Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
24 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 22 Visitantes :: 2 Motores de busca

david melo, luanaabreu

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Posicionamento dos dedos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Posicionamento dos dedos

Mensagem  Alexandre em 6/7/2012, 15:11

Pessoal toco violino a 1 ano mais não consigo gravar o lugar das notas alguem pode dar umas dicas de como gravar mais rapido o lugar certinho?
Alexandre

Pontos : 536
Reputação : 3

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Re: Posicionamento dos dedos

Mensagem  Luís Azevedo em 6/7/2012, 20:24

Ola Alexandre FSS, tambem sou iniciante no violino e estou tendo certa facilidade em encontrar os lugares das notas, o que tem me ajudado?

1º, eu ja tocava outros intrumentos e conhecia bem os sons de cada intervalo, isso ajuda muito. Quando vc tem na cabeça o som de uma segunda , uma terça menor, uma terça maior , etc, fica mais facil decorar que distancia no braço corresponde a cada intervalo, sem contar que quando vc sabe o som que tem q sair vc acaba ajustando o dedo um pouco pra tras ou pra frente para chegar no som certo.

2º, decorar o desenho de cada escala, ex: se vc faz a escala de La menor sem utilizar as cordas soltas, vc ira criar um desenho da escala, e caso seja necessario fazer a escala de La# menor, vc tera apenas q executar o mesmo desenho porem meio tom acima, se for Si menor vc sobe mais meio tom, e assim por diante.

3º, conhecimento dos modos gregos. Isso te ajuda a economizar desenhos de escalas a decorar, ex: se vc tem boa digitaçao na escala de Sol maior, essa mesma digitaçao pode ser aproveitada em uma musica em Mi menor... , bom lembrar tmb q é importante conhecer o som de cada escala e suas aplicaçoes...

Como eu ja disse, sou iniciante no violino, estou aprendendo sozinho e posso estar dizendo alguma coisa errada... entretanto queria apenas partilhar a forma como estou estudando e oq tem me ajudado. Aconselho a vc a ouvir o som de escalas em outros intrumentos como um piano para acostumar com o som delas e dos intervalos que as compoe. A teoria tmb é importante. Espero que essas minhas ideias sejam uteis pra vc e caso eu tenha dito alguma coisa errada eu ficarei muito grato se alguem poder me corrigir.

Abraço!
Luís Azevedo

Pontos : 88
Reputação : 0

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/7/2012, 23:19

Alexandre FSS escreveu:Pessoal toco violino a 1 ano mais não consigo gravar o lugar das notas alguem pode dar umas dicas de como gravar mais rapido o lugar certinho?

Olá, amigo. Tudo bem? Seja bem vindo!
.
Afinação é algo que você vai lutar pelo resto da vida em todas as músicas, concertos, sonatas e etc.
.
Como se aprende a tocar afinado?
.
O violino é um instrumento não temperado e não trasteado. Por esse motivo existem dois processos: um auditivo e um mecânico.
.
O processo mecânico é uma questão simples de ser resolvida. Basta apenas deixar os dedos nas cordas enquanto outros dedos que estão ociosos vão ser usados. Um bom método para isso é o Sevick op 1. Trabalha a técnica russa a respeito da decoração da forma de mão e vai trabalhar juntamente agilidade e consequentemente vai refletir em uma imensa evolução a respeito da afinação.
.
O processo auditivo é uma questão bem complexa, pois vai levar um bom tempo para desenvolver o ouvido a ponto de antes da dedo chegar no espelho, você já vai saber se a nota vai sair afinada ou não. Vai estar intimamente ligada a parte mecânica, mas vai ser algo mais automatico no ouvido. É como falar, antes de você mexer a boca, o seu cerebro formula as palavras e seu pensamento escuta a palavra antes da boca e cordas vocais fazerem o processo mecânico.
.
Para desenvolver o ouvido, você pode passar um tempo no piano, pois toda a harmonia, vai ajudar a você gravar a distância de cada intervalo no ouvido e cerebro. Isso ajuda muito. Instrumentos harmonicos são sempre uma parte do aprendizado. Principalmente o popular onde você desenvolver também a improvisação.
.
O outro dica é estudar com um professor de percepção os intervalos ascendentes, descendente, harmonicos. Programas como o Ear Master, ajudam no treinamento do ouvido. E um excelente programa é o Bio som, onde ele trata também areas do ouvidos que tem alguma deficiencia. Procura no Google e no site www.ouvidoabsoluto.com.br
.
Outro fator importante é questão da divisão e sobrecarga do cerebro no processo de leitura, recepção do som que você está produzindo.
.
Tocar violino é fazer várias coisas ao mesmo tempo, precisa ter simetria e também coordenação motora, pois é como se tocasse dois instrumentos em um só. Tem que tocar algo do lado direito e algo do lado esquerdo.
.
É como um processador de um computador, quando mais instruções o programa manda ao Kernel do sistema, vai requer uma certa quantia de memoria para armazenar e uma boa parcela de processamento do processador. Dependendo do seu sistema operacional, as respostas podem ser lentas. É mesma coisa no processo leitura da partitura e produção do som.
.
Por isso é importantissimo decorar a música, concerto ou lição, pois ao se livrar da partitura, você esta usando boa parte de seu racioncio e voltar para concentração do som que sai do seu violino e estara decorando cada movimento dos dedos e braço e sem qualquer surpresa, vai ter uma parcela desperdiçada do seu raciocinio focado na afinação, entonação e podera trabalhar expressividade. Vai começar a fazer música de verdade.
.
O importante é você aprender a afinar, como afinar os dedos? É conferindo o intervalos. Pois quando erramos um afinação, erramos na verdade é a passagem de um intervalo a outro. Não erramos o intervalo em si, mas sim a passagem, pois a maioria não tem o ouvido absoluto, mas sim um ouvido relativo, que precisa de um calculo de um ponto para outro ponto. Por isso é importante treinamos a passagem de um intervalo para o outro.
.
Tocar não é estudar. Tocar é simplesmente tocar. Estudar é simplesmente treinar! Treinar é como um jogado de futebol que treina uma jogada ensaiada, um fundamento diversas vezes, mesma coisa é treinar no violino. Você vai treinar aquele fundamento que mais tem dificuldade. Vai ter que treinar muito a passagem da nota Dó para o Ré. Dó para o Mi. Dó para Fá, assim por diante.
.
Então, meu amigo treinar passagem é tirar o dedo e bater novamente, gravando isso nos dedos e no ouvindo também. Jamais deslize o dedo, pois se deslizar, vai decorar o lugar errado e vai sempre deslizar para achar a nota. Pois isso é treinar da forma errado. O correto é bater o dedo, desafinou, levanta e bate de novo, mesmo estando afinado, faz essa passagem novmente diversas vezes. Pois para gravar algo como certo, você tem que fazer mais vezes certo do que errado.
.
Fazendo o treinamento correto da afinação, e como o Drago me disse, quando tocar e não gostar ou ficar em duvida é sinal que está desafinado. Afinação é algo que você tem que ser obcecado por ela.
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3803
Reputação : 174

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Alexandre em 27/7/2012, 12:16

ApdD queria saber uma coisa ja toco mais ainda não decorei certinho o posicionamento das notas queria baser de da para fazer isso com afinador
Alexandre

Mensagem  Luís Azevedo em 27/7/2012, 19:16

Alexander existe alguns adesivos para ajudar a localizaçao das notas no braço, o assunto ja foi discutido aqui no forum , de uma olhada ( http://violinobrasil.forumfacil.net/t447-afinacao-como-treinar-o-ouvido-para-a-afinacao-do-instrumento )

boa sorte, abraço!
Luís Azevedo

Mensagem  Alexandre em 9/10/2012, 08:20

irmãos esse problema de intervalos pode ser causado pela forma de mão errada?
Alexandre

Mensagem  Luís Azevedo em 9/10/2012, 08:37

Ola amigo, intervalo em musica é o nome que se da à relaçao entre duas notas, quero dizer a distancia entre elas, usando as unidades de medidas de tom e semitom... Os intervalos recebem nomes, exemplo: de DO à RE é um intervalo de um tom e recebe o nome de segunda maior, de DO à MI é um intervalo de 2 tons e recebe o nome de terça maior, O intervalo de DO à Mi bemol é um intervalo de um tom mais um semitom e recebe o nome de terça menor.... e assim por diante, acho que ajuda muito ter essas noçoes para o violino...
abraço
Luís Azevedo

Mensagem  Alexandre em 23/10/2012, 20:11

Eu ainda tenho uma pequena dificuldade na colocação do 3º e 4ª dedo
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2012, 15:57

Alexandre FSS escreveu:irmãos esse problema de intervalos pode ser causado pela forma de mão errada?

Irmão a maioria de nós, temos o ouvido relativo. Isso quer dizer que se ouvimos determinada nota, vamos achar a seguinte atraves da relação que temos a com a nota anterior. Se tiver desafinada, vamos tocar a proxima desafinada.
.
Existe dois processos para tocarmos afinado que devemos trabalhar. Primeiro é gravar a distancia de um intervalo para o outro. Isso é puro treino de ouvido. É só conferindo os intervalos, cada passagem de nota. Desafinou, volta e refaz. Pode usar também um programa que ajuda muito que é o Ear Master e também o Biosom. São programas para treinamento da percepção auditiva, muito bom para violinistas, já que o violino é puro ouvido.
.
Outro é processo fisico mecanico que envolve postura e o dentilhado. È questão de ser teimoso e gravar na mão a distancia da abertura dos dedos em todas as posições, principalmente na mais dificil que seria a 1 posição por causa da abertura dos dedos que são maiores, principalmente no 4 dedo sem deslocar a mão, pois nosso tendões da mão, tende a puxa o 1 dedo ao tentar abrir o 4 dedo. Solução é sempre deixar o dedo apoiado na Corda ao digita outros dedos, assim, vai naturalmente gravando a forma de mão naquela posição. E para corrigir a afinação, jamais pode deslizar o dedo fazendo o glissando, tem que levantar o dedo e abaixar diversas vezes, mesmo que certo pra gravar o local exato da afinação.
.
Vai trabalhando isso. Vai ter que trabalhar isso a vida inteira, pois no violino é uma luta eterna com afinação.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 9/11/2012, 13:26

gente ve essa marcação que fiz 4shared.com/file/eVnr8Fjv/Foto11461.html

meio zuado mais mesmo assim num consigo decorar o lugar certinho
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 9/11/2012, 20:55

Cara, não aconselho você jamais marcar o violino.
.
Sou radicamente contra colocar fitinhas adesivas no violino.
.
Só se deve marcar o violino em 1 posição, quando a pessoa não tem noção de nada, mas deve ficar apenas 3 semanas com fitinha, depois já deve arrancar qualquer vestigio de marcação.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 13/11/2012, 08:36

to pensando em parar com o violino ... não to coonseguindo gravar o lugar certo das notas
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/11/2012, 11:54

Cara, violino é persistencia e paciencia. Muita dedicação e perfecionismo sempre.
.
Você para gravar o lugar certo dos dedos, já passei a receita é conferir cada intervalo, passagem por passagem.
.
Se você não fizer isso, fita adesiva não vai resolver. Pelo contrário, vai fazer você gravar o um setor, mas como o violino muda de afinação muito fácil e cada violino tem uma afinação diferente, se você não treinar essa percepção auditiva e também fisico mecanica da mão. Você vai estar lascado.
.
Não aconselho a parar. Todo violinista chega em determinado periodo de estudo sente frustação e quer desistir. Eu passei por isso e todos violinistas que eu conheçi passaram por isso.
.
Só toca bem, não é o cara talentoso, isso é mito véio.
.
Toca bem os esforçados, pois sabem que se não estudar não conseguem tocar, já os talentosos, acham que o seu talento sempre resolve, no primeiro problema que eles tem, seu mundo desaba.
.
Fizeram uma pesquisa nas orquestra profissionais e chegaram a conclusão: os esforçados sem talento são mais vitoriosos do que os dito chamados talento naturais.
.
90 por cento do pessoal da orquestra, são os esforçados, teimosos e surdos que não escutam as pessoas dizendo para eles desistirem. Os talentosos, a maioria ficaram pelo meio do caminho.
.
Talento é 1 por cento, 99 é esforço. O suor e e determinação é o dom da pessoa.
.
Músico é inspiração e expiração.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 13/11/2012, 19:38

ø Mø®£ix"[color=blue]
.

.
Se você não fizer isso, fita adesiva não vai resolver. Pelo contrário, vai fazer você gravar o um setor, mas como o violino muda de afinação muito fácil e cada violino tem uma afinação diferente, se você não treinar essa percepção auditiva e também fisico mecanica da mão. Você vai estar lascado.

.
Toca bem os esforçados, pois sabem que se não estudar não conseguem tocar, já os talentosos, acham que o seu talento sempre resolve, no primeiro problema que eles tem, seu mundo desaba.
.
[/quote]

podes crer fui toca um outro violino saiu até meio que afinado... mas ja consegui gravar
os sons de algumas notas .
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/11/2012, 23:18

Afinação é uma coisa que você vai lutar a vida toda.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 15/12/2012, 09:28

gente tenho 1 ano e uns quebrados que não consigo gravar o lugar certinho das notas isso é normal mesmo??
Alexandre

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/12/2012, 16:01

Alexandre escreveu:gente tenho 1 ano e uns quebrados que não consigo gravar o lugar certinho das notas isso é normal mesmo??

Muitos violinista tem mais de 10 anos e ainda não gravaram.
.
Violino não é uma coisa fácil, se você tocar de qualquer jeito e não treinar a passagem de cada intervalo, vai ter 20 anos de violino e não vai tocar afinado.
.
Violino é um instrumento ou você estuda para valer ou não toca.
.
Não é porque você estuda passagens de intervalo, confere cada intervalo uma vez na vida que vai sair tocando afinadissimo. Você tem que estudar todos os dias e tem que ter um tempo para ter maturidade para conseguir um resultado bom em relação a afinação. É uma coisa que não pode deixar para amanhã. Tem que resolver isso agora. Não pode ficar 2 dias sem estudar, que a afinação vai para o brejo.
.
Violino é isso, acordar com o violino, respirar violino o dia todo e dormir com o violino.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: