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Onde estão os Mestres

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Re: Onde estão os Mestres

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/3/2013, 12:12

DimasBarroco escreveu:
Valorizar td o que vem de fora parece que faz parde de nossa cultura né... caras interpretam repertório do mundo inteiro menos caras como Villa Lobos e valorizam em excesso virtuoses do mundo todo menos o Flausino Vale.


Creio que será impossível mudar sua opinião pois a música é de fato como você disse, sem começo meio e fim, apresentando temas e linguagens que o apenas o próprio compositor deve conhecer (ou nem ele)



Só um detalhe: quando eu me referi a música não ter começo e fim (Não citei meio) estava falando especificamente do sistema de composição do Koellreutter. Não me referia a história da música em todo. Pois ela é infinita, estamos em constante construção, indo para uma evolução ou regressão.
.
E também me referia ao sistema que o
Koellreutter escrevia no globo com seus simbolos proprios e não as partituras com nossa simbologia mundial e tradicional que nós estamos acostumado a usar.
.
Sem dúvidas ele foi maior professor de harmonia que o Brasil já teve, foi professor do Tom Jobim e outros grandes músicos. Todos seus ex-alunos foram grandes músicos do Brasil ou são. Osvaldo Lacerda que é um grande professor de teoria foi aluno dele. Claudio Santoro também e Guerra peixe são alguns nomes.
.
Provocou até uma carta de manifesto por parte do Mozart Carmago Guarniere criticando:
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http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica1/ANDRE_EGG.PDF
.
Confesso que eu estou sendo radical demais ao chamar de lixo a música modernista.
.
Realmente teve boas excessões como o Carmago Guarniere e tantos outros. Não pode generalizar.
.
Eu acho que eu não tenha sido claro e pareco bem incoerente. Eu me refiro a uma grande maioria de compositores eruditos atualmente e do periodo moderno.
.
Pois eu parto do principio que a música é sentimento da alma, logicamente ela tem que transmitir sentimentos ao ouvinte que tem que compreender o contexto. É como contar uma história.
.
E a música moderna erudita em maioria das vezes, você não entende de onde ela vem, para onde vai, não transmiti sentimento, não tem contexto. É um monte de nota sem nexo e sem compreensão. Diferentemente de outros periodos da história, onde fica evidente transmissão do sentimento e arte empregada, seu contexto.
.
É como você montar um quebra-cabeça para contar uma histórinha, onde falta 5 (Primeira e ultima e várias fundamentais) peças em 10. Fica incompleta e sem sentido. Você começa do meio, mas não sabe de onde vem e nem para onde vai. Não tem enredo, não tem um por quê! Apenas são colocadas notas em serie ou não, mas sem sentido.
.
É como seleção brasileira entrar em campo na final da copa e não tem o adversário. Você solta a bola e vai em direção ao gol adversário sem goleiro faz 1 milhão de gols. Sem torcida, sem time adversário, sem juiz, sem regra, sem o sol, sem chuva, sem roubada de bola, sem passe errado, sem bola na trave, sem ganhar e sem perder. Apenas faz o gol. Tem sentindo? Tem gosto? Tem história? Assim é música modernista erudita.
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Koellreutter
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_experimental

.
pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Wu-li.jpg
.
Consegue tocar a partitura do professor alemão?! Onde é o começo, onde é o fim? Entende toda a simbologia que apenas ele escreveu?
.
http://www.google.com.br/imgres?q=koellreuter&hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=637&tbm=isch&tbnid=71w7fh2nK9bjUM:&imgrefurl=http://www.escolademusica.ufba.br/conjuntos-musicais/madrigal&docid=BbgwkkuKde0KTM&imgurl=http://www.escolademusica.ufba.br/public/images/Koellreuter.1.jpg&w=319&h=239&ei=YNQ0UaHmCYmz0QGFwYDYCQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:67,s:0,i:291&iact=rc&dur=718&sig=112467716357434809309&page=3&tbnh=181&tbnw=232&start=53&ndsp=30&tx=126&ty=62
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Isso é música moderna erudita!!!!!!!!
.
Não me espanto que não tenha mais nenhum grande gênio na música erudita mundial. Nem exista propostas musicais que revolucionem a música. Pois ela se esgotou depois de Beethoven. O que vemos é uma tentativa frustada de fazer algo extraodinario, mas infelismente sem contexto e sem sentimento. A lógica enloqueceu e voltamos a pré-historia.


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Re: Onde estão os Mestres

Mensagem  Dimas Barroco em 4/3/2013, 20:27

Eu olhei a foto e no princípio procurei a clave kkkkkkkkkkkkkk

é eu não acredito que este estilo faça um dia sucesso como a Chacone do Bach por exemplo, ouço algumas passagens muitas vezes pensando "eu devo ser burro prá não estar compreendendo".

mas...


vai saber de onde esses caras tiram essas coisas, e o que os inspiram.
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Re: Onde estão os Mestres

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/3/2013, 10:02

DimasBarroco escreveu:Eu olhei a foto e no princípio procurei a clave kkkkkkkkkkkkkk

é eu não acredito que este estilo faça um dia sucesso como a Chacone do Bach por exemplo, ouço algumas passagens muitas vezes pensando "eu devo ser burro prá não estar compreendendo".

mas...


vai saber de onde esses caras tiram essas coisas, e o que os inspiram.

Clave? Rapaz, vai virar o globo inteiro e não vai achar. kkkkkkkkkkk
.
Agora me diz se eu tenho razão em falar da "evolução da música erudita" moderna?
.
Vamos ficar no nosso barroco que a gente ganha mais. Ou vamos para o Jazz esquecemos de música erudita. kkkkkkkk
.
A música erudita se esgotou infelizmente não acharam novos caminhos, pior de tudo, não querem continuar no caminho que tinham conquistado até Beethoven.
.
Eu creio que a música mais evolutiva é o Jazz. No meu ponto de vista, o Jazz foi a grande evolução inspirada na música erudita.


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Da série: "Mestres do Barroco"

Mensagem  Dimas Barroco em 9/3/2013, 12:25

Jean-Marie Leclair, também conhecido como Jean-Marie Leclair, o Velho, (Lyon, 10 de maio de 1697 — Paris, 22 de outubro de 1764) foi um compositor e violinista da era barroca francês. Ele é considerado o fundador da escola de violino francesa.








Amigos, tenham paciência para apreciar, ou se acharem extenso para ver online façam como eu, baixem o vídeo, de uma forma ou de outra vale a pena.


Percebam também os contrastes na mudança dos movimentos.


Abraços.
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Re: Onde estão os Mestres

Mensagem  Dimas Barroco em 11/3/2013, 23:14

É povo, depois de Kogan e Heifetz eu achava que nunca iria me impressionar com o som de alguém novamente.


Mas...

Isso é definição de técnica prá mim, espero que gostem e não se deixem enganar pelos primeiros compassos que são meio devagar.

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Re: Onde estão os Mestres

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