Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

ymoraes5948

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Página 18 de 18 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Está satisfeito com o Fórum?

73% 73% 
[ 80 ]
4% 4% 
[ 4 ]
7% 7% 
[ 8 ]
15% 15% 
[ 16 ]
1% 1% 
[ 2 ]

Total dos votos : 110

Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco em 1/8/2016, 10:25

Muito obrigado pelos esclarecimentos, eu já havia ouvido falar do exercício para melhorar a sincronia mas não tinha colocado em prática ainda, a verdade é que meu dilema é aquele TécnicaXrepertório, a técnica ainda não é desenvolvida a ponto de executar o requerido repertório.

Bora estudar então.

Abraços

Dimas Barroco

Pontos : 291
Reputação : 0

http://www.facebook.com/dimas.edson

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 3/8/2016, 16:06

Dimas Barroco escreveu:Muito obrigado pelos esclarecimentos, eu já havia ouvido falar do exercício para melhorar a sincronia mas não tinha colocado em prática ainda, a verdade é que meu dilema é aquele TécnicaXrepertório, a técnica ainda não é desenvolvida a ponto de executar o requerido repertório.

Bora estudar então.

Abraços

Que isso! Estou aqui para ajudar no que eu puder a todos do Fórum! Transmitir conhecimento é melhor forma de aprender! Eu mais aprendo com vocês do que vocês comigo!
.
Cada coisa ao seu tempo. O estudo do violino é lento e gradual, pra tocar coisas mais elaboradas é uma questão de treino e tempo!
.
Tudo se resolve com paciência e estudos!
.
Desejo sucesso a você!
.
O que eu sugiro para você é tocar coisas mais simples, porém muito bem detalhadas e com qualidade! De nada adianta tocar coisas dificeis, mas sem qualidade necessária! Então tenha em mente sempre pretende atenção do seu ouvinte! Porém seja com coisas simples, mas muito  qualidade em mente!
.
As coisas mais dificeis é com o tempo... Tem que ir amadurecendo aos poucos a técnica.
.
Uma coisa é estudar métodos de técnicas dificeis... Outra coisa é estudar repertório e música! Sempre a música deve estar acima da técnica! A técnica só é válida para ajudar a qualidade da música!
.
Então música tem que ser 500 por cento de rendimento! Enquanto o método uns 80 por cento de rendimento já é satisfatório!
.
A paciência é um grande aliada do tempo e da qualidade!!!
.
Isso não impede de você já começar a estudar, porém se tiver uma base técnica e amadurecimento para tal repertório! Mas ao apresentar a música a alguém, busque sempre impressionar com simplicidade e qualidade do som. Não tenha vergonha de tocar coisas mais simples! No seu tempo, você um dia vai músicas cada vez mais dificeis e com maior qualidade sonora!
.
No que precisar estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

jazz

Mensagem  Eros em 15/8/2016, 13:57

Ola,

Toco sax deste os 16 anos parei nos anos de faculdade e voltei recentemente. No entanto me apaixonei pelo jazz no violino de músicos como sthephane grappelli, estou aprendendo violino e já toco nele em um mês e meio de aulas todas as escalas maiores e estou começando a aprender o vibrato. Já tenho do sax uma leitura fluente de partitura e um conhecimento sólido de teoria musical. Não pretendo ser músico erudito. Tenho 29 anos de idade e tenho condições de estudar no exterior. 
 Para ser um músico popular no violino é muito tarde ? Eu posso passar um tempo em nova york estudando violino popular por minha vó morar lá, mas existe alguem com quem me desenvolver no Brasil em especial em são paulo ?
 Por ser muito desconhecido o violino popular vou encontrar barreiras de trabalho ? 
 Eu pretendo seguir com o sax concomitante ao violino. E tenho disponibilidade de dedicação integral a música.

Eros

Pontos : 4
Reputação : 1

Reparar Arco

Mensagem  RamonSantos. em 11/10/2016, 19:12

É muito arriscado mexer no arco para encurtar a crina? Corro muito risco de perder a peça? Porque vi um vídeo na internet ensinando.

Quem me responder, se poder, da uma olhada em outra pergunta que fiz mas ninguém me respondeu ainda, por favor! Segue link dela abaixo: 
http://violinobrasil.forumfacil.net/t1388-ritmos-iniciais-teoria-musical-duvida#10836

RamonSantos.

Pontos : 7

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/10/2016, 14:34

Eros escreveu:Ola,

Toco sax deste os 16 anos parei nos anos de faculdade e voltei recentemente. No entanto me apaixonei pelo jazz no violino de músicos como sthephane grappelli, estou aprendendo violino e já toco nele em um mês e meio de aulas todas as escalas maiores e estou começando a aprender o vibrato. Já tenho do sax uma leitura fluente de partitura e um conhecimento sólido de teoria musical. Não pretendo ser músico erudito. Tenho 29 anos de idade e tenho condições de estudar no exterior. 
 Para ser um músico popular no violino é muito tarde ? Eu posso passar um tempo em nova york estudando violino popular por minha vó morar lá, mas existe alguem com quem me desenvolver no Brasil em especial em são paulo ?
 Por ser muito desconhecido o violino popular vou encontrar barreiras de trabalho ? 
 Eu pretendo seguir com o sax concomitante ao violino. E tenho disponibilidade de dedicação integral a música.

Olá amigo! Tudo bem?
.
O estudo do sax se remete muito a música popular e principalmente ao Jazz. Para você ter desenvoltura no violino "popular" é necessário conhece de cabo a rabo as escalas que são em torno de 420 escalas: Escala Continental, Escala Maior Harmonica, Escala Menor Pura, Escala Menor Harmonica, Escala Cigana, Escalas Modais, Escala de Blues, Escala pentatônica, Escala Pentafônica, Escala Bachiana, etc.
.
De posse desse conhecimento de escalas e técnicas de improvisação, seja feliz...
.
É necessário ter um bom ouvido musical, bom senso e claro apurar muito o ouvido! Deve-se ouvir de tudo para ampliar seu conhecimento e decidir qual estilo você quer seguir.
.
Claro aprender swing de cada estilo para carateriza-lo na linha que você quer seguir. O Country tem todo um swing, o jazz, o blue, o choro, bossa nova etc.
.
Você pode ver que no Brasil basicamente não temos um violino popular. Tem um amigo meu que toca muito bem o country, ele pegou todas as nuances do country americano. Mas acredito que para você tocar country e jazz, tem que passar um tempo nos Estados Unidos e estudar com um baita professor lá para pegar todas as manhãs e técnicas do americanos. Lá é fortissimo o estudo da harmonia, ninguém toca country ou jazz como americanos! Na verdade o cara tem que nascer lá para poder se considerar um cara que toca country e jazz. Mas com bons professores, muita disciplina e convivência com a cultura americana é possivel sim tocar muito bem o country e jazz como eles tocam.
.
É mesma coisa de seguir a linha do choro e bossa nova, tem que nascer no Brasil. Mesmo assim no caso do violino, não se vê pessoas tocando bem esses estilos, além de raros violinistas que tocam, muitos tocam de forma errada ao contrário do sax, clarinete e flauta onde temos grandes mestres do choro e da bossa nova aqui no Brasil, basta você transferir o seu conhecimento e experiência do sax para o violino e claro aliados as possibilidades técnicas do violino você adquirir, pois existem pecularidades do violino você só com muito conhecimento e prática irá desenvolver. Uma dica é, tudo que você faz com a voz, faz com o violino. Portanto use e abuse do seu ouvido ouvindo muito mestres do estilo que você quer tocar.
.
Eu acho um grande erro qualificar de música erudita e música popular. Isso é coisa de certos violinistas e jazzistas que tem muita rivalidade. Não existe música erudita! O que existe é música clássica, antiga, enfim outra definição! Erudito é músico que estuda! Aquele que detém conhecimento sobre área música! Um jazzista que tem muito conhecimento música é um músico erudito! Mas não existe música erudita! Mozart no seu tempo era considerado músico popular! Beethoven em uma das sinfônias pegou um cantico e adicionou Ode a Alegria a uma música erudita (Perído do Romantismo)! Isso demostra que não existia essa divisão que hoje os jazzistas e violinistas adoram colocar como: música erudita e música popular!
.
Quando estudamos história da música, vemos a música não existia divisões como essa. Uma divisão que existia antes de 1500 era música Sacra (Música para Igreja) e música profana (Música tocada fora da Igreja). Olhe eu tiver professores top que não concorda com essa divisão na música!
.
O popular hoje (Jazz, Blues, Choro, Bossa Nova) pode se considerado daqui uns 500 anos ou menos como música erudita!
.
Eu não vejo isso! Acho uma tremenda bobagem! Música é música e ponto final. O que muda são estilos!
.
Se você tem um sonho, cara corre atrás! Quando se acredita o Céu é o Limite! Se você mesmo já coloca impecilhos achando que idade é fator determinante no sucesso da sua carreira, você está se autosabotando!
.
Existe o Mark O Connor (DNA do Country americano), Grapelli (DNA de Jazzista puro), Taro Hakasi (Mais um artista do que um músico erudito), Nigel Kenedy (Violinista da música erudita, está se voltando pro jazz), muita gente se aventurando na música "popular".
.
Existem muito campo de trabalho no Brasil, afinal quem gosta de música erudita é apenas músico. O povo em geral gosta é da música do sabone vinólia, mas não sabem e não tem cultura para apreciar compositores como Listz, Chopin, Sibeluis, Camargo Guarniere etc.
.
O Jazz tem um público muito especifico, geralmente o povo que gosta de estudar harmônia, o bom seria você se um pouco mais versatil e abrir possibilidade para tocar bossa nova (Tom Jobim), Choro (Pixinguinha) etc e inovar no repertório colocando um pouco de cada coisa, quem sabe tocar um baião, tango, bolero etc.
.
Eu participo de um grupo de estudos de um maestro jazzista, onde temos o estudo de várias coisas como harmônia, história da música, filosofia, psicologia etc. E cada semana ele compoem alguma música em estilos diferentes para tentar fazer o grupo tocar. É muito bom pois você abre seus olhos e vê um mundo diferente! Eu gosto do meu Vivaldi, mas hoje eu escuto muita coisas como Grapelli,baião, bossa nova etc. Antes eu gostava, mas na hora de tocar eu não tinha possibilidade de tocar músicas assim de outros estilos e entendo harmonia de cada coisa. Pois 99 por cento das orquestras ou cameratas só tocam música de cinema ou música "erudita". Eu sempre gostei de coisas novas e boas! É um grande aprendizado toda semana!
.
Desejo sucesso a você! Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/10/2016, 14:45

RamonSantos. escreveu:É muito arriscado mexer no arco para encurtar a crina? Corro muito risco de perder a peça? Porque vi um vídeo na internet ensinando.

Quem me responder, se poder, da uma olhada em outra pergunta que fiz mas ninguém me respondeu ainda, por favor! Segue link dela abaixo: 
http://violinobrasil.forumfacil.net/t1388-ritmos-iniciais-teoria-musical-duvida#10836

A Paz de Deus, irmão!
.
A crina do arco deve ser trocada periodicamente! Aconselho o seguinte: quando o arco não tenha um valor acima de R$ 600 reais, não compensa trocar. Compensa comprar outro.
.
Eu não vejo muita finalidade em encurtar a crina do arco. Se a crina perdeu a eslaticidade, encurtando, logo ela vai se alongar de novo. Fora que é osso você amarrar a crina e queimar com breu e ser milimetricamente perfeito na medida exata por e tirar a cunha. É canseira demais! Não vale a pena!
.
Crina está longa? Avalia o custo beneficio do arco, mandar trocar e por uma nova. Se não compensa, compra outro arco.
.
É mesma coisa de você pegar o pneu careca do carro e mandar fazer os sulcos no pneu velho. Uma hora o carro faz uma curva, estoura o pneu e você capota. Assim é crina do arco quando se alonga!
.
Já respondi ao seu questionamento no outro tópico.
.
Qualquer dúvida, estou a disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Surdina

Mensagem  Murilo em 7/12/2016, 13:14

Boa tarde, estou enfrentando problemas ao estudar por con ta de bebes em casa, e gostaria de saber alguma surdina que abafe bem o som.

Murilo

Pontos : 1

Mensagem  Harrison Aguiar em 7/12/2016, 18:53

Murilo escreveu:Boa tarde, estou enfrentando problemas ao estudar por con ta de bebes em casa, e gostaria de saber alguma surdina que abafe bem o som.
 as que são de ébano abafa uns 60%... as de metal (ferro, ouro ou outros disponiveis) abafam uns 80% a 90%. que é mais recomendável no seu caso que tem bebês na casa. eu tenho uma foleada a ouro 24k. uso e recomendo, extremamente eficiente.

Harrison Aguiar

Pontos : 84
Reputação : 10

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:46

Conteúdo patrocinado

Página 18 de 18 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: