Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
18 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 18 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Página 16 de 18 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Está satisfeito com o Fórum?

73% 73% 
[ 80 ]
4% 4% 
[ 4 ]
7% 7% 
[ 8 ]
15% 15% 
[ 16 ]
1% 1% 
[ 2 ]

Total dos votos : 110

Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/10/2014, 12:00

DimasBarroco escreveu:Booooa noite Leo de demais colegas...

aí vão as dúvidas:

*É estudar sujo para conseguir tocar limpo?
*Devemos exagerar no som na hora do estudo para depois "tirar o pé"?

Tenho feito e notado bons resultados.
Olá queridissimo amigo! Tudo bem?
.
É exatamente isso! Para se ter uma boa entonação, sonoridade e ter potencia no braço é necessário ter um som sujo primeiro.
.
O grande lance é exagerar nos movimentos para depois retirar um pouco o pé e conseguir o equilibrio.
.
O mais dificil é exatamente ter um som potente, tocar de forma virtuosa. Pois tocar piano ou pianissimo e tirar praticamente sons harmonicos é fácil.
.
A melhor noticia é que um aluno que tem potencia no braço e uma excelente sonoridade, pode-se limpar o som conforme aperfeiçoa a técnica, porém o contrário tem pessoas que passam a vida toda tentando aumentar a sonoridade e não consegue! Exatamente porque não trabalhou isso na base quando era necessário!
.
Por isso é importante ensinar crianças a tocar forte e usar muito arco tirando um verdadeiro som detache bem legatto, forte e com pressão de arco e sem variação de velocidade mas aproveitando até o anel do talão. Depois fica fácil moldar ele para um som sinfonico!
.
Já o contrário é exatamente quase impossivel de fazer!!!
.
O grande problema que eu vejo nos master class e festivais são os professores tops reclamanado dos alunos pela falta de potencia no braço, uso de pouco arco e pouca ou nada sonoridade! É 99 por cento dos alunos mesmo os que já tocam um repertório mais bem elaborado tem esse problema. Já vi também os professores de excesso de potencia, mas isso é 1 por cento dos alunos, mesmo assim eles dizem a mesma coisa. Mais importante é ter potencia exagerada do que falta, pois é fácil de resolver, bastar tirar pouca coisa ou fazer um reposicionamento do ponto de contato ou quantidade de arco.
.
Vale lembra que o estudo que estudamos diariamente são estudos para se tornar um virtuose, para isso estudamos sevicks da vida, o estudo em casa deve ser um estudo de solista, porém não quer dizer que vamos nos tornar virtuoses ou solistas, porém se o cara não estudar assim a chance de ser um bom violinista é quase nula.
.
Já quando tocamos em orquestra, temos que tirar o pé e harmonizar com todo o conjunto, entendemos que somos massa orquestral, a não ser que você seja um spalla que tem por obrigatoriedade ser a referencia dos demais violinistas ou chefe do 2 violino ou mesmo um concertino. Já o solista, ele não serve para massa orquestral e nem consegue tocar lá, pois o lema dele é superar orquestra, mostrar tudo que sabe, sempre estar no limite do potencial dele. Por isso ele é solista! É uma função um pouco diferente do Spalla que nem sempre vai poder exagerar, mas sim ele tem que ser sensivel ao ponto de saber controlar toda a orquestra! Mesma coisa o concertino que tem seus minutos de fama, porém deve respeito ao chefe do 2 violino ou Spalla!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Dimas Barroco em 5/10/2014, 01:30

Muuuito obrigado Leo e demais colegas do fórum.

O que percebi também durante as ultimas semanas é que meu som sujo foi se tornando menos sujo, pois conforme fui acostumando a tocar com mais "potência" e tirar mais som percebi que fui me adaptando a este som e conseguindo controlá-lo melhor, ou seja, "domar" o violino tocando forte e as vezes exagerando fui tendo mais domínio.

Sendo que, após um tempo de estudo, mais relaxado, é que consigo ver o resultado deste estudo, pois o som se torna mais homogêneo, menos fragmentado, o que também aumenta a confiança tão necessária para tirar um som decente do violino.

Obrigado.

Dimas Barroco

Pontos : 291
Reputação : 0

http://www.facebook.com/dimas.edson

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/10/2014, 13:47

DimasBarroco escreveu:Muuuito obrigado Leo e demais colegas do fórum.

O que percebi também durante as ultimas semanas é que meu som sujo foi se tornando menos sujo, pois conforme fui acostumando a tocar com mais "potência" e tirar mais som percebi que fui me adaptando a este som e conseguindo controlá-lo melhor, ou seja, "domar" o violino tocando forte e as vezes exagerando fui tendo mais domínio.

Sendo que, após um tempo de estudo, mais relaxado, é que consigo ver o resultado deste estudo, pois o som se torna mais homogêneo, menos fragmentado, o que também aumenta a confiança tão necessária para tirar um som decente do violino.

Obrigado.
É exatamente isso. Descobriu o atalho do caminho das pedras.
.
Precisando, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 8/10/2014, 17:47

Olá amigos quanto tempo Very Happy só vim fazer uma perguntinha rápida, é que não consigo tirar um som mais alto do violino ai alguém pode me dar umas dicas de como tirar o maior som possível do violino?

Alexandre

Pontos : 539
Reputação : 3

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 8/10/2014, 20:35

Alexandre escreveu:Olá amigos quanto tempo Very Happy só vim fazer uma perguntinha rápida, é que não consigo tirar um som mais alto do violino ai alguém pode me dar umas dicas de como tirar o maior som possível do violino?

Para se tirar som mais intenso: é necessário rever o ponto de contato, empunhamento de arco, quantidade de arco e região do arco que você está utilizando. Isso é que faz ter um som intenso!!!
.
Muita gente quer tirar um som alto, porém faz o ponto de contato de forma errada, em vez de aproximar, se distância! Empunha o arco de forma errada, não dobra o dedinho mindinho com o polegar! Usa pouca quantidade de arco ou só quer tocar metade superior do arco!!! Tudo isso gera um som fraco, harmônico, longe do verdadeiro Detache Legatto e do som filé!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 9/10/2014, 17:08

Então irmão Leo, tem algum método próprio para a mão direita?

Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 10/10/2014, 00:09

Alexandre escreveu:Então irmão Leo, tem algum método próprio para a mão direita?
Método Sevick op 2! Mas não é questão de método, pois todo método e música pode-se aplicar técnicas! É uma questão de técnica! Tem pessoas que passam vários métodos, tocam de cabo a rabo o 36 estudos do kayser ou 42 estudos do Kreutzer, porém tem sérios problemas com o arco e empunhamento!
.
Já vi pessoas que nem estudaram muito métodos, pegaram um repertório evolutivo, mas estudaram por fundamentos. E tocam muito mais do que caras que tocam 50 métodos!
.
Então a questão é mais técnica do que metodica! De nada adianta passar vários métodos sem ter técnica!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  stringss em 10/10/2014, 18:00

Estava pensando em colocar Dominant em meu violino Eagle VK 644, que só não troquei ainda por falta de $
Estava querendo saber qual é a diferença entre a corda ré de alumínio e a de prata?
E na mí quero colocar Pirastro Gold qual a diferença entre a normal e a Wonderstone?

E sobre cordas Evah Pirazzi será que vale a pena investir em cordas como essa em meu violino?
Apesar de ser chinês, queria tirar o máximo de som.

Então, o que acham?

stringss

Pontos : 29
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 10/10/2014, 22:15

stringss escreveu:Estava pensando em colocar Dominant em meu violino Eagle VK 644, que só não troquei ainda por falta de $
Estava querendo saber qual é a diferença entre a corda ré de alumínio e a de prata?
E na mí quero colocar Pirastro Gold qual a diferença entre a normal e a Wonderstone?

E sobre cordas Evah Pirazzi será que vale a pena investir em cordas como essa em meu violino?
Apesar de ser chinês, queria tirar o máximo de som.

Então, o que acham?

Seu violino já devidamente regulado por um luthier?

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  stringss em 11/10/2014, 21:28

Sim, sou muito cuidadoso com esses detalhes.
O senhor pode responder essa dúvida pra mim?

stringss

Pontos : 29

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 18/10/2014, 12:49

stringss escreveu:Sim, sou muito cuidadoso com esses detalhes.
O senhor pode responder essa dúvida pra mim?

O ideal é você colocar a Pirastro Tônica, pois ela casa bem em qualquer violino com qualquer tipo de regulagem. Já as demais cordas, muitas vezes não casam bem com um tipo de cavalete ou determinadas regulagens!
.
É uma questão de você ir comprando outras marcas com outras carateristicas e ir testando. Talvez passe a vida inteira testando até achar uma que "casa" bem com o seu violino!
.
Em custo beneficio cai muito bem em um Eagle VK 644.
.
Outra opção seria a Infeld Red, eu tinha no meu VK 644, dava um bom resultado, mas não é garantia de sucesso no seu VK 644, pois a a maioria das cordas são enjoadas e tem que ter essa questão de ir testando e achar a correta!
.
Já a Evah Pirazzi soa bem em qualquer violino, porém em um Eagle Vk 644, você não vai poder usufruir tudo de bom que a corda pode lhe poporcionar, pois o violino tem limitações em relação a corda, sempre ficava no máximo o seu violino, porém não no máximo da corda! Elas custam uma boa grana!
.
Já tive Tônica no Meu VK 644 e Evah Pirazi! O que deu melhor resultado foi a Evah, porém em custo beneficio realmente a mais interessante é a Tônica! A que eu mais gostei? Infeld Red! Porém ela é bem carinha tambem quase o dobro da Tônica!
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  GabrielCamargo em 10/11/2014, 15:20

Olá, há um bom tempo que não venho ao fórum, mas eu nescessito de ajuda! Leo, como se estuda o trinado? Poderia passar algumas dicas, porfavor? É isso, obrigado por tudo! =)

GabrielCamargo

Pontos : 11

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 10/11/2014, 23:54

GabrielCamargo escreveu:Olá, há um bom tempo que não venho ao fórum, mas eu nescessito de ajuda! Leo, como se estuda o trinado? Poderia passar algumas dicas, porfavor? É isso, obrigado por tudo! =)

O Trinos são meio tipo vibrato, usa uma mecânica parecida ao estudar. Tem que estudar subdividindo, descendo os dedos com mesma pressão e velocidade. Não pode tensionar a mão! Tem alguns estudos preparatórios para eles, que são cheios de semicolcheias em sequência no Hans Sitt e no 36 estudos do Kayser. Só não recordo qual número dessas lições.
.
Claro, comece a estudar bem lento no metronomo, sem variar a pressão e velocidade de arco, mas com planejamento de arcada, usando toda quantidade de arco. Estude muito lento mesmo tipo umas colcheias. Depois vai aumentando a velocidade no outros dias até sentir toda coordenação motora sob controle. Sempre estude lento, depois rápido e depois volte no lento para sempre ter dominio e controle do que faz.
.
Não se esqueça que para fazer perfeitamente e ter um resultado satisfatório, deve ter o violino muito bem regulado, principalmente a pestana e o cavalete na altura correta e angulatura corretas!
.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  GabrielCamargo em 11/11/2014, 11:29

£ëø Mø®£ix escreveu:
GabrielCamargo escreveu:Olá, há um bom tempo que não venho ao fórum, mas eu nescessito de ajuda! Leo, como se estuda o trinado? Poderia passar algumas dicas, porfavor? É isso, obrigado por tudo! =)

O Trinos são meio tipo vibrato, usa uma mecânica parecida ao estudar. Tem que estudar subdividindo, descendo os dedos com mesma pressão e velocidade. Não pode tensionar a mão! Tem alguns estudos preparatórios para eles, que são cheios de semicolcheias em sequência no Hans Sitt e no 36 estudos do Kayser. Só não recordo qual número dessas lições.
.
Claro, comece a estudar bem lento no metronomo, sem variar a pressão e velocidade de arco, mas com planejamento de arcada, usando toda quantidade de arco. Estude muito lento mesmo tipo umas colcheias. Depois vai aumentando a velocidade no outros dias até sentir toda coordenação motora sob controle. Sempre estude lento, depois rápido e depois volte no lento para sempre ter dominio e controle do que faz.
.
Não se esqueça que para fazer perfeitamente e ter um resultado satisfatório, deve ter o violino muito bem regulado, principalmente a pestana e o cavalete na altura correta e angulatura corretas!
.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
Amem! Levo o violino de 3 em 3 meses ao luthier pra dar aquela revisada, nunca se sabe né? Melhor previnir do que remediar! Deus lhe abençoe, tem feito um ótimo trabalho no fórum com tantas dicas, continue assim. =)

GabrielCamargo

Pontos : 11

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/11/2014, 22:50

GabrielCamargo escreveu:!
Amem! Levo o violino de 3 em 3 meses ao luthier pra dar aquela revisada, nunca se sabe né? Melhor previnir do que remediar! Deus lhe abençoe, tem feito um ótimo trabalho no fórum com tantas dicas, continue assim. =)

Amém, meu irmão!
.
Nossa que violinista exemplar! Se todos fosse assim, realmente teriamos violinistas com um grau de qualidade maior em relação ao desempenho do violino!
.
Dentro do possível, vou dando mais dicas!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 21/11/2014, 08:39

Passar muito tempo mexendo no computador faz mal para o violinista?

Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 22/11/2014, 21:03

Alexandre escreveu:Passar muito tempo mexendo no computador faz mal para o violinista?
A Paz de Deus, meu queridissimo irmão!
.
O maior problema dos violinistas hoje em dia é o facebook, muita gente é viciada em rede sociais e deixam de estudar para ficar teclando coisas descenecessárias aos estudos diarios que todo violinista deve dedicar, principalmente quem é profissional ou quer se profissionalizar! É o mal do mundo moderno!
.
O grande problema é que o violinista em si, deve ter um cuidado sobrenatural com a mãos e dedos. O computador ou celular exigi muitas vezes esforço repetitivo de certos dedos ou posição incorreta das mãos e coluna, quem passa muito tempo a frente do computador, acaba por ter um esforço desnecessário isso prejudica demais a forma de mão e a afinação. Muitos casos chegando ao extremo de desenvolver uma tendenite!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 24/11/2014, 19:37

Alguém sabe o nome dessa música que toca aos 0:15? https://www.youtube.com/watch?v=lKsXmKPGmLA

Alexandre

Mensagem  Enzo CCB em 24/11/2014, 20:43

Alexandre escreveu:Alguém sabe o nome dessa música que toca aos 0:15? https://www.youtube.com/watch?v=lKsXmKPGmLA

O Nome dessa música é Inverno, uma das quatro estações escrita por Vivaldi.  https://www.youtube.com/watch?v=8SrE0VNoNNY

Enzo CCB

Pontos : 2

Mensagem  Alexandre em 24/11/2014, 20:46

Valeu cara

Alexandre

Qual crina é melhor?

Mensagem  Ramon9114 em 1/12/2014, 18:51

Léo, A Paz de Deus!

Eu queria tirar uma dúvida, eu tô querendo comprar um arco, só que alguns são de "Crina animal siberiana tipo AAA (algumas tem até ESPECIAL no final) e outras são de "Cavalo da Mongólia (alguns tem: fios selecionados), você sabe me dizer qual a melhor? Ou qual a diferença de uma para outra?

Ah, também queria saber qual melhor material, madeira ou fibra de carbono?

Agradeço desde já! Very Happy 
Deus abençoe!

Ramon9114

Pontos : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/12/2014, 21:34

Ramon9114 escreveu:Léo, A Paz de Deus!

Eu queria tirar uma dúvida, eu tô querendo comprar um arco, só que alguns são de "Crina animal siberiana tipo AAA (algumas tem até ESPECIAL no final) e outras são de "Cavalo da Mongólia (alguns tem: fios selecionados), você sabe me dizer qual a melhor? Ou qual a diferença de uma para outra?

Ah, também queria saber qual melhor material, madeira ou fibra de carbono?

Agradeço desde já! Very Happy 
Deus abençoe!
Amém querido irmão!
.
O AAA é qualificação em relação a qualidade da mesma! A crina Siberiana tem a fama de ser a melhor crina. Mas acredito que você tem que verificar o preço do arco. Pois de nada adianta ter uma baita crina em um arco que não corresponde a qualidade da crina.
.
Verdadeiros arcos de pau Brasil estão acima de R$ 500 reais para estudante. O semi-profissional fica em torno de R$ 1000 reais. Já o profissional na faixa de R$ 2000 reais. Acima de R$ 3000 é mais a história do arco do que a relação qualidade.
.
Os melhores arcos sem dúvidas nenhuma são os de madeira. A fibra de carbono, é muito mole e também muda o timbre do violino. Já madeira é um golpe mais preciso e tem um timbre natural do violino.
.
Só é interessante o arco de fibra de carbono de R$ 2500 reais. Esses arcos de R$ 250 reais de fibra são ruins se comparado com de madeira de mesmo nível.
.
Para concluir é melhor você pegar um arco de madeira com crina siberiana e se possível pelo menos um arco de estudante de madeira.
.
Mas se quiser ter uma experiência nova, pode optar pelo de fibra de carbono. Mas se quiser evoluir nos estudos e ter um som natural, opte pelo de madeira.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  MugiZero em 17/12/2014, 11:03

Olá adquiri um violino desses chineses para inicio de aprendizado e as cravelhas dele são de plastico, gostaria de trocar elas, sei que o violino é chines mas acredito que como todo iniciante vou ficar um bom tempo com ele e não estou satisfeito com elas, gostaria de saber se a de madeira é melhor ou se alguém aqui do fórum tem informações sobre quais comprar?

Agradeço desde já qualquer informação.

MugiZero

Pontos : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 25/12/2014, 13:23

MugiZero escreveu:Olá adquiri um violino desses chineses para inicio de aprendizado e as cravelhas dele são de plastico, gostaria de trocar elas, sei que o violino é chines mas acredito que como todo iniciante vou ficar um bom tempo com ele e não estou satisfeito com elas, gostaria de saber se a de madeira é melhor ou se alguém aqui do fórum tem informações sobre quais comprar?

Agradeço desde já qualquer informação.

Olá queridissimo amigo. Seja bem vindo!
.
Todo e qualquer violino de fábrica ao sair da loja necessita de passar por mãos de um luthier para regular e ajustar para ficar descente para o aprendizado.
.
Quando as cravelhas são de plásticos, as mesmas necessitam ser trocadas por uma de qualidade maior, em ebano ou jacaranda que são mais recomendadas para o uso no violino. Nesse caso ao levar o seu violino ao luthier, ele já vai lhe sugerir para que troque as cravelhas ou o Kit de montagem.
.
Não adianta você comprar as cravelhas, pois elas vem em tamanho padrão e será necessário o uso de ferramentas especiais para que possa adapta-las corretamente ao seu violino. Então você não ira conseguir fazer isso sozinho, pois é necessário conhecimento, experiência e ferramentas apropriadas para que o trabalho fique satisfatório e bem feito.
.
Eu tenho cravelhas avulsas para vender e kits de montagem também. Caso desejar enviar o violino ou trazer pessoalmente para que eu possa regular, coloco-me a sua disposição! Eu sou luthier e tenho uma vasta experiência em regulagens e ajustes em violinos.
.
Envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Dimas Barroco em 29/1/2015, 11:23

Boa tarde Leo e demais colegas...

Percebi outro dia que há músicas onde o vibrato se torna mais difícil e outras onde é mais fácil, devido a rítmica, interpretação,etc. É verdade? se sim há uma seleção de músicas de difícil aplicação do vibrato para estudo?

Dimas Barroco

Pontos : 291
Reputação : 0

http://www.facebook.com/dimas.edson

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/2/2015, 11:53

DimasBarroco escreveu:Boa tarde Leo e demais colegas...

Percebi outro dia que há músicas onde o vibrato se torna mais difícil e outras onde é mais fácil, devido a rítmica, interpretação,etc. É verdade? se sim há uma seleção de músicas de difícil aplicação do vibrato para estudo?
Olá querido amigo! Tudo bem?
.
Tem músicas que se torna difícil pela divisão rítmica, pois na verdade o vibrato é uma subdivisão rítmica. Outro lances importante é questão do vibrato rápido ou lento.
.
Cada música necessita de um tipo de vibrato. Músicas muito melodiosas precisam de um vibrato mais lento o que é mais difícil de fazer para quem é iniciante em vibrato. Já músicas alegres, marchas etc um vibrato mais rápido que é mais fácil de fazer porém cansa mais rapidamente!
.
Na verdade erramos ao fazer a divisão do vibrato de punho, braço e dedos. Pois na verdade independentemente do vibrato que fazemos é necessário treinar toda região dos dedos e articulações.
.
Na verdade vibrato é um só mesmo que se faça nas dinâmicas diferentes da anatomia! Tudo é interligado. Por isso é importante treinar sempre as 3 modalidades de vibratos e sempre estudar muito lento com um movimento por pulso e ir subdividindo 2 por pulso, 4 por pulso. E também nos compassos compostos essa subdivisão tercinada 3 movimentos por pulso, 6 movimentos por pulso do metrônomo.
.
Sempre trabalhar articulações dos dedos para que fique bastante flexível e jamais tenso ou duro. Assim com o movimento do braço e movimento do punho!
.
No inicio é interessante para o aluno que faça pelo menos 1 movimento nas notas rápidas como colcheias e semicolcheias para efeito de estudos, mas na hora de tocar uma música, lembre-se que o vibrato deve ser feito somente em notas longas, pois é muito brega e anti-expressivo ficar vibrando todas as notas a todo o momento!
.
Não se esquecer que cada tipo de vibrato é para uma ocasião. Exemplo: no barroco não se usa o vibrato de braço e punho. Usa-se o vibrato de corda bastante ressonante e em notas longas faz-se o vibrato de dedo, mas quase que imperceptivelmente, não se pode ver movimento de braço ou punho, sendo pouca coisa o movimento de dedo! Quem estudou história da música sabe que o vibrato no barroco basea-se apenas no vibrato de corda e dedo. Mesmo no classicismo é pouca coisa!
.
Já no romantismo o vibrato é usado e abusado, podendo ser o vibrato de braço bem flexível e percetível!
.
Quem está estudando jamais estudar com música nova. O ideal é você pegar aquela música fácil que você decorou uns 2 anos atrás etc e estudar vibrando ela. Pois estará pronta a parte rítmica, interpretativa e afinação! Estando decorada é muito mais produtivo o estudo do vibrato!
.
Acho que o vibrato é algo muito pessoal, sendo um ornamento. Então como cada pessoa tem uma anatomia diferente e nível de estudo diferente (Tem pessoas que tocam minueto do Bach Suzuki 1 já vibrando, tem gente que tocar La Folia do Corelli Suzuki 6 sem vibrar, uns já estão tocando Concerto 3 do Mozart e tem um vibrato defeituoso e falho quase que não vibram), tudo depende da postura, relaxamento, afinação, maturidade musical. Acredito que não tem música de difícil de vibrar e nem fácil de vibrar, mas sim a condição anatômica, nível de relaxamento, maturidade musical que acaba florescendo o vibrato.
.
A questão é para vibrar tem que estudar os fundamentos bem flexíveis de forma relaxada de forma cromática. Depois que entende esses movimentos de subdivisão rítmica, quantidade de movimento da flexibilidade e o corpo já ter aprendendo esse novo movimento de forma automática, fica mais fácil vibrar. Pois como eu coloquei o vibrato é em notas longas. Sendo coisa difícil ou não, tem que vibrar em nota longa que dá na mesma coisa!
.
O que se torna difícil é apenas vibrar em Sol Maior, por isso você pega algo em Mi Maior e fica difícil vibrar, pois não está acostumado a nota posição cromática! Por isso use e abuse da escala cromática ao estudar o vibrato e de todos os 12 tons das escalas mais 3 enharmônicas bem lento!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alex Silva em 12/2/2015, 19:43

ApDD Smile Não sei porque  em casa consigo tocar certo e quando chega na Igreja não consigo,  Mad

Alex Silva

Pontos : 4

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 14/2/2015, 07:44

Alex Silva escreveu:ApDD Smile Não sei porque  em casa consigo tocar certo e quando chega na Igreja não consigo,  Mad
Amém, meu querido irmão! Seja bem vindo!
.
Acho que grande parte de nossos irmãos acontecem isso.
.
Na verdade o violino é tocado mais com o psicologico do que propriamente com o físico.
.
Acontece que todos os violinistas são inseguros, na verdade como o violino é um instrumento que necessita construir o som ao longo dos anos, ele é extremante sensivel e faz transparecer o que está em sua alma, seus pensamentos, seus medos, suas frustações, sua firmeza, sua sensibilidade! Então o violinista precisa de uma "aprovação" do seu ouvinte para que ele se sinta realizado e seguro em relação ao som que ele está tirando do violino!
.
O violinista é exibido por natureza, pois precisar impor o seu som aos demais. Por isso os violinistas tem a fama "reis da orquestra" e são seguramente os mais chatos, egoistas e egocentricos da orquestra pela necessidade de "impor o seu som" para os demais colegas violinistas e o pessoal da orquestra e encantar os ouvintes (irmandade) com sua virtuosidade de sentimentos!
.
Para resolver esse problema:

primeiramente decore os hinos e se livre da partitura!

Segundo aceitei o seu som e tente evoluir, busca melhorar aquilo que você tem maior dificuldade! Pois o primeiro ouvinte é justamente você. Não se julgue incapaz ou inferior a quem é que seja. Pois o melhor dos violinistas que você tem contato e admira ele já foi aluno como você e teve erros similares aos seus!

Terceiro não se bloquei e nem coloque na cabeça que isso é só com você. Os grandes solistas ai do mundão são muito caras de pau, cometem erros o tempo inteiro, porém não deixam transparecer ao publico ouvinte!

Quarto coloque na cabeça que música é arte e não competição! Quando mais você estudar, mais vai evoluir!

Quinto parece de ficar repetindo lição, pois isso é uma forma de estudar errado que nós passam. Estude de forma inteligente e por fundamentos! Decorar não é repetir, mas sim saber cada movimento que deve ser feito ao tocar!
.
Sexto perca o medo de tocar em publico. Tente sempre tocar em publico coisas mais fáceis porém bem tocado e decorado para acostumar a se expor em publico. Jamais toquei quando não tiver firmeza e franqueza para tocar. E não toque coisas dificeis mesmo que você saiba tocar, toque coisas simples e faceis até seu psicologico te maturidade para você se expor tocando bem em publico!
.
Sempre que tiver uma tocata, quarteto de escolinhas e ensaios, participe! Se tiver 30 ensaios ao mês, vai nos 30! Quanto mais você tocar, mais você se acostumara a pressão da responsabilidade de ser músico da Orquestra do Senhor.
.
Lembre-se tocar violino de uma forma natural e como se fosse uma brincadeira! Não precisa tocar como um soldado alemão da segunda guerra mundial ou é matar ou morrer! Nem como frieza de um soldado russo do Stalin e muito menos sem expressividade como um soldado japonês ou feito um poste da companhia de eletricidade de sua cidade! Faça um movimento corporal e brinque com as nota. Música é arte e diversão! Tocar violino é mesma coisa de brincar! Seja espontâneo e sempre errar, faça com gosto!!! Estude muito para evoluir, pois é necessário um tempo para ter maturidade musical e física.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alex Silva em 18/2/2015, 20:56

Boas dicas, Deus Abençoe

Alex Silva

Pontos : 4

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 18/2/2015, 22:25

Alex Silva escreveu:Boas dicas, Deus Abençoe
Amém, meu irmão! Precisando estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:53

Conteúdo patrocinado

Página 16 de 18 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: