Violino Brasil
Últimos assuntos
» Troca de cavalete
19/4/2017, 13:42 por Daniel Antunes

» Violino Christina v5 v9
18/4/2017, 01:16 por Danielle Epifanio

» Que Breu usar?
13/4/2017, 16:58 por £ëø Mø®£ix

» qual a diferença entre os breus?
13/4/2017, 16:43 por £ëø Mø®£ix

» Que violino comprar ?
13/4/2017, 16:13 por £ëø Mø®£ix

» Troca de kit do violino
12/4/2017, 15:47 por £ëø Mø®£ix

» vernizes, álcool e a óleo
2/4/2017, 20:21 por Luthier Paulo

» STRADIVARIUS
10/3/2017, 22:02 por JOAO VICTOR VICENTE

» Cavalete Diferença
4/3/2017, 20:54 por Robson Oliveira

Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

cavalete, autura das cordas, distancia do cavalete ao espelho.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cavalete, autura das cordas, distancia do cavalete ao espelho.

Mensagem  Italo - Slog em 19/10/2012, 15:49

:confused:oi galera ja pedi ajuda nessas partes mas ninguem ainda citou algo quem poder me ajudar explicando esses temas estarei grato !
Italo - Slog

Pontos : 291
Reputação : 3

Re: cavalete, autura das cordas, distancia do cavalete ao espelho.

Mensagem  Alexandre em 19/10/2012, 17:01

Bom se o cavalete estiver alto vai cortar seus dedos
Alexandre

Pontos : 540

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 20/10/2012, 11:58

Cara, esse assunto é complicado, véio. Não tem como dar medida exatas. Eu por exemplo, não dou, por quê?
.
Cada violino, tem uma medida diferente isso é notorio. Uns tem o espelho mais proximo do tampo superior, outros são mais altos. Não da para ser exato, as vezes a pestana é alta, esta desregulada. Existe uma medida padrão, mas se ele está fora da medida padrão, ai você tem que estar dentro do que eu acho de medida basicas, mas especificas para cada violino. É mesma coisa de você tentar vestir a cueca do Tim Maia ou vestir a cueca do Romário. Dependendo do seu porte fisico e anatomica, ou vai te fazer um omelete ou vai se transformar na ponte do rio que cai. Entendeu? A cueca, você tem que vestir conforme o seu tamanho, por isso existem várias medidas padrões nas lojas. Mas se você mandar uma costureira fazer, ela vai ser perfeita, pois vai ser especifica para você e vai te trazer conforto e bem estar. Assim é o cavalete em relação as medidas padrões do violino. Cada violino tem suas particularidades, seguimos as medidas padrões, mas em geral elas existem porque precisamos de um parametro, mas não devem ser seguidas a risca, vai depender muito da construção do seu violino para dar certo o cavalete. Ai meu caro é só um luthier com experiencia para conseguir fazer algo que caia como uma luva.
.
É complicado.
.
Depende muito da angulatura do cavalete.
.
O certo é Corda mi mas baixa, Corda Ré mais alta e corda Sol e Lá quase na mesma altura, com a corda sol um pouco mais alta do que a Lá. Isso referente a angulatura. Mas isso também deve-se levar em conta, se o espelho está bem alinhado e não está mais inclinado na corda mi. Pois já vi violinos levemente inclinados, isso provoca a corda sol ter que ficar mais alta. E também já vi ao contrário com a corda sol mais alta e corda mi mais baixo. Como reparar esse problemas? Ai teria que tirar o espelho, fazer um enxerto no braço e recolocar o espelho, é um trabalho para profissionais, pois tem todas as técnicas e procedimentos necessarios, isso já afeta o braço, principalmente se tiver que aumentar um pouco, então é algo complicado para esplanar aqui.
.
Quanto a distancia entre as cordas: deve ser 11,5 mm a 12 mm entre as cordas. Dependendo do cavalete deixa as pontas em 5mm. Por isso tem que saber esculpir bem, pois se não fizer tudo simetrico, vai dar errado e vai esbarrar o arco na corda do lado ao tocar ou a corda vai bater no espelho e tirar a vibração. Tem que ter certos cuidados e preciso ter experiencia para conseguir um ajuste perfeito além de racionio e muita atenção para contornar qualquer problema de construção que tenha o violino.
.
O espelho pode ser mais curto ou mais comprido em alguns mm. Então eu por exemplo não costumo medir a distancia pelo espelho e sim pelo tracinhos do FF e alinhar por eles, por questão de posicionamento da alma e barra harmonica e para ter uma melhor sonoridade nesse ponto do violino.
.
Se alinou nos tracinhos do FF, está tranquilo. Não precisar medir a distancia entre o espelho e cavalete, pois cada espelho daria diferença no posicionamento do cavalete no tampo. Prejudicando a sonoridade do violino.
.
O violino é simetrico e ao mesmo tempo também requer racicionio, pois quando é mau construido ou desalinhado, causa uma simetria imperfeita. Por isso um violino bem construido como o Stradivarius valem milhões, porque são perfeitos em sua construção, simetria e frequencia produzidas.

Última edição por £ëø Mø®£ix em 22/10/2012, 10:29, editado 1 vez(es)

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3778
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Alexandre em 22/10/2012, 08:00

rachei kkkk é como vestir a cueca do Tim maia kkk
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 22/10/2012, 10:31

Gosto de explicas as coisas do violino trazendo para o nosso dia a dia. rs*

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 22/10/2012, 11:10

Vi um outro violino de outra marca e notei que espelho quando chega la no fim perto do cavalete fica mais baixo que o meu
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 25/10/2012, 00:42

Tem que ser muito bem feito o espelho, alguns violinos, tem o espelho defeituoso.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: