Violino Brasil
Últimos assuntos
» Grupo WhatsApp
Ontem à(s) 10:21 por brunocanto

» Pestana de Osso
16/5/2017, 15:47 por Zanca

» STRADIVARIUS
2/5/2017, 21:54 por Jackson_Galvao

» Arco bom e barato... Existe?
2/5/2017, 19:53 por Jackson_Galvao

» Troca de cavalete
19/4/2017, 13:42 por Daniel Antunes

» Violino Christina v5 v9
18/4/2017, 01:16 por Danielle Epifanio

» Que Breu usar?
13/4/2017, 16:58 por £ëø Mø®£ix

» qual a diferença entre os breus?
13/4/2017, 16:43 por £ëø Mø®£ix

» Que violino comprar ?
13/4/2017, 16:13 por £ëø Mø®£ix

Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Exercícios Laoureux 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exercícios Laoureux 1

Mensagem  Xshifty em 12/4/2012, 19:21

Boa noite gente boa!

Seguinte, como vocês sabem, estou tentando estudar sozinho (por enquanto).
Mês que vem já quero ir para um conservatório.

Estou estudando (tentando) o laoureux 1. Porém, como já disse, tenho dificuldade em entender certos exercicios.
Os que estão nas páginas 7 - 9. Essa paradinha ai do pulso, é muito complicado! rsrs

Alguém me de umas dicas? Se possível, postem um vídeo só com essa técnica.
Ainda não peguei esse legato também, se não me engano, é uma técnica que você consegue tocar duas notas, em sentidos de arcos diferentes, sem interromper o som. Como se fossem ligadas em uma unica arcada. Estou tentando aqui, mas está dificil.

Perdoem ai, eu sou muito "newbie" ainda.
Desde já sou grato a todos que têm me ajudado muito.

[]'s

Xshifty

Pontos : 14
Reputação : 0

Re: Exercícios Laoureux 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/4/2012, 01:30

xshifty escreveu:Boa noite gente boa!

Seguinte, como vocês sabem, estou tentando estudar sozinho (por enquanto).
Mês que vem já quero ir para um conservatório.

Estou estudando (tentando) o laoureux 1. Porém, como já disse, tenho dificuldade em entender certos exercicios.
Os que estão nas páginas 7 - 9. Essa paradinha ai do pulso, é muito complicado! rsrs

Alguém me de umas dicas? Se possível, postem um vídeo só com essa técnica.
Ainda não peguei esse legato também, se não me engano, é uma técnica que você consegue tocar duas notas, em sentidos de arcos diferentes, sem interromper o som. Como se fossem ligadas em uma unica arcada. Estou tentando aqui, mas está dificil.

Perdoem ai, eu sou muito "newbie" ainda.
Desde já sou grato a todos que têm me ajudado muito.

[]'s

O legato consiste em fazer um som sem ataque no sentindo do arco, fazendo um som mais ligado possivel. Imagine uma bola de ping pong indo e voltando. É o mesmo principio do arco, não pode fazer aquela paradinha, tem que mudar o sentindo sem ser bruscamente, mas sendo o mais suave possivel, mas sendo o velocidade constante e sem interroper o som.
.
Se não me falhar a memoria, os exericios em questão é para trabalhar o movimento do pulso alternando entre duas cordas. É exercicio de flexibidade do pulso. Pense que está tocando duas cordas ao mesmo tempo, e posicione o braço e ante braço nesse altura, bem entre o meio da corda superior e inferior. Faça o movimento de mudança de corda bem no meio do arco, e não mova o braço nem ante braço. Somente quando usar arco todo ai o ante braço acompanha o movimento do pulso, já o braço fica o mais imovel possivel. Quando você deixa o arco entre as duas cordas, você ecomomiza movimento, facilita a arcada e vai conseguir tocar o mais rápido possivel.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3778
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Xshifty em 13/4/2012, 13:25

£ëø Mø®£ix escreveu:
O legato consiste em fazer um som sem ataque no sentindo do arco, fazendo um som mais ligado possivel. Imagine uma bola de ping pong indo e voltando. É o mesmo principio do arco, não pode fazer aquela paradinha, tem que mudar o sentindo sem ser bruscamente, mas sendo o mais suave possivel, mas sendo o velocidade constante e sem interroper o som.
.
Se não me falhar a memoria, os exericios em questão é para trabalhar o movimento do pulso alternando entre duas cordas. É exercicio de flexibidade do pulso. Pense que está tocando duas cordas ao mesmo tempo, e posicione o braço e ante braço nesse altura, bem entre o meio da corda superior e inferior. Faça o movimento de mudança de corda bem no meio do arco, e não mova o braço nem ante braço. Somente quando usar arco todo ai o ante braço acompanha o movimento do pulso, já o braço fica o mais imovel possivel. Quando você deixa o arco entre as duas cordas, você ecomomiza movimento, facilita a arcada e vai conseguir tocar o mais rápido possivel.

Morlix, muito obrigado. Acho que primeiro vou treinar a lição do pulso, depois vou ver mais sobre o legato.
Ouvi dizer que o legato é justamente o contrário do staccato. É verdade isso?

A sim, você já viu a ultima ediçao do bona CCB? Se sim, oq tu achou?

[]'s

Xshifty

Pontos : 14
Reputação : 0

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 18:33

xshifty escreveu:
Morlix, muito obrigado. Acho que primeiro vou treinar a lição do pulso, depois vou ver mais sobre o legato.
Ouvi dizer que o legato é justamente o contrário do staccato. É verdade isso?

A sim, você já viu a ultima ediçao do bona CCB? Se sim, oq tu achou?

[]'s

Disponha amigo. Quando tiver dúvidas, só postar no Fórum, teremos o maior prazer em ajudar um amigo tão querido como você.
.
A respeito do Legatto, se formos racionar a palavra italiana Staccato no sentindo musical da coisa, significa destacar a nota, ou seja uma nota posteriormente um pausa. Então o Legatto é pronlogamente de uma nota a outra ou mesma nota sem desligar.
.
Pode afirmar que é justamente ao contrario, não dar o destaque a 2 nota. No Staccato acontece um soberania da nota, pois o silencio faz ela ter um peso na nota destacada.
.
É verdade sim.
.
A respeito do Método de Solfejo e leitura (Aquele da capa verde) da CCB, eu acho excelente, maravilhoso. Sçao resumo de diversos livros consagrados como da Priolli e do Larceda que foi aluno do grande teorico alemão e modernista Krollreuter que fez um grande trabalho para o nosso país formando uma geração de músicos que tiveram destaque como Osvaldo Lacerda e outros teoricos. Para alunos de 1 nivel, é um excelente método de pesquisa para prosseguimento ao estudos.
.
Inclusive eu ensinei por esse solfejo na Congregação.
.
Creio que falta um pouco para deixar ele melhor como a implementação da percepção ritmica estilo Pozzoli ou Gramani no método da CCB. Talvez algum coisa sobre história da música, vinha complementar os estudos nas Congregações.
.
Qualquer coisa, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3778
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: