Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Tocar em público e a psiquê violinistica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tocar em público e a psiquê violinistica

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/3/2013, 10:06

======================================

>>> Tocar em público e nervosismo: <<<

======================================
.
Você tem que aprender a usar o nervosismo ao seu favor:
.
1- Sempre que subir no palco, esteja 100% preparado. Se você estiver com alguma inseguranca, e muito provavel que você vai ficar nervoso ao ponto de não conseguir tocar.
.
2- No dia da apresentação, não fique tocando como louco 1000 vezes a musica. Estude BEM devagar os trechos mais dificeis + escalas. Não adianta ficar tocando a musica muitas vezes, só vai te deixar mais tenso e você ainda pode acabar ficando encanado com algum trecho que saia e não sai mais.
.
3- Coma um pouco (Um pouco) antes de tocar. Coma uma banana, ou alguma massa leve que ajuda na hora do concerto.
.
4- o caso de quem toca música popular, não de tudo de si na passagem de som. Passe o som com tranquilidade, sem tentar quebrar tudo. Não sei por que, mas geralmente quando se toca bem na passagem de som, o show sai ruim.
.
5- Meu maior problema quando toco em público é que minha mão esquerda começa a ficar tensa e eu perco toda a fôrma. Me ajuda bastante se eu me concentrar somente em relaxar a mão esquerda. Às vezes não olhar pro público (E até fechar os olhos!) me ajuda bastante.
.
6- Quanto mais se toca em público, mais se acostuma com a idéia. O ideal é não fugir das apresentações, mas sim procurá-las. Sempre que tiver oportunidade de tocar em público, aproveite.
.
======================================

>>> Outras dicas importantissimas: <<<

======================================
.
> Violinista Ulisses Rocha <
.

1 Tem que estar muito bem preparado, isso é obviu.
.
2 Todo os dias, na mesma hora que vai ser seu concerto, parar tudo que tiver fazendo, e tocar uma vez de cabo a rabo sem parar, imaginando como se tivesse tocando para um público.Tenta entrar no clima, e até ficar um pouco nervoso, será bom! Pois aprenderá a lidar com isso.
.
O objetivo, não é não ficar nervoso... Isso é impossivel e até sem graça! A graça está no frio na barriga e etc... O objetivo é saber lidar com isso, e não deixar isso atrapalhar seu desempenho.
.
Nunca vou me esquecer que os melhores concertos e apresentações em concursos foram nos que eu mais fiquei nervoso. Quando fiz o concurso de Piracicaba, SP a 1 vez, eu me lembro até de ter ansias de vômito na sala de estudo antes!!! Mas na hora do palco isso só me deu mais nervoso ainda, e toquei com muita garra e tirei primeiro lugar. Ou seja, o mais importante é saber Controlar os nervos e não Impedir.
.
3. Antes de entrar sempre dê uma pausa... Não entra no palco e já sai tocando... Entra... Respira... Calma... Se for com orquestra acena para o maestro ou a pianista acompanhadora e comece. Nunca fique afobado.
.
4. Desfrute! Música... é musica! O objetivo é encantar! Então nunca fique preso pensando na técnica e etc... Pense na música, e em se expressar, que tudo saira naturalmente, e fluira melhor! Se ficar muito grilado você erra!
.
E bom concerto! E depois do concerto, mais uma dica! Não importe o quanto mal você achou que tocou...
.
você sempre aceite os elogios e sorria! Falar que você foi muito ruim e etc, só pega mal... Experiência própia!
.
É isso! Desfrute e faça música ! Garra ! Muita "merda" para você!
.
Todo mundo sempre fica nervoso antes. Tem que aprender a se controlar e fora da apresentação, estar tocando uns 200% a peça, pra tocar 100% sem problemas no palco!



"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum