Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Shinichi Suzuki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Shinichi Suzuki

Mensagem  mikellen em 29/2/2012, 21:26

como pedido, vou dividir com vocês o que aprendi sobre e com o suzuki.

Nascido em 1898 em Nagoya, filho do dono da maior fábrica de instrumentos de cordas do japão, frequentemente brincava nesse espaço quando garoto. Ele foi autodidata, até que teve a oportunidade de ir para a Alemanha para se aperfeiçoar. Ele foi para Berlim onde teve aulas de violino com Karl Klinger, o famoso violinista do quarteto Klinger, privou da amizade de Albert Einstein, e conheceu sua mulher Wartraud.
Quando voltou para o Japão lecionou no conservatório Imperial e formou um quarteto com seus irmãos. Entre 1931 e 1933, Suzuki começa a experimentar suas ideias com as crianças japonesas. Segundo Suzuki o contato com a música deve ser para todos, não deve restringir-se, ele pensa da seguinte forma: assim como desde que nascemos vamos ouvindo nossa lingua materna até começarmos a fala-la, por estimulo dos pais e a convivência...assim devia ser a aprendizagem de violino os pais deveriam fazer as primeiras aulas alguns meses antes do filho para auxiliar a criança e incentivar. Durante este periodo em que deu aulas teve inumeras surpresas, muitas crianças que viraram grandes violinista famosos e até um fato curioso e muito lindo que segue a filosofia de Suzuki: Apareceu -lhe um aluno ou uma aluna (não me recordo agora) que era cego(a), e ele defendia o fato de repetir repetir até conseguir, e com este aluno não foi diferente, nas primeiras aulas colocou o arco em suas mãos deixou fazer o reconhecimento do instrumento que iria se tocar e então começou a ensina-lo todo dia repetia a mesma coisa, e fazia a criança repetir 5 mil vezes até pegar, porque só assim faria tudo certo,e se errasse repetia tudoo de novo... a outros alunos especiais com que Suzuki trabalhou...Ele sofreu muito durante a segunda guerra mundial onde teve que deixar por um tempo de dar aula e trabalhar numa fabrica de peças para avião, ele chegou a passar fome... é muito interessante  tem um livro que fala só sobre a vida dele de onde tirei algumas informações para fazer um trabalho, o livro se chama : Educação é amor(1994)... , também tirei do seguinte livro: De tramas e fios:um ensaio sobre a música e educação da Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, e do :Pedagogias em Educação musical, Beatriz Illari...
 

 Beem tem muitas coisas sobre ele que não falei ou que não lembro no momento mas o importante e tirarmos para nós, a seguinte filosofia que ele seguia, que para conseguirmos tocar, temos que repetir repetir, até acertar, e quando acertar não achar que acaba por ali, é continuar fazendo o certo... e se errar depois de ter feito tuuudo certo voltar a repetir, repetir...porque assim o certo fica gravado em nossa mente, e aquilo fica automatico nos levando a proxima dificuldade... e também praticar em grupo, depois de aulas individuias juntar as crianças para que troquem experiencias e também como eles fazem no japão, que seguem da mesma forma o método suzuki e depois se reunem e tocam, sem nunca mesmo terem se visto!!!

Qualquer coisa ou algum erro q encontrem é só falar...

abraços.

mikellen

Mensagens : 31
Pontos : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shinichi Suzuki

Mensagem  Fabio Teixeira em 1/3/2012, 08:00

Vida de entrega, amor de dom de Deus, mesmo não sabendo.

Fabio Teixeira

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

shinichi suzuki

Mensagem  Ozeias - MG em 1/3/2012, 14:50

Muito interessante!!!!!!!!!

Ozeias - MG

Mensagens : 246
Pontos : 214
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shinichi Suzuki

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 5/3/2012, 01:48

Realmente o Suzuki tinha uma filosofia muito boa. Pensa que não funciona no Brasil, pois somos indisciplinados ao contrario dos japoneses. mas mesmo assim é uma metodologia interessante.
.
Eu acho que a base de tudo além de ter qeu repetir incansavelmente os trechos, é decorar!
.
Pena que no Brasil são poucos que levam as coisas a sério.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

shinichi suzuki

Mensagem  mikellen em 5/3/2012, 20:22

Pois é... No Brasil tem algumas escolas Suzuki... aqui no Paraná por exemplo tem uma em Londrina, onde eles passam tudo isso para frente... para quem quer néh..

mikellen

Mensagens : 31
Pontos : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shinichi Suzuki

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/3/2012, 08:54

mikellen escreveu:Pois é... No Brasil tem algumas escolas Suzuki... aqui no Paraná por exemplo tem uma em Londrina, onde eles passam tudo isso para frente... para quem quer néh..

Eu estudo com uma ex-aluno da Shinobo que foi aluna do Suzki. Dizem que ela é fantastica. Residia em Campinas, SP. Não a conheci pessoalmente.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shinichi Suzuki

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:31


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum