Violino Brasil
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dúvida Método Laoureux

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida Método Laoureux

Mensagem  Fabio T em 23/2/2013, 15:15

Bem, estou começando a estudar o Método Laoureux VOL I, mas tenho algumas dúvidas quanto a ele. Me parace que é interessante praticar com um mecronomo junto, mas qual seria o tempo ideal, 60, 80, ... ? Eu repito o exercício até sentir que estou executando perfeitamente e depois vou para o próximo ? Ou reservo um tempo para cada exercício. Bem acho que é isso.

Obrigado.

Fabio T

Pontos : 11
Reputação : 0

Re: Dúvida Método Laoureux

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/2/2013, 17:10

Fabio T escreveu:Bem, estou começando a estudar o Método Laoureux VOL I, mas tenho algumas dúvidas quanto a ele. Me parace que é interessante praticar com um mecronomo junto, mas qual seria o tempo ideal, 60, 80, ... ? Eu repito o exercício até sentir que estou executando perfeitamente e depois vou para o próximo ? Ou reservo um tempo para cada exercício. Bem acho que é isso.

Obrigado.

Olá, meu carissimo amigo. Tudo bem contigo?
.
Não estude jamais seja qual for o método sem o uso de um metronomo!!! Ele é a unica referencia de tempo simetrico. Todos nós achamos que estamos tocando certo e arrasando no violino, mas bota um metronomo na frente, você ve o tanto que você é assimetrico, muda de andamento do nada, não bate as notas no luga certo, não faz divisão correta das valores. É um caos.
.
Uso do metronomo é obrigatorio.
.
Ajuda muito, sensacional a evolução de quem estuda com o metronomo e principalmente, sabe ouvir o metronomo, pois por o metronomo para tocar e não ouvir, melhor nem colocar. rs*
.
Cada lição tem indicação de andamento: Largo, Largetto, Alegro, Alegretto, moderato, presto, prestissimo etc.
.
Movimentos lentos 40 a 76 bpm:

Largo - 40 a 60
Largetto - 60 a 66
Adágio - 66 a 76

Movimentos moderados 76 a 120 bpm:

Andante - 76 a 108
Moderato - 108 a 120

Movimentos rápidos 120 a 208 bpm:

Allegro - 120 a 168
Presto - 168 a 200
Prestissimo - 200 a 208

Vale lembra que a o Andamento e velocidade de lição em geral é velocidade do professor.
.
Mas é o seguinte, você tem que estudar em várias velocidades:
.
Primeiro dependendo da lição você estuda em 40 bpm.
.
Dominou, aumente a velocidade sempre de 10 em 10 bpm para assimilar tudo sem um choque.
.
Depois estude em 50 bpm.
.
E vai até o mais rápido que conseguir sem perder o controle e qualidade.
.
Um exemplo:
.
Nas 15 primeiras lições do método Ferrara
.
Você variações de velocidade com dinamicas de arco.
.
Então vai estudar tudo em semibreve (Está escrito em Seminima).
.
Depois estuda tudo em Minimas.
.
Depois em Seminimas. Velocidade de estudo é 60 bpm.
.
Depois você vai estudar colcheias em 60 bpm, 80 bpm, 100 bpm.
.
Depois você estuda semicolheia em 60 bpm, 70 bpm, 80 bpm. Depois o mais rápido que conseguir.
.
Só uma fórmula de estudos.
.
Aplica isso no Laoureux. Mas não são todas lições que vai conseguir fazer isso. Então use o seu racicionio para aumentar ou diminuir a velocidade.
.
Só uma dica, repetir lição não está com nada, véio. Isso é perda de tempo. Estudar é treinar e não é repetir.
.
Treinar é treinar os fundamentos da técnica. Tem que saber para que foi escrito o exercicio e trabalhar encima da filosofia da lição.
.
Se é afinação, treinei a afinação, confia os intervalos, cada passagem, faz as escalas, dinamicas de fraseados.
.
É para arco? Exagera na arcada, limpa o máximo o som, veja a projeção sonora, entonação, velocidade constante do arco, pressão, movimentos de pronação e supinação, planejamento de arcadas.
.
É para lição para ter repertorio? Trabalhe a música, dinamicas de fraseados, dinamicas de intensidade, fraseados, expressividade, etc.
.
É estudo para tirar os harmonicos das ligaduras? Fica treinando a antecipação dos dedos ascendentemente ou deixa os dedos nas cordas anteriores, ou desce os dedos como se fosse acordes de violão.

Então, primeira coisa é você saber o que está tocando, o que está trabalhando, para que serve o exercicios e racicionar como solucionar os problemas técnicos.
.
Repetir diversas vezes você vai apenas aperfeiçoar o erro. Perda de tempo...
.
Você tem que ser um cientista das cordas, meu caro!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3788
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Fabio T em 25/2/2013, 21:04

Obrigado pela resposta, meu caro.

Realmente eu errei no meu processo de aprendizagem, eu estava com uma metodologia de repetição mecânica, que agora está claro. E eu fazia isso a tempos. Além do metrônomo que eu não usava em todas as lições.

Tem uma dissertação bem legal que fala de estratégias de aprendizagem do violino, procurem no google :

" O ESTUDO DIÁRIO DO VIOLINO: uma investigação da rotina de preparação técnico-interpretativa dos alunos do Curso de Bacharelado em Música da FAMES "

Nessa leitura estou percebendo todos os fatos para optimizar o tempo de estudo, que já é pouco e não pode ser desperdiçado, recomendo o texto a todos.

Obrigado.

Fabio T

Pontos : 11

Mensagem  Dimas Barroco em 25/2/2013, 21:32

Fabio T escreveu: Obrigado pela resposta, meu caro.

Realmente eu errei no meu processo de aprendizagem, eu estava com uma metodologia de repetição mecânica, que agora está claro. E eu fazia isso a tempos. Além do metrônomo que eu não usava em todas as lições.

Tem uma dissertação bem legal que fala de estratégias de aprendizagem do violino, procurem no google :

" O ESTUDO DIÁRIO DO VIOLINO: uma investigação da rotina de preparação técnico-interpretativa dos alunos do Curso de Bacharelado em Música da FAMES "

Nessa leitura estou percebendo todos os fatos para optimizar o tempo de estudo, que já é pouco e não pode ser desperdiçado, recomendo o texto a todos.

Obrigado.

O violino é uma ciência né? muuuuuuuuitos fatores auxiliam e atrapalham nosso estudo, vou dar uma pesquisada no texto sim, informação nunca é demais.

Dimas Barroco

Pontos : 291

http://www.facebook.com/dimas.edson

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 27/2/2013, 22:22

Fabio T escreveu: Obrigado pela resposta, meu caro.

Obrigado.

Na verdade meu amigo. Em uma única lição, você pode fazer tantas variações, que nem acredita o tanto de fundamentos que você pode trabalhar, como afinação, arco, expressividade.
.
Muita gente não estuda sequer escalas é um baita de um preguiçoso. Mas o cara toca afinadissimo, muito mais do que um sujeito que estudar por horas a fio o estudo de escalas! Como explicar isso? O sujeito estuda por fundamentos. Em uma lição boba e inocente, você repetiria 10 vezes e ponto final, o cara que tem raciocio e estuda por fundamentos. Ele é capaz praticamente de criar exercicios dentro dessa proposta de exercicios, apenas estudando por fundamentos.
.
Um exemplo.
.
Você pega uma lição de semicolcheias. Faz do jeito que está escrito, tudo desligado. O sujeito que faz o que o professor manda. Ele toca ela 10 vezes, ficou boa? Passa para frente.
.
O sujeito que é cientista das cordas. Estuda por fundamentos:
.
Faz tudo lentamente em minimas. Tirando o máximo de entonação, movimentos de pronação e supinação, limpando o som.
.
Confere intervalo por intervalo, só para treinar as passagens de nota para nota, dedo para dedo, afinação por afinação.
.
Faz tudo em seminima, trabalha velocidade de arco constante, som file, quantidade de arco. Depois em Grand Staccato.
.
Faz tudo em colcheia, ligado de 4 em 4. Ligado de 2 em 2. Duas desligadas e duas ligadas. Faz tudo em stcaccato. Legatto, martelato, detache.
.
Faz tudo em semicolcheias, treinando saltellato, spiccato, saltellato ligeiro.
.
Faz em fusa, treinando a velocidade e agilidade.
.
Viu como é treinar por fundamentos? Em uma única lição, o cara consegue fazer a uma unica lição que vale mais do 1 metodo inteiro!!!!!!!!!!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Everson Siqueira em 12/10/2013, 07:39

Tem esse método em português?
Everson Siqueira

Pontos : 23

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/10/2013, 14:32

Everson Siqueira escreveu:Tem esse método em português?

Só vi a versão em Espanhol e Inglês. Mas para quê português? A escrita musical é padronizada internacionalmente. Pode pegar até em japonês, que o resultado sonoro é o mesmo.
.
Outra, os mesmo os métodos em português, eles não vão te ensinar as técnicas. Tem alguns comentário, mas muita coisa está até errado.
.
Não existe método ruim, o que existe é professor ruim que não sabe aplicar.
.
A maioria das técnicas ocultas são reveladas por professores na aula do dia a dia. Muitas lições podem ser trabalhadas das mais diversas formas, quem dita isso é o professor que orienta tal lição para resolver tal problema. Na verdade você é livre para estudar-la de mil maneiras. Porém essa visão do que é feita, deve ser orientada a principio pelo professor.
.
Depois de algum tempo estudando, você é capaz de saber por si só, o que o autor está abordando em cada lição.
.
O importante é você aprender porque faz, como fazer e para que faz.
.
Isso, tem muitos professores que nem sabem fazer. Só mandam o aluno repetir a lição mil vez a mesma coisa, não trabalha fundamentos e nem sabe para que ela serve. O resultado é desastroso e danoso.
.
Por isso estou dizendo. Pode usar o Laoureux em espanhol mesmo. O autor não ensina como fazer a lição, ele apenas da alguma dica ou faz algum comentário, muitas vezes é desnecessário...
.
Pois existem várias escolas de técnica e pouco pode se aproveitar os comentários, pois deixam de ser funcional em muitas escolas de técnicas.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Everson Siqueira em 13/10/2013, 00:04

£ëø Mø®£ix escreveu:
Só vi a versão em Espanhol e Inglês. Mas para quê português? A escrita musical é padronizada internacionalmente. Pode pegar até em japonês, que o resultado sonoro é o mesmo.
.
Outra, os mesmo os métodos em português, eles não vão te ensinar as técnicas. Tem alguns comentário, mas muita coisa está até errado.
.
Não existe método ruim, o que existe é professor ruim que não sabe aplicar.
.
A maioria das técnicas ocultas são reveladas por professores na aula do dia a dia. Muitas lições podem ser trabalhadas das mais diversas formas, quem dita isso é o professor que orienta tal lição para resolver tal problema. Na verdade você é livre para estudar-la de mil maneiras. Porém essa visão do que é feita, deve ser orientada a principio pelo professor.
.
Depois de algum tempo estudando, você é capaz de saber por si só, o que o autor está abordando em cada lição.
.
O importante é você aprender porque faz, como fazer e para que faz.
.
Isso, tem muitos professores que nem sabem fazer. Só mandam o aluno repetir a lição mil vez a mesma coisa, não trabalha fundamentos e nem sabe para que ela serve. O resultado é desastroso e danoso.
.
Por isso estou dizendo. Pode usar o Laoureux em espanhol mesmo. O autor não ensina como fazer a lição, ele apenas da alguma dica ou faz algum comentário, muitas vezes é desnecessário...
.
Pois existem várias escolas de técnica e pouco pode se aproveitar os comentários, pois deixam de ser funcional em muitas escolas de técnicas.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

Era mais ou menos o que estava fazendo, estava repedindo as videos aulas do Francis David pq ele disse que era essencial para ter um bom inicio... 
.-.
O intuito do método em português seria para ler as dicas e comentários, pois ainda não tenho professor. Acho que vou estudar inglês para aprender violino rsrs
Everson Siqueira

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/10/2013, 15:19

Everson Siqueira escreveu:Era mais ou menos o que estava fazendo, estava repedindo as videos aulas do Francis David pq ele disse que era essencial para ter um bom inicio... 
.-.
O intuito do método em português seria para ler as dicas e comentários, pois ainda não tenho professor. Acho que vou estudar inglês para aprender violino rsrs

Situação complicada! O Francis David é coisa muito do zero.
.
O ideal é você arrumar um professor, mas caso não tenha. Compre um metronômo (Indispensavel), afinador digital (Importante no inicio, principalmente sem professor), Imprima o método Suzuki, Laoureux, Ferrara e Shinozaki. Compre um livro Bona (Leitura de notas), Pozzoli (Leitura ritmica), Teoria musical Osvaldo Lacerda (Principios basicos da música). Baixe um programa que se chama Ear Master (Treinamento do ouvido), compre um livro da história da música erudita e posteriormente o Almir Chediak.
.
É estudo suficiente para alguns anos, isso te dara tempo suficiente para arrumar um professor nesse meio tempo. Porém esse inicio, principalmente o Bona, Pozzoli, Teoria Musical e treinamento com o Ear, você pode fazer sozinho em casa com a ajuda de um metronomo, certo?
.
Quando a prática do violino esses métodos são de iniciante, você por ir lendo. No que precisar eu vou te ajudando e orientando no Fórum até Deus preparar um professor para você.
.
Arrume essas coisas, principalmente o metronomo, depois entra em contato que eu vou te orientando como estudar.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Everson Siqueira em 17/10/2013, 23:12

£ëø Mø®£ix escreveu:Situação complicada! O Francis David é coisa muito do zero.
.
O ideal é você arrumar um professor, mas caso não tenha. Compre um metronômo (Indispensavel), afinador digital (Importante no inicio, principalmente sem professor), Imprima o método Suzuki, Laoureux, Ferrara e Shinozaki. Compre um livro Bona (Leitura de notas), Pozzoli (Leitura ritmica), Teoria musical Osvaldo Lacerda (Principios basicos da música). Baixe um programa que se chama Ear Master (Treinamento do ouvido), compre um livro da história da música erudita e posteriormente o Almir Chediak.
.
É estudo suficiente para alguns anos, isso te dara tempo suficiente para arrumar um professor nesse meio tempo. Porém esse inicio, principalmente o Bona, Pozzoli, Teoria Musical e treinamento com o Ear, você pode fazer sozinho em casa com a ajuda de um metronomo, certo?
.
Quando a prática do violino esses métodos são de iniciante, você por ir lendo. No que precisar eu vou te ajudando e orientando no Fórum até Deus preparar um professor para você.
.
Arrume essas coisas, principalmente o metronomo, depois entra em contato que eu vou te orientando como estudar.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
Fiquei sem net de novo... Sad 

Ok vamos la, eu tenho metronomo e afinadores digitais desda época que comprei o violino em meu smartphone, mas para afinar eu prefiro usar o Tuner para PC chamado "Audio Tuner". O metronomo por outro lado, eu nunca usei, mas parece ser bom... >.< Tenho também um aplicativo pago(Violin Notes) que mostra as notas no braço do violino e na partitura. Smartphone é uma benção e é que nem vc Leo, "quebra moh galho" para as pessoas! *-*

No caso dos métodos, eu imprimo só as partituras? Meu inglês é muito ruim ainda...

Vc poderia passar o nome dos livros certinhos?

Vou mandar prints dos meus aplicativos:

Minha pastinha de violin rsrs

Metronomo

Violin notes

Audio Tuner para PC
Everson Siqueira

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 18/10/2013, 01:08

Everson Siqueira escreveu:Fiquei sem net de novo... Sad 

Ok vamos la, eu tenho metronomo e afinadores digitais desda época que comprei o violino em meu smartphone, mas para afinar eu prefiro usar o Tuner para PC chamado "Audio Tuner". O metronomo por outro lado, eu nunca usei, mas parece ser bom... >.< Tenho também um aplicativo pago(Violin Notes) que mostra as notas no braço do violino e na partitura. Smartphone é uma benção e é que nem vc Leo, "quebra moh galho" para as pessoas! *-*

No caso dos métodos, eu imprimo só as partituras? Meu inglês é muito ruim ainda...

Vc poderia passar o nome dos livros certinhos?

Vou mandar prints dos meus aplicativos:

Minha pastinha de violin rsrs

Metronomo

Violin notes

Audio Tuner para PC

Qual a Marca e modelo do seu celular?
.
Métodos: Suzuki, Laoureux, Ferrara, Shinozaki.
.
Bona, Pozzoli, Osvaldo Lacerda, Almir Chediak.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Everson Siqueira em 20/10/2013, 10:02

£ëø Mø®£ix escreveu:
Qual a Marca e modelo do seu celular?
.
Métodos: Suzuki, Laoureux, Ferrara, Shinozaki.
.
Bona, Pozzoli, Osvaldo Lacerda, Almir Chediak.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
O meu celular é o Samsung Galaxy Y, não aconselharia ninguém a compra-lo, pois te pouca memoria interna, apenas 200MB.
Se eu fosse comprar um smarthphone hoje, compraria ou o Galaxy Star Trios ou Galaxy Music Duos, ambos tem 4GB de memória interna e é quase o mesmo preço do que paguei no Galaxy Y na época.
Everson Siqueira

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 20/10/2013, 14:03

Everson Siqueira escreveu:O meu celular é o Samsung Galaxy Y, não aconselharia ninguém a compra-lo, pois te pouca memoria interna, apenas 200MB.
Se eu fosse comprar um smarthphone hoje, compraria ou o Galaxy Star Trios ou Galaxy Music Duos, ambos tem 4GB de memória interna e é quase o mesmo preço do que paguei no Galaxy Y na época.

Bem como sabe, eu gosto de trocar muita experiência, essa pergunta e respostas foram bem colocadas para que o pessoal tenham uma excelente orientação a respeito da tecnologia esses excelentes aplicativos para aprimorar os recursos para que possamos aplicar aos nossos estudos de forma mais eficaz e efetiva.
.
Qualquer novidade poste no fórum para todos nós. Assim vamos nos manter atenados as novas tecnologias e sua aplicatividade ao mundo de hoje.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: