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Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 24/1/2013, 09:54

Eu sou apaixonado pelo 270.


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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  Alexandre em 24/1/2013, 09:56

£ëø Mø®£ix escreveu:Eu sou apaixonado pelo 270.


prefiro o 59
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Alexandre

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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  Rangel em 28/5/2013, 04:27

Eu fiz o teste este ano e me coloram direto no culto oficial, mas ainda falto me oficializar, já estou nervoso só de pensar no teste rsrs.
No dia da minha apresentação, que não faz muito tempo só tinha eu de violino, e olha que minha comum não é muito pequena . Já estava super nervoso e mais apresentação, não sei como consegui tocar. E ate hoje ainda fico nervoso,tenho medo de errar parece que piora quando fico mais tenso, eu só toco na 1 posição ainda não sei fazer vibrato, tenho muito oque aprender . Agora um hino que estou tendo um pouco de dificuldade é o 408 da santa ceia no hinário nº 5, ele é simples mais aquela parte da nota lá colcheia pontuada e semi colcheia fá, sempre falha. Estou gostando do hinos novos são muito bonitos 260 e 252 nem se fala de tão belo. Quais hinos vocês tiveram dificuldades ? É normal em certos hinos dá aqueles puxões ?
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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  Aleki3419 em 28/5/2013, 09:26

Fábio Rangel escreveu:Eu fiz o teste este ano e me coloram direto no culto oficial, mas ainda falto me oficializar, já estou nervoso só de pensar no teste rsrs.
No dia da minha apresentação, que não faz muito tempo só tinha eu de violino, e olha que minha comum não é muito pequena . Já estava super nervoso e mais apresentação, não sei como consegui tocar. E ate hoje ainda fico nervoso,tenho medo de errar parece que piora quando fico mais tenso, eu só toco na 1 posição ainda não sei fazer vibrato, tenho muito oque aprender . Agora um hino que estou tendo um pouco de dificuldade é o 408 da santa ceia no hinário nº 5, ele é simples mais aquela parte da nota lá colcheia pontuada e semi colcheia fá, sempre falha. Estou gostando do hinos novos são muito bonitos 260 e 252 nem se fala de tão belo. Quais hinos vocês tiveram dificuldades ? É normal em certos hinos dá aqueles puxões ?

talvez sua dificuldade seja pq vc esta tocando a corda la solta? exprementar toca a nota "la" com quarto dedo... todos os hinos novos sao lindo, eu acho,
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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/5/2013, 10:08

Fábio Rangel escreveu:Eu fiz o teste este ano e me coloram direto no culto oficial, mas ainda falto me oficializar, já estou nervoso só de pensar no teste rsrs.
No dia da minha apresentação, que não faz muito tempo só tinha eu de violino, e olha que minha comum não é muito pequena . Já estava super nervoso e mais apresentação, não sei como consegui tocar. E ate hoje ainda fico nervoso,tenho medo de errar parece que piora quando fico mais tenso, eu só toco na 1 posição ainda não sei fazer vibrato, tenho muito oque aprender . Agora um hino que estou tendo um pouco de dificuldade é o 408 da santa ceia no hinário nº 5, ele é simples mais aquela parte da nota lá colcheia pontuada e semi colcheia fá, sempre falha. Estou gostando do hinos novos são muito bonitos 260 e 252 nem se fala de tão belo. Quais hinos vocês tiveram dificuldades ? É normal em certos hinos dá aqueles puxões ?

Quando começar a falhar alguma nota ou arco, usa o 4 dedo para cordas soltas. Tem que pensar em soluções. Sempre toque irmão descendo todos os dedos como se fosse um violão, quando não puder atencipar todos os dedos, pelo menos pelo dois você pode fazer isso. É exatamente isso que aprendemos na técnica do Sevick op 1 que é um trabalho especifico para o dedos para fortalecer a musculatura dos dedos e trabalhar afinação e claro atencipação na técnica de ligaduras para evitar sons harmonicos indesejados.
.
O teste de oficialização é um simples teste, ele não exigem nada demais. É apenas um simples teste para atestar que o violinista cumpriu o programa sugerido e exigido para fazer parte da orquestra oficial e possa tocar em outras Igreja que não seja a comum do candidato a oficialização.
.
É apenas uma formalização dizendo que o músico não necessita mais estudar.
.
Acontece que as coisas não funcionam como estão no papel, o músico precisa sim continuar a estudar para melhorar a execução dos hinos, auxiliando a nossa irmandade.
.
Não é normal dar puxões nos hinos não. Precisa trabalhar esse vicio. O arco deve manter sempre a mesma velocidade. Quando você dar os puxões você está acentuando a nota, muitas vezes você acentuando a nota asis ou no ritmo protetico. Pensando nisso que os irmãos orientaram no hinário 4 que no inicio dos hinos usasse apenas metade do arco para iniciar hinos com inicio protetico.
.
Por isso trabalhamos o Sevick op 2, que é para golpes de arco, justamente para planejamos e trabalhamos as diferentes regiões do arco para evitar dar esses puxões e outros vicios de arco.
.
Outra que quando você esses puxões gera uma tensão excessiva no braço, quando estudamos métodos avançados como o 36 estudos do Kayser, já preparado para acentuação, mas antes disso tempos que passar o Hans Sitt como preparação e trabalhar muito algumas lições do Sevick op 2.
.
Justamente para preparar o braço, pois quando a pessoa não trabalha fraseados, dinamicas de intensidade, dinamicas de arco, dinamicas de fraseado, acentuação metrica e acentos, crescendos e decrescendos, você vai tocar os hinos o normal é dar os puxões que são vicios, primeiro por causa da assimetria da velocidade do arco, fica irregular a velocidade, você da um golpe rapido e depois diminui e muitas vezes quando se usa muito arco você fica até sem arco para completar a nota é obrigado a inverter o sentido de arco por causa desse vicio e gera um som arenoso, as vezes faz os Ka (Sujeira do som), entonação fica irregular, pois não fazemos consciente.
.
Portando é um vicio que acaba se tornando automatico e pensarmos que é algo normal e por travar o braço por não estar preparado para tal golpe, acabar por parar o arco na mudança do sentindo, não fazendo o Detache, ou seja não está fazendo nada do que está escrito no hinario, pois o som deve ser continou, o arco deve manter a velocidade, intensidade e o planejamento do arco que já vem descrito no hinário. Ele obedece a metrica musical, o sinal de talão sempre fica na inicio da cabeça do compasso.
.
Bastando o musico fazer apenas a acentuação metrica que faz a musica ser música de verdade.
.
Não fique nervoso em tocar sozinho, ali ninguem está sendo avaliado, o irmão já foi avaliado e está em condições de fazer parte da orquestra na parte técnica e espiritual também. Todos estão em comunhão louvando a Deus dando o melhor de si mesmo. Fique apenas nervoso se você não estiver dando o seu melhor, podendo fazer mais, mas não querer fazer mais. Nessa situação de não querer fazer mais você não estaria oferecendo o seu melhor para Deus. Não estaria dando o seu dizimo, sua primicias...
.
Ninguém é solista (Exceto alguns irmãos que são profissionais como o nosso irmão Claudio Cruz), mas não é porque ele sabe mais do que a gente que ele tem intenção de nos humilhar, em geral irmãos que tem super conhecimento, nem tocam na Igreja para não constranger outros irmãos que não tem o mesmo conhecimento musical. Eu acho uma bobagem, mas entendo a posição deles, pois a intenção é evitar humilhação, pois se eles forem oferecer o melhor para Deus, muitos irmãos vão achar que eles estão sendo arrogantes. O carater da Igreja é agregação, comum união (Comunhão) entre os irmãos, mesmo sentimento, mesma fé, todos unidos em uma só voz para cantar e nos alegramos na presença de Deus.
.
Quando entramos na orquestra é normal perder umas notas, errar umas arcadas, o importante é aprimorar-se, decorar os hinos, estudar com o metronomo, estuda o metodo para evoluir a tecnica e tocar oitavado, fazer o vibrato, tocar simples, porém com excelencia e perfeição os hinos, tendo uma boa entonação, sabendo tocar piano ou forte quando necessario, pois muitas vezes estamos tocando sozinho e temos que ter franqueza na orquestra, apresentar-se como bom soldado, e muitas vezes temos excesso de musico, precisamos tocar piano ou pianissimo. Tem que estar preparado. Muitas vezes você ter uma percepção aberta, ouvidos aberto, não só o ouvido fisico mas o ouvido espiritual, sentir o clima espiritual, pois a Igreja está provada ou aflorada, você tem que tocar no sentimento da irmandade, tocar um hino como se fosse uma oração de suplica ou tocar o hino como se fosse uma marcha para animar os soldados para guerra.
.
Não pode tocar somente notas, tem que tocar de alma e coração.
.
Muitas vezes os irmãos tem medo de tocar por errar. Ai que erra mesmo, já erra por estar com medo de errar. Se for para errar irmão, erra com gosto, diz para Deus, eu to fazendo meu melhor, procurei acertar!!! Dá entendimento e conhecimento para mim!!! Mas toca com vontade e sem medo de ser feliz, tudo com consciencia e tempero, pois pior coisa que tem é você sentar perto de gente sem noção que acha que gritar, tocar tudo oitavado e fazer as 4 vozes pensa que está arrasando, porem toca tudo desafinado, sem simetria no ritmo e tudo de qualquer jeito. Isso não é toca com vontade e sim ser um ignorante musical que acha que gritar nos ouvidos de Deus vai ser ouvido. Para ser ouvido, basta tocar de todo o coração e toda a alma, transmitir exatamente o que você tem dentro do coração, expressar o seu sentimento. Isso é músico que aliada a técnica formam a música!!! Entre a Arte e a Ciencia existe a técnica, porem a técnica mata a arte. É preciso deixar a arte prevalecer. Discutir a ciencia, pois se não discutir a ciencia, não é ciencia!!! E deixar a técnica entre a arte e a ciencia. Porém não a tecnica não é absoluta!!!! E não dá para tocar sem a técnica, mas desde que ela seja baseada na arte e na ciencia.
.
Sempre quando o irmão for estudar, antes disso ore a Deus, peça para ajudar na afinação, entonação, amplicar o seu conhecimento tecnico e teorico pra você fazer o melhor pela Igreja de Jesus!!! E estar apto para boas obras quando for requisitado!!!
.
Orquestra é sempre complicado, viu irmão. Pois lida com muita mentalidades, muitas formações musicais, muitas opinões. E música ninguém é igual a ninguém. É arte!!! Até entre os grandes teoricos existem divergencias entre eles a respeito de um assunto o outro. Cada som é peculiar, principalmente no violino. Não é só diferença de timbre, mas alma do violinista fala muito alto. Até dentro da própria técnica, existem muitas escolas.
.
O importante é o irmão sentar no seu banco, fazer aquilo que Deus confiou para o irmão, sempre tendo em mente a humildade, não em ser inferior ao outros. Isso é hipocrisia, mas ser humilde em saber que não é mais do que ninguém.
.
Não se sinta nervoso. Se Deus preparou do irmão tocar na sua comum, porque Ele confia no irmão e está capacitando o irmão para Obras maiores!!! Anima e esforça-te. Deus vai te ajudar.



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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  viniciuss em 7/6/2013, 09:38

£ëø Mø®£ix escreveu:
Fábio Rangel escreveu:Eu fiz o teste este ano e me coloram direto no culto oficial, mas ainda falto me oficializar, já estou nervoso só de pensar no teste rsrs.
No dia da minha apresentação, que não faz muito tempo só tinha eu de violino, e olha que minha comum não é muito pequena . Já estava super nervoso e mais apresentação, não sei como consegui tocar. E ate hoje ainda fico nervoso,tenho medo de errar parece que piora quando fico mais tenso, eu só toco na 1 posição ainda não sei fazer vibrato, tenho muito oque aprender . Agora um hino que estou tendo um pouco de dificuldade é o 408 da santa ceia no hinário nº 5, ele é simples mais aquela parte da nota lá colcheia pontuada e semi colcheia fá, sempre falha. Estou gostando do hinos novos são muito bonitos 260 e 252 nem se fala de tão belo. Quais hinos vocês tiveram dificuldades ? É normal em certos hinos dá aqueles puxões ?

Quando começar a falhar alguma nota ou arco, usa o 4 dedo para cordas soltas. Tem que pensar em soluções. Sempre toque irmão descendo todos os dedos como se fosse um violão, quando não puder atencipar todos os dedos, pelo menos pelo dois você pode fazer isso. É exatamente isso que aprendemos na técnica do Sevick op 1 que é um trabalho especifico para o dedos para fortalecer a musculatura dos dedos e trabalhar afinação e claro atencipação na técnica de ligaduras para evitar sons harmonicos indesejados.
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O teste de oficialização é um simples teste, ele não exigem nada demais. É apenas um simples teste para atestar que o violinista cumpriu o programa sugerido e exigido para fazer parte da orquestra oficial e possa tocar em outras Igreja que não seja a comum do candidato a oficialização.
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É apenas uma formalização dizendo que o músico não necessita mais estudar.
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Acontece que as coisas não funcionam como estão no papel, o músico precisa sim continuar a estudar para melhorar a execução dos hinos, auxiliando a nossa irmandade.
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Não é normal dar puxões nos hinos não. Precisa trabalhar esse vicio. O arco deve manter sempre a mesma velocidade. Quando você dar os puxões você está acentuando a nota, muitas vezes você acentuando a nota asis ou no ritmo protetico. Pensando nisso que os irmãos orientaram no hinário 4 que no inicio dos hinos usasse apenas metade do arco para iniciar hinos com inicio protetico.
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Por isso trabalhamos o Sevick op 2, que é para golpes de arco, justamente para planejamos e trabalhamos as diferentes regiões do arco para evitar dar esses puxões e outros vicios de arco.
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Outra que quando você esses puxões gera uma tensão excessiva no braço, quando estudamos métodos avançados como o 36 estudos do Kayser, já preparado para acentuação, mas antes disso tempos que passar o Hans Sitt como preparação e trabalhar muito algumas lições do Sevick op 2.
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Justamente para preparar o braço, pois quando a pessoa não trabalha fraseados, dinamicas de intensidade, dinamicas de arco, dinamicas de fraseado, acentuação metrica e acentos, crescendos e decrescendos, você vai tocar os hinos o normal é dar os puxões que são vicios, primeiro por causa da assimetria da velocidade do arco, fica irregular a velocidade, você da um golpe rapido e depois diminui e muitas vezes quando se usa muito arco você fica até sem arco para completar a nota é obrigado a inverter o sentido de arco por causa desse vicio e gera um som arenoso, as vezes faz os Ka (Sujeira do som), entonação fica irregular, pois não fazemos consciente.
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Portando é um vicio que acaba se tornando automatico e pensarmos que é algo normal e por travar o braço por não estar preparado para tal golpe, acabar por parar o arco na mudança do sentindo, não fazendo o Detache, ou seja não está fazendo nada do que está escrito no hinario, pois o som deve ser continou, o arco deve manter a velocidade, intensidade e o planejamento do arco que já vem descrito no hinário. Ele obedece a metrica musical, o sinal de talão sempre fica na inicio da cabeça do compasso.
.
Bastando o musico fazer apenas a acentuação metrica que faz a musica ser música de verdade.
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Não fique nervoso em tocar sozinho, ali ninguem está sendo avaliado, o irmão já foi avaliado e está em condições de fazer parte da orquestra na parte técnica e espiritual também. Todos estão em comunhão louvando a Deus dando o melhor de si mesmo. Fique apenas nervoso se você não estiver dando o seu melhor, podendo fazer mais, mas não querer fazer mais. Nessa situação de não querer fazer mais você não estaria oferecendo o seu melhor para Deus. Não estaria dando o seu dizimo, sua primicias...
.
Ninguém é solista (Exceto alguns irmãos que são profissionais como o nosso irmão Claudio Cruz), mas não é porque ele sabe mais do que a gente que ele tem intenção de nos humilhar, em geral irmãos que tem super conhecimento, nem tocam na Igreja para não constranger outros irmãos que não tem o mesmo conhecimento musical. Eu acho uma bobagem, mas entendo a posição deles, pois a intenção é evitar humilhação, pois se eles forem oferecer o melhor para Deus, muitos irmãos vão achar que eles estão sendo arrogantes. O carater da Igreja é agregação, comum união (Comunhão) entre os irmãos, mesmo sentimento, mesma fé, todos unidos em uma só voz para cantar e nos alegramos na presença de Deus.
.
Quando entramos na orquestra é normal perder umas notas, errar umas arcadas, o importante é aprimorar-se, decorar os hinos, estudar com o metronomo, estuda o metodo para evoluir a tecnica e tocar oitavado, fazer o vibrato, tocar simples, porém com excelencia e perfeição os hinos, tendo uma boa entonação, sabendo tocar piano ou forte quando necessario, pois muitas vezes estamos tocando sozinho e temos que ter franqueza na orquestra, apresentar-se como bom soldado, e muitas vezes temos excesso de musico, precisamos tocar piano ou pianissimo. Tem que estar preparado. Muitas vezes você ter uma percepção aberta, ouvidos aberto, não só o ouvido fisico mas o ouvido espiritual, sentir o clima espiritual, pois a Igreja está provada ou aflorada, você tem que tocar no sentimento da irmandade, tocar um hino como se fosse uma oração de suplica ou tocar o hino como se fosse uma marcha para animar os soldados para guerra.
.
Não pode tocar somente notas, tem que tocar de alma e coração.
.
Muitas vezes os irmãos tem medo de tocar por errar. Ai que erra mesmo, já erra por estar com medo de errar. Se for para errar irmão, erra com gosto, diz para Deus, eu to fazendo meu melhor, procurei acertar!!! Dá entendimento e conhecimento para mim!!! Mas toca com vontade e sem medo de ser feliz, tudo com consciencia e tempero, pois pior coisa que tem é você sentar perto de gente sem noção que acha que gritar, tocar tudo oitavado e fazer as 4 vozes pensa que está arrasando, porem toca tudo desafinado, sem simetria no ritmo e tudo de qualquer jeito. Isso não é toca com vontade e sim ser um ignorante musical que acha que gritar nos ouvidos de Deus vai ser ouvido. Para ser ouvido, basta tocar de todo o coração e toda a alma, transmitir exatamente o que você tem dentro do coração, expressar o seu sentimento. Isso é músico que aliada a técnica formam a música!!! Entre a Arte e a Ciencia existe a técnica, porem a técnica mata a arte. É preciso deixar a arte prevalecer. Discutir a ciencia, pois se não discutir a ciencia, não é ciencia!!! E deixar a técnica entre a arte e a ciencia. Porém não a tecnica não é absoluta!!!! E não dá para tocar sem a técnica, mas desde que ela seja baseada na arte e na ciencia.
.
Sempre quando o irmão for estudar, antes disso ore a Deus, peça para ajudar na afinação, entonação, amplicar o seu conhecimento tecnico e teorico pra você fazer o melhor pela Igreja de Jesus!!! E estar apto para boas obras quando for requisitado!!!
.
Orquestra é sempre complicado, viu irmão. Pois lida com muita mentalidades, muitas formações musicais, muitas opinões. E música ninguém é igual a ninguém. É arte!!! Até entre os grandes teoricos existem divergencias entre eles a respeito de um assunto o outro. Cada som é peculiar, principalmente no violino. Não é só diferença de timbre, mas alma do violinista fala muito alto. Até dentro da própria técnica, existem muitas escolas.
.
O importante é o irmão sentar no seu banco, fazer aquilo que Deus confiou para o irmão, sempre tendo em mente a humildade, não em ser inferior ao outros. Isso é hipocrisia, mas ser humilde em saber que não é mais do que ninguém.
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Não se sinta nervoso. Se Deus preparou do irmão tocar na sua comum, porque Ele confia no irmão e está capacitando o irmão para Obras maiores!!! Anima e esforça-te. Deus vai te ajudar.


A Paz de Deus!

Irmão, que conselhos maravilhosos que você escreveu! Parabéns pela sabedoria.

Deus te abençoe!

viniciuss

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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/6/2013, 11:24

viniciuss escreveu:

A Paz de Deus!

Irmão, que conselhos maravilhosos que você escreveu! Parabéns pela sabedoria.

Deus te abençoe!

Amém, meu irmão. Deus te abençoe pelo incentivo.
.
No que precisar estou a disposição de todos no que eu puder ajudar.
.
Um forte abraço.
.
A Paz de Deus.


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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  Rangel em 16/7/2013, 23:22

Paz de Deus, tudo bom?

Irmão que Deus te abençoe pelos conselhos que você me deu e que sirva para outros também. Ainda tenho muitas dúvidas e este fórum está sendo muito útil. Pretendo não desaparecer mais, dei uma sumida mas voltei kkk. Qualquer hora vou criar um tópico com minhas perguntas, são muitas as dúvidas que ainda tenho sobre violino.

Para encerrar uma perguntinha básica. Em quanto tempo devo levar o instrumento para ser regulado? Eu devo colocar cordas mais estridente para abrir o som?

Abraços!!
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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  Aleki3419 em 17/7/2013, 09:13

Fábio Rangel escreveu:Paz de Deus, tudo bom?

Irmão que Deus te abençoe pelos conselhos que você me deu e que sirva para outros também. Ainda tenho muitas dúvidas e este fórum está sendo muito útil. Pretendo não desaparecer mais, dei uma sumida mas voltei kkk. Qualquer hora vou criar um tópico com minhas perguntas, são muitas as dúvidas que ainda tenho sobre violino.

Para encerrar uma perguntinha básica. Em quanto tempo devo levar o instrumento para ser regulado? Eu devo colocar cordas mais estridente para abrir o som?

Abraços!!

 o instrumento para ser regulado? se vc ja tem a condiçao, ja deve levar,  assim vc aprender/treinar com violino ja regualdo, o q facilita...
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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/7/2013, 10:22

Fábio Rangel escreveu:Paz de Deus, tudo bom?

Irmão que Deus te abençoe pelos conselhos que você me deu e que sirva para outros também. Ainda tenho muitas dúvidas e este fórum está sendo muito útil. Pretendo não desaparecer mais, dei uma sumida mas voltei kkk. Qualquer hora vou criar um tópico com minhas perguntas, são muitas as dúvidas que ainda tenho sobre violino.

Para encerrar uma perguntinha básica. Em quanto tempo devo levar o instrumento para ser regulado? Eu devo colocar cordas mais estridente para abrir o som?

Abraços!!

Amém meu irmão. Pode perguntar tudo sobre violino que dentro do possivel vamos respondendo o mais rápido possivel com respostas claras, objetivas e funcionais.
.
Todos nós sentimos a sua falta. Todos tem suma importancia nesse fórum, pois é com dúvidas ou contribuições que podemos fazer um fórum muito didatico, divertido e claro que seja um instrumento de fonte de pesquisa a todos que tem sede por conhecimento.
.
O instrumento deve ser levado de ano em ano no luthier para que ele possa ficar top. É que eu chamamos de manutenção anual do instrumento. É tempo suficiente para que o instrumento possa ser regulado novamente, trocado o cavalete, reposicionado a alma e lubrificado as cravelhas e feita alguma correção que seja necessária.
.
Depois de 1 ano o instrumento começa a perder o som, pois o cavalete já começa a empenar e já lhe porporcionou tudo que poderia lhe porporcionar naquele periodo, a alma é necessaria reposicionar, pois durante o transporte ou afrouxo das cordas, ela pode sofrer algum impacto que pode modificar o som ou até mesmo por causa da nova condição de som, pois em 1 ano é tempo suficiente para o violino ter aberto som por completo (Desde que regularmente seja tocado) e começa o processo que chamamos de amadurecimento do som que leva a vida inteira. Ou seja, quando mais tocado o instrumento bem afinado e bem regulado, ele amadurece o som e melhora a cada dia. Por isso muita gente tem fixação por instrumentos antigos, justamente porque o violino já tem esse amadurecimento de som, porém lembrando que violinos antigos são na maioria das vezes problematicos, pois já tem um certo tempo de uso (150 anos) e muitas vezes os donos não tem cuidado, é um instrumento que precisa ainda mais de manutenção anual.
.
O ideal nos 3 primeiros meses é colocar cordas de aço como Pirastro Chromcor para abrir o som. Durante os outros 9 meses pode partir para cordas de aluminio, Infeld Red é uma boa pedida.
.
Depois de 1 ano,  você pode partir para Evah Pirazzi que é excelente opção definitiva.
.
Falando tecnicamente pra você abrir o som e para ter o amadurecimento do violino com exito. Mas é importantissimo de ano em ano você levar o seu violino no luthier para manutenção.
.
Na maioria das vezes o pessoal que compra um violino não tem grana para ficar trocando de cordas em três meses ou nove meses. Então uma boa pedida é Pirastro Tônica, pois elas são de baixo custo, cordas para estudante, casam com qualquer tipo de violino e dão certas no meu tipo de regulagem e faz bem o papel no inicio para abertura de som até o amadurecimento. Assim enconomiza uns reais durante o inicio, mas desde que o violino esteja devidamente regulado.
.
No que precisar, estamos a sua disposição.
.
Um forte abraço.
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Deus te abençoe.


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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

Mensagem  joao_de victor em 31/10/2015, 19:25

A paz de Deus
Desculpe atrapalhar
Mas eu tenho um violino a
Uns 3 anos e a pintura ta gasta ,pq ele era usado,eu mechi um pouquinho nele e graças a Deus o som melhoro,se eu tira o vernis e pinta novamente sera q estraga ?

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Re: Hino 336 – Quem já tocou sozinho? Ou fez a passagem sozinho?

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