Violino Brasil
Últimos assuntos
» Grupo WhatsApp
Ontem à(s) 10:21 por brunocanto

» Pestana de Osso
16/5/2017, 15:47 por Zanca

» STRADIVARIUS
2/5/2017, 21:54 por Jackson_Galvao

» Arco bom e barato... Existe?
2/5/2017, 19:53 por Jackson_Galvao

» Troca de cavalete
19/4/2017, 13:42 por Daniel Antunes

» Violino Christina v5 v9
18/4/2017, 01:16 por Danielle Epifanio

» Que Breu usar?
13/4/2017, 16:58 por £ëø Mø®£ix

» qual a diferença entre os breus?
13/4/2017, 16:43 por £ëø Mø®£ix

» Que violino comprar ?
13/4/2017, 16:13 por £ëø Mø®£ix

Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Técnicas de Arco - Como dominar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  El Justiceiro em 7/4/2012, 09:06

Galera,

Eu sou meio desesperado, estou estudando 1 hora a 2 horas por dia, os exercícios de arco. Estou seguindo o método suzuki e paralelamente o lambert.

Agora gostaria de saber, quanto tempo demora prá dominar este trem ?? Alguém tem mais dicas ??? Hoje estarei postando videos no meu blog de como eu estou. Aguardo ajuda de todos..

Valeu.
El Justiceiro

Pontos : 185
Reputação : 0

Re: Técnicas de Arco - Como dominar

Mensagem  Micheli Machado em 7/4/2012, 09:33

Amigo,
A única resposta para isso é treino, muito treino. A prática leva a perfeição e não se preocupe que na minha opinião o arco é a parte mais difícil de dominar. Vou falar o que funcionou pra mim, eu comprei um "yaya bow guide" ou "bow rigth" (procura com esses nomes no google. Você pratica com ele e quando tirar você percebe que está tocando com o arco no lugar certo, porém não é milagre, é prática mesmo, praticar duas horas por dia todos os dias. No começo meu professor passou uns exercícios de arco que eram em forma de escala, porém eu poderia te passar o áudio porque as escalas eu xeroquei, mas se tiver jeito eu escaneio pra você. Você gostaria?
Eu achei que são ótimos os exercícios.
Eu escolhi o Laureaux para estudar paralelo ao método Suzuki, que trabalha bastante o arco. O Suzuki é bom , mas até o volume 5 ou 6 só trabalha a corda lá e a corda mi e acredito que é melhor trabalhar todas a cordas, bom , eu prefiro assim.
Boa sorte na sua jornada e nunca desista pois você faz a diferênça.
Micheli Machado

Pontos : 38

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/4/2012, 11:13

eljusticeiro escreveu:Galera,

Eu sou meio desesperado, estou estudando 1 hora a 2 horas por dia, os exercícios de arco. Estou seguindo o método suzuki e paralelamente o lambert.

Agora gostaria de saber, quanto tempo demora prá dominar este trem ?? Alguém tem mais dicas ??? Hoje estarei postando videos no meu blog de como eu estou. Aguardo ajuda de todos..

Valeu.

Olá, meu amigo! Cara, nunca se desespere, mas se isso acontecer, trabalhe desesperadamente. Essa frase foi dita por minha amiga a alguns anos atrás para mim (Eu tinha uma quedinha por ela. rs*), mas fato foi que essa frase marcou minha vida.
.
Vou te bater a real. Não é estudar 2 ou 8 horas por dia que vai te fazer um grande violinista. Isso é bagatela, rapaz. É a qualidade dos estudos que você fizer nas poucas horas disponiveis e um trabalho constante, diria diario que vai te trazer resultados.
.
Então a dica que eu posso lhe oferecer, preste atenção na qualidade do som que você está tirando, mesmo sendo dificil, faça tudo que sua professora lhe orientar, procurando sempre a perfeição. Cada golpe, tente melhorar. Começou a dar errado algo? Pare, tome um café, coma uns biscoitos. Pense e reflita, volta e teste um outro jeito de fazer a técnica. Pois cada pessoa tem uma anatomia diferente, isso faz as vezes dar menor perfomance em algum estudo se comparado a alunos do mesmo nível técnico seu. Então você tem que aprender os fundamentos da técnica, mas na hora de aplicar é contigo. Sua professora, não sabe como você se sente e nem tem o formato de braço, mão e porte fisico igual ao que você tem. Então seja um cientista das cordas e procure achar a melhor forma de fazer e que seja confortavel para você e o mais importante: que você tenha controle do que está fazendo e saiba direcionar o que está sendo proposto pelo autor do método em questão.
.
O estudo do violino é algo demorado e que demora para ter resultado. Tudo que você faz hoje, não vai ter resultado imediato, nem vai te ajudar amanhã. Mas daqui uns 6 meses, você vai colher o resultado do que fez ou está fazendo hoje.
.
Por isso violino é um instumento considerado por muitos super dificil. Eu diria é uma das coisas mais dificeis de se fazer no mundo. Tem que estudar mais do que Medicina.
.
Para começar a dominar o violino, vai demorar uns 2 anos. E para começar a ter um som decente no quesito golpe de arco, entonação e começar a desenvolver expressividade, vibrato e tirar um som mais limpo e refinado e afinado. Demora em média (Cada aluno tem um tempo peculiar e depende muito do nivel do professor e do esforço e objetivo de cada aluno) uns 4 anos.
.
Eu aconselho a esquecer o Lambert cara. Pegue o Laoureux 1, Ferrara 1 para inicio que dão uma boa qualidade técnica e explora bem as técnicas basicas para pegar algo mais elaborado como o Hans Sitt e Kayser. Use o Suzuki somente para ter um repertorio e trabalhar expressividade.
.
O Suzuki não dá base técnica, deixa deficiente a técnica se não souber aplicar. E a maioria dos professores no Brasil não sabe aplicar. Ele é na verdade um complemento aos estudos e não um método base.
.
Então pegue métodos bases e alguns completamentares.
.
Aconselho a esquecer qualquer novidade de mercado (Acessorios) que é pura estrategia de venda e na prática não dar resultados satisfatorio e deixa você muito dependente e preguiçoso. No começo use somente espalheira que é algo que previne problemas de coluna e dores no pescoço e dispense o uso de surdina. Depois quando sua entonação estiver legal e afinação já começar a firmar, ai pode usar surdina de estudo (Aquela de metal), salvo se você realmente não pude tocar o violino no natural por questão de pertubação alheia. Pois o violino para você ter intimidade e aprender a real capacidade do que é capaz de fazer com um violino é necessario saber o som real do violino e sua entonação no inicio. E vai a muitos concertos pessoalmente, pois video do Youtube de nada ajudam, é preciso ter real noção de sonoridade, ressonancia, direção sonora, isso só se consegue indo ao teatro e prestigiando um grande solista ou concertista, observando sua postura em realação a esses quesitos no real, seja no solo ou seja com orquestra. Procure pelo menos ir em 60 apresentações durante ao ano. Procure ir ao Teatro e Salas de Concerto quando tiver músicos virtuoses. Principalmente se você morar em Sampa ou Belo Horizonte. Se não morar, aproveita ainda mais todas as oportunidades de ir a apresentações de Solistas virtuoses e Orquestras.
.
O máximo que eu acho fundamental aos seus estudos é um espelho, estude sempre em frente ao espelho, pois você será o seu professor, uma visualização permitir uma imediata correção de postura, um gravador digital, procure gravar o que você toca e coloca para você ouvir o som que você está tirando. Um pedestral de partitura, primodial para postura correta da coluna, e uma parede para corrigir os desvio do braço em técnicas que não permitir o movimento do braço e anti-braço e trabalhar flexibilidade do pulso e vibrato. E claro um metronomo é essencial. Um
diapasão digital e de Gafo também. E diria um computador para pesquisas e adquirir material de estudos para melhorar. Pois para se tornar um grande violinista, além de toda questão prática de treino diário é eu diria 70 % é leitura de livros para conhecimentos. Percepção ritmica e melodica, história da música, harmonia, luthieria (Entender príncipios fisicos do violino e sua manutenção do dia a dia para ter sempre um instrumento decente para tocar, pois muita coisa não é feita por luthier, e sim por você para evitar qualquer dano ao instrumento e entendento sua física você terá maior capacidade e sensabilidade para tirar o máximo do eu instrumento). E algumas conhecimentos a mais como leitura de partituras, etc. Ajudam muito.
.
O resto é dispensavel qualquer outro acessório.
.
É o meu conselho para ti, meu amigo.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3778
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/4/2012, 11:59

Se precisar de Material de Estudos para você e futuramente para aplicar com seus alunos. Eu tenho um vasto material de estudos elaborado de forma organizada em 4 DVDs. Só entrar em contato comigo que eu faço um preço camarada ou divido no cartão de crédito para você.
.
Vai te ajudar muito em seus estudos.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  El Justiceiro em 7/4/2012, 15:01

Tenho o VIOLINO - MÉTODO - Fischer - Livro indicado para Principantes, é bom ??? Ou uso o Laureux mesmo ou o Ferrara ???
El Justiceiro

Mensagem  Xshifty em 7/4/2012, 15:07

Morlix, aproveitando o embalo! rsrs
Qual a sua opnião sobre o método Schmoll? (hahahahah)

[]'s

Xshifty

Pontos : 14

Mensagem  Micheli Machado em 7/4/2012, 15:08

Mas o Laureaux também é para principiantes. Você vai perceber que os primeiros exercícios são de corda solta,super simples, mas não deixe de fazer, são muito importantes e você já treina o arco concorda?
Deixa pra fazer o Ferrara depois do Laureaux, pois este tem uma boa base para técnica.
Micheli Machado

Pontos : 38

Mensagem  El Justiceiro em 9/4/2012, 20:29

Valeu galera.. este forum é demais.. obrigado mesmo.

Eu não tenho muito problema de afinação, já descobri todo o braço e as notas que quero fazer, meu problema está sendo a mão esquerda, e qual método seguir.
Ah.. achei um material interessante na internet, já baixei todos os vídeos e estou vendo. Vou até criar um tópico.

Abraços e obrigado a todos.
El Justiceiro

Mensagem  Ozeias - MG em 11/4/2012, 17:40

É isso aí meu caro, pegue um pouco aqui, um pouco alí e vamo que vamo kkkkk.
Ozeias - MG

Pontos : 214

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/4/2012, 03:31

eljusticeiro escreveu:Tenho o VIOLINO - MÉTODO - Fischer - Livro indicado para Principantes, é bom ??? Ou uso o Laureux mesmo ou o Ferrara ???

Esquecer o Fischer. Pega o Lauoreoux. Depois que tiver mais adiantado ai pega o Ferrara simultaneamente.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/4/2012, 03:38

xshifty escreveu:Morlix, aproveitando o embalo! rsrs
Qual a sua opnião sobre o método Schmoll? (hahahahah)

[]'s

Schmoll para mim é um dos métodos mais idiotas que eu já vi na vida. Deixa a técnica muito deficiente. Por quê? O método é um resuminho muito mal feito do Shinozaki, não tem uma lição sequer de cordas dobradas. O cara está estudando 1 posição, do nada está na 5 posição. Eu acho ele sensacional como um complemento, mas não como estudo básico como é feito na Igreja.
.
O violinista sai tocando ridiculamente oitavado, tudo desafinado na 1 posição e lerdo feito uma lesma e cheio de vicios. Então não funciona sozinho. Acredito que se misturar o Ferrara, Laoureuox 1 e 3 junto com ele, de algum resultado para prosseguir para métodos mais elaborados como o Hans Sitt e o Kayser e posteriomente o Kreutzer.
.
É um dos metodos que eu mais gosto, porque foi 1 método que eu estudei, mas apesar de todo o carinho, tecnicamente falando é um método pouco eficiente e incompleto.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/4/2012, 03:43

Eu vendo um vasto material de estudos, quem quiser comprar só me dar um toque.
.
MSN: violinistamorlix@hotmail.com
.
Email:violinistamorlix@bol.com.br
.
Deus abençoe a todos

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Cristiane Vaz em 26/4/2012, 21:34

Gente adorei o tópico, também estava precisando dessas dicas obrigada por compartilhar o conhecimento de vocês!

O texto do Morlix eu vou salvar aqui no meu pc pra eu ter como guia... Wink

Trabalho com consciência, é isso ai! Smile

Abraços!
Cristiane Vaz

Pontos : 14

http://caminhoparaamusica.blogspot.com

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/4/2012, 23:10

Pode salvar tudo que quiser minha querida. Espero que seja uma grande fonte de pesquisa para você, minha amiga!
.
Qualquer dúvida, só perguntar que teremos o maior prazer em lhe responder.
.
Fique a vontade. Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  luiz missioneiro em 10/6/2012, 01:06

então galera deixa eu oferecer meu tijolinho: não levem a mau os amigos intérpretes, que se dedicam ao repertório erudito, mas acho importante o músico não deixar de tocar de ouvido, de pegar o tom das músicas na hora, perceber elementos de linha melódica pra tocar junto e até improvizar... Mas importante mesmo é não abrir mão de tocar as músicas que gosta. mesmo não sendo sofisticadas tecnicamente, será sua interpretação e conciência do som do instrumento e dos recurços sonoros/interpretativos que farão a diferença... Não abram mão de tocar por vcs mesmos, por suas cabeças, por seus ímpetos de tocar essa ou aquela música, seja ela qual for. Não devemos ter preconceito com música indiada, á música é criação de DEUS, outrem podem se apropriar de estilos, mas a arte é divina.

Ao lado de todo estudo técnico e aquisição de repertório erudito, os que quizerem claro, sujiro, não devem abrir mão de tocar o que lhes entusiasma, do jeito que lhes entusiasma. A técnica deve lhes oferecer suporte para dominarem este instrumento, e ffazer dele sua voz a cantar, suas mãos a percutir.

Já ouviram Stephani Grappely (perdão a grafia se erro)? Para mim, fora do mundo erudito, este é um dos maiores violinistas, minha maior referência. "vejam" como ele toca, como ele se apropria do instrumento, para "tocar".... Também me referencio no violinista arjentino Nestor Garnica. Este já é do trabalho que desenvolvo: o folclore gaucho/platino....

No meu caso, enquanto deficiente visual, foi por afirmações tipo esta de usar o espelho como apoio, que meu desenvolvimento foi travado. Mais que a retilinearidade do arco e do instrumento em geral, tocar bem violino é "tocar" o violino. Justamente cada pessoa tem uma característica anatômica, que demandaria estudos personalizados para sua melhor adaptação junto ao instrumento.

Portanto, galera humildemente, sujiro, que "toquem". Peguem aquela música que faz vc vibrar, que vc sabe cada detalhe da execução do cantor/instrumentista, e toque no violino. Feche os olhos, e dê-se o trabalho de descobrir quais recurços de arco/dedilhado são necessários para tocá-la. Não desista frente às dificuldades físicas do instrumento. "parte do valor de uma obra de arte está na dificuldade imposta pelo(s) material(s) usados em sua confecsão"(prof. DR. Maurício Dotore deartes/ufpr)

abraço sinchado

luiz missioneiro

Pontos : 1

Mensagem  El Justiceiro em 10/6/2012, 11:50

Interessante isso, tocar o que gosta, eu acho legal também, mas quando pegarmos as partituras, quando não são específicas para violino, tenho dificuldades, por exemplo estas que postei:
http://forum.violinomoderno.com.br/viewforum.php?f=9&sid=77571ea4a0dab9cc1a55234a29ab581e

Só uma é para violino específico.
El Justiceiro

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 00:13

Decorar a música faz parte do aprendizado e do estudo, depois que sabemos quais notas, duração e arcadas, é momento de trabalhar o treinamento para aperfeiçoar: afinação, quantidade e região do arco, entonação, vibrato, agilidade e expressividade.
.
Mas não podemos confundir isso, com o estilo de música, periodos etc.
.
Um exemplo é música barroca, sempre marcada em detache. Muito arco, ressonancia, quase sem vibrato de dedo, apenas de cordas.
.
Música Classicista, sempre leve e flexivel, muito saltellato no Mozart. Pouco arco.
.
Música romantica, muito vibrato, bastante expressiva.
.
Se formos para o lado popular, chorinhos, sempre leve, rápido, sincopada, pouco arco, muito vibrato e quase saltellato. Forte caracteristica dessa música.
.
Cada música, tem o seu aspecto e temos o estilo de se tocar qualquer música aliada a técnica erudita, mesmo que for tocar música popular.
.
É preciso um pesquisa de época, estilo, caracteristica para se tocar uma música. Por isso estudamos história da música em cursos técnicos, para não dar vexame e tocar sem noção certos tipos de música, seja popular ou erudito.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: