Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Bréu nas cravelhas ! é uma boa opção ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bréu nas cravelhas ! é uma boa opção ?

Mensagem  Felipe Willack em 25/10/2012, 10:22

Pelo clima estar bem quente aqui , minhas cordas voltam facilmente um amigo disse para passar bréu nas cravelhas para não voltar as cordas , fiz isso .
As cordas demoram para voltar , mas quando voltam, pra apertar denovo fica dificíl
a cravelha fica muito dura , dá até medo de quebra-lá ..
Tem uma melhor opção ?

Felipe Willack

Pontos : 23
Reputação : 0

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441288064-violino-copia-s

Re: Bréu nas cravelhas ! é uma boa opção ?

Mensagem  Luís Azevedo em 25/10/2012, 11:59

Ola, um lluthier uma vez me disse pra controlar as cravelhas com gis( de escrever no quadro) quando elas estão voltando, e usar sabão quando elas ficam muito presas. Eu acredito q existam maneiras mais corretas pra se fazer isso, ele hapenas deve ter me dado uma forma para diminuir o problema com itens domesticos...

Com relaçao às cordas estarem desafinando com o calor, isso nao deve-se ao fato das cravelhas estarem voltando, e sim as cordas estarem sofrendo dilataçao pela mudança de temperatura, o coeficiente de dilataçao do metal é alto... No caso das cordas de tripa, elas nao apenas oscilam com a mudança de temperatura mas tmb com a mudança de umidade...

Abraço!

Última edição por luis A. em 26/10/2012, 19:16, editado 1 vez(es)

Luís Azevedo

Pontos : 89

lumbrificar as cravelas

Mensagem  Italo - Slog em 25/10/2012, 13:06

oi amigos voces estao errados o giz e o sabao não é bom pois esses tipos de materiais prejudica a madeira das cravelas. e tambem pode diminuir a grossura das cravelas , nao fação isso . eu fazia mas procurei saber se era bom e levei um carão do £ëø Mø®£ix nao é bom ta!

mas tambem vou lhes dar uma dica que ja aprendi, testei, e ficou bom.

bom é só passar grafiti, simples né/?

mas nao passe muito pois pode ficar escorregando de mais. passa um pouco mas se estiver muito escorregadio passe a flanela e retire um pouco. valeuuuuuu e ate !Twisted Evil

Italo - Slog

Pontos : 292
Reputação : 3

Mensagem  Luís Azevedo em 25/10/2012, 13:37

italo.jakobo escreveu:oi amigos voces estao errados o giz e o sabao não é bom pois esses tipos de materiais prejudica a madeira das cravelas. e tambem pode diminuir a grossura das cravelas , nao fação isso . eu fazia mas procurei saber se era bom e levei um carão do £ëø Mø®£ix nao é bom ta!

mas nao passe muito pois pode ficar escorregando de mais. passa um pouco mas se estiver muito escorregadio passe a flanela e retire um pouco. valeuuuuuu e ate !Twisted Evil

Grafite é bom para lubrificaçao, nao hapenas de cravelhas mas pra quase tudo, ate as melhores graxas tem grafite em sua composiçao,acho q esse nao é o caso do nosso amigo aqui.

Com relaçao às dicas que dei, foram me passadas por um luthier formado e alemao(nao q isso seja sinonimo de sabedoria, mas passa alguma credibilidade visto a tradiçao do intrumento no pais), por isso nao penso q oq ele disse esta completamente errado (mas tmb nao penso q esta 100% certo).Como eu disse antes isso pode ser apenas uma soluçao caseira.

O leo tem sim outras soluçoes, que devem ate ser mais corretas do que essas. Ja conversei com ele sobre o assunto, e me recordo dele dizer q uma simples limpada na cravelha com pano seco pode resolver, pois essa pode estar com excesso de lubrificaçao....e no caso das minhas cravelhas q estavam com o msm problema resolveram, nao tive q aplicar giz ou outra coisa qualquer...

Luís Azevedo

verdade verdadeira

Mensagem  Italo - Slog em 25/10/2012, 14:20

as cravelas tambem podem ser lumbrificads por esses materiais . mas com um tempo prejudica. se passar muito no meu caso quando eu estava ainda com meu antigo violino. mas agora nao. pode ser sim com giz . mas o sabao .nao gostei muito.

Italo - Slog

Pontos : 292
Reputação : 3

uhum

Mensagem  Felipe Willack em 25/10/2012, 15:11

luis A. escreveu:Ola, um lluthier uma vez me disse pra controlar as cravelhas com gis( de escrever no quadro) quando elas estão voltando, e usar sabão quando elas ficam muito presas. Eu acredito q existam maneiras mais corretas pra se fazer isso, ele hapenas deve ter me dado uma forma para diminuir o problema com itens domesticos...

Com relaçao às cordas estarem desafinando com o calor, isso nao deve-se ao fato das cravelhas estarem voltando, e sim as cordas estarem sofrendo dilataçao pela mudança de temperatura, o coeficiente de dilataçao do metal é alto... No caso das cordas de tripa, elas nao apenas oscilam com a mudança de temperatura mas tmb com a mudança de humidade...

Abraço!

@Luis nao tinha pensado nisso no coeficiente do metal , atá .. Smile Vlw

Felipe Willack

Pontos : 23

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441288064-violino-copia-s

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2012, 15:26

luis A. escreveu:Ola, um lluthier uma vez me disse pra controlar as cravelhas com gis( de escrever no quadro) quando elas estão voltando, e usar sabão quando elas ficam muito presas. Eu acredito q existam maneiras mais corretas pra se fazer isso, ele hapenas deve ter me dado uma forma para diminuir o problema com itens domesticos...

Com relaçao às cordas estarem desafinando com o calor, isso nao deve-se ao fato das cravelhas estarem voltando, e sim as cordas estarem sofrendo dilataçao pela mudança de temperatura, o coeficiente de dilataçao do metal é alto... No caso das cordas de tripa, elas nao apenas oscilam com a mudança de temperatura mas tmb com a mudança de humidade...

Abraço!

Olá, amigo. Só uma correção. As cravelhas volta sim por causa do calor. O que acontece? Madeira com o frio ela tende a condensar. Quanto está muito calor ela tem a se espandir. O que acontece então com essa lei da fisica? Ao aumentar de temperatura, elas se espandem e não tem lugar para se espandir dentro do furo da caixa de cravelhas, então a reação é "explusar" ela da caixa de cravelha. Elas são empurradas naturalmente por essa lei da fisica. É como um fermento em uma Massa de bolo, ao aumentar o calor do forno, o bolo tende a crescer, se tiver muita massa, ela vai cair dentro do forno do fogão e fazer maior sujeirada. Assim é com o violino. Acabar por espandir a madeira e "faz maior sujeirada com a afinação".
.
O ideal é não por o violino dentro do estojo termico. Deixa ele na temperatura ambiente e madeira vai acompanhar a temperatura, você fixa as cravelhas e afina normalmente. Ele estabiliza em algumas horas.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2012, 15:35

italo.jakobo escreveu:oi amigos voces estao errados o giz e o sabao não é bom pois esses tipos de materiais prejudica a madeira das cravelas. e tambem pode diminuir a grossura das cravelas , nao fação isso . eu fazia mas procurei saber se era bom e levei um carão do £ëø Mø®£ix nao é bom ta!

No caso, amigo, o giz é uma solução para fixação, mas é algo primitivo como disse o Luiz. É uma solução usando coisas que temos no nosso dia a dia. Mas não é uma solução mais eficaz.
.
Quando a cravelha volta muito, só pegar uma lixa grossa e dar uma leve passada na cravelha, uma ou duas vezes a fim de criar um "grip" para ela não fiquei totalmente lisa. Depois só passar um lubrificante em quantidade moderada apenas para tirar aquelas travadinhas e tirar o rangindo e girar com eficacia e ter um perfeição ao girar nas cravelhas com o violino no pescoço.
.
O que vai comendo a madeira das cravelhas ou abre a furo da caixa de cravelhas é "fincar" a cravelha para dentro, o que pode até rachar a caixa de cravelhas ou ficar tão presa, principalmente se passar "breu" ou "giz" e acaba quebrando ao girar.
.
Já o sabão, funciona apenas no momento, depois quando sobe a temperatura resseca e ai não para mais mesmo a cravelhas. Fica na mesma. Eu acredito mais no grafite como uma solução. Mas no momento, se não tem grafite, vai no sabão mesmo, provisoriamente. Não recomendo, mas na hora do "aperto", todo mundo vira um "Magaiver", até com um palito de fosforo, se faz uma bomba. kkkkkkkkkkkkk
.
O ideal para passar é o batom de cravelhas Hill ou grafite em pó que é que todo luthier usa no Brasil. Mas em pequena quantidade o grafite, pois se passar muito, vai parece o Schumacher com o Koba disputando posição sem freio na chuva. Sabe lá onde vai parar.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2012, 15:45

Felipe Willack escreveu:Pelo clima estar bem quente aqui , minhas cordas voltam facilmente um amigo disse para passar bréu nas cravelhas para não voltar as cordas , fiz isso .
As cordas demoram para voltar , mas quando voltam, pra apertar denovo fica dificíl
a cravelha fica muito dura , dá até medo de quebra-lá ..
Tem uma melhor opção ?

Cara, limpa esse breu da cravelhas, véio. Passa muito pouco grafite, apenas para dar um giro sem travadinhas ou rangimentos. Se esse breu derreter e fundir na cravelha, véio. Você vai ter sérios problemas, principalmente se ela travar de vez. Aí, cara, eu posso até te passar a solução para destravar que é algo simples e facil, sem quebrar a cravelha, mas, vai ser precisão de médico em cirurgia cardiaca.
.
Caso ainda continua a voltar, pegar um lixa grossa, e da uma ou duas passadas na cravelha e depois passa um pouco de grafite em pequena quantidade. não passa muito a lixa, se não vai atravessa a cravelha do outro lado do furos. E ao passar grafite, passa uma pequenissima quantidade e afinar o violino, veja se está ok, se tiver travando muito ou rangendo passa mais um pouco, se tiver muito mole e não parando é solução que eu falei para o Luis, uma flanela e passa na cravelha tirando o excesso até ficar no ponto ideal.
.
É coisa de teste e muita paciencia! Mas uma solução a longo prazo.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Luís Azevedo em 26/10/2012, 19:15

£ëø Mø®£ix escreveu:

Abraço!

Olá, amigo. Só uma correção. As cravelhas volta sim por causa do calor. O que acontece? Madeira com o frio ela tende a condensar. Quanto está muito calor ela tem a se espandir. O que acontece então com essa lei da fisica? Ao aumentar de temperatura, elas se espandem e não tem lugar para se espandir dentro do furo da caixa de cravelhas, então a reação é "explusar" ela da caixa de cravelha. Elas são empurradas naturalmente por essa lei da fisica. É como um fermento em uma Massa de bolo, ao aumentar o calor do forno, o bolo tende a crescer, se tiver muita massa, ela vai cair dentro do forno do fogão e fazer maior sujeirada. Assim é com o violino. Acabar por espandir a madeira e "faz maior sujeirada com a afinação".
.
O ideal é não por o violino dentro do estojo termico. Deixa ele na temperatura ambiente e madeira vai acompanhar a temperatura, você fixa as cravelhas e afina normalmente. Ele estabiliza em algumas horas.

Sim Leo, a madeira tmb dilata com a mudança de temperatura e umidade. Visto q a inércia termica da madeira é muito baixa com relaçao à do metal, eu acredito q o fator mais influente na afinaçao seja msm a dilataçao do metal ( nao desconsiderando a dilataçao da madeira). Entretanto a dilataçao da madeira com a presença da umidade é altissima, e algo q pode trazer serios problemas para o violino. Entao eu gostaria defazer 1 observaçao: nao se deve guardar o violino com suor ( ou quaqer outra umidade) dentro do case, pois essa umidade nao ira sair, e vai inflitrar na fibra da madeira... eu quando deixo meu violino fora do case costumo envolve-lo em um pano, alguns usam seda, eu uso algodao pq acredito q esse absorva melhor a umidade, o tecido ajuda tanto na questao termica como na absorçao da umidade, sem falar na poeira...

Luís Azevedo

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2012, 19:48

Vale lembra que onde está com muita umidade é melhor manter o violino fora do estojo, pois ao fechar, estara fechando a umidade junto ao estojo, mesmo que a temperatura ambiente melhore, dentro do estojo, estara com a umidade do mesmo instante que você guardar o violino. Prejudicando a madeira do instrumento.
.
Quando a Seda é realmente importante envolver o instrumento na seda verdadeira por causa dela ser termica. Pratica comum na antiguidade.
.
Quando mais a madeira respirar é melhor. Por isso, o melhor é deixar o violino com o estojo aberto, mas cuidado para não acontecer um acidente.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 26/10/2012, 21:37

Amigos, valiosíssimas informações, so aprendendo.

obrigado

Aleki3419

Pontos : 367
Reputação : 2

https://www.youtube.com/channel/UC0qhMY7RTiEfwWARX6V71vA

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 27/10/2012, 16:21

Aqui nesse fórum a gente bota para quebrar. Essa é minha intenção desde o inicio, levar conhecimento a todos, gratuitamente. Faço um trabalho de orientação e conto com a imensa ajuda de coloboradores como nossos amigos.
.
Espero que um dia nosso país, chega a um patamar importante no desenvolvimento da cultura do violino em nosso país.
.
Estou colocando meu tijolinho nessa história.
.
Espero que eu realmente esteja conseguindo formar opiniões e aumentar o conhecimento de todos nossos irmãos da Congregação, Assembleia e claro de muitos músicos profissionais e os apaixonados por violino.
.
Creio que hoje continuamos na liderança. Assim que eu tiver mais tempo, vou pegar mais pesado no Fórum. Quase não posto, mas no que eu posso contribuir, sempre o faço.
.
Quem precisar de orientação, pode postar no Forum livremente e quem quiser contribuir, pode postar os seus conhecimentos e experiencias pessoais com o violino e com música. Todos são bem vindos. Vamos trocar experiencias e conhecimentos.
.
Que Deus abençoe a todos!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 27/10/2012, 20:06

£ëø Mø®£ix escreveu:Aqui nesse fórum a gente bota para quebrar. Essa é minha intenção desde o inicio, levar conhecimento a todos, gratuitamente. Faço um trabalho de orientação e conto com a imensa ajuda de coloboradores como nossos amigos.
.
Espero que um dia nosso país, chega a um patamar importante no desenvolvimento da cultura do violino em nosso país.
.
Estou colocando meu tijolinho nessa história.
.
Espero que eu realmente esteja conseguindo formar opiniões e aumentar o conhecimento de todos nossos irmãos da Congregação, Assembleia e claro de muitos músicos profissionais e os apaixonados por violino.
.
Creio que hoje continuamos na liderança. Assim que eu tiver mais tempo, vou pegar mais pesado no Fórum. Quase não posto, mas no que eu posso contribuir, sempre o faço.
.
Quem precisar de orientação, pode postar no Forum livremente e quem quiser contribuir, pode postar os seus conhecimentos e experiencias pessoais com o violino e com música. Todos são bem vindos. Vamos trocar experiencias e conhecimentos.
.
Que Deus abençoe a todos!

com certeza esta fazendo um otimo trabalho, q Deus te recompense.

Aleki3419

Pontos : 367
Reputação : 2

https://www.youtube.com/channel/UC0qhMY7RTiEfwWARX6V71vA

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2012, 09:49

Deus abençoe o irmão pelas palavras.
.
Amém.
.
Vamos que vamos!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:49

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: