Violino Brasil
Quem está conectado
30 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 30 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dificuldade na posição do violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dificuldade na posição do violino

Mensagem  Damame em 10/12/2012, 19:34

Oi, me chamo Danilo e comecei a estudar a pouco tempo, uma semana. Até este momento o professor só mandou passar o arco na corda mi, observando a flexão do punho antebraço e braço.
A minha dificuldade e na posição do violino, me sinto um pouco desconfortável segurando o violino. Ele tem que ficar sempre sustentado pela mandíbula? ele deve estar em um angulo reto em relação ao meu tronco? (não consigo fazer isso só sustentando o violino com a mandíbula, tenho que levantar o violino com a mão esquerda).
Outra duvida,não sei se eu teria que fazer um novo tópico para outra duvida, minha primeira vez em um fórum. A duvida é, quando passar o arco pela corda, no caso a mi, o arco deve ser passado reto (paralelo ao cavalete) do talão a ponta?  -- quando vai chegando na ponta, já com o punho flexionado, eu tenho que inclinar um pouco o arco (perdendo um pouco do paralelismo) para terminar de passar ele completamente.

Nesse movimento de passar o arco, a mão direita vai escorregando no arco, saindo levemente da posição correta... é comum?

Eu sei que to no inicio, mas não quero ficar fazendo errado, tenho receio de ficar com costumes errados e não conseguir corrigir depois.

Desculpem a ignorância, grato,
Danilo M.

Damame

Pontos : 8
Reputação : 0

Re: Dificuldade na posição do violino

Mensagem  Alexandre em 10/12/2012, 20:03

deve ser então erro de postura
Alexandre

Pontos : 536
Reputação : 3

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Mensagem  Damame em 10/12/2012, 20:09

também, acho... eu não tenho paciência de esperar até a próxima aula para tirar duvidas com o professor... quero fazer certo desde já
Ficar fazendo o exercício e sentir que tá errado é um saco
Me diz, como tu ficas? a tua postura.

E obrigado pelas respostas.

Damame

Mensagem  Alexandre em 10/12/2012, 20:15

se for tocar sentado você deve ficar meio inclinado para direita geralmente você não deve ficar com o braço nem muito alto nem muita baixo.Agora se for tocar em pé deve ficar reto e seu cotuvelo deve ficar rente ao seu pé
Alexandre

Pontos : 536
Reputação : 3

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 10/12/2012, 23:06

damame escreveu:Oi, me chamo Danilo e comecei a estudar a pouco tempo, uma semana. Até este momento o professor só mandou passar o arco na corda mi, observando a flexão do punho antebraço e braço.
A minha dificuldade e na posição do violino, me sinto um pouco desconfortável segurando o violino. Ele tem que ficar sempre sustentado pela mandíbula? ele deve estar em um angulo reto em relação ao meu tronco? (não consigo fazer isso só sustentando o violino com a mandíbula, tenho que levantar o violino com a mão esquerda).
Outra duvida,não sei se eu teria que fazer um novo tópico para outra duvida, minha primeira vez em um fórum. A duvida é, quando passar o arco pela corda, no caso a mi, o arco deve ser passado reto (paralelo ao cavalete) do talão a ponta? -- quando vai chegando na ponta, já com o punho flexionado, eu tenho que inclinar um pouco o arco (perdendo um pouco do paralelismo) para terminar de passar ele completamente.

Nesse movimento de passar o arco, a mão direita vai escorregando no arco, saindo levemente da posição correta... é comum?

Eu sei que to no inicio, mas não quero ficar fazendo errado, tenho receio de ficar com costumes errados e não conseguir corrigir depois.

Desculpem a ignorância, grato,
Danilo M.

Olá, amigão. Com 1 semana de estudos, é normal cometer todos os tipos de vicios comuns. O importante é seguir a orientação do seu professor, buscando o máximo de aproveitamento em cada aula, botando em prática todas as orientações que lhe passar.
.
No que se refere a posição do violino, o correto seria dizer a postura do violino. Quanto a postura, você tem quantos anos? Se você tiver mais de 20 anos, já vai estar com a musuculatura formada, então provalmente vai sentir um desconforto muito grande com relação a postura. Por isso é importante aprender violino desde criança, com 4 ou 5 anos, para que essa postura do violino, seja bem natural, a musculatura está em formação e ela se moldar ao violino. Muitas pessoas acham que o violino se molda a pessoa. É errado pensar assim. Na verdade é o violinista que tem que se moldar ao violino.
.
O violino tem que se encaixado perfeitamente entre o ombro e o queixo. Ele deve ser fixado com o queixo, jamais segurar ele com a mão. Um exercicio que eu passava para meus alunos eram que eles colocassem o violino no pescoço e ficasse todos os dias algum tempo assim, andando de um lado para o outro, sem deixar cair o violino, mas o detalhe era não segurar com a mão esquerda, ficar com ela abaixada, somente sentir o violino atraves do queixo.
.
Como se fosse parte do seu corpo. Antes de pegar no arco é interessante esse exercicio de postura.
.
Faça isso sob a cama para evitar que ele caia, se cair tem o colchão, depois disso que ande por seu quarto com o violino segurado somente pelo queixo.
.
Não pode ser algo forçado, você falar com o violino no pescoço. Isso é postura natural do violino.
.
O violino não precisar se necessariamente reto. Isso depende muito do ajuste da espalheira. Conforme você ajusta ele pode ficar com a voluta um pouco acima, voltada para cima. Alguns violinistas gostam assim, eu sou um exemplo disso.
.
Outros gostam do violino com a voluta para baixo, o problema desse sistema é que vai te dar uma baita dor nas costas, pode tensionar demais assim como a voluta para cima e não vai conseguir executar todas as técnicas com maior perfeição. Depende da sua anatomia e da regulagem da espelheira.
.
A postura ideal é o violino ficar em linha reta, na diagonal.
.
Quanto ao arco sim, ele deve ser passo paralelamente ao cavalete tanto na ponta, quando ao meio e principalmente no talão que no começo tende a ir para um dos lados. Isso é coisa que você vai conseguir com o tempo e persistencia nos estudos e fazendo exercicios de flexibilidade do pulso, como o Hans Sitt exercicio número 8 (Se não falhar a memoria), que trabalha exatamente a flexibilidade do pulso. Eu que eu acho de técnica da ondinha, também ajuda muito.
.
Mas antes de chegar esse exercicio do Hans Sitt, antes tem que trabalhar muito outros exercicios de preparação. O nosso pulso é uma mola com amortecedor, assim como um carro, tem que trabalhar outros exercicios como staccato, grand staccato para trabalhar essa mola, depois para corrigir uma dureza no braço por causa dos staccatos, usa-se o detache ou tenuto e martellato, vai ganhando resistencia no braço, flexibilidade nos movimentos, trabalhar entonação, técnica de ligadura, você está pronto para trabalhar mais profundamente exercicios de flexibilidade, onde você vai ter alternar movimentos rápidos somente na ponta do arco para conseguir dobrar o pulso, depois somente no talão. E no meio do arco, mudanças alternadas de corda etc.
.
Com o passar do tempo, você vai pegar tecnicas mais avançadas como o som File, técnica da manivela e vai conseguir usar arco todo, dobrando o pulso na hora certa, com simetria e mater o arco totalmente paralelo ao cavalete, principamente em movimentos rapidos usando arco todo.
.
O importante é você levar o seu violino em um luthier para ajustes básicos e necessários aos violino de fábrica.
.
Todo violino que sai da loja, tem que obrigatoriamente passar por uma revisão para regulagem do violino.
.
Se precisar de meus serviços estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3783
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 10/12/2012, 23:10

damame escreveu:também, acho... eu não tenho paciência de esperar até a próxima aula para tirar duvidas com o professor... quero fazer certo desde já
Ficar fazendo o exercício e sentir que tá errado é um saco
Me diz, como tu ficas? a tua postura.

E obrigado pelas respostas.

Quanto a postura, sempre estude de pé, e arrume um espelho que de para você observar sua postura em frente a ele.
.
Jamais estude sentando.
.
Quando se estuda de pé, a postura fica correta e evite dores na coluna. Ao estudar, não faça movimentos desnecessários e nem tente ficar usando expressão corporal. Isso é a ultima coisa que o violino coloca. Primeiro de uma lida na lição, resolva os problemas técnicos, decora a lição, treinei com ela decorado, trabalhando tudo que precisa ser resolvido, depois bota expressividade e por ultimo expressão corporal.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Damame em 11/12/2012, 18:42

Tenho 21 anos. Kkkkk se tu estivesses em Maceió seria de grande ajuda. Muito obrigado pelos esclarecimentos. ^^
Ter 21 anos significa que eu vou demorar muito mais a me moldar ao violino ou que eu não irei me moldar corretamente?? kkkk
Grato cara, eu li outras postagens tuas, são bem interessantes.

Damame

Mensagem  Damame em 11/12/2012, 18:58

Quanto custa mais ou menos o serviço que precisa ser feito no violino?

Damame

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/12/2012, 23:41

damame escreveu:Quanto custa mais ou menos o serviço que precisa ser feito no violino?

Envia um e-mail para mim que lhe passo o orçamento sem compromisso. Envia detalhes do violino por email.
.
Meu e-mail: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um forte abraço.
.
Deus te abraço.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/12/2012, 23:45

damame escreveu:Tenho 21 anos. Kkkkk se tu estivesses em Maceió seria de grande ajuda. Muito obrigado pelos esclarecimentos. ^^
Ter 21 anos significa que eu vou demorar muito mais a me moldar ao violino ou que eu não irei me moldar corretamente?? kkkk

Sua musculatura já está formada, com certeza, vai enfretar um pouco mais de dificuldades em relação a postura do que pessoas mais jovens.
.
Eu passei por isso e ainda passo. Comecei muito mais velho 27 anos.
.
Nada é impossivel, basta ter fé e acreditar e não dar ouvido as pessoas. Se você quer isso, o Céu é o limite.
.
Teve uma historia interessante de um cara que começou a estudar com 23 anos e com apenas 4 anos de estudos, chegou a OSESP.
.
Por isso, cara, o importante é não desistir, esforça bastante que um dia a vitória chega.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Louysie em 12/12/2012, 18:16

£ëø Mø®£ix escreveu:
damame escreveu:Tenho 21 anos. Kkkkk se tu estivesses em Maceió seria de grande ajuda. Muito obrigado pelos esclarecimentos. ^^

Sua musculatura já está formada, com certeza, vai enfretar um pouco mais de dificuldades em relação a postura do que pessoas mais jovens.
.
Eu passei por isso e ainda passo. Comecei muito mais velho 27 anos.
.
Nada é impossivel, basta ter fé e acreditar e não dar ouvido as pessoas. Se você quer isso, o Céu é o limite.
.
Teve uma historia interessante de um cara que começou a estudar com 23 anos e com apenas 4 anos de estudos, chegou a OSESP.
.
Por isso, cara, o importante é não desistir, esforça bastante que um dia a vitória chega.

É verdade, tem que ter persistencia! eu sempre amei o som do violino desde bem pequena, meu pai colocava música clássica pra ouvir e eu sempre amei mas não sabia nem que aquele som era de violino.. ai com 6 anos eu vi uma pessoa tocando na igreja e descobri que era aquilo mesmo, e eu fiquei encantada (minha mãe me contou) ai eu ganhei um violino com 12 anos e fiz 1 mês de aula (4 aulas.. 1 por semana) e parei.. ai fiquei tentando em casa um bom tempo.. e já tentei desistir muitas, muuitas vezes.. tacar o violino na parede rsrs mas nunca consegui.. sempre voltei atrás.. ai comecei a aprender partitura em casa, baixei o encore e ensaio mais louvores da igreja nele... hoje eu tenho 20 anos, ainda sou semi-iniciante =) às vezes é meio frustrante, mas eu to lutando.. quando der eu vou entrar numa escola e fazer aula com professor mesmo.. por enquanto eu vou me virando..

Louysie

Pontos : 384

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/12/2012, 22:58

Louysie escreveu:
É verdade, tem que ter persistencia! eu sempre amei o som do violino desde bem pequena, meu pai colocava música clássica pra ouvir e eu sempre amei mas não sabia nem que aquele som era de violino.. ai com 6 anos eu vi uma pessoa tocando na igreja e descobri que era aquilo mesmo, e eu fiquei encantada (minha mãe me contou) ai eu ganhei um violino com 12 anos e fiz 1 mês de aula (4 aulas.. 1 por semana) e parei.. ai fiquei tentando em casa um bom tempo.. e já tentei desistir muitas, muuitas vezes.. tacar o violino na parede rsrs mas nunca consegui.. sempre voltei atrás.. ai comecei a aprender partitura em casa, baixei o encore e ensaio mais louvores da igreja nele... hoje eu tenho 20 anos, ainda sou semi-iniciante =) às vezes é meio frustrante, mas eu to lutando.. quando der eu vou entrar numa escola e fazer aula com professor mesmo.. por enquanto eu vou me virando..

Oie, moça. Posta um video para eu ver como você esta fazendo arte. Voce tem bastante tempo, mas tem que correr e não perder mais tempo. Procura um professor formado e manda bala.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Louysie em 13/12/2012, 12:42

Oie, moça. Posta um video para eu ver como você esta fazendo arte. Voce tem bastante tempo, mas tem que correr e não perder mais tempo. Procura um professor formado e manda bala. [/quote]

Ok, só que eu tenho que comprar corda pra ele.. estorei a mi tentando afinar..
É pq como eu devo me mudar em janeiro eu queria procurar um professor logo la e não aqui onde estou agora.. eu nem sei se de agora em diante eles dão aula inclusive.. muitos devem estar entrando de férias nos próximos dias acho..

Louysie

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 15/12/2012, 00:03

Louysie escreveu:

Ok, só que eu tenho que comprar corda pra ele.. estorei a mi tentando afinar.
.
É pq como eu devo me mudar em janeiro eu queria procurar um professor logo la e não aqui onde estou agora.. eu nem sei se de agora em diante eles dão aula inclusive.. muitos devem estar entrando de férias nos próximos dias acho..
.
Você tem que vim aqui para Poços de Caldas, MG, participar do Festival Músicas nas Montanhas. 14 dias de aulas com a Elisa Fukuda, Alejandro Drago, Nelson Rios, Betina e Carmelo dos Santos.
.
Um beijao, minha querida.
.
Deus te abençoe.

Última edição por £ëø Mø®£ix em 16/12/2012, 09:34, editado 1 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Louysie em 15/12/2012, 20:12

£ëø Mø®£ix escreveu:
Você tem que vim aqui para Poços de Caldas, MG, participar do Festival Músicas nas Montanhas. 14 dias de aulas com a Elisa Fukuda, Alejandro Drago, Nelson Rios, Betina e Carmelo dos Santos.
.
Um beijao, minha querida.
.
Deus te abençoe.

É, eu descobri isso tem alguns dias, foi um maestro na empresa onde meu pai trabalha dar uma palestra ai meu pai perguntou pros violinistas la onde eu poderia fazer aula e tal ai eles todos falaram pra ir no festival das montanhas em poços de caldas, eu até vi no site mas já encerrou as inscrições desse ano, mas ano que vem eu devo ir sim

Louysie

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/12/2012, 09:33

Louysie escreveu:

É, eu descobri isso tem alguns dias, foi um maestro na empresa onde meu pai trabalha dar uma palestra ai meu pai perguntou pros violinistas la onde eu poderia fazer aula e tal ai eles todos falaram pra ir no festival das montanhas em poços de caldas, eu até vi no site mas já encerrou as inscrições desse ano, mas ano que vem eu devo ir sim

Você pode participar sim. Mesmo com as inscrições encerradas. Só vim no dia aqui no Teatro Municipal, fazer sua inscrição pessoalmente e pagar a inscrição.

£ëø Mø®£ix
Admin

Festival música nas montanhas

Mensagem  Louysie em 16/12/2012, 10:45

[quote="£ëø Mø®£ix"]
Louysie escreveu:

Você pode participar sim. Mesmo com as inscrições encerradas. Só vim no dia aqui no Teatro Municipal, fazer sua inscrição pessoalmente e pagar a inscrição.

hmm, essa eu não sabia! mas também o problema é que começa dia 6 e vai até dia 19 acho, e eu vou fazer prova (fuvest) se Deus quiser (passar pra 2ª fase) dia 6,7,8..
era pra fazer transferencia, mas eu não quis na época fazer, ai agora voltei à prestar vestibular..

tem como ir la e se inscrever só no dia 9? ja que vai até dia 19.. ficar 10 dias la vale à pena..
nossa fica bem perto de SP, Centro.. da umas 3h +/-

Louysie

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/12/2012, 16:08

Louysie escreveu:
hmm, essa eu não sabia! mas também o problema é que começa dia 6 e vai até dia 19 acho, e eu vou fazer prova (fuvest) se Deus quiser (passar pra 2ª fase) dia 6,7,8..
era pra fazer transferencia, mas eu não quis na época fazer, ai agora voltei à prestar vestibular..

tem como ir la e se inscrever só no dia 9? ja que vai até dia 19.. ficar 10 dias la vale à pena..
nossa fica bem perto de SP, Centro.. da umas 3h +/-

Você pode se inscrever somente no dia da audição que começa no Domingo. Tem que participar das aulas pelo menos 70 por cento de presença no festival. Mas tem amigos meus que faltam uma semana de aula, só vem na segunda semana.
.
Na verdade apenas no primeiro dia que se organiza (Segunda feira) as aulas que pegam o nome do aluno e marcam o horario das aulas. Depois vira uma eterna bagunça, aluno do Drago fica na sala da Fukuda, depois vão para do Carmelo, etc.
.
Não tem como controlar muito bem. Só no ultimo dia que vão na sala pergunta sobre os alunos, mas os professoresassina o certificado de presença do seus alunos.
.
Mas é algo que não tem lista de presença.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: