Violino Brasil
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Afinação da Viola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afinação da Viola

Mensagem  Mayara Verginio em 11/3/2012, 11:00

Meus caros amigos, quero ajuda de vocês que tocam viola ou mesmo sem tocar possam me ajudar. rsrs
Vou passar do violino para a viola, ainda não marquei minhas aulas mas já vou começar a estudar sozinha em casa mesmo... *-*
Então a afinação do Violino é: 5E, 4A, 4D e 3G
Eu sei que as cordas da viola são: A, D, G e C porém quero saber a afinação delas certinho. Se as A, D e G é a mesma do violino? Eu pensei nessa hipótese ai a C provavelmente seris 3C, mas é melhor confirmar né. rsrs

Alguém me ajuda? rsrs
Desde já agradeço!
Mayara Verginio

Pontos : 268
Reputação : 0

http://neblinapensante.blogspot.com/

Re: Afinação da Viola

Mensagem  lazarojunior em 11/3/2012, 14:56

Olá, eu toco violino, viola e violoncelo.

As cordas da viola não são as mesmas do violino.
Mesmo a sol re e a la. Podem ser parecidas mais colocando as duas juntas, sendo da mesma marca.

Vai perceber que a da viola tem uma espessura mais groça.

Pois o som da viola e uma quinta a baixo do violino.
Mais não tem muita diferença, a diferença é pouca.

fora o som que é mais aveludado do que do violino.

mais a afinação é a mesma, só muda o timbre que é mais suave, mais grave.

E também a caixa da viola não é igual a do violino, ela e estruturada por dentro da melhor forma para favoreçer os mais graves, mesmo a viola numero 38, ela é do tamanho de um violino 4/4. O que muda é a estrutura que é feita para sair mais grave os sons. Mesma coisa o cello, o contrabaixo...

Eu ja tentei colocar o encordoamento de viola no meu violino. O som sai forçado não sai natural. e as cordas ficam duras. e o som não fica grave que nem na viola.

Nas orquestras que eu toco violoncelo, eu sento perto de violas, da pra ter a diferença quando as cordas dão o la de afinação.

Os violinos mais agudos, viola um pouco mais grave e o cello um pouco mais grave que a viola.

Pois do cello pra viola qual a diferença das cordas?

Cello tem mesmas cordas da viola.

Diferença é da espessura da corda, ela é mais grossa que a da viola.

Cello também tem cordas sol, re e la. São as mesmas do violino.

As notas são iguais só muda o timbre, posição e espessura.

Meu professor me deu um exemplo de como funciona a afinação do violino e viola, aqui abaixo irei explicar.

Para se notar a diferença das frequencias das mesma corda do violino e da viola esta aqui:

Corda lá de violino tem uma frequência de: 440 hz

Enquanto a lá de viola tem 439.

Espero ter exclarecido rs.

lazarojunior

Pontos : 31
Reputação : 1

Mensagem  Mayara Verginio em 11/3/2012, 20:08

Ajudou muito Juninho, muitíssimo obrigada!
Mayara Verginio

Mensagem  lazarojunior em 11/3/2012, 20:10

De nada Smile

Precisar tamos ai Shocked

lazarojunior

Mensagem  Mayara Verginio em 11/3/2012, 20:16

Pode deixar, todas as duvidas eu vou vir aqui correndo atrás de esclarecimentos... rsrs
Mayara Verginio

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/3/2012, 22:05

Mayara Verginio escreveu:Meus caros amigos, quero ajuda de vocês que tocam viola ou mesmo sem tocar possam me ajudar. rsrs
Vou passar do violino para a viola, ainda não marquei minhas aulas mas já vou começar a estudar sozinha em casa mesmo... *-*
Então a afinação do Violino é: 5E, 4A, 4D e 3G
Eu sei que as cordas da viola são: A, D, G e C porém quero saber a afinação delas certinho. Se as A, D e G é a mesma do violino? Eu pensei nessa hipótese ai a C provavelmente seris 3C, mas é melhor confirmar né. rsrs

Alguém me ajuda? rsrs
Desde já agradeço!

É a mesma afinação do Violino, só a corda Dó que é uma quinta abaixo da corda Sol.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3788
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/3/2012, 22:21

Detalhe é que as cordas da viola, tem uma tensão menor do que do violino. Por isso eles tem um timbre mais aveludado e claro como o Juninho explicou por causa da estrutura da construção da viola que tem um corpo mais largo para ter uma maior ressonancia.
.
Só que eu não vi diferença na afinação! Acho que o professor do Juninho se esquivocou. Tanto o Violino quando a Viola e o Cello, pode ser afinados tanto em 439 hz como 442 hz ou a afinação padrão mundial que é 440 hz. Algumas orquestras na europa já estão afinando em 450 hz.
.
Vale lembra que no barroco as orquestras eram afinadas em 415 hz.
.
Creio que o que o professor do Juninho quis dizer foi que as cordas da viola tem uma tensão menor, mas não a afinação! Por ter uma tensão menor ela aparentemente parece estar afinada em 439 hz, mas isso não condiz com a realidade. Na verdade o 442 hz que é afinação preferida de todos os spallas e maestros do mundo inteiro, faz o violino soar melhor. Eu também prefiro 442 hz. Estudo sempre em 442 hz. Mas na aula de violino toco em 440 hz, pois afinado o violino com a afinação do violino do meu professor, mas nos ensaios da orquestra, afinamos em 442 hz.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Mayara Verginio em 11/3/2012, 22:27

Muito obrigada Léo. =]
Na orquestra aqui da igreja tocamos 442 também, e também prefiro ela. ^^
Mayara Verginio

Mensagem  lazarojunior em 11/3/2012, 22:35

como o leo disse, a tensão da viola e menor que a do violino. Por isso também da impressão de menos hz.

Sobre a frequencia vai do gosto de cada um, eu gosto de tocar numa frequência mais aveludada.

de 438 a 450, só muda a afinação, isso é pouca coisa. Mais é bom deixar sempre em 440 pois é o padrão.

Eu sempre que toco deixo em 442 nas orquestras da minha igreija.

mais como eu disse vai do seu gosto, só não pode sair muito fora do padrão se não desafina legal.

Att

lazarojunior

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/3/2012, 23:16

juninho_xd escreveu:como o leo disse, a tensão da viola e menor que a do violino. Por isso também da impressão de menos hz.

Sobre a frequencia vai do gosto de cada um, eu gosto de tocar numa frequência mais aveludada.

de 438 a 450, só muda a afinação, isso é pouca coisa. Mais é bom deixar sempre em 440 pois é o padrão.

Eu sempre que toco deixo em 442 nas orquestras da minha igreija.

mais como eu disse vai do seu gosto, só não pode sair muito fora do padrão se não desafina legal.

Att

Padrão é algo muito relativo a época e estilo. O padrão do barroco era 415 hz, e hoje caminhamos para 450 hz o Lá.
.
Na verdade o padrão mundial aceito é entre 440 hz 442 hz. Então se afinou em 442 hz está dentro do que é aceito atualmente.
.
É claro para afinar em 450 hz, precisa de cordas especiais que suportam uma tensão maior.
.
1 Hertz que aumenta ou diminui, altera completamente a afinação. Visto que a maioria de nós temos um ouvido relativo então mudariamos todas as notas para igualar a distancia entre cada intervalo. Para quem tem ouvido relativo, é sossegado, mas para quem tem ouvido absoluto soa tudo desafinado, pois ele não aceita nada que não seja 440 hz o Lá.
.
Por isso é ruim ter ouvido absoluto, pois não aceita outra afinação.
.
Uma dica para você é usar cordas de Perlon, que tem um timbre doce e aveludado.
.
Na congregação a afinação é feita pelo orgão e não através do Spalla pelo som do Oboé ou Piano como é de costume profissional.
.
O que acontece é que alguns orgãos são afinados em 440 hz ou 442 hz. Mas o que acontece? A organista não tira o vibrato (Sustain), isso gera um frequencia distorcida da frequencia 440 hz. Ela vai flutuar para cima e para baixo, dando essa oscilação. Não tem como afinar com precisão, só que tem um ouvido apurado conseguiria afinar corretamente, como maioria dos músicos afinam em casa, chega na Igreja já mudou a afinação, por causa do transporte ou da temperatura. Fora isso, alguns ainda afinam errado. E o Lá da organista parece apenas mera formalidade, não servindo para afinar como deveria ser. Todos esses fatores e mais os instrumentos de sopro que não afinam, isso faz a orquestra ter umas 5 afinações diferentes ao mesmo tempo. Chega a doer nos ouvidos quando a orquestra toca o Lá. Muita dissonancia!!!!!!!
.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Mayara Verginio em 12/3/2012, 13:02

Muito bem lembrado... rsrs
Peguei a viola ontem da igreja, ficar com ela até comprar a minha. rsrs
Vou começar os estudos! Me desejem sorte.
Mayara Verginio

Mensagem  lazarojunior em 12/3/2012, 14:35

escreveu:Caros,

que método estão usando para viola e em que clave?

E quem toca em igreja como faz (clave e voz tocada) ?

............

O método que eu usei foi:

Quem toca viola na igreijaa, faz o tenor clave de fá.
Mais no método é crave de dó.
Mais vai sair o novo hinario que vai ser em crave de dó a viola.
Clave de dó é uma nota acima da clave de fá.

Pra quem entende de clave de fá, é facil aprender clave de dó.

lazarojunior

Mensagem  Mayara Verginio em 12/3/2012, 16:14

Eu vou começar a baixar métodos agora! E na minha igreja as partituras de viola é em clave de do terceira linha...
Mayara Verginio

Mensagem  lazarojunior em 12/3/2012, 22:30

Mayara Verginio escreveu:Eu vou começar a baixar métodos agora! E na minha igreja as partituras de viola é em clave de do terceira linha...

Nossa terceira linha, quando eu começei a aprender a tocar viola.

Aprendi clave de dó que é 1 nota acima da clave de fá.

Como o meu instrutor disse, na igreja irei tocar clave de fá, então não se preocupa com clave de dó.

E o método que eu aprendi era 1 acima da clave de fá.

lazarojunior

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/3/2012, 08:09

Mayara Verginio escreveu:Eu vou começar a baixar métodos agora! E na minha igreja as partituras de viola é em clave de do terceira linha...

Métodos eu recomendo o Hans Sitt pra viola para ficar uma técnica apurada e o Kayser para Viola. Acho bem interessantes esses métodos.
.
Eu fui trompetista na minha Igreja por algum periodo e comecei no Trompete na verdade. Afinação era em Si bembol, como o Hinário da Congregação na época que eu comecei não tinha hinários transportados, nós faziamos o transporte na cabeça. Na prática era ler como se fosse a Clave de Dó na 3 linha. Então eu tinha mais fluencia na leitura da Clave de Do do que na de Sol ou de Fá. O duro era ler clave de Fá, era sempre um sacrificio transportar Clave de Fá na cabeça e na hora.
.
Depois facilitaram e criaram os Hinários transportados em Sib e Mib, mas eu já tinha abandonado o Trompete.
.
Existem 7 Claves na verdade: Sol, Dó 3 linha Dó 2 linha, Fá 1 linha, Fá 2 linha, Fá 3 linha e Fá linha. Cada clave é para um determinado instrumento para facilitar a execução da tessitura do instrumento.
.
Os mais utilizados no meio música orquestral são o Sol, Dó 3 linha e Fá 4 linha. Ou seja sol para instrumentos agudos, Dó 3 linha para instrumentos médio agudos e Fá 4 linha para instrumentos graves.
.
A verdade é que você deve enxergar 1 nota acima da clave de Sol. Exemplo o Si 3 linha na Clave de Sol, você enxergaria o Dó.
.
A linha que estiver a clave determina o nome da nota. Apartir de saber a primeira nota, se formam as demais notas no pentagrama. Se 3 linha estiver a clave de Dó, você saberá que essa linha se chama Dó, então o 2 espaço passara a chamar Si e 3 espaço passara a chamar Ré e assim sucessivamente.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/3/2012, 08:14

juninho_xd escreveu:

Nossa terceira linha, quando eu começei a aprender a tocar viola.

Aprendi clave de dó que é 1 nota acima da clave de fá.

Como o meu instrutor disse, na igreja irei tocar clave de fá, então não se preocupa com clave de dó.

E o método que eu aprendi era 1 acima da clave de fá.

Creio que o seu instrutor estava equivocado. Não é uma nota acima da Clave de Fá é uma nota abaixo da clave de Fá e uma nota acima da clave de sol. Fica entre o meio das duas claves de sol e Fá.

.
Eu acho um absurdo não tem um hinário com Clave de Dó. Porque se até para aqueles maldidos saxofones tem um hinário em Mi b, porque para nossa querida viola erudita não tem a sua clave especifica?
.
Tem coisas não da para entender.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/3/2012, 08:28

juninho_xd escreveu:
O método que eu usei foi:

Quem toca viola na igreijaa, faz o tenor clave de fá.
Mais no método é crave de dó.
Mais vai sair o novo hinario que vai ser em crave de dó a viola.
Clave de dó é uma nota acima da clave de fá.

Pra quem entende de clave de fá, é facil aprender clave de dó.

Irmão, praticamente só a congregação usa essa formação. As igrejas tradicionais como Batista, Adventista e outras praticamente abadonaram o uso do Hinário. E até a Assembleia também.
.
Na Assembléia eles usam formação de orquestra mesmo. Tem uma Clave para cada tessitura de voz e os arranjos são feitos para orquestra. Ou seja usam o 1 Violino e 2 Violinos na Clave de sol, Viola na clave de Dó e Cello e Contra baixo (O que chamamos de Rabecão na Congregação) clave de Fá.
.
Na Congregação foi usado um sistema voltado para Banda Sinfonica no inicio. Não é feito para violinos, violas e cellos que são parte de uma orquestra sinfonica.
.
E o nosso hinário é na verdade em 4 vozes, praticamente é como se fosse para coral com algumas adpações para passagens. Eles são pequenos trechos facilitados de obras de alguns compositores eruditos, mas foram arranjados mais para o canto e para bandas sinfonicas. Até pouco tempo atrás não tinhamos as arcadas escritas nos hinários era preciso fazer ensaios somente de cordas para unificação das arcadas e só depois disso surgiu uma padronização de arcadas em nossos hinários.
.
A Viola na Igreja dependedo da configuração da orquestra da Igreja em determinadas regiões pode-se fazer ou o Contralto ou o Tenor que são as vozes proximas da viola. Como existe muitos contraltos (Saxofones) fica mais coerente se fazer a parte do Tenor (Visto que estão sumindo os trombones e não tem muitos saxofones tenores).
.
A Clave de Dó é muito mais fácil de assimilhar do que Clave de Fá. Pois é mais proxima da Clave de Sol.

Última edição por £ëø Mø®£ix em 8/7/2012, 09:26, editado 1 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/3/2012, 08:36

Mayara Verginio escreveu:Muito bem lembrado... rsrs
Peguei a viola ontem da igreja, ficar com ela até comprar a minha. rsrs
Vou começar os estudos! Me desejem sorte.

Se precisar comprar uma viola já regulada e harmonizada com cavalete alemão e alma de madeira alemã. Toda revisada e pronta para impressionar quem ouvir, só falar comigo.
.
Eu estou para trazer algumas feitas a mão. Se quiser só me falar. Eu divido em 12 vezes no cartão de crédito, precinho camarada.
.
Eu vou caprichar, ainda mais que é para Louvar o Nome do Senhor Jesus!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Mayara Verginio em 13/3/2012, 11:28

Quando eu for comprar Léo quero uma 42cm, e vou comprar a vista! Então vou querer um desconto hein... haha
Agradeço as dicas de método!

E quanto aos hinarios é verdade aqui na minha igreja (Assembléia) só usamos o padrão quando não temos ensaio pelo fato dos arranjos serem mais simples conseguimos tocar grande partes deles sem ensaio, costumamos tocar arranjos feitos na maioria das vezes pelo Paulo Galvão.
Mayara Verginio

Mensagem  Mayara Verginio em 13/3/2012, 13:08

Então preciso de uma de 42cm mesmo, porque meus braços são muito compridos e dizem que minhas mãos são quase como raquetes... kakaka
Mayara Verginio

Mensagem  milioni em 14/3/2012, 01:52

O String Builder e o Suzuki para viola são bem tranquilos para se aprender. Um outro interessante é o Sevcik. Gosto dos exercícios deste método.
milioni

Pontos : 1

Mensagem  Mayara Verginio em 14/3/2012, 11:12

milioni escreveu:
O String Builder e o Suzuki para viola são bem tranquilos para se aprender. Um outro interessante é o Sevcik. Gosto dos exercícios deste método.

Muito Obrigada pelas dicas Milioni... ;]
Mayara Verginio

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: