Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

ymoraes5948

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Luthieria Básica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luthieria Básica

Mensagem  bruno.enf em 3/8/2013, 22:11

APDD, e Boa noite a todos, bom estou estudando um pouco de luthieria, queria aprender todos os ajustes básicos em um violino de fabrica, desde caixa de cravelhas, apontar e furar cravelhas, espelho, ajuste dos "f's", ajustes dos kit de montagens e alma, e claro para isso necessita de ferramentas e do aprendizado, como consigo um material de estudo para isso, e quais ferramentas comprar?

bruno.enf

Pontos : 20
Reputação : 0

Re: Luthieria Básica

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/8/2013, 12:51

bruno.enf escreveu:APDD, e Boa noite a todos, bom estou estudando um pouco de luthieria, queria aprender todos os ajustes básicos em um violino de fabrica, desde caixa de cravelhas, apontar e furar cravelhas, espelho, ajuste dos "f's", ajustes dos kit de montagens e alma, e claro para isso necessita de ferramentas e do aprendizado, como consigo um material de estudo para isso, e quais ferramentas comprar?

Amém irmão.
.
A maioria da literatura para lutheria é lingua estrangeira: inglês, italiano, espanhol e alemão.
.
Para estudar a fundo, vai ter que comprar livros no exterior, pois a literatura brasileira é quase inexistente e muito pobre, pouco detalhada.
.
A maioria dos videos que assistimos na Internet, tudo é apresentado de forma que a pessoa acha que é muito simples. Mas o que ninguem explica os detalhes (Os segredos), então quando o sujeito pensar que está indo pelo caminho certo, ve o video e tenta realizar em casa, toma um susto ao ver que a coisa é séria e complicada. Normalmente 99 por cento das coisas dão erradas, pois é preciso ter experiencia, planejamento, disciplina e muito racicionio e claro pratica!
.
E mesmo assim a maioria dos videos são todos em outra lingua o que torna ainda mais complicado o aprendizado auto-ditada.
.
Primeiramente tem que entender que a lutheria poderia ser chamada aqui no Brasil: a arte de improvisar.
.
Primeiro porque não tem muitos professores de luthier. Nenhum curso academico. Se não me falhar a memoria, parece que pouco tempo atrás se abriu um curso em uma faculdade no Parana com supervisão do Leandro Mombach. Vi na TV reportagem falando sobre esse curso. Tudo que temos de melhor em lutheria se resume a Tatui com o irmão Isaias Cordeiro que a pouco tempo foi reconhecido o curso como técnico.
.
Outro ponto importante é aquisição das ferramentas adequadas ao trabalho que no Brasil, é complicado de se achar ferramentas com qualidade e quase sempre os preços são absurdos quando se achar. A maioria das ferramentas você tem que importar, está sujeito ao imposto federal e estadual, extravio do correios, demora para chegar. É a arte da paciencia e do dinheiro voando dizendo tchau, tchau piquetito. rs*
.
Eu particularmente não comprei todas, falta algumas, estou comprando pouco a pouco, pois sou uma pessoa recursos limitados. Já gastei seguramente mais de 15 mil reais com ferramentas ao longo dos anos.
.
Se a pessoa não pretende realmente trabalhar lutheria, não compensa! Só vale o investimento para comprar todas as ferramentas de oficina se a pessoa quiser se profissionalizar e trabalhar com isso.
.
Outra coisa, é importante aprender sobre como afiar as ferramentas, os cuidados com elas para que tenham uma eficiencia e longa vida.
.
Mas penso se a pessoa quiser ter algumas ferramentas para mexer no seu próprio violino não ha nada de mal e pode comprar apenas as necessarias para as regulagens. Agora para se fazer um violino é necessário ter em seu quadro de ferramentas tudo da melhor qualidade e com certeza todas ferramentas necessárias.
.
Quanto as ferramentas eletricas para se fazer um violino, você opte pela marca Makita que são o equipamento de melhor qualidade.
.
>>> Para se fazer os ajustes: <<<
.
Você vai precisar:
.
Ferramenta para colocação de alma.
Ferramenta para medição do tamanho da alma.
Carrinho para cavalete.
Medidor de altura para cavalete.
Apontador de cravelhas.
Alargador de cravelhas.
Ferramenta para retirada do botão.
Facas de lutheria.
Estiletes de precisão.
Microretifica.
Paquimetro Profissional.
Respirador.
Chavinha para queixeira.
.
Isso é o quadro minimo de ferramentas para regulagem básica em um violino.
.
>>> Para se fazer um violino: <<<
.
Fogareiro eletrico.
Grosas.
Goivas japonesas.
Plantas originais.
Formões em U.
Formões quadrados.
Raspilhas.
Forma para prender o violino enquanto você faz a bombatura.
Agulhas de lima.
Grampos.
Sargentas.
Plainas de diversos tamanhos.
Plainas ratinhos.
Especimetro.
Reguas.
Compasso semi profissional.
Esquadros.
Um comodo onde ninguém vai te incomodar e possa fazer muita sujeira.
Oculos de proteção.
Abafador audiricular.
Dobrador de faixas.
Cinta metalizada para o dobrador de faixa.
Uma mesa.
Morsa.
Luminaria.
Até é interessante lupas.
.
>>> Ferramentas eletricas: <<<
.
Furadeira de bancada.
Serrinha de bancada.
Serra de fita.
Tupia.
Fresas de diversos tipos.
Lixadeira de bancada.
.
Mais algumas coisas que eu possa ter esquecido.
.
>>> Materia prima: <<<
.
Kit de montagem.
Pestana inferior e superior.
Blocos de madeira.
Goma Laca e resinas etc para verniz.
Cola animal.
Compressado para fazer os berços.
Blocos de reforço.
Cavalete.
Alma.
Filetes.
.
É interessante você comprar livros no Amazon de lutheria.
.
Mas de nada adianta ter um completo quadro de ferramentas se não soube usar! Então você vai necessariamente precisar de se especializar com algum professor. Pois os livros pode dizer muitas coisas, mas a pratica é outra história, experiencia, enfim é ciencia que engloba acima de tudo arte, disciplina, conhecimento, quimica, fisica, matematica, geometria.
.
Eu tenho algumas ferramentas para vender. Comprei algumas em excesso.

.
Eu tenho um material de estudos também que pode lhe auxiliar. Eu vendo preço ótimo. Tenho algumas plantas.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  RodMoro em 20/8/2014, 21:46

Leo, boa noite.
Aproveitando-me um pouco da sua boa vontade, que tenho visto em responder às mensagens, gostaria de saber se tem alguma loja ou algum site de loja brasileira que vende os ingredientes pra composição do verniz, como resina, óleo, aloe, entre outros, como também corantes e cola animal. Grato. Sou novo no fórum, e de antemão já observo, ótimo lugar para adquirir conhecimento. Até.

RodMoro

Pontos : 3
Reputação : 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:49

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: