Violino Brasil
Quem está conectado
8 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 8 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dor no dedo indicador

Ir em baixo

Dor no dedo indicador

Mensagem  C Tellez em 20/4/2011, 12:53

Olá!
Meu nome é Claudio e estou iniciando no violino.
Percebi que, nas últimas semanas, venho sentindo dor no dedo indicador da mão esquerda. Não sei se se deve à posição da mão no braço do violino. Toco violão há alguns anos e nunca senti essa dor. Como a posição da mão esquerda no violino é diferente, acredito que outros grupos musculares são utilizados. Alguém já sentiu isso?
Abraços!
C.

C Tellez

Pontos : 3
Reputação : 0

Re: Dor no dedo indicador

Mensagem  Mayara Verginio em 21/4/2011, 16:05

Nossa, no indicador esquerdo nunca tive não (só no direito era porque segurava o arco errado ^^"), mas é capaz que seja erro na posição da mão, procure olhar uns videos da galera tocando e reparar em como eles seguram o violino, a mudança na mão quando for trocar de corda e olhe se você faz igual ou parecido. xP

É a única coisa que consigo te falar. rsrs
Mayara Verginio

Pontos : 267

http://neblinapensante.blogspot.com/

Força contra o braço do Violino

Mensagem  violinovermelho em 27/4/2011, 18:58

ctellez escreveu:Olá!
Percebi que, nas últimas semanas, venho sentindo dor no dedo indicador da mão esquerda. Não sei se se deve à posição da mão no braço do violino. Toco violão há alguns anos e nunca senti essa dor. Como a posição da mão esquerda no violino é diferente, acredito que outros grupos musculares são utilizados. Alguém já sentiu isso?
Abraços!
C.

Onde exatamente seria essa dor?

Pode ser que esteja apertando de forma excessiva seu dedo contra o braço do violino. Isso é comum com iniciantes.
Geralmente ocorre a dor na base do dedo indicador na parte que fica em contato com o braço do violino.

Não vou me estender porque cada caso é um caso e este é só um exemplo. Descreva com mais detalhes, quem sabe seja possível oferecer uma informação mais precisa. Pode até gravar um vídeo no youtube e postar aqui.

Boa Sorte

Wink
violinovermelho

Pontos : 31

http://violinovermelho.com.br

Iniciante - dores também

Mensagem  Ana_B em 24/6/2011, 20:17

Olá! Meu nome é Ana, eu sou iniciante no violino também, e sinto dor no ombro e no pescoço, onde tem de apoiar a espaleira ... também sinto dor no pulso, por que eu não consigo relaxar na hora de tocar as musiquinhas e de treinar...
Eu queria saber se eu estou treinando violino na posição errada, e se eu tenho de relaxar para aprender melhor... ou se isso é normal e as dores param com o tempo, rsrs
Ana_B

Pontos : 7

Mensagem  Convidad em 6/7/2011, 08:17

ctellez escreveu:Olá!
Abraços!
C.

Ola, essas dores e' normal para iniciantes, pois e' falta de costume e posicionamento errado dos dedos. Uma pergunta!!! Vc esta aprendendo sozinho ou com um instrutor? pois como meu amigo citou vc deve estar apertando demais o braco e as condas, e tbem pode ser que as cordas estejam altas referente ao espelho do violino, isso dificulta tocar, e obriga vc a colocar mais forca nos dedos, entao tem varios motivos que possa estar ocasionando isso. precisando de ajuda pode contar comigo

Convidad
Convidado

resposta

Mensagem  Ana_B em 6/7/2011, 15:57

Olá Vandre!
Tive apenas três aulas com o professor, em que ele me ensinou como segurar o violino na posição certa e tals - ele disse que eu relaxasse, nao precisava ficar tão tensa , mas agora estamos em férias e eu tenho de treinar sozinha. Acho que só volto a ter aulas em agosto mesmo.
Talvez seja isso mesmo, porque percebi que forço muito para tocar e não precisava forçar tanto assim.
Obrigada pelas dicas
Ana_B

Pontos : 7

Mensagem  Mayara Verginio em 6/7/2011, 16:44

[b]No caso você usa espaleira, como ela é regulavel você deve adequar ela ao seu corpo...
A minha se alguém mecher e eu usar depois eu sinto logo a diferença.
Mas realmente as dores no começo são naturais, eu sempre tomava broncas por apertar demais as cordas meu dedo chegava a ficar um tempo com a marca das cordas... rsrs
Mayara Verginio

Pontos : 267

http://neblinapensante.blogspot.com/

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2011, 21:53

Freyja escreveu:Olá! Meu nome é Ana, eu sou iniciante no violino também, e sinto dor no ombro e no pescoço, onde tem de apoiar a espaleira ... também sinto dor no pulso, por que eu não consigo relaxar na hora de tocar as musiquinhas e de treinar...
Eu queria saber se eu estou treinando violino na posição errada, e se eu tenho de relaxar para aprender melhor... ou se isso é normal e as dores param com o tempo, rsrs

Olha Ana dores em qualquer região não é normal. Se sentir dor é sinal que tem algo errado. O violino é um instrumento que é tocado ao natural.
.
Deve-se tocar como se caminha na rua. Nada forçado. A única posição que não é natural é do braço esquerdo que temos tem que dobrar pra cima. Mas sem tensionar pra dentro.

.
O que causa dor é tensão excessiva. Muitos instrutores sem formação, fazem o aluno colocar o braço esquerdo pra dentro. Isso causa uma tensão.
.
O espelho do violino é curvado!
.
Sabe porque os luthieres chegaram a conclusão que o espelho deveria ser arrendodado?
.
Porque quando estamos tocando a corda Sol o braço para ficar natural, deve ficar pra fora. Na corda Mi pra dentro. Na corda Ré e Lá nem pra dentro nem pra fora. Ou seja a Ré levemente pra fora. E a Lá levemente pra dentro.
.
Só apartir da 5 posição que o braço deixa de ser uma posição natural. Pois terá que vir com o braço pra dentro pra tocar na corda Sol. E quando mais sobe a posição mais o braço fica pra dentro.
.
É como a Mayara falou. Você não deve ter o corpo adequado ao violino. Então é preciso usar uma ombreira (Spalleira), e como cada pessoa tem uma anatomia diferente, será preciso uma orientação de um professor com formação pra lhe orientar qual é a posição correta do violino ao seu corpo. Pois não é o violino que tem que se adequar ao seu corpo e sim o seu corpo adequar ao violino. Por isso teste várias regulagens na espalheira.
.
É como nosso amigo de cima disse a respeito do cavalete alto. Quando mais alto as cordas, mais força será necessária. Isso por causa dor ao tocar.
.
Toque o violino sem o arco, preste atenção na posição do dedo polegar. Ele deve ficar na 2 ou 3 casa dependendo da escola do violino. O mais comum é na 2 casa, mas tem professores da USP que recomendam a colocar o dedo na 3 casa do violino.
.
Veja onde tem a tensão. Só depois aplique a solução com o arco. Porque quando a gente toca com o arco, não prestamos muito atenção. Mas quando você coloca em o violino em posição, a tua sensabilidade aumenta mais. Fica mais fácil de verificar o erro e solucionar.
.
Quando sentir dor, pare imediatamente. Descanse e tente achar onde está o erro de postura para solucionar.
.
Só começamos a sentir dor depois de 4 horas de estudos sem parar. Aí é dor muscular e não erro de postura.
.
Por isso não estude muito tempo logo de cara. Mas comece estudando 1 hora. Depois de um tempo, estude 2 horas por dia. Depois 3, 4, 5, 6, 7 se aguentar 8 horas por dia.
.
Estudar violino não é só prática. Tem que estudar outras coisas, como percepção ritmica, leitura, harmônia. O músico tem que ser completo. Por isso estude Teoria musical do Buhemil Med, livros de harmônia do Almir Chediak, leitura ritmica do Pozzoli, leitura com o Bona. Assim por diante.

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3804
Reputação : 174

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: