Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

História da Lutheria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

História da Lutheria

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 2/6/2013, 11:36

======================

>>> História da Luthieria <<<

======================
.
Luthieria é uma palavra de origem francesa que designa a nobre arte da construção de instrumentos musicais.
.
A história da luthieria se confunde com a própria história da música, estando mais intimamente ligada ao violino e o alaúde (lut em francês e liuto em italiano). Assim, são também utilizados termos como luteria e liuteria.
.
O Luthier faz uso de ciências como a física, a matemática, a engenharia e a química, bem como lança mão de conhecimentos sobre madeiras, desenho, marcenaria e carpintaria, na constante busca da sonoridade mais rica, que melhor expresse os sentimentos do músico.Início - Instrumentos de corda semelhantes aos atuais surgiram há, pelo menos, 4000 anos.
.
Antigas civilizações (Egípcia, Grega, Romana, Turca, dentre outras) já utilizavam vários tipos de alaúde.
.
Estátuas tocando tanburs, encontradas na região de Susa, Elan (atual Irã), datadas de 2000 a 1500 A.C. encontram-se no Museu Nacional do Irã.
.
As guitarras e violões atuais se assemelham à Sitara, proveniente da velha Ásia Central. A representação mais antiga de um instrumento com essas características é uma gravação em uma pedra de 3300 anos.600 - Búlgaros levam uma espécie de alaúde, o kobuz, para os Balcãs.700 - O alaúde adquire o seu formato conhecido, na Pércia e no mundo Árabe.800 - Outra variedade, a quita/pandora, torna-se comum no Mediterrâneo.900 - Os Mouros levam o oud para a Península Ibérica.1500 - A viuhela de mano é adotada na Península Ibérica e posteriormente levada para a Itália, instalando-se em locais sob o domínio da Espanha (região da Sicília).
.
O alaúde rapidamente se difunde para fora da Itália, principalmente nos países de língua germânica.1550 - Andrea Amati, italiano progenitor da Família Amati de Luthiers, considerado o “inventor do violino“, desenvolve a sua primeira peça.1650 - Nocolò Amati dissemina a arte da luthieria, compartilhando-a com vários aprendizes, inclusive com Antonio Stradivari.1700 - O italiano Antonio Giacomo Stradivari (Stradivarius, em latim) desenvolve com maestria a arte da fabricação de instrumentos de cordas. Detentor de técnicas de construção ainda hoje não desvendadas, o luthier produziu violinos como O Messias (o mais famoso deles). Inúmeras teorias têm sido estudadas para explicar a extrema sonoridade dos seus instrumentos, tais como o clima frio no qual as árvores cresceram, o tratamento das madeiras com minerais e o nível de secura das mesmas.1790
.
A família italiana Vinaccia de Luthiers desenvolve o mandolin, provavelmente o primeiro instrumento de seis cordas.1850 - O espanhol Antônio de Torres Jurado desenvolve o shape, o design e a construção atualmente conhecidos dos violões. Torres e o inglês Louis Panormo demonstram a superioridade de um sistema de construção no qual tiras de madeira, colocadas no interior dos instrumentos, conferem maior resistência e ressonância.1900 - O método de construção de Torres é seguido e adaptado por importantes luthiers com Manuel e José Ramirez, Herman Hauser e Ignácio Fleta.1930 - A guitarra elétrica é patenteada por George Beauchamp, co-fundador da Electro String Instruments, em parceria com Adolf Rickenbacker.
.
A Audiovox oferece as primeiras guitarras elétricas comercialmente.1950 - Clarence Leonidas Fender, Leo Fender, desenvolve sua primeira guitarra elétrica de corpo sólido. A Esquire (1 captador) ou Broadcaster (2 captadores), cujo nome é posteriormente modificado para Telecaster, devido a problemas de patente com uma bateria denominada Broadkaster, da Gretsch.1952 - Surge a Gibson Les Paul Model. A polêmica em torno desse instrumento persiste até hoje. Não há um consenso se a guitarra foi realmente inventada pelo músico Les Paul ou se pela fábrica Gibson.
.
Apesar disso, a tradição e a importância da Gibson Les Paul Model para o cenário musical atravessam décadas.1954 - Leo Fender, “o gênio do design prático”, desenvolve a Fender Stratocaster, dotada de um shape anatômico para maior conforto e com um pioneiro sistema de vibrato integrado (synchronized tremolo). O instrumento ostenta o posto de modelo mais copiado no mundo, figurando como referência para grandes nomes da música mundial, ao longo de sua história.
.
Dias atuais - Importantes evoluções nos modelos tradicionais de construção têm sido adotadas por fábricas ao redor do mundo. Ex. Panthon, sistema de dupla trava (Floyd Rose), materiais sintéticos, etc.No entanto, a demanda por instrumentos confeccionados artesanalmente permanece, pois a luthieria coloca ao alcance do músico a possibilidade de aliar a tecnologia, atualmente existente, à obtenção do visual e da qualidade tonal única que o caracteriza, o diferencia e transmite seus sentimentos na melhor forma de energia sonora.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum