Violino Brasil
Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Música Sacra (Formação de músico erudito)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Música Sacra (Formação de músico erudito)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/2/2010, 01:52

=========================

>>> Música Sacra e Erudita: <<<

=========================

.
>>> Música Sacra <<<
.
A música sacra, no sentido mais usado, é a música erudita aplicada em cultos religiosos.
.
As principais formas de música sacra foram escritas no mínimo para quatro vozes, baseadas ainda em modos.
.
A expressão foi usada pela primeira vez na Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para diferentes músicas do culto, e a sua forma mais antiga foi o canto gregoriano.
.
A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental.
.
Iniciou-se no Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco (Bach - Magnificat > BWV 243, Haendel > Judas Maccabaeus HWV 63), pelo Classicismo (Mozart > Réquiem em Ré menor, KV 626, Haydn, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Brahms > Ein Deutsches Requiem (Réquiem Alemão) Op. 45, Bruckner, Gounod, César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira). Sempre eram peças baseadas em textos religiosos - quase sempre em latim, com “salmos cantados”.
.
Conheça algumas composições sacras dos grandes mestres:
o J. S. Bach - Jesus, Alegria dos Homens  Coro, da Paixão Segundo João o G. F. Handel - A Trombeta Soará  As Misericórdias do Senhor Duram Para Sempre  Ó Deus, Quem em Tuas Mãos, de "José e Seus Irmãos" o Johann Pachelbel - Canon em Ré Maior.  Tomaso Albinoni - Adágio em Sol Menor, o J. Haydn - Os Céus Proclamam a Glória de Deus  Beethoven - Marcha Turca  Felix Mendelsshon - Apareceu o Profeta Elias o W. A. Mozart - Adoramos-te K327  Aleluia K47  Exultai, Jubilai (Allegro).
.

>>> Música Erudita <<<
.
Música clássica ou música erudita (do latim, eruditus, "educado" ou "instruído") ou ainda, “música séria” é um termo amplo utilizado para se referir à música estudada, em forma, estilo e analisada dentro das
tradições seguindo regras preestabelecidas no decorrer da história da música; produzida (ou baseada) nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, englobando um período amplo que vai, aproximadamente, do século IX até a atualidade.
.
Figura - Esse manuscrito célebre na forma de coração (foto), foi copiado por volta de 1475 por Jean de Montchenu, protonotário e conselheiro do arcebisbo de Genebra. Este fólio é um rondó para três vozes de autoria do músico franco-flamengo Iohannes Regis (c.1430-1485).
.
O texto diz: "Se quereis que vosso seja, Pensai que vos amarei, E lealmente vos servirei, Enquanto viva ou seja".
.
Existe uma definição de que a música erudita seria a música feita durante o período de 1750 a 1830, em especial a de Haydn, Mozart e Beethoven. Neste período a música mais mencionada é a da Escola Clássica Vienense, refletindo a importância de Viena como capital musical da Europa nesse período.
.
O termo "música clássica" só apareceu no início do século XIX, numa tentativa de se "marcar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro.
.
Nesse sentido a música clássica implica a antítese da música romântica feita em fins do século 17 e início do século 19, em que a ênfase recaía sobre os sentimentos, as paixões e o exótico, em lugar da razão, da contenção e de esteticismo da arte clássica.
.

>>> Formação de Músico Erudito <<<
.
O objetivo deste texto é sugerir um padrão de ensino e métodos para formar músicos eruditos conscientes da necessidade e disciplina para a interpretação solene de hinos sacros de louvores e súplicas a Deus.
.

>>> Metodologia de ensino <<<
.
Antes do início dos estudos o aluno deve se apresentar ao responsável pela orquestra, para conhecer os parâmetros do grupo de estudos musicais.
.
Nesta apresentação o candidato deve expor seus objetivos e seus desejos na música (o porquê da sua escolha, o instrumento desejado e etc).
.
O responsável pela orquestra pode aproveitar este momento para instruir o candidato sobre a grade curricular do curso e seus desafios.
.
Conscientizar o candidato das normas de conduta no grupo de estudos, na orquestra e do comportamento no conjunto.
.
Sugerir um padrão de ensino com orientação dirigida à execução, leitura e interpretação solene de música erudita.
.
Análise do conteúdo do método de ensino: verificar o autor, verificar o objetivo do método, usar métodos contemporâneos que não possuem escalas e arpejos de conteúdo jazzístico com influência de música popular brasileira ou ritmos distintos da música clássica.
.
Toque antes de ouvir ao aluno para propor uma “versão erudita” em seu ouvido antes dele adquirir vícios e copiar versões não-cristãs.
.
Usar partituras, estudos e métodos clássicos, como apoio e complemento para a sensibilização e o ‘despertar’ de música orquestral.
.
Permitir ao candidato acesso às informações não convencionais para o aprimoramento dos estudos: áudio, vídeos, etc.
.
Instruir, planejar e aplicar a disciplina necessária para ajudar o aluno a alcançar os resultados desejados, que é o ingresso na orquestra.
.
Preparar o aluno com elementos da gramática musical, história da música resumida e principalmente a história do instrumento escolhido.
.
Abrir todas as referências, materiais, métodos ou qualquer outro conteúdo para alunos que desejam atingir níveis mais elevados.
.
Fidelizar gerações de músicos que estarão realmente preparados para instruir futuros alunos sob tais exemplos de metodologia.
.
Estas idéias formam um conjunto de sugestões, e podem agregar valores palpáveis à demanda da maior orquestra não-profissional do mundo, formando músicos disciplinados, conscientes de suas responsabilidades, que terão prazer em dividir seus conhecimentos para nosso aprimoramento constante.
.

> Atividades em grupo <
.

> MasterClass / Palestras / Eventos <
.
Idéias: idealize e participe de grupos de estudos de reforço (história da música, técnicas avançadas do instrumento, audição de concertos e outras ações com contextos que agregam valor no desenvolvimento do raciocínio de música clássica e música sacra).
.
Propostas: organize em um espaço reservado um encontro com músicos que desejam desenvolver suas habilidades musicais no âmbito de aplicar articulações, obedecer respirações, atenção a artes específicas, exercícios de regência, esclarecimento de pontos comuns, oficina de palhetas / arco / bocal e outras ações para dividir conhecimentos.
.

> Escolha de instrumentos para música sacra - Orquestra Cristã <
.
Preferencialmente a apresentação e escolha de instrumentos que são apropriados para a execução de música sacra, como: o Cordas (Violino, Viola e Violoncelo), Madeiras (Flauta transversal, Clarinete Soprano, Clarinete Basseto, Clarinete Alto, Clarinete Baixo, Oboé, Oboé D’amore, Corne inglês, Fagote), Família Saxofone, Metais (Trombone, Trompa, Flugel Horn).
.

> Volume da massa orquestral para execução de música sacra <
.
O equilíbrio sonoro é muito importante para a execução da música sacra, este controle é questão de bom senso. Para que o coral das vozes possa cantar agradavelmente o som precisa ser suave e este equilíbrio é encontrado na proporção e posição dos instrumentos, na distribuição de vozes (soprano, contralto, tenor e baixo), na quantidade e controle do volume de som de instrumentos que possuem naturalmente timbres bem mais potentes.
.
Por isto, a somatória dos instrumentos do naipe “metais” e a família “saxofone” devem ser em menor quantidade do que o naipe cordas e madeiras.
.
Sugestão de percentual de instrumentos por naipe: um bom equilíbrio na sonorização é aconselhável na medida do possível, que os percentuais em número de instrumentos, sejam os seguintes: Cordas (40%); Madeiras (30%); Saxofones (13%); e Metais (17%).
.
Estes percentuais tratam-se apenas de uma sugestão.
.

>>> Formação da Orquestra - Orquestra Cristã <<<
.
As vozes relacionadas para todos os instrumentos são apenas sugestão, o responsável pela orquestra deve orientar os músicos conforme a necessidade do momento.
.

>>> Cordas <<<
.
Violino - Soprano (natural ou oitava) ou
contralto natural
Viola – Tenor ou contralto
Violoncelo - Baixo
.

>>> Madeiras <<<
.
Flauta - Soprano
Oboé – Soprano
Corne Inglês – Contralto
Clarinete – Soprano
Clarinete Alto (Mib) – Tenor
Clarinete Baixo “Clarone” (Sib) – Baixo
Fagote - Baixo
.

>>> Saxofones <<<
.
Sopranino – Soprano
Soprano – Soprano
Alto – Contralto
Tenor – Tenor
Barítono – Baixo
Baixo - Baixo
.

>>> Metais <<<
.
Trompete - Soprano
Fluegelhorn – Contralto ou Soprano
Trompa – Contralto
Trombonito,Trombone, Saxhom – Tenor
Bombardino - Baixo
Tuba Sinfônica (bombardão) - Baixo
.
Da mesma forma que um bom instrumentista tira o "seu" som, qualquer que seja a qualidade do instrumento que esteja em suas mãos, o responsável pela orquestra faz o mesmo com cada orquestra que reger, entretanto tudo irá depender da comunhão da orquestra e principalmente dos requisitos básicos que são: Obediência, humildade, sinceridade e o desejo de melhor servir ao nosso grande DEUS, pois ele é o Senhor da perfeição.
.

>>> Posição dos instrumentos na orquestra - Orquestra Cristã <<<
.
Um ponto muito importante é o posicionamento de instrumentos na orquestra.
.
A regra básica é dividir as vozes pelos respectivos naipes, na ordem: cordas, teclas, madeiras, “família saxofone” e metais.
.
A partir do púlpito a ordem de posicionamento sugerida é:
Naipe: CORDAS
Violino, Viola e Violoncelo
Naipe: MADEIRAS / TECLAS
Acordeão
Flauta transversal, Flauta contralto
Oboé, Oboé d'amore, Corne inglês, Fagote
Clarinete, Clarinete Alto “Clarone” Mib, Clarinete Baixo “Clarone” Sib
“Família”: SAXOFONES
Sopranino, Soprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo
Naipe: METAIS
Trompete (Pistão), Trompete Pocket ou Piccolo, Cornet, Flugelhorn e Trompa
Trombone, Trombonito, Saxhom e Melofone
Barítono, Eufônio (Bombardino) e Saxtrompa
Tuba (Baixo ou bombardão)
.
"A pontualidade e a disciplina de cada músico reflete a dimensão de seu zêlo para com a obra de Deus!"
.
“A música exalta o espírito humano, é criativa, auto-expressiva e permite a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.”
.
Use este material como apoio do processo educacional da postura do estudante de música. Todos os conceitos e artigos sobre música atendem diferentes aspectos do desenvolvimento humano (físico, mental, social, emocional e espiritual), favorecendo o bem-estar e o crescimento das potencialidades do estudante, pois fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
.
Você que é estudante de música, lembre-se que ao estudar qualquer instrumento, deve fazer com vontade e determinação; desempenhando o melhor de si com seriedade; lutando para aperfeiçoar o seu aprendizado na música e a cada dia dividir os seus conhecimentos no grupo de estudos. Assim teremos a possibilidade de nos aperfeiçoar como pessoas, com atenção a importância do respeito e consideração pelo seu próximo.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 14:00, editado 3 vez(es)
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3305
Pontos : 3789
Reputação : 171
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Música Sacra (Formação de músico erudito)

Mensagem  Ozeias - MG em 5/11/2011, 08:40

Ótimo tópico muito bem explicado.

Deus abençõe.
avatar
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Música Sacra (Formação de músico erudito)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 25/1/2012, 00:14

Muito importante esse tópico irmão.
.
O material que eu estou vendendo de estudos ajuda muito na formação de músicos sacros. Já que em nossas Igrejas que possuem orquestras, falta muita informação, orientação e professores qualificados para ensinar. O jeito é busca informação fora da Igreja para melhor servi a Deus com o Louvor dentro das orquestras das Igrejas.
.
O material que estou vendendo possuir diversas informações nas mais diversas areas da música: harmonia, percepção ritmica e melodica, composição, regência de coral e orquestra, lutheria e claro violino. São métodos e video aulas.
.
Quem quiser adquirir os 4 DVD só me adicionar no MSN: violinistamorlix@hotmail.com
.
Esclareço também dúvidas a respeito do meu trabalho de regulagens e harmonização de violinos. Quem tiver ou quiser regular o seu violino de fábrica ou mesmo fazer manutenção no seu violino, só me dar um toque. Eu faço o orçamento.
.
Quem quiser adquirir ou trocar o seu violino para Louvar a Deus em sua Igreja. Eu tenho violinos feitos a mão e também violinos de fábricas modificados para vender. A partir de R$ 500 a R$ 4000 mil reais.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3305
Pontos : 3789
Reputação : 171
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Música Sacra (Formação de músico erudito)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum