Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Qual é o melhor cavalete o clássico ou o barroco?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual é o melhor cavalete o clássico ou o barroco?

Mensagem  daniel1001 em 14/7/2013, 14:40

Ao trocar o clássico pelo barroco logo notei que os graves ficaram mais encorpados, mas os agudos perderam um pouco o brilho, mas está muito bom pois na época usava corda mi com ouro e ele seu uma suavizada. Gostaria de saber se na questão da resposta qual é melhor, creio que seja o clássico mesmo mas faz tempo que não escuto o som de clássico no meu violino. Qual vocês acham melhor?
Obrigado!
avatar
daniel1001

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual é o melhor cavalete o clássico ou o barroco?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 14/7/2013, 17:01

daniel1001 escreveu:Ao trocar o clássico pelo barroco logo notei que os graves ficaram mais encorpados, mas os agudos perderam um pouco o brilho, mas está muito bom pois na época usava corda mi com ouro e ele seu uma suavizada. Gostaria de saber se na questão da resposta qual é melhor, creio que seja o clássico mesmo mas faz tempo que não escuto o som de clássico no meu violino. Qual vocês acham melhor?
Obrigado!

Olá, meu amigo. Seja bem vindo.
.
Tudo depende do repertorio que você deseja tocar. Se você quer seguir fielmente o estilo barroco, o ideal é você ter um violino barroco, cavalete barroco e arco barroco.
.
No classico dá sim para tocar barroco, porém você vai imitar o que sugere ser barroco. As técnicas são muito diferentes de tocar Romantismo, Classicismo e barroco.
.
No medieval você pode perder até umas notinhas desafinadas. É um negocio meio rustico.
.
Já o Barroco é aquela coisa quadrada, marcada, você tem que tocar em tenuto meio detache legatto. Já surge algumas coisas virtuosisticas. O vibrato é mais de corda do que braço. Não pode haver vibrato de braço é basicamente vibrato de dedo sem amplitude.
.
Classificismo é um negocio bem leve e flexivel, muito arco fora da corda, bem leve, não aquela coisa de ter som no violino igual ao solista do barroco que tem passar a impressão de brigar com a orquestra no primeiro movimento ou ser superior a orquestra.
.
Já o Romantismo é aquela coisa chorada, rompe qualquer ligação com o barroco ou com o classicismo. Você tem que um vibrato mostruoso, cheio de amplitude. Precisa de muito som no violino.
.
Na verdade o instrumento barroco é de certa forma um som mais suave, não tem aquele encoorpamento nos graves nem agudos estridentes, são coisa bem suave. Em geral eram instrumentos usados em sala, mais uma orquestra de camera. Estavam surgindo as primeiras orquestras, ascensão dos violinos tirando o lugar das violas até então os instrumentos de solo. Era tudo novo e tornava-se interessante.
.
Na verdade o próprio Bach tinha dificuldades para tocar o seu repertorio, pois os seus patrões (Igreja) não financiava muito, tinha apenas uns 7 ou 8 músicos fixos e para apresentar o seus corais ele arrumava músicos para tocar de graça. Isso foi motivo de várias brigas do Bach com seus patrões.
.
7 músicos é praticamente uma orquestra de camera. Ele usava polifonia, foi o rei do Contra-ponto, então você pode imaginar ele abrindo as vozes em contra-ponto. Praticamente é uma voz para cada músico. Não poderia ter erro.
.
É uma música complexa, por isso ele se sobressaiu a frente do pessoal ao seu tempo. Não inventou nada, mas colocou em pratica tudo aquilo que ele teve de influencia de seus antecessores. E dominou a harmonia como ninguem. Por isso foi o gênio que foi.
.
Então ele tocava provalmente em Igrejas com bastante ressonancia, porém não para publico muito grande. Os instrumentos não necessitavam de tanta potencia. Imagina uma Igreja barroca com um coral polifonico e uma orquestra de camera de 7 músicos? Deveria ser o bicho.
.
Então em relação ao cavalete, o que você pretende tocar? Barroco ou classico?
.
Se quiser ter algo mais ornamentado pode usar o cavalete barroco.
.
Porém o som do seu violino talvez mudou por questão de ajuste do cavalete ou dá qualidade da madeira, pois o seu instrumento já foi construido como um violino moderno e não pode alterar muita coisa.
.
A mudança de timbre na mudança do cavalete foi realmente por causa do assentamento que você fez e pela qualidade da madeira do seu cavalete que provocou esse efeito de deficiencia nos agudos. Ou seja um desiquilibrio em relação ao estado anterior. Porém ganhou em muito nos graves, visto que ficou encoorpado.
.
Eu creio sinceramente pelo seu relato que você deve ter deixado o cavalete em outra medida em relação ao anterior que estava instalado.
.
Na verdade o cavalete não pode ser lixado. Ele deve ser cortado com faca e lutheria, começando pelos pezinhos, depois você mexe na angulatura e altura das cordas e só por ultimo na espessura do cavalete.
.
Hoje o interessante do violinista é tira som intenso, nitido, harmonioso e claro sem perder a qualidade do timbre. É o grande desafio do estudante de violino, pois estudamos com estudo de solista, porém muitos de nós não vamos ser solistas e nem spalla de orquestras, mas devemos estudar como tal.
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual é o melhor cavalete o clássico ou o barroco?

Mensagem  Dimas Barroco em 18/7/2013, 22:56

Ei Léo, já ouviu falar sobre gente que ferve o cavalete com água e sal? tem funcionalidade?

Obrigado.
avatar
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 31

http://www.facebook.com/dimas.edson

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual é o melhor cavalete o clássico ou o barroco?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 19/7/2013, 00:00

DimasBarroco escreveu:Ei Léo, já ouviu falar sobre gente que ferve o cavalete com água e sal? tem funcionalidade?

Obrigado.


Já ouvi cada coisa. Porém para envergar a madeira usamos a agua ou fogo. Eu creio que pode servir para desempenar o cavalete usando como auxilio uma azulejo como suporte e prensa ou algo assim. É muito comum o pessoal do Cello utilizar essa tecnica.
.
Porém, não compensa, pois o grande problema não é deseempenar o cavalete, pois a maioria das vezes ele empena depois de um ano de uso ou mais. Já está na hora de trocar o cavalete em sua manutenção anual que todo violino seja de fábrica ou de luthier tem que passar, pois conforme passa o tempo, começa a perder sonoridade. Só assim violino fica sempre no ponto máximo ou seja fica bem cavalão, sempre top.
.
O grande problema em empenamentos dos cavaletes é justamente a falta de cuidado do dono, pois toda semana a gente devemos verificar se o cavalete está inclinado levemente para o lado do estandarte. E geral as pessoas vão tocando o cavalete e cada afinação o cavalete tende a ir para frente ou seja para o lado do espelho, vai empenando isso quando o mesmo não cai encima do tampo, provocando rachaduras no tampo superior, estrago no verniz, queda da alma ou quebra do cavalete ao meio.
.
Bom a gente nunca sabe tudo, estamos em eterno aprendizado, eu não sei outra finalidade em ferver o cavalete que não seja para essa coração de envergamento natural que o cavalete sofre.
.
O que se pode fazer para melhorar um cavalete é que depois de assentado e ajustado corretamente você pode colocar no forno a determinada temperatura por determinado tempo para dar o tempo correto de ter uma reação quimica onde deixa o cavalete mais seco com e melhor sonoridade.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.






"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual é o melhor cavalete o clássico ou o barroco?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum