Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

ymoraes5948

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Cármelo de los Santos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cármelo de los Santos

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/1/2012, 22:13

========================

>>> Cármelo de los Santos <<<

========================

O violinista Cármelo de los Santos é um dos mais respeitados e requisitados músicos brasileiros de sua geração. Cármelo tem deleitado o público ao longo dos anos com a sua execução intensa e refinada. Vem sendo constantemente elogiado pela crítica especializada como “Brilhante. Dono de uma presença marcante no palco...Virtuosismo e domínio técnico... um ser leonino que retirava do violino um som generoso, encorpado, colorido” (Jornal da Tarde, São Paulo); “Detalhista, fez uma apresentação simétrica, minuciosa e sem interrupções” (O Estado de São Paulo); “Intenso e eletrizante...” (Jornal da PUC, Santiago do Chile).
.
Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro, o “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo, além de ter sido o primeiro instrumentista de cordas a obtê-lo, por unanimidade de público e crítica, tendo sido considerado pela Revista Veja “a maior revelação como intérprete de música erudita no Brasil nos últimos 25 anos”. Desde então tem se apresentado como solista das principais orquestras do Brasil, como as sinfônicas de Porto Alegre, Paraná, Estado de São Paulo, Universidade de São Paulo, Campinas, Petrobrás e Brasileira, orquestras de câmara do SESI/RS, ULBRA, Theatro São Pedro e UNISINOS, e no exterior: Filarmônica de Montevidéu, sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, New Mexico e New World. Na temporada 2002-2003, Cármelo apresentou-se como solista e regente frente à ARCO Chamber Orchestra no prestigioso Weill Recital Hall do Carnegie Hall, Nova Iorque.
.
Premiado igualmente em diversos outros concursos nacionais e internacionais desde os 11 anos, foi o vencedor, em 2003, do “IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda Júlio Cardona”, em Covilhã, Portugal. Cármelo obteve o primeiro
prêmio por unanimidade do júri, além do prêmio de melhor interpretação da obra obrigatória portuguesa. Obteve também, em 2002, a primeira colocação no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (MTNA), realizado em Cincinnati, Estados Unidos. Além desses prêmios, Cármelo foi semifinalista de importantes concursos internacionais como “Dr. Luis Sigall” (Viña del Mar, Chile), “Pablo Sarasate” (Pamplona, Espanha) e “Paganini” (Moscou, Rússia).
.
Obteve o diploma de Bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado na Manhattan School of Music, Nova Iorque, e Doutorado na University of Georgia, Geórgia, EUA. Estudou no Brasil com Fredi Gerling e Marcello Guerchfeld e nos Estados Unidos com Sylvia Rosenberg e Levon Ambartsumian. Para isso lhe foram concedidas bolsas de estudo da CAPES (Nova Iorque) e Fundação VITAE (Geórgia). Tocou para importantes nomes do violino mundial como Isaac
Stern, Boris Belkin, Eugene Fodor, Pamela Frank, Evgenia-Maria Popova, Yfrah Neaman e Shlomo Mintz, entre outros.
.
Em 2004 assumiu o cargo de professor de violino na University of New Mexico em Albuquerque, EUA, onde exerce intensa atividade pedagógica e artística. Desde então vem se apresentando como recitalista, camerista e solista em Porto Rico, México, Chile, Paraguai, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha assim como no Brasil. Tem também lecionado em importantes festivais de música no Brasil como a Oficina de Música de Curitiba, Festival Internacional de Inverno de Brasília, Ex Toto Corde (São Paulo), Festival International Música no Pampa (Bagé), e no exterior: Jornada Musical Xalapa (México), New Operafestival di Roma e Schlern Music Festival (Itália).
.
Seu repertório é extenso e variado, indo do Barroco ao contemporâneo, incluindo todos os principais concertos para violino e orquestra. Estreou obras contemporâneas dos compositores Richard Hermann, Paul Lombardi, Thomas Licata, Richard
Cameron Wolfe, Gordon Mumma, Elisenda Fábregas e Paul Chihara.
.
Cármelo grava frequentemente para a rádio e televisão brasileiras. Aos 17 anos gravou seu primeiro CD pelo selo Eldorado com obras de compositores brasileiros e outros do século XX. Desde então tem colaborado em gravações com diversos artistas como o violonista Paulo Inda e o tocador de oud (instrumento iraquiano) Rahim Al Haj, nomeado para o Grammy.
.
Divulgador da música brasileira, Cármelo lançou em 2009, junto com o pianista Ney Fialkow, o CD “Sonatas Brasileiras”, com obras de Villa-Lobos, Guarnieri e Santoro, o qual recebeu o Prêmio Açorianos 2009 de Melhor CD Erudito.
Na mesma edição, Cármelo também recebeu o prêmio de Melhor Intérprete Erudito. Um outro CD, gravado nos EUA, com diversas peças de compositores brasileiros, será lançado ainda este ano.









"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum