Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

ymoraes5948

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Cavaletes entortando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cavaletes entortando

Mensagem  Felipe Willack em 25/10/2012, 10:28

Com 1 ano de uso meu cavalete entortou ,para a direção do espelho , mostrei a meu professor e ele consegui desentortar , mas agora entortou denovo .

Depois que o cavalete entorta uma vez , não tem conserto ?
Porqe ele entorta ?

Se a opção só for comprar outro ,Qual voces indicariam ?

Felipe Willack

Pontos : 23
Reputação : 0

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441288064-violino-copia-s

Re: Cavaletes entortando

Mensagem  Luís Azevedo em 25/10/2012, 22:52

Ola, compre um cavalete bom, provavelmente o q veio no seu violino é de madeira muito macia, compre um aubert ou despiau, ...

Luís Azevedo

Pontos : 89
Reputação : 0

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2012, 15:19

Todo cavalete apartir de 1 ano de uso ele pode empenar. É algo comum. Recomenda-se a troca do cavalete de ano em ano para manter todo o potencial do instrumento. Pois apartir de 1 ano, ele começa a perder o som.
.
O cavalete pode ser mole ou duro. Cada um tem sua caracteristica. Os que tem melhores sons são os moles. Mas duros, tem durabilidade maior. Quanto mais mole a madeira, maior é sua flexibidade ao vibrar, isso gera um som, mais encoorpado e timbre de qualidade maior.
.
O recomendavel é máximo de uso em 2 anos. Isso se ele não empenar antes. Se começou a empenhar, já é recomendavel a substituição. Tem que levar a um luthier para ajuste perfeito do cavalete, pois os que são vendidos em loja de Internet ou fisicas são tamanho padrão. E cada violino tem um formato de tampo diferente.
.
As vezes o seu cavalete não está empenado, ele simplesmente foi para frente por causa que ao afinar as cordas, elas "puxam" ele para frente, fica a ponto de tombar, perder o som, pois tira o contato dos pezinhos do cavalete sob o tampo.
.
Toda semana quando for afinar o seu violino, preste atenção no alimenhamento, se ele começa a se inclinar, coloque o dedo polegar nas costas do cavalete e dedo indicador e medio na frente com a mão direita. Venha com a mão esquerda sobre o cavalete e coloque o polegar nas costas do cavalete entre corda lá e ré e dedo indicador na frente entre a corda lá e mi e o médio entre a corda sol e ré, com muito cuidado, puxa ele para trás para ficar no anglo um pouco inclinado para o estandarte, muito levemente inclinado. Mas não force encima do cavalete com mão esquerda e sim com a mão direta que vai exercer a força, mão esquerda é apenas para dar a direção. Se for muito vai partir ele no meio. Cuidado.
.
Se precisar de cavalete feito por luthier, eu faço para você.
.
Mande um e-mail para mim violinistamorlix@bol.com.br ou MSN: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Aleki3419 em 26/10/2012, 21:46

Leo, gostaria de saber quanto custa seu cavalente e se tem
como mandar na medida pra meu violino , se te enviar uma foto do meu velho
violino tem como vc saber o tamanho ideal?

PS. Meu cavalete tem mais de 8 anos, kkk, mas esta em ótimo estado,
acho q ele so perdeu, como vc disse: “...perde o
potencial do instrumento”

Aleki3419

Pontos : 367
Reputação : 2

https://www.youtube.com/channel/UC0qhMY7RTiEfwWARX6V71vA

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 27/10/2012, 16:13

aleki3419 escreveu:Leo, gostaria de saber quanto custa seu cavalente e se tem
como mandar na medida pra meu violino , se te enviar uma foto do meu velho
violino tem como vc saber o tamanho ideal?

PS. Meu cavalete tem mais de 8 anos, kkk, mas esta em ótimo estado,
acho q ele so perdeu, como vc disse: “...perde o
potencial do instrumento”

Irmão, em relação a preços, não posto no fórum, porque cada remessa que eu recebo vem com preços diferentes, as vezes vem mais caro, as vezes vem mais barato. Por isso eu peço para pessoa enviar um e-mail para mim, para fazer a orçamento da peça no dia. Fica mais justo e consigo fazer o melhor preço para pessoa. Raramente eu posto preço de alguma coisa por esse motivo. Mercado de mercadorias importadas é muito instavel. Não compensa fazer estoque por causa dessa variações para cima e para baixo. Só trago uma quantidade suficiente para determinado periodo de trabalho.
.
A respeito da medida, é muito complicado avaliar por fotos, mas mandando fotos eu já tenho uma noção maior. Se tivesse um cavalete velho, enviando para mim, eu poderia copia-lo. Mas não é recomendavel, já fiz isso para um irmão nosso da Bahia, e casou perfeitamente com o violino dele a pronto de impressiona-lo pela perfeição feita, sem ter o violino em mãos.
.
O ideal é eu ter o violino em mãos para ajusta-lo com extrema perfeição. Eu posso fazer é pre-ajustar ele. Te dar alguma recomendação para fazer um pequeno ajuste caso necessário.
.
Com 8 anos, o cavalete nem deve dar 10 por cento do som original dele. Deve estar com o som completamente apagado e abafado e creio que já deva ter cravado as cordas nos sulcos do cavalete.
.
Envia um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou MSN violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço. Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 27/10/2012, 20:07

ah, o som. Realmente sinto meio q apagado, ate pq troquei as cordas la e mi (Pirastro Tonica) e nao achei q mudou muito coisa, deve ser o cavalete mesmo. bom nao tem como te enviar o violino pq so tenho ele, e nao consigo pensar em ficar sem tocar na igreja. vamos ver o q Deus prepara...

ate +

Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2012, 09:49

Vi as fotos do seu violino, as cordas parecem muito altas. Já o verniz, como ele é sintentico e forma uma casca dura, é normal com o tempo, começar a sair lascas do verniz. A queixeira não é ebano, pode ver que já saiu a tinta preta com o verniz, mesma coisa deve ter acontecido com o espelho por causa das fricções das cordas.
.
O cavalete está alinhado corretamente com os FF, porém, achei ele um levemente inclinado para frente. Quase impercetivel.
.
O cavalete parece não estar epenado, mas está bem grosso e alto.
.
Já a alma naquela posição, ela deixa o violino muito estridente, o ideal era chegar ela mais para trás, jogar o som para parte inferior da caixa e dar uma aveludada no som. E também se tirasse os microafinadores, ficaria bem melhor, com o som mais natural.
.
E claro, seria bom um polimento nele, para ficar com um aspecto bem bonito.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 28/10/2012, 13:09

£ëø Mø®£ix escreveu:Vi as fotos do seu violino, as cordas parecem muito altas. Já o verniz, como ele é sintentico e forma uma casca dura, é normal com o tempo, começar a sair lascas do verniz. A queixeira não é ebano, pode ver que já saiu a tinta preta com o verniz, mesma coisa deve ter acontecido com o espelho por causa das fricções das cordas.
.
O cavalete está alinhado corretamente com os FF, porém, achei ele um levemente inclinado para frente. Quase impercetivel.
.
O cavalete parece não estar epenado, mas está bem grosso e alto.
.
Já a alma naquela posição, ela deixa o violino muito estridente, o ideal era chegar ela mais para trás, jogar o som para parte inferior da caixa e dar uma aveludada no som. E também se tirasse os microafinadores, ficaria bem melhor, com o som mais natural.
.
E claro, seria bom um polimento nele, para ficar com um aspecto bem bonito.

é, meu violino precisa de varios reparos, concordo contigo,

o cavalete deve estar numa altura legal, pq sinto quando pressiono
as cordas mas no agudo sinto fácil tocar no espelho, bom não entendo muito, mas
é isso ai.

Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2012, 15:08

Mas quando você toca na 10 posição fica fácil de tocar? Sai limpo o som e pressionar o dedos sem tensionar e não faz fissura nos dedos?

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 28/10/2012, 17:22

£ëø Mø®£ix escreveu:Mas quando você toca na 10 posição fica fácil de tocar? Sai limpo o som e pressionar o dedos sem tensionar e não faz fissura nos dedos?

faz fissura nos dedos, isto realmente acontece, fica a marca das cordas no dedos.

Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2012, 23:38

Então realmente está alta as cordas.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 29/10/2012, 11:40

£ëø Mø®£ix escreveu:Então realmente está alta as cordas.

mas se abaixar mais, o som nao fica muito abafado nao???

Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/10/2012, 12:44

Nem sempre, amigo. Eu faço alguns ajustes para que o violino fique com muita intensidade e com o som aveludado ao mesmo tempo. Som alto e qualidade no timbre.
.
Não é apenas abaixar o cavalete esse procedimento, são um conjunto de coisas que são precisam ser feitos para que tenha um resultado satisfátorio.
.
A principio para melhorar a sonoridade do seu violino, o um dos passos seria abaixar alguns milimetros a altura do cavalete, mas como ele está meio que padrão ainda, não bastaria abaixar, pois se abaixasse ele com certeza perderia a tensão das cordas um pouco, que em teoria geraria um som mais morno, mas lembre-se das leis da fisica quanto mais madeira, maior seria a resistencia da passagem das vibrações por ela. Então, fazendo uma gama de ajustes. O seu violino aumentaria o intensidade, os harmonicos ficariam nitidos e qualidade maior no timbre.
.
Escreveria vários livros ao explicar certos fenomenos e leis que os luthiers seguem, alguns segredos que não são revelados, eles escondem.
.
No caso especifico das condições que você está, não aconselho a mexer no seu violino, por não ter experiencia e nem saber sobre lutheria. E também não tem luthier perto. Mas seu cavalete, ficaria bem melhor se estivesse mais baixo por algumas questões da técnica no violino. Mas é serviço para luthiers experientes.
.
Se quiser adquirir um cavalete pre ajustado. Estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 29/10/2012, 19:42

£ëø Mø®£ix escreveu:Nem sempre, amigo. Eu faço alguns ajustes para que o violino fique com muita intensidade e com o som aveludado ao mesmo tempo. Som alto e qualidade no timbre.
.
Não é apenas abaixar o cavalete esse procedimento, são um conjunto de coisas que são precisam ser feitos para que tenha um resultado satisfátorio.
.
A principio para melhorar a sonoridade do seu violino, o um dos passos seria abaixar alguns milimetros a altura do cavalete, mas como ele está meio que padrão ainda, não bastaria abaixar, pois se abaixasse ele com certeza perderia a tensão das cordas um pouco, que em teoria geraria um som mais morno, mas lembre-se das leis da fisica quanto mais madeira, maior seria a resistencia da passagem das vibrações por ela. Então, fazendo uma gama de ajustes. O seu violino aumentaria o intensidade, os harmonicos ficariam nitidos e qualidade maior no timbre.
.
Escreveria vários livros ao explicar certos fenomenos e leis que os luthiers seguem, alguns segredos que não são revelados, eles escondem.
.
No caso especifico das condições que você está, não aconselho a mexer no seu violino, por não ter experiencia e nem saber sobre lutheria. E também não tem luthier perto. Mas seu cavalete, ficaria bem melhor se estivesse mais baixo por algumas questões da técnica no violino. Mas é serviço para luthiers experientes.
.
Se quiser adquirir um cavalete pre ajustado. Estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

Deus abençoe pelas informaçoes, estou orando a Deus, logo se arrumar uma grana vou dar uma olhada em um de seus violino(do qual vc nao me enviou ainda), assim poderei comprar um violino seu.

Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 30/10/2012, 13:49

Vou enviar, meu irmão. Se não enviar a noite, manda um e-mail para mim me cobrando. As vezes me perco entre muitos e-mails para responder para o pessoal. Preciso contratar uma secretária para serviços de e-mail. kkkkkkkkk

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 30/10/2012, 19:13

£ëø Mø®£ix escreveu:Vou enviar, meu irmão. Se não enviar a noite, manda um e-mail para mim me cobrando. As vezes me perco entre muitos e-mails para responder para o pessoal. Preciso contratar uma secretária para serviços de e-mail. kkkkkkkkk

kkk, vida de empresario é assim mesmo, bom ate agora (20:13 na bahia) nao chegou .

Aleki3419

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:50

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: