Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
25 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes :: 2 Motores de busca

luiz10.fabio

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Violoncelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Violoncelo

Mensagem  Mayara Verginio em 12/3/2012, 13:08

Não toco cello, nem viola (ainda)... Sou violinista!
Vou falar do Cello na minha igreja, Graças a Deus ele tem bastantes solos não é só acompanhamento! É um instrumento tão bonito, com um som espetacular amo ouvir e fico triste quando escuto muitas vezes em igrejas que vou visitar o cello fazendo somente acompanhamento, muitas notas longas sem muita participação no arranjo.
Mayara Verginio

Pontos : 267
Reputação : 0

http://neblinapensante.blogspot.com/

Mensagem  lazarojunior em 12/3/2012, 13:18

Olá, na igreija que eu toco, eu toco violoncelo a 6 anos.

Eu acho na minha opinião, que é feio o musico que toca, ficar inventando coisa no meio do hino ou partitura.

Pois eu não gosto nem de floriado.

O bom mesmo é fazer tudo certinho, bonitinho.

Eu ainda não sou la aquelas coisas com cello, mais eu procuro da o meu melhor.

Poxa a gente percebe que no meio do hino com aquelas passagens bonita no baixo, e nem se esculta rs.

Digo com toda certeza, os irmãos do cello tem mais franqueza do que os baixista.

Pois muitas passagens alguns fica com medo de errar e acaba nem fazendo.

Mais temos em conta também que muitos irmão vem cansado do trabalho sem comida, a pessoa não fica com aquela habilidade.

lazarojunior

Pontos : 31
Reputação : 1

Mensagem  lazarojunior em 12/3/2012, 13:30

escreveu:Caros,

digo isto no sentido de praticar métodos e melodias diferentes, claro que no momento em que estamos na orquestra devemos seguir a partitura e não inventar passagens.

Acredito que fazendo exercícos tando em grupo como sozinho desenvolvemos a devida franqueza para quando for solicitado pela partitura ( como passagens ) ou pelo maestro.

Tanto o cello quanto a viola tem um timbre especial ,mais grave que pode ser explorado em graves e agudos. Essa é a idéia!

Tocar em quarteto , nem se fala!

Verdade, eu amo instrumentos de cordas.

Quando eu toco na igreija, eu gosto de sentar perto de violas, cello e viola juntos, da um som tão bonito.

Da um grave legal, eu fui num ensaio aqui na minha comum, tinha 62 violinos, 15 violas e 20 cellos. Fora os outros instrumentos.

O encarregado mando tocar so cordas, nossa que bonito.

Muito lindo mesmo.

lazarojunior

Mensagem  lazarojunior em 12/3/2012, 13:40

escreveu:Puxa, 20 cellos, dava até para dividir eles em vozes e ter uma pequena orquestra. Comecei c/ violino e mudei para cello por gostar do som e para divulgar, pois ve-se poucos em cada igreja.

Muitos evitam devido ao transporte (levar no onibus é dificil) e falta de espaço (tem igrejas pequenas) tb. Mas fazer o que....

Verdade em, o ruim é o transporte kkkk tem que ser um carro grande pra caber ele, se não nem no banco não cabe kkkk

Também toquei violino por 4 anos na igreija, depois aprendi tocar viola com 3 meses, depois toquei cello e ja faz 6 anos que toco ele.

lazarojunior

Mensagem  Lino em 13/3/2012, 13:52

ApdD

Olá toco violino na igreja, já vai para quase 10 anos, mas sempre fui apaixonado pelo Cello, e este ano pretendo mudar, até comprei o Cello e vou começar se der tudo certo a fazer o conservatório musical. Optei em fazer outro instrumento pq como já toco violino há algum tempo, acabo tendo muitos vícios difíceis de tirar depois.

Uma vez fui em um ensaio aqui em Santo André e o encarregado regional Ir. Valdir Peruzzeto, disse que seria muito bom se uma parte do pessoal muda-se para o cello e Viola, que incentivasse mais nas escolinhas de música. Ele disse que a troca seria autorizada na hora, mesmo se o Ancião ou encarregado local embaçasse... rsrsrsrs

Muito bacana mesmo quando o Cello fica junto das violas o grave aparece bem mais, casa legal a sonoridade, fica melhor que os metais... Mas como muitos colegas cellistas falam mesmo que só Deus esculta o louvor deles... rsrsrs é verdade. Dificilmente vc acha uma orquestra que tenha educação musical, o pessoal gosta é de rachar... principalmente as palhetas (saxofones). No violino toca-se "oitavado" e ainda dá pra ouvir um pouco o som do seu instrumento, mas a viola, cello, flauta... só Deus mesmo pra ouvir. Eu desanimei de ir em ensaios regionais e até locais, pra quem tem um pouco mais de estudo musical ou gosta de música clássica e tem bom ouvido, acaba achando a orquestra na igreja uma bagunça... no ultimo que fui eu e o pessoal das cordas nem tocou praticamente, os encarregados geralmente pedem para os outros intrumentos tocarem, quando mandam só as cordas, depois acabam acrescentando que outros intrumentos entrem no meio... o pessoal da tuba por exemplo tocam o tempo todo... toda hora vc ve o encarregado elavantando os 4 dedos para eles entrarem...

Bem é minha opinião, mas acho que os outros instrumentos deviam ser controlados a quantidade e incentivado mais as cordas... vc ve em uma orquestra sinfonica a quantidade maior das cordas...vi em um artigo que um trompete equivale a 32 violinos...

Bem até mais fiquem com Deus, e vamos firmes aí no Cello. Somos poucos mas, somos loucos... hauhauhau
Lino

Pontos : 28

Mensagem  Lino em 13/3/2012, 14:42

Opa muito legal...

Quando tiver bom no Cello que nem vc.. daqui uns 10 anos, hauhauhau eu vou tentar. Uma música que eu gosto muito pra cello é barroca. Claro as sonatas para Cello, trios de Vivaldi, Tartini, Corelli, Geminiani, etc... são lindas, mas gosto muito dos concertos grossos de Corelli, principalmente o de natal, que tem umas passagens para o cello, muito lindas..

Falando em música um CD bacana que recomendo é o do Tenor perdido, do violoncelista Dimos Goudaroulis e o cravista Nicolau Figueiredo, ele toca sonatas de Valentini com um cello píccolo... um cello menor sem a corda dó e com uma mí mais aguda, tipo um violino grandão... muito show.... veja no youtube.
Lino

Mensagem  Lino em 13/3/2012, 14:45

Em relação aos Sitt eu tenho do I até o IV, mas não passei todos.... vou olhar com mais carinho.... toco bastante os hinos da 3 pra cima no violino (não oitavando) é outro timbre... hehehe
Lino

Mensagem  milioni em 14/3/2012, 01:10

escreveu:é isso ai Lino, vamos em frente e incentivar a diversidade cordas. Tb investir tempo nos estudos p/ apurar o som e aumentar a franqueza, dessa forma tb incentivamos outros alunos ou músicos a optarem por este tipo de instrumento. (...)
Eu sou o tipo de violinista que adora o som das cordas. É muito bonito o som imponente do cello na tessitura grave, assim como o violino no agudo. Particularmente, eu prefiro a região grave do violino; porém, no caso do cello, alcançar notas mais agudas dá um certo "charme" especial para a música. Quando eu vou estudar cello, é justamente nestas notas agudas que me prendo mais. Conseguir agilidade sem perder afinação quando se toca notas agudas, ou na troca de posição, requer um pouco de treino.
milioni

Pontos : 1

Mensagem  Felipe Espíndola em 14/3/2012, 09:44

Eita, faz tempo que eu num vinha aqui nesse forum e fico contente em ver que tem mais gente que toca cello aqui, eu concordo com o pesoal ae em cima, "Só Deus nos ouve mesmo rs", e é ruim de mais ir em ensaio ea galera do sopro sair rachando como alguns fazem, num éa maioria mas sempre, tem principalemnte as palhetas, agora falar em incentivo, eu sempre fiz isso, na minha antiga comum, "graças a Deus" rs eu consegui que 2 irmãos mudasse do violino pro cello, e sempre sou a favor, pois é sempre tão pouco nas orquestras as violas e cello, lembro uma vez que fui num ensaio regional(sou da CCB) e tinha 67 cello, foi fantastico pois quando tocava só as cordas, dava pra sentir legal o som do cello.
Felipe Espíndola

Pontos : 63

Mensagem  Felipe Espíndola em 14/3/2012, 14:23

escreveu:Fala Felipe Yang, bom compartilhar experiências. Falando nisso, qual as experiências que tem tido com modelos de cello. Tem um colega aqui que esta testanto um Blaver, eu já testei um chines antigo Manson (é tipo o eagle) , um Eagle ( o som meio fechado) ,um Mavis (gostei do som e tem madeira bem rajada ,claro que com a resalva dos chineses, tem que ajustar bem), um Blaver ( tem som alto e claro, potencia nos agudos, tem que ajustar tb p/ dar mais suavidade) e um Francischini ( som suave, potente, principalmente nos graves, o agudo é meio fraco, outra questão é o uso de madeira nacional). Alguém já testou modelos nacionais tipo Roma e compania? e outros.

Sobre corda prefiro Spirocore, mas na emergencia vai Mauro Calixto. e vc?

Sobre cello tive oportunidade de testar poucos, ja testei um da Rolim é uma droga. é uma droga. MILOR, depois de ajustado ele fica mt bom pelo preço eu acho ele 10, e estou com um(ta no concerto rs) Mavis 6016, gosto bastante dele pq ja ta bem "Calejado" rsrs, ja tem alguns anos, gosto muito dele dei sorte de pegar ele bem rajado, eu ja peguei ele usado, ja as cordas costumo usar a Larsen, e coloquei um jogo da Spirocore e gostei bastante, futuramente quero testar a Obligato que me falaram que são boas, vc ja usou elas?
Felipe Espíndola

Violoncelo

Mensagem  Ozeias - MG em 14/3/2012, 17:16

A próxima corda que eu quero colocar em meu violino é essa Obligato e posteriormente uma Evah, estou testando pra ver com qual corda o som do meu violino fica melhor!

Abraços.
Ozeias - MG

Pontos : 207

Violoncelo

Mensagem  Ozeias - MG em 15/3/2012, 10:12

Olha da Prelude para a Thomastik ja deu uma diferença boa viu, tanto nos graves quanto nos agudos e na qualidade do som, o som além de ganhar mais volume ficou mais aveludado. Quando fizer o teste das outras eu posto aqui sim ok!

Abraços.
Ozeias - MG

Pontos : 207

Mensagem  Lino em 26/3/2012, 18:58

Meu irmãos Cellistas da CCB. Uma coisa que me assustou foi os bemois para o Cello, pq no violino vc toca, faz os acidentes e não muda de posição e para o Cello sim. Como manter a afinação, tem alguma dica, esticar o dedo?

É bom no começo utilizar aquelas marcações no espelho das posições??

Quais hinos utiliza-se mais a mudança de posição (tenor e baixo)?

Outra coisa, mão direita, doe pra caramba!!!, vi que a diferença para o violino vc não deve encostar o polegar na crina e o dedinho fica ao lado do talão e não na ponta do arco, próximo ao parafuso, ou seja a forma da mão no violino parece um "C", para Cello parece mais um "J" mais achatada, está correto?? existe alguma pegada pra tirar mais som???

Saudações.
Lino

Mensagem  Felipe Espíndola em 28/3/2012, 09:35

escreveu:Grande Lino e demais cellistas de plantão. (Puxa seu nome é Lino mesmo ,achei que era um diminutivo de algum nome italiano).

1) Nosso hinário é um pouco diferente das músicas próprias para cello. Nos hinários a maioria dos hinos estão tem 2b ou 3b. Isso é a morte p/ o cello, pois a digitação de uma posição não alcança. Alguns clássicos 418 e 448, além do 440 ( 390....)

O esquema ai não é esticar o dedo, esquece...., primeiro que não alcança, segundo que não é uma boa técnica para cello. O esquema é mover a mão toda meio tom acima e meio tom abaixo. Exemplo, hinos c/ bemol tem que usar a 3 e 4 posição ( 1 posição é para musica natural e com 1 ou 2 sustenidos). Analisando a corda G , na 3 pos tem C(1),Db(2),D(3),Eb(4). Aqui vc já cobriu o Db e o Eb. Avançando a mão inteira ( nunca o dedinho) vai para 4 pos/corda G, temos D(1),Eb(2),E(3),F, na 4 pos/corda D, temos A(1),Bb(2),B(3),C. Com isso já cobriu o Bb grave do baixo e o Bb agudo do tenor. Se tiver Gb , tem que avançar a mão inteira meio tom, da 4 pos / corda G e alcançar o Gb logo após o F..... Tas entendendo. Isso tudo é mais fácil mostrar na prática. Faz isso bastante antes de partir paro o tremulo/vibrato.

O método Dotzauer 2 dá uma aula disso ai, ele chama de 4 pos natural, 4 posição recuada meio tom (mão toda) e 4 posição avançada meio tom (mão toda). E assim por diante.

2) Com relação ao arco , como diz um velho baixista Ricardo Vasconcelos (http://www.assuntograve.com/riccurP.htm), tem várias formas de pegar no arco, não existe uma verdade absoluta,tem estilos diferentes. O importante é manter uma posição confortável e tirar um bom som ( principalmente). Do ponto de vista dos dedos, tudo igual ao violino. Do ponto de vista da curvatura do pulso ( punho) o cello tem o punho voltado para baixo e o violino tem o punho voltado para cima . Só isso!

2)Com relação a qualidade do som, tem que fazer bastante método, treinar escalas e técnica de arco, alterar a intensidade e procurar tirar o melhor timbre do instrumento.
Opinião pessoal, arco, tremulo ,etc, esquece a mecanização, voce tem que fazer mais assim ou mais assado....., fecha o olho e tenta imaginar o som de um concertista famoso, tipo o velho YO-YO MA e tenta reproduzir isso ai ....., busca a qualidade sonora, seu corpo vai achar a mecanização certa, entendeu!?

Vamos falar mais, saudações.

É rapaz falar em b eles arrebenta mesmo, eu tive mt dificuldade no começo pq fica batendo a cabeça e tentando esticar o 4° dedo quando vinha LAb e REb eo DO# que são os mais comum pq realmente não tem como esticar e eu ficava tentando rs, tem de mudar a posição mesmo, depois que eu consegui pegar o jeito da posição ficou mais facil pra mim, pra tocar os hinos no cello tem de pegar muito as posições 3° e 4° se não fica brabo tocar, mas ja me acostumei nos hinos, agora rapaz eu sempre quando toco fico imaginando o velho MA mas num sei pq num consigo reproduzir o mesmo som kkkkkkk
Felipe Espíndola

Mensagem  Felipe Espíndola em 28/3/2012, 09:41

Meus amigões, alem do Doutzauer vc usa algum outro metodo? eu estou estudando os Doutzauer eos Suzuki
Felipe Espíndola

Mensagem  Felipe Espíndola em 28/3/2012, 10:13

escreveu:kkkk, chegar no YO-YO, nem indo nem voltando, é dificil. Mas a gente vai sonhando!

Digo isso , pois alguns músicos ficam tão presos no procedimento,na mecanização, que esquecem de observar a qualidade do som. As vezes vc desenvolve sua própria técnica no tocar. Mas quem ouve, escuta um som bonito, limpo, afinado e com uma boa dinâmica. Tem um treco chamado timbragem, vc junta meia dúzia de cellos , ou cordas em geral e tenta formar um som único, casado, harmonioso, nada daqueles instrumentos que sobressaem, ou vc escuta destacado, destoando. Escuta só uma orquestra de camara, ou um quarteto, parece que os caras estão tocando uma coisa só, em ritmo e intensidade. Salvo o cara seja o solista.............

Sobre método, tem bastante coisa pra cello, eu sou Dotzauer I e II, se fizeres bem feito, inclusive com a segunda voz de algumas melodias ( tipo tocando 2 cellos) já tens um bom começo. Do mais faço download de partituras com violino e cello p/ treinar em conjunto com os camaradas. Tem umas boas com Primeiro,Segundo,Terceiro violino,cello e alguns c/ viola. Tá cheio na net! Nos hinos, faz soprano, contralto,tenor e baixo sem restrição, faz o dedo doer!!! Toca natural, uma oitava acima e uma oitava abaixo. (Claro que tudo isso em casa, não vai fazer na orquestra......rs....!)

Concerteza vale o sonho rsrs, eu procuro melhorar sim a qualidade eu gosto mt de observar e ouvir pra perceber isso nos outros tocando, uma coisa que gosto de fazer é tocar e gravar meu som pra ver como estou, e tmb as vezes peço pra minha esposa me ajudar avaliando o som, sobre os metodos eu dificilmente consigo alguem aqui pra tocar comigo, o maximo que da é eu e minha esposa no orgão rs, rapaz de vez enquando eu tenho de ficar mandando o soprano na igreja pq ja teve vezes de tocar eu e minha esposa no culto(foi brabo mas maravilhoso rs)
Felipe Espíndola

Mensagem  Felipe Espíndola em 28/3/2012, 10:28

escreveu:Felipe, gravar é uma boa. Já tentaste gravar vc em uma voz e depois vc mesmo tocar junto em outra voz. Ajuda a acertar a afinação e o ritmo.

Tocar c/ cello sozinho, em que cidade estas?

O negócio é ensinar cello ou violino p/ sua esposa. Eu estou tentanto ensinar para o pessoal em casa. Meu filho chama Filipe e vai tentar o cello, o menor tb cello, vou tentar ensinar violino p/ minha esposa, porém no orgão/piano não sem chance....rs.....

Sopro então , nem pensar, tentei tocar um trombone, trompete e sax e não saiu um nota sequer! Sax então é uma tremedeira só na palheta!!! Acho bonito ouvir o trombone, bem tocado! Já toquei cello e trombone no tenor , o timbre fica uma beleza!

Então rapaz ja falei com ela, mas ta dificil, eu ja to tocando o orgão e ela nada do violino kkkk, a região meio carente de musicos mesmo, mas tocar sozinho foi ha alguns meses atrás, hj tem um moço aprendendo violino e ja ta tocando ajudando mt e tem alguns de sopros tmb, agora ja ta bem melhor tem uns 5 ou 6 musicos frequente, mas ja cansei de tocar em cultos aqui na minha comum só eu no cello e minha esposa no orgão rsrs, eu nao tenho filhos, mas concerteza quando vier vai tocar algum instrumento de cordas, e eu ja tentei tmb tocar algum de sopro, mas tmb não saiu nada...

Sobre gravar nunca tentei gravar 2 vozes assim, vc me deu uma boa ideia, vou tentar fazer isso...
Felipe Espíndola

Mensagem  Lino em 30/3/2012, 10:25

ApdD irmãos!

Muito obrigado pelas dicas, é o jeito é estudar bem as posições e treinar a mudança mesmo, não tem escapatória. Em relação ao arco, achei interessante o artigo do site indicado, que para conseguir mais intensidade de som não é velocidade de arco, mas devagar com bastante aderência.

Outro ponto levamtado que gostaria de uma opinião de vocês é em relação a movimento arredondado, ou circular do arco, no artigo falava de um movimento de 8 deitado, sei lá direito...para tirar um som mais limpo, ou mais bonito. Já tinha ouvido coisa similar, em retomada de arco, principalmente talão, vc atacar as cordas faz movimento circular, evita aquele som arranhado.

Agora durante a música , como é este movimento?, na mudança de uma corda para outra?, ou ao final de cada arcada (descendo) dar uma puxada para trás,... não sei se estou conseguindo explicar... já vi alguns violinistas fazendo isso, tipo vc não mantém o arco todo paralelo ao cavalete, no final da arcada vc trá o arco mais para vc, para dentro,... bem algo assim.

O que vcs sabem sobre isso, tanto para violino quanto para Cello??

Saudações.
Lino

Mensagem  Lino em 30/3/2012, 18:44

Então é este movimento arredondado o oito deitado que me desperta enorme curiosidade de como que é isso. Talvez vale a pena abrir um tópico disto em dicas e técnicas e alguém aí que esteja estudando em conservatório possa nos ajudar. Talvez o Morlix...
Lino

Mensagem  Lino em 4/4/2012, 16:13

O verdade irmão, me parece que o caminho do tocar arredondado é por aí...

Levei hoje o Cello para o Fábio. Vai ficar pronto semana que vem. Te falo como ficará.
Lino

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: