Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Começar com solfejo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Começar com solfejo

Mensagem  Cristiane Vaz em 12/2/2012, 09:18

Bom dia pessoal! Tenho 27 anos e comecei a me interessar em aprender violino no final do ano passado. Um amigo se ofereceu para me ajudar, pois ele dá aulas de piano e violino na igreja, onde ele também aprendeu. Começamos com teoria musical em Dezembro passado e agora estou pegando o solfejo com o livro do Bonna. Estou na lição 7, e ele diz que quando eu estiver na lição 90 começaremos com o instrumento. Enfim, dois amigos meus, um que entende um pouco de musica e outro que é flautista profissional me disseram que eu devia procurar outro professor, que nao preciso fazer solfejo antes de começar com o violino. Meu professor diz que é melhor eu aprender a leitura das partituras antes, pra depois me preocupar com as várias outras dificuldades do instrumento, postura, arco, etc... Penso que existem vários métodos e se meu professor diz que tenho que estudar assim, eu devo seguir. Na minha visão está certo, mas não entendo de música. O que vocês acham? Obrigada pessoal.

Cristiane Vaz

Pontos : 14
Reputação : 0

http://caminhoparaamusica.blogspot.com

Re: Começar com solfejo

Mensagem  El Justiceiro em 13/2/2012, 08:38

Não creio que seu "professor" esteja errado, ele quer te ensinar primeiro leitura de partitura e divisão musical (é o que método bona ensina). Depois de dominar a leitura da partitura, você terá muita facilidade em começar com o violino.

Mas se quiser, converse com ele, explicando que vc quer começar a mexer no violino também, então ele poderá te passar simultaneamente exercícios de violino.

El Justiceiro

Pontos : 185

Mensagem  Mayara Verginio em 13/2/2012, 11:13

Eu peguei bona até a lição 90 também, porém quando eu já estava bem de leitura eu já comecei os estudos no violino, por volta da lição 30 do bona eu já tinha começado os estudos no violino. Acredito que como foi dito acima já, é questão de você conversar com o professor e negociar. rsrs
Eu tinha um trato com o meu, eu só poderia passar para aula prática se antes eu passasse duas lições do Bona com perfeição.

Mayara Verginio

Pontos : 276

http://neblinapensante.blogspot.com/

Começar com solfejo

Mensagem  Ozeias - MG em 13/2/2012, 11:14

Quantas horas aulas vc faz por semana? o método de ensino depende do professor e do aluno tbm, talvez se ele te passar as duas coisas simultaneamente seu rendimento pode cair ou não entendeu depende muito de vc tbm. Mas uma dica continue mais um pouco solfejando pra vc ganhar franqueza na leitura daí depois quando vc pegar no instrumento se preocupará mais com a parte mecânica ok! continue firme que dará certo, Deus te abençõe.

Ozeias - MG

Pontos : 214

Mensagem  Cristiane Vaz em 13/2/2012, 18:53

Pessoal, obrigada pelas respostas! Eu concordo com vcs, mas fiquei balançada pelo que disseram meus amigos. Mas agora sei que estou na direção certa. A frenquencia das minhas aulas está dependendo da disponibilidade do meu professor, pois ele está me ajudando gratuitamente até ele se formar, que será no meio do ano. No meio do ano também termino a minha pós graduação e terei mais tempo para me dedicar ao violino. Então por enquanto até pela falta de tempo pros estudos acho melhor mesmo treinar bastante o solfejo (consigo treinar no minimo meia hora todos os dias, e um pouco mais durante o final de semana) pra depois começar com o violino.

Muito obrigada mesmo pelas respostas pessoal! Very Happy

Cristiane Vaz

Pontos : 14

http://caminhoparaamusica.blogspot.com

Começar com solfejo

Mensagem  Ozeias - MG em 14/2/2012, 05:56

Que isso, temos sempre o prazer de passar o que sabemos um responde uma coisa outro responde outra e assim todos nós aprendemos ok!!!

Deus abençõe.

Ozeias - MG

Pontos : 214

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 20/2/2012, 11:22

Violet Baudelaire escreveu:Bom dia pessoal! Tenho 27 anos e comecei a me interessar em aprender violino no final do ano passado. Um amigo se ofereceu para me ajudar, pois ele dá aulas de piano e violino na igreja, onde ele também aprendeu. Começamos com teoria musical em Dezembro passado e agora estou pegando o solfejo com o livro do Bonna. Estou na lição 7, e ele diz que quando eu estiver na lição 90 começaremos com o instrumento. Enfim, dois amigos meus, um que entende um pouco de musica e outro que é flautista profissional me disseram que eu devia procurar outro professor, que nao preciso fazer solfejo antes de começar com o violino. Meu professor diz que é melhor eu aprender a leitura das partituras antes, pra depois me preocupar com as várias outras dificuldades do instrumento, postura, arco, etc... Penso que existem vários métodos e se meu professor diz que tenho que estudar assim, eu devo seguir. Na minha visão está certo, mas não entendo de música. O que vocês acham? Obrigada pessoal.

O correto é você estudar dois anos básicos em teoria. Eu digo teoria música, solfejo e percepção ritmica e melodica.
.
Vou explicar os fundamentos:
.
Teoria Música = Vai aprender os sinais, andamentos, nome das notas, valores, fundamento das escalas e muito mais.
.
Solfejo = É cantar a partitura na ritmica e nome das notas em seus valores exatos e nome de notas corretas. Falando português é o Bona. Vale lembrar que o Bona é mais para leitura do nome de notas, para o ritmo ele não desenvolve quase nada.
.
Percepção Ritmica = Só o Bona como base é perda de tempo. Vai ficar com problema de ritmica. Então para aprender a ritmica, trabalhar racionio rápido, leitura ritmica e coordenação motora é Pozzoli, Gramani, Worf e Prince.
.
Percepção Melodica = Vai te ajudar a indentificar algumas caracteristicas do sons da escala. Isso vai ajudar pacas no seus estudos.
.
Feito isso, já dá para trabalhar no instrumento. Quem faz isso antes, progredi muito mais rápido. Pois que adianta você tentar tocar corda solta em 2 tempos ou 4 tempos, não sabendo ler e nem o que é ritmo? Já um aluno que tem esses principios na cabeça, vai evoluir muito mais rápido. O que ele não fez em 2 anos, você faz em 2 meses.
.
Mas se você não é criança, não pode perder tempo. O jeito é ir pelos atalhos. Já pegar o instrumento e ir treinando técnica e pronação e supinação enquando vai dando duro no Bona. Mas não faça o Bona a base de seus estudos, ele é apenas um completo, o a base tem que ser o Pozzoli, pois nome de notas você faz isso com leitura dos métodos. Então o importante é Pozzoli e já ir praticando os fundamentos de arco e primeiros dentilhados no violino e ir decorando. Isso vai levar algum tempo. Esse é o tempo exato para você ir desenvolvendo a leitura para ter um progresso rapido.
.
Por isso não digo o que o seu professor esteja errado e nem certo. Pois acredito nessas duas vertentes de ensino, depende é claro do tempo e idade do aluno.
.
Só critico a postura de querer ensinar só o Bona. Acho isso uma perda de tempo. Falo porque estudei por Bona e passei ele até a lição 98 na clave de Sol e Clave de Fá e clave de Dó. E ainda tive que repassar diversas vezes e ainda fiquei com problema de ritmica. Porque na Igreja que estudava (CCB), ele eram contra o uso de metronomo e contra o uso do Pozzoli. Só me atrasou. Comecei a melhora depois que fui estudar com profissionais que tem faculdade, uso do Metronomo é obrigatório e não só estudo o Pozzoli como outros métodos e técnicas de leitura.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 20/2/2012, 11:29

Se você precisar comprar um violino. Eu vendo violinos novos e regulados e harmonizados. Feitos a mão, mas também trabalho com violinos de fábricas.
.
Se você já tiver um violino e quiser regular ele para deixar ele decente para estudar. Só falar comigo que eu realizo tais serviços.
.
Beijão e bons estudos.
.
Que Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:28

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: