Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Tenho uma duvida! Com ou sem espalheira?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tenho uma duvida! Com ou sem espalheira?

Mensagem  Italo - Slog em 7/9/2012, 05:35

[quote]
O meu estrutor me falou que todos os violinistas devem usar espalheira o que voces acham?
Me respondam o mais rapido possivel!


Última edição por italo.jakobo em 7/9/2012, 05:54, editado 1 vez(es) (Razão : Simples)
avatar
Italo - Slog

Mensagens : 199
Pontos : 276
Reputação : 3
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vamos Analisar!

Mensagem  Ramon Avivamento em 7/9/2012, 08:22

Olá Italo! Sou estudante de violino como vc mas, decidi responder,pois, tive a mesma dúvida. No começo foi difícil ajustar a espaleira de maneira mais confortável; por que o ajuste da espaleira, o uso ou não dela, depende de uma coisa: anatomia do seu pescoço em relação ao seu ombro ( se vc tem um pescoço grande ou não). Se o violino encaixa perfeitamente entre o pescoço e a clavícula, ou seja, se vc colocar o violino e não tiver levantar o ombro para apoiá-lo e ao mesmo tempo não ter que inclinar demasiadamente a cabeça para segurar o violino o uso da espaleira é facultativo, vc é que decide, mas se ocorrer o contrário é bom usar para evitar problemas ortopédicos no futuro. A espaleira dá mais apoio, conforto e estabilidade para tocá-lo.


Espero ter ajudado!
avatar
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Muitooo obrigadooo!

Mensagem  Italo - Slog em 7/9/2012, 10:18

Oi muito obrigado mesmo me ajudou bastante! Espero que nos possa-mos ser amigos e trocar ideis! Vc é da congregaçao? .
avatar
Italo - Slog

Mensagens : 199
Pontos : 276
Reputação : 3
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tenho uma duvida! Com ou sem espalheira?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 8/9/2012, 21:32

[quote="italo.jakobo"]

O meu estrutor me falou que todos os violinistas devem usar espalheira o que voces acham?
Me respondam o mais rapido possivel!

O uso da espalheira é condicionado ao porte fisico da pessoa. É questão de saúde.
.
No inicio da era do violino, não se usava nem queixeira e nem espalheira. Isso foi encorporado com o passar dos anos.
.
O que significa o termo espalheira?
.
É uma palavra de origem italiana que foi abrasileirada. Na verdade é Spalla. Que significa ombro. Falando claramente: suporte para o violino que se coloca no ombro.
.
Por que surgiu a espalheira?
.
Algumas pessoas tem o corpo adequado ao violino, com o pescoço no tamanho correto a postura do violino. Outras não e sente desconfortavel ao tocar o violino e forte dores no pescoço, coluna e tendões provocado pela postura e tensão do nosso corpo em posição que fica desfavoravel.
.
Na verdade o violino não deve adequar ao nosso corpo e sim ao contrário, nosso corpo deve se adequar ao violino. Então pessoas de estatura elevada ou com pescoço cumprido, ficaria desconfortavel a posição do pescoço que teria que fica bem acentuada dobramento para colocar o queixo na queixeira. Isso provoca uma postura não natural do pescoço, fazendo que a coluna fica tensionada e ao longo do tempo com essa exposição, terá sérios problemas na coluna, inflação dos tendões (Tendenite) provocado pelo excesso de tensão, pois o queixo tende a força o violino para baixo, provocando dores na clavicola.
.
Para atenuar esse problema usa-se a spalheira para colocar o violino na altura que a cabeça fica levemente inclinada e o queixo se encaixe perfeitamente e o violino fique fixo entre o queixo e o ombro.
.
Por que de usar espalheira? Primeiro que ela da uma estabilidade muito grande ao violinista, possibilitando vibrar com maior facilidade, e tocar diversas técnicas no violino com maior destreza e habilidade. Segundo por questão de saude, prevenção contra dores na coluna, postura errada, tendenite e dores musculares.
.
É obrigatório o uso? Não. Se o seu corpo fisico é adequado naturalmente para o uso do violino onde ele encaixa perfeitamente em seu corpo. Dispensa o uso de espalheira.
.
Os grande violinistas que são fieis ao estilo barroco, não usam espalheira quando tocam peças do Vivaldi. Um exemplo é Nigel Kennedy. Mas veja que o corpo dele é adequado ao violino.
.
E também espalheira você tem que procura uma que se adapte ao seu corpo e fique confortavel. Procure uma que de para ajustar a altura dela para você colocar na medida correta do seu pescoço para que o violino fique o mais confortavel possivel. Que ele seja uma parte do seu corpo.
.
Vai ter que comprar diversas e experimentar muitas para achar uma ideal. Tem violinistas que passam a vida inteira procurando uma que encaixe perfeitamente e sinta confortavel. Lembre-se que é um conjunto e a queixeira também faz parte da estabilidade e conforto, nem sempre o problema é espalheira, e as vezes é queixeira que não está no formato do seu queixo. O certo é mandar confeccionar uma personalidade com medida do seu queixo, mas são poucos luthiers que conseguem fazer fielmente. É dificil conseguir um bom profissional para fazer esse acessórios personalizados.
.
Um boa espalheira que muita gente elogia é a Kun, mas quando mais fininha menor é a area de contato com sua clavicola e ombro, melhor será o conforto e estabilidade.
.
Qualquer duvida só me consultar.
.
Deus te abençoe.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tenho uma duvida! Com ou sem espalheira?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum