta repetir a mesma coisa sem trabalhar efetivamente os fundamentos e atacar a raiz do problema. Estudar violino é resolver os problemas. Se ficar repetindo, vai acabar aperfeiçoando o erro.
.
Um beijão. Deus te abençoe.

Última edição por £ëø Mø®£ix em 28/9/2013, 23:50, editado 1 vez(es)

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3798
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  CarolinaG em 28/9/2013, 09:51

Leo, só parei para pensar agora que a prática não necessariamente leva a perfeição. Ri muito com a sua colocação, e irei sim, cortar qualquer tipo de distração nos estudos. Muito obrigada pela ajuda!

CarolinaG

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/9/2013, 23:56

CarolinaG escreveu:Leo, só parei para pensar agora que a prática não necessariamente leva a perfeição. Ri muito com a sua colocação, e irei sim, cortar qualquer tipo de distração nos estudos. Muito obrigada pela ajuda!

Você já tem uma coisa importante: raciocinio! Isso é o ponto fundamental para tocar bem o violino. O cara que não gosta de ler e pensar, tem que ir fazer outra coisa. Menos tocar violino...
.
É exatamente que a senhorita disse: a prática, só tem funcionalidade se a mesma vier acompanhada de inteligência e de muita leitura. Afinal estudar violino não é simplesmente tocar. 50 por cento é ler muito. Não é ler partitura, mas ler tudo que puder sobre o violino, harmonia, história da música, história do arco e seus golpes, trocar experiência com outros músicos e claro tocar junto com alguém faz parte do jogo.
.
O estudo prático mesmo não precisa ser mais do que 4 horas, porém essas 4 horas de estudos diários tem que ser com concentração e inteligencia! Saber o que está fazendo, porque está fazendo e como fazer.
.
Lembre-se que tocar violino é brincar!!! Então estude sério trabalhando os fundamentos assim como um jogador de futebol fica treinando por fundamentos, passes, lançamentos, penaltys, jogadas ensaiadas etc. Só que quando vai para o campo em uma partida oficial ou amistosa, ele da tudo de si, com alegria e com técnica.
.
O violinista é mais ou menos assim, estude por fundamentos e quando for tocar, toque solta, brincando com o violino e para isso decore a música e se livra da partitura!!! Quando chegar nesse nivel de entendimento, você vai começar a fazer música de verdade!!!
.
Que bom que gostou da minha esplanação divertida, sempre fiz isso com meus alunos e funcionou bem. Com nós é só alegria! Com alegria e animo, chegamos longe!!!
.
Estou sempre a sua disposição.
.
Um beijão minha querida.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  CarolinaG em 29/9/2013, 10:22

Já comecei a por em prática seus conselhos, e de ontem para hoje já consegui notar uma diferença, mesmo sendo mínima, mas perceptível. Tenho que dizer que estou aprendendo mais aqui do que em qualquer canto. Tenho mais que agradecer a Deus por pessoas que nem você, que está sempre disposto a ajudar. Creio que seguindo os seus conselhos irei muito longe! Obrigada novamente pela atenção.

CarolinaG

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/9/2013, 14:57

CarolinaG escreveu:Já comecei a por em prática seus conselhos, e de ontem para hoje já consegui notar uma diferença, mesmo sendo mínima, mas perceptível. Tenho que dizer que estou aprendendo mais aqui do que em qualquer canto. Tenho mais que agradecer a Deus por pessoas que nem você, que está sempre disposto a ajudar. Creio que seguindo os seus conselhos irei muito longe! Obrigada novamente pela atenção.
O resultado é o seguinte: você tem que tocar melhor hoje do que ontém. Melhor amanhã do que hoje.
.
Não espere progresso muito grande em apenas um dia, mas sim nota uma diferença hoje, uma amanhã, uma depois de amanhã. Em uma semana mais um pouco, duas semana mais um pouco. Mas você sentira mesmo a diferença é em 6 meses, não vai nem perceber, pois pouco a pouco você talvez nem perceba, mas se você gravar um video hoje e um daqui a 6 meses você verá um grande salto em evolução.
.
O importante é sempre ir evoluindo, pouco a pouco. Jamais involuir.
.
O resultado no violino é a longo prazo. Até porque se você estudar hoje, não vem o resultado hoje, mas se você dormir, relaxar o musculo, seu cerebro entra em standby e absorve tudo que você fez durante o dia. Então aquela nova técnica que você estudou por fundamentos, vai ser absorvida e o cerebro vai te dar a coordenada correta da próxima vez, preparando os seus dedos, pressão, postura para nova condição da técnica que você está absorvendo.
.
E com a musculatura relaxada, respirando fica tudo muito fácil e cada vez mais automatico, mas não pense que porque estudou apenas um dia, vai fica tudo automatico. Não vai! Você tem que ir se policiando todos os dias, com o tempo ela fica automatica!!! No inicio de estudo da nova técnica, ela pode ficar semi-automatica de cara, porém o ser humano é tendencioso ao erro, sempre o seu dedo vai procurar o jeito mais fácil de fazer, porém nem sempre é o mais eficaz.
.
Por isso todos os dias você tem ser perseverante e ir treinando por fundamentos e sempre se policiar quanto afinação, postura, tensão, ponto de contato, pressão.
.
Os pontos mais importantes de um violinista são justamente: ponto de contato (Distancia do cavalete ou espelho, achar o ponto certo para cada tecnica), aderência (Pressão necessária para o arco deslizar como se fosse manteiga e deixar o arco o mais natural possivel sem travar e sem pular e sem ter o som sujo), afinação (Dedos da mão esquerda e pressão do arco sem distorcer a nota), arco (Golpes de arco correto), postura (Posição ideal e essencial e movimentos necessários e desnecessários), planejamento (Quantidade de arco e região para se tocar) e claro expressividade.
.
Quando ao arco: pressão, ponto de contato, velocidade e quantidade influenciam diretamente a qualidade do seu som.
.
Isso é o básico de tudo que se deve trabalhar.
.
Quando a afinação é muito estudo de escala, aperjos e claro fazer um baita trabalho todos os dias seja qual for a posição de conferencia dos intervalos, treinar todas as passagens das notas, principalmente se você tem o ouvido relativo e não absoluto.
.
No que precisar, estamos sempre a sua disposição.
.
Não se esqueça que é importante você ter um violino regulado e ajustado, pois tudo isso influencia diferetamente na qualidade do som que você tira do violino, pois um violino inferior, dificulta em muito tirar um som decente. Já o desregulado é quase impossivel tirar um som decente em todas as técnicas, machucam o dedo, tem o som desiquilibrado entre os graves e agudos, tudo isso influencia na tocabilidade e na sonoridade.
.
Se precisar de comprar violinos ou de regular o seu violino estou a sua disposição.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Rodolfo B. Leao em 15/10/2013, 17:48

Estou com esses mesmos problemas da CarolinaG irei seguir esses conselhos de £ëø Mø®£ix mas estou querendo montar uma rotina de estudo que seja bem eficaz e também criar um tópico sobre planejamento de tempo de estudo mas ainda sei pouca coisa sobre isso.

Essas dicas foram muito boas!
Rodolfo B. Leao

Pontos : 14
Reputação : 2

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 15/10/2013, 22:04

Rodolfob.leao escreveu:Estou com esses mesmos problemas da CarolinaG irei seguir esses conselhos de £ëø Mø®£ix mas estou querendo montar uma rotina de estudo que seja bem eficaz e também criar um tópico sobre planejamento de tempo de estudo mas ainda sei pouca coisa sobre isso.

Essas dicas foram muito boas!
Não adianta ser metódico, tem que ser funcional e inteligente os estudos.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: