Violino Brasil
Últimos assuntos
» Pestana de Osso
16/5/2017, 15:47 por Zanca

» STRADIVARIUS
2/5/2017, 21:54 por Jackson_Galvao

» Arco bom e barato... Existe?
2/5/2017, 19:53 por Jackson_Galvao

» Troca de cavalete
19/4/2017, 13:42 por Daniel Antunes

» Violino Christina v5 v9
18/4/2017, 01:16 por Danielle Epifanio

» Que Breu usar?
13/4/2017, 16:58 por £ëø Mø®£ix

» qual a diferença entre os breus?
13/4/2017, 16:43 por £ëø Mø®£ix

» Que violino comprar ?
13/4/2017, 16:13 por £ëø Mø®£ix

» Troca de kit do violino
12/4/2017, 15:47 por £ëø Mø®£ix

Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Primeira posição?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Primeira posição?

Mensagem  Everson Siqueira em 21/8/2013, 18:06

Eu ainda usufruo das Fitinhas adesivas no braço do violino para encontrar as notas. Quero muito me ver livre delas, pois fui constrangido recentemente por ainda usar elas...

Venho aqui pedir dicas para afinar a primeira posição e me ver livre das fitinhas adesivas de uma vez por todas.

Help me please!
Everson Siqueira

Pontos : 23
Reputação : 0

Re: Primeira posição?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 27/8/2013, 01:15

Everson Siqueira escreveu:Eu ainda usufruo das Fitinhas adesivas no braço do violino para encontrar as notas. Quero muito me ver livre delas, pois fui constrangido recentemente por ainda usar elas...

Venho aqui pedir dicas para afinar a primeira posição e me ver livre das fitinhas adesivas de uma vez por todas.

Help me please!

Olá, meu amigo. Tudo bem?
.
E para que aquelas fitinhas adesivas no violino? Arranca aquilo imediatamente se quiser ser um bom violinista. Fitinha é apenas para 1 semana e isso quando o aluno esta aprendendo onde fica 1 dedo. Na segunda semana quando e já decorou qual dedo é qual nota, deve tirar. Isso é coisa de 1 semana ou 2 no máximo.
.
E jamais pense em marcar 3 posição ou 5 posição
.
Para se afinar a primeira posição primeira coisa é a forma de mão direita estar correta no lugar certo. Se você estiver com a forma de mão muito fora... Nunca vai afinar direito. Mesmo quando se toca corda solta a mão deve estar posicionada como você estivesse tocando o 4 dedo e mão tem que estar com a palma muito voltada para dentro, mesmo quando não está tocando o dentilhado é apenas corda solta...
.
A mão não deve estar pressionando o braço do violino, deve ficar um pouco abaixo a linha da mão do indicador em relação a pestana, bem posicionada na almofadinha da mão, pode encostar no braço do violino, porém não pode é apoiar a mão ali.
.
O braço deve seguir a linha das cordas ou seja na corda solta bem para dentro e na corda mi mais para fora em relação ao corpo e os dedos devem estar posicionados encima da corda e o mais baixo possível e o dedo mindinho deve estar sempre em posição de ataque, relaxado porém esticado encima da corda mesmo que não esteja tocando. Todos os dedos devem estar abaixados muito próximo as cordas mesmo que não esteja tocando.
.
O dedo polegar deve estar posicionado em alinhamento com o dedo inidicador na segunda casa do violino, com um leve tensão, apenas o suficiente para sentir o braço.
.
Para se afinar a primeira posição você tem que ir dentilhando o violino e deixar os dedos na corda quando tiver tocado tais dedos. Isso vai ajudar a gravar a forma de mão.
.
Para se afinar primeira posição ou qualquer outra posição deve se conferir bastante os intervalos.
.
O que são os intervalos? São a distancia entre entre tonos e semitonos. O menor intervalo que conseguimos é os comas.
.
Então você tem que treinar sua memoria auditiva para ficar afiada. Para isso você tem que pegar uma lição ou música e ir conferindo cada passagem de intervalo, nota por nota, fazendo várias vezes a mesma nota em ritmo de colcheia, colocando o dedo e tirando o dedo em cada passagem repetindo varias vezes essas passagens das notas para achar a posição correta do centro tonal de cada nota, mesmo que estiver certo, vai conferindo para gravar o intervalo certo na memoria auditiva e na parte dos dedos.
.
O importância na afinação é: memoria auditiva, percepção melódica apurada e mecânica da mão.
.
De tanto treinar você vai gravar a nota afinada na memoria, o seu cérebro vai mandar exatamente a coordenada correta da distancia de abertura dos seus dedos. Antes mesmo de bater o dedo no espelho, você já vai saber se esta afinada ou não. Pois sua mão vai gravar exatamente o lugar certo da distancia de cada dedo, mesmo antes de sair o som você já saber se está no lugar correto.
.
Isso é treinar o ouvido. Só assim para afinar corretamente.
.
Você pode transformar toda a música e lição do método em seminimas ligadas em 1 única arcada. Então você faz a passagem de cada nota, volta e vai conferindo como se fosse um estudo de escala e arpejos, nota por nota várias vezes. É chato, mas é o único jeito de afinar.
.
Depois de afinada a primeira posição, você vai facilmente afinar qualquer posição pelo ouvido.
.
Não pode tocar com muita força para não distorcer a afinação da nota.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3778
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Everson Siqueira em 29/8/2013, 20:17

Obrigado mais uma vez £ëø Mø®£ix, é sempre bom ler suas orientações detalhadas! *-*
Everson Siqueira

Pontos : 23
Reputação : 0

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/8/2013, 23:01

Everson Siqueira escreveu:Obrigado mais uma vez £ëø Mø®£ix, é sempre bom ler suas orientações detalhadas! *-*

Procuro sempre ser bem claro e objetivo.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3778
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: