Violino Brasil
Quem está conectado
22 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 1 Motor de busca

Daniel Antunes

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

CCB - Violinista Tocam só em uma corda?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: CCB - Violinista Tocam só em uma corda?

Mensagem  Mayara Verginio em 23/1/2012, 20:16

Quando comecei aprender fiz um ano e meio de aula com uma professora e depois troquei porque meus progressos estavam muito lentos e pensei "A culpa não pode ser só minha."
Quando peguei outro professor descobri que segura arco errado, até mesmo minha forma de mudar a mão esquerda em trocas de corda estava errado e tinha muitos vicios absurdos. rsrs
Fiquei 3 meses com o prof. pegando no meu pé até eu perder os vicios, mas já devo ter adquirido outros... =/
Mayara Verginio

Pontos : 267
Reputação : 0

http://neblinapensante.blogspot.com/

Mensagem  Roberto em 31/5/2012, 17:54

[quote="aleki3419"]Tocam só em uma corda?

Não sei se, so eu percebi, a maioria dos violinistas so tocam
em uma corda( corda Mi). Confesso q eu as vezes faço isso, mas de uns
tempos pra cá venho pelo menos “pegando’
um sol, fa, mi, na corda La quando tocando no agudo.

Na minha opinao é pq as notas da corda mi são mais “fortes”
(por ex: as notas fa, sol, são mais ‘claras” do q na corda ”La”.

Eu ouvi num ensaio especial só para cordas na fazenda da juta em sp que eu estava presente e tocando que nos devemos tocar na 3° posição no agudo o irmao regional nos disse que essa era a posiçao dos violinos na ccb e nao descendo a mao para outras posiçoes porem, eu gosto de tocar em varias posiçoes como tava lendo aqui nesse topico o som é o mesmo mais o timbre é outro se vc tirar sons agudos em cordas graves muito mais lindo tocando na 5° e 6° posições porem eu nao costumo tocar muito assim pois alguem pode achar q vc ta querendo aparecer entao eu fico no ensinamento porem tambem toco mais na corda mi e la
Roberto

Pontos : 61

Mensagem  Mayara Verginio em 31/5/2012, 22:43

Vou ser xingada mas...
Eu odeio a corda Mi, o quanto eu puder evitar ela eu o faço... rsrs
Toco nela só quando for extremamente necessario!

Mayara Verginio

Pontos : 267

http://neblinapensante.blogspot.com/

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 3/6/2012, 12:06

aleki3419 escreveu:Tocam só em uma corda?
Não sei se, so eu percebi, a maioria dos violinistas so tocam em uma corda( corda Mi). Confesso q eu as vezes faço isso, mas de uns tempos pra cá venho pelo menos “pegando’ um sol, fa, mi, na corda La quando tocando no agudo.

Na minha opinao é pq as notas da corda mi são mais “fortes” (por ex: as notas fa, sol, são mais ‘claras” do q na corda ”La”.

Outro violinistas fazem isso pra aparecerem, claro ne, so mudando de posição.

É muito comum na Congregação o uso somente da corda Mi. Poucos exploram outras cordas.
.
A corda Mi é estridente demais. Quando você está no meio profissional, se fizer isso você está acabado profissionalmente. Porque estudamos mudança de posição nas cordas Sol, Lá e Ré? É claro que é para se manter na mesma cordas em golpes de arcos que são dificeis ou desnecessários mudança de corda. Pra manter uma uniformidade no som, por isso usamos muitas ligaduras em várias músicas. Aproveitamos o arco em um arcada etc.
.
O Bach foi o primeiro compositor a usar e explorar o uso de ligaduras.
.
O que acontece é que entende e aprecia a música erudita e pagar um belo valor para ir ao Concerto prestigiar Mozart por exemplo. Não quer ouvir aqueles notas gritadas na corda Mi. Se algum músico fizer isso. Ele será um ridiculo. Por isso sempre prefira usar os 4 dedos em vez de corda solta e sempre procure mudar de posição na corda Lá para evitar aquelas pancadas no grito do som na corda Mi ou solta.
.
Todos que vão ao um Concerto quer ouvir um violino que soa como se fosse uma voz fenimina humana e o Cello como se fosse uma voz Masculina humana. Com um som constante e firme, mas não gritante.
.
Tocar violino é como cantar, tem que cantar em um tom agradavel e expressivo.
.
O Alejandro Drago esplanou para mim que é como um canto lirico. Tudo que você faz com voz, deve fazer com o violino,bem cantabille. Tem que tocar violino como se fosse tua voz, cantando mesmo, emocionando e usando todas as técnicas vocais do canto lirico.
.
Ele me disse que é importantissimo fazer 3 coisas para tocar violino: fazer piano para ajudar na afinação e entender harmonia e improvisão.
.
Fazer teatro, pois é preciso aprender a ser um personagem e tocar encantando e iludindo a pessoa de forma que ela fique com atenção voltada para você, tem que aprender prender a atenção do seu ouvinte e levar elementos surpresas que façam seu ouvinte se surpreender com sua sonoridade e expressividade aliada a sua técnica.
.
Fazer aulas de canto lirico, pois a ligação do canto lirico, com técnicas de interpretação, sonoridade e expressividade são as mesmas que usamos no violino.
.
Pois uma coisa é tocar música ou coisa é fazer música.
.
Existe uma baita diferença.
.
Isso é muito importante.
.
Eu faço aulas de canto coral, teatro e espero logo fazer canto lirico e piano popular. Falta tempo pra mim. Pois minha agenda de aulas são muito desgastante e estressante no curso técnico que faço de violino.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3789
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 3/6/2012, 12:27

Mayara Verginio escreveu:Aqui no fórum mesmo descobri uma de arco que nem conhecia. rsrs
Preciso estudar muito técnica de arco também, mas com acompanhamento sozinha não tenho obtido grandes progressos. =/

Qual que você descobriu querida?

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 3/6/2012, 12:48

Roberto escreveu:

Eu ouvi num ensaio especial só para cordas na fazenda da juta em sp que eu estava presente e tocando que nos devemos tocar na 3° posição no agudo o irmao regional nos disse que essa era a posiçao dos violinos na ccb e nao descendo a mao para outras posiçoes porem, eu gosto de tocar em varias posiçoes como tava lendo aqui nesse topico o som é o mesmo mais o timbre é outro se vc tirar sons agudos em cordas graves muito mais lindo tocando na 5° e 6° posições porem eu nao costumo tocar muito assim pois alguem pode achar q vc ta querendo aparecer entao eu fico no ensinamento porem tambem toco mais na corda mi e la

A posição dos violinos na CCB é posição que está escrita no nosso Hinário. Ou seja posição natural na oitva que compreendemos entre Sol 3 espaço complementar inferior até 2 espaço complementar superior.
.
A questão de posições você pode tocar em 3 posição, 4 sei lá 8 posição e ir subindo e descendo de posição conforme for preciso, mas no grave.
.
Isso está no regulamento da Orquestra.
.
Mas a pratica no meio da orquestra é outra coisa. Toca-se oitavado no violino. Eu particularmente acho mais bonito o oitavado, pois adoro sons agudos.
.
O problema é falta de técnica para tocar em 1 posição, dira em 3, 4, 5, 8 posição e por ai vai.
.
Tocar na corda Mi é relativamente fácil, agora tocar corda Sol em 5 posição, vai facil, mas subindo para 8 posição já é algo mais trabalhoso e exigi pericia do executante.
.
A questão não é tocar em uma única corda. E sim explorar todas as possibilidades técnicas que o instrumento lhe proporciona.
.
Eu por exemplo, fazia sempre o seguinte: 1 verso do hino, tocava na 2, 3, 4 ou 5 posição no grave. No 2 verso do Hino eu oitava tocando na corda Mi em 3, 4 ou 5 posição, dependendo da tonalidade do hino (com 2 ou mais bembois eu tocava na 4 posição), dependendo da altura do hino eu tocava na 5 posição. No 3 verso, eu explorava completamente todas as posibilidades de mudança de posição, subia para o grave ia descendo, subida para o agudo e descia, mudando realmente de posição.
.
O Regional da minha cidade tocava também fazendo o mesmo procedimento e também em um versos fazia cordas duplas. Eu fazia cordas duplas somente alguns hinos de tonalidade facil, em geral Sol Maior, porque não dominava muito bem cordas duplas com outras tonalidades.
.
Meu instrutor era desmasiamente louco. kkkkk Ele tocava soprando e fazia o Tenor em corda dobrada. Ou seja nem sempre dava, mas ele improvisa, fazendo todas as passagens do Tenor e Baixo, mas ai eu não aprovo fazer tal coisa, pois parece perder o sentindo da orquestra que é auxiliar a irmandade a cantar.
.
Ele é bem habilidoso, mas fazer isso no culto, eu acho um pouco imprudente, não é inveja, mas eu não fazia tal coisa.
.
Outro músico que eu admiro, que tocava comigo. Era profissional, ele floriava. Eu também não acho legal fazer tal coisa no meio do culto.
.
E um professor, spalla de uma orquestra que é nosso irmão, tocava na 5 posição, em corda dupla, 3 oitavas acima. Super afinado, tocando par caramba. É bonito de ver, mas constrage pessoas que não tem talento como eu. rs*
.
Acho que devemos explorar nossos instrumentos em todas posições, mas com cautela, no sentindo de aperfeiçoar pra oferecer o melhor Deus do nosso Louvor, jamais como intuito de humilhar alguém ou no sentindo de ser um spalla ou solista na Igreja. Perde o sentido sacro da coisa. Devemos louvar de coração sincero a Deus com o melhor da nossa técnica,mas sem beirar a banalidade.

£ëø Mø®£ix
Admin

CCB - Violinistas so tocam em um corda?

Mensagem  Aleki3419 em 5/6/2012, 13:48

Isso de tocar somente na corda “Mi”, é por causa do som q “sai”
mais forte, geralmente eu culpo a todos, nos músicos da CCB, principalmente os
q tocam metais:(Sax, Trumpet) q não têm a educação musical no som, Então os “violinistas”
apelam somente na corda Mi, q é onde se pode tirar a “potencia” máxima do
violino e assim mostrarem um pouco do som do violino (No caso acaba ficando horrível
pela força empregada nas cordas, aki na Bahia mesmo os violinistas costumam
aperta tanto o arco q fica semelhante a um beribau, rsrsrsr so uma opinião de
um humilde violinista.
Aleki3419

Pontos : 372
Reputação : 2

https://www.youtube.com/channel/UC0qhMY7RTiEfwWARX6V71vA

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/6/2012, 12:36

aleki3419 escreveu:Isso de tocar somente na corda “Mi”, é por causa do som q “sai”
q tocam metais:(Sax, Trumpet) q não têm a educação musical no som, Então os “violinistas”
violino e assim mostrarem um pouco do som do violino (No caso acaba ficando horrível
um humilde violinista.

No Sul de Minas é mesma coisa. Parece um monte de gato miando. Só que os metais e madeiras são horriveis em termos de educação musical. Principalmente os saxofones. Eu ficava surdo porque sentava na frente dos Saxofones.
.
Mas tudo graças a Deus se resolve. Apenas precisamos de boa vontade e de algums músicos que tenha um estudo profissional para levar todo o conhecimento musical e educação musical para nossas Igrejas. Pois é melhor tocar expressivo do que fazer um monte de barulho inlegivel. Temos grandes talentos na Igreja, apenas precisamos de orientação e direção no meio musical.
.
Para oferecer o melhor para Deus que possamos e oferecer uma orquestra de qualidade para auxiliar a irmandade a cantar, pois o principio e objetivo de nossas orquestras é sermos auxiliares no canto e não o canto sumiu como acontece.
.
Vamos voltar ao nossos principios. Solistas e spalla só no meio profissional, mesmo assim os que tem competencia para tal finalidade.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 6/6/2012, 14:15

£ëø Mø®£ix escreveu:
aleki3419 escreveu:Isso de tocar somente na corda “Mi”, é por causa do som q “sai”
um humilde violinista.

No Sul de Minas é mesma coisa. Parece um monte de gato miando. Só que os metais e madeiras são horriveis em termos de educação musical. Principalmente os saxofones. Eu ficava surdo porque sentava na frente dos Saxofones.
.
Mas tudo graças a Deus se resolve. Apenas precisamos de boa vontade e de algums músicos que tenha um estudo profissional para levar todo o conhecimento musical e educação musical para nossas Igrejas. Pois é melhor tocar expressivo do que fazer um monte de barulho inlegivel. Temos grandes talentos na Igreja, apenas precisamos de orientação e direção no meio musical.
.
Para oferecer o melhor para Deus que possamos e oferecer uma orquestra de qualidade para auxiliar a irmandade a cantar, pois o principio e objetivo de nossas orquestras é sermos auxiliares no canto e não o canto sumiu como acontece.
.
Vamos voltar ao nossos principios. Solistas e spalla só no meio profissional, mesmo assim os que tem competencia para tal finalidade.

concordo,
Aleki3419

Mensagem  Roberto em 6/6/2012, 17:04

Nao sei se alguns de vcs sao encarregado de orquestra ou instrutor da ccb mais repito nao é questao de ser bonito ou nao se vcs tiverem acesso aos topicos de vozes da orquestra repito violino se toca oitavado na 3°, 4° e 5° no agudo qualquer duvida é só pedir para o encarregado local ou regional que ele confirma bom isso é o ensinamento nosso....
Roberto

Pontos : 61

Mensagem  Johnny Quest em 8/6/2012, 11:16

Quando vi esse tópico pela primeira vez, fiquei surpreso, já fiquei imaginando que a igreja fosse uma fábrica de virtuoses, que tocassem qualquer música complexa precisando somente de apenas uma corda, assim como paganani rs.

Acho que me enganei, mas é realmente uma pena que alguns não queiram melhorar com o decorrer dos anos. Moro ao lado de uma igreja, e realmente o som produzido lá, com todo o respeito, não é muito bom de se ouvir.

Johnny Quest

Pontos : 17

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 17:21

Temos excelentes músicos como o Cláudio Cruz, Samuel Lima e tantos outros nomes importantes.
.
Mas os demais músicos em geral que não estudaram profissionalmente como os exemplos acima citado, querem fazer coisas que não tem uma base técnica para serem feitas, o som produzido acaba sendo um gato miando.
.
Devemos sempre buscar o melhor para servir a Deus. Creio que é excelente tocar oitavado, desde que tenha uma base para fazer tal procedimento. Muitas pessoas acham que estão roubando a cena.
.
Na verdade estão dando um show, mas infelismente é de desafinação e glissandos que acabam ficando brega e pegando mal para os músicos de Igreja.
.
O problema é facilmente resolvido, bastar dedicar umas horas por dia pra o estudo e aperfeiçoamento da técnica com uma oientação profissional. Muitos acham que sabe tudo e não precisam mais estudar por estarem oficializados.
.
É uma pena tem muita gente boa e talentosa na Igreja que podem fazer um belissimo trabalho na Obra de Deus e trabalhar ajudando a Orquestra do Senhor Jesus. Vamos orar para que Deus ilumine a todos e abençoe os nossos estudos.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 7/7/2012, 19:34

Acho q é por isso q não oficializei ainda, kkk, tenho um pressentimento
q nunca vou dedicar uma hora de estudo depois q oficializar, enquanto não oficializo,
toco licçoes do método, treino os hinos, escalas arpeggio Etc. Mas vamos dar um
“desconto “ a maioria dos irmãos, pq trabalham durante o dia e não teem tempo
de treinar seus intrumentos, pelo menos os q teem vontade, esta é a descupa.
Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 19:49

Realmente o irmão tem razão a respeito do trabalho. Eles não vivem profissionalmente da música.
.
Mas creio também que quando se tem vontade, a gente se organiza e arruma um tempinho, nem que seja 15 minutos pra fazer uma escala ou exercicio de manutenção da técnica.
.
O que acontece que muitos sequer limpam seus instrumentos. Do jeito que tocam na Igreja, botam no case cheio de breu. Só vão pegar o violino no outro culto e sequer dão o trabalho de afinar o violino. Tocam durante vários cultos com a mesma afinação que afinaram muitos dias atrás.
.
Mas vamos mudar de assunto se não vamos entrar questões não muito edificante pra todos nós.
.
E o irmão o que tem estudado de repertorio e métodos?

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 8/7/2012, 19:10

£ëø Mø®£ix escreveu:Realmente o irmão tem razão a respeito do trabalho. Eles não vivem profissionalmente da música.
.
Mas creio também que quando se tem vontade, a gente se organiza e arruma um tempinho, nem que seja 15 minutos pra fazer uma escala ou exercicio de manutenção da técnica.
.
O que acontece que muitos sequer limpam seus instrumentos. Do jeito que tocam na Igreja, botam no case cheio de breu. Só vão pegar o violino no outro culto e sequer dão o trabalho de afinar o violino. Tocam durante vários cultos com a mesma afinação que afinaram muitos dias atrás.
.
Mas vamos mudar de assunto se não vamos entrar questões não muito edificante pra todos nós.
.
E o irmão o que tem estudado de repertorio e métodos?

Bom, tenho estudado um metodo da Patrícia Mello , chamado: ARCO – técnicas de
arco para violino. Vol 1,(vem com um cd de cada lição e tal) pq sempre sonhei
em ter uma arcada firme, som limpo e tal(percebir uma ligeira melhora na minha
arcada) . Mas no momento decidir terminar (zerar) o método da ccb (schmoll), ai
vou dedicar a terminar este método de arcada, depois penso em pegar este método
mais exigente.
Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 8/7/2012, 19:22

Irmão, para limpar o som e ter um técnica apurada para estudar estudos intermediarios como o Kayser 36 estudos. Aconselho você pegar o Hans Sitt, as primeiros 20 lições são pura evolução e limpam mesmo o som quando trabalharmos a técnica adequadamente.
.
E também para trabalhar arco não existe método melhor do que o Sevick op 2. É tiro e queda. Escola russa é maior fabrica de virtuose. Depois que passei o Sevick, recebi diversas reclamações sobre o uso ecessivo de arco e da baita sonoridade que fiquei.
.
Ajudou a desenvolver uma potência sonora incrivel no braço esquerdo. Em vez de receber criticar pela falta de arco ou falta de som, passei a receber criticas pelo excesso do uso do arco e excesso de sonoridade. kkkkkkkkkkkk
.
Fica a dica para o irmão. Eu acho que o Ferrara dá um resultado excelente quando trabalhando antes do Hans Sitt.
.
Nem preciso dizer o quando sou fã do Ferrara, para mim é método que eu acho de capricho dos iniciantes.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 8/7/2012, 20:06

£ëø Mø®£ix escreveu:Irmão, para limpar o som e ter um técnica apurada para estudar estudos intermediarios como o Kayser 36 estudos. Aconselho você pegar o Hans Sitt, as primeiros 20 lições são pura evolução e limpam mesmo o som quando trabalharmos a técnica adequadamente.
.
E também para trabalhar arco não existe método melhor do que o Sevick op 2. É tiro e queda. Escola russa é maior fabrica de virtuose. Depois que passei o Sevick, recebi diversas reclamações sobre o uso ecessivo de arco e da baita sonoridade que fiquei.
.
Ajudou a desenvolver uma potência sonora incrivel no braço esquerdo. Em vez de receber criticar pela falta de arco ou falta de som, passei a receber criticas pelo excesso do uso do arco e excesso de sonoridade. kkkkkkkkkkkk
.
Fica a dica para o irmão. Eu acho que o Ferrara dá um resultado excelente quando trabalhando antes do Hans Sitt.
.
Nem preciso dizer o quando sou fã do Ferrara, para mim é método que eu acho de capricho dos iniciantes.
.
Deus te abençoe.

Deus te abençoe tambem por estas preciosa
dicas,vou seguir porque tenho certeza q realmente aprenderei de verdade a tecna
de arco
Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 8/7/2012, 21:30

Qualquer coisa estou a sua disposição.

£ëø Mø®£ix
Admin

Orientação

Mensagem  Geazi DF em 30/10/2012, 14:47

Bem toco na orquestra CCB há uns 18 anos e creio que o motivo de ter se criado esse costume entre os violinistas é a maneira agressiva e estridente de tocar dos instrumentos de sopro, acho que deveria ser arduamente trabalhada a questão de dinamica e intensidade de som entre a orquestra!

Geazi DF

Pontos : 8

Mensagem  Aleki3419 em 30/10/2012, 19:39

geazidf escreveu:Bem toco na orquestra CCB há uns 18 anos e creio que o motivo de ter se criado esse costume entre os violinistas é a maneira agressiva e estridente de tocar dos instrumentos de sopro, acho que deveria ser arduamente trabalhada a questão de dinamica e intensidade de som entre a orquestra!

concordo e assino em baixo. como ja falei: tocando apenas na corda "E" pode se tirar um som mais robusto, e como os outros irmaos de metal nao tocam suave, os violinistas apelam pra isso pra pelo menos chegar perto, kkkk

lembro bem quando tu tocava no riacho fundo - df, o encarregado era o ir. manoel. era maravilhoso o som q tu tirava no seu violino, tu sempre tocou neste violino chines(geazidf)?
Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 30/10/2012, 19:51

geazidf escreveu:Bem toco na orquestra CCB há uns 18 anos e creio que o motivo de ter se criado esse costume entre os violinistas é a maneira agressiva e estridente de tocar dos instrumentos de sopro, acho que deveria ser arduamente trabalhada a questão de dinamica e intensidade de som entre a orquestra!

O que realmente falta, irmão. São instrutores capacitados para ensinar. O problema começa nas escolinhas. Pois ali são formados os músicos. Irmãos que são velhos, não tem tendencia a mudar de comportamento e não aceitam muito bem "novas técnicas".
.
Se tivermos irmãos bem instruidos na parte musical, que possa orientar bem os nossos irmãos que estão começando a orquestra vai ganhar qualidade.
.
Eu creio realmente que um fato de não ter dinamicas de expressão impressas no nosso hinário da a entender que podemos fazer o que quiser na orquestra. Creio que se tivesse impressa, já daria um maior noção e teria que ser respeitadas.
.
Já a dinamica de fraseado também nunca é respeitado e fica som apagado em momentos que teria que ter uma maior intensidade e as vezes estridente quando deveria estar uma intensidade mais branda.
.
Isso não se resolve de um dia para outro e muitos lugares seria impossivel ter instrutores de maior qualidade. Mas por que não começar? Onde podemos e temos condições como no Sudeste, Sul de Minas, interior de São Paulo e grandes capitais, já deveria ter um trabalho mais elaborado nas escolinhas para uma melhor qualidade para auxiliar a irmandade no canto nos cultos, reuniões e claro um ensaio bem produtivo.
.
Esse problema de harmonização da orquestra, é uma coisa séria, pois os violinos e flautas ficam apagados, as outras vozes sobresaem por causa do excesso das Tubas e sax.
.
A qualidade do som fica estridente, descompassado o ritmo e os músicos acabam por tocar errado seguindo o que a irmandade canta. Em geral a irmandade não tem conhecimento musical e acaba por cantar errado. E acontece ao contrário, em vez dos músicos auxiliar a irmandade, a irmandade que acaba auxiliando a orquestra, que toca de forma estridente e sem expressividade.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 30/10/2012, 20:13

I agree
Aleki3419

Mensagem  Geazi DF em 31/10/2012, 11:16

aleki3419 escreveu:

concordo e assino em baixo. como ja falei: tocando apenas na corda "E" pode se tirar um som mais robusto, e como os outros irmaos de metal nao tocam suave, os violinistas apelam pra isso pra pelo menos chegar perto, kkkk

lembro bem quando tu tocava no riacho fundo - df, o encarregado era o ir. manoel. era maravilhoso o som q tu tirava no seu violino, tu sempre tocou neste violino chines(geazidf)?

Obrigado pelo elogio irmão!! o importante é nunca deixar de estudar e sempre ter humildade para aprender! então comecei a tocar com doze anos em um violinozinho 2/4 alemão, daí passei para um nhuresson ouro 4/4, depois um suzuki japonês tb 4/4 e desde 209 toco em um violino chinês que comprei pelo mercado livre, não tem especificado na etiqueta o nome do fabricante mas o modelo que o vendedor me passou é CÓPIA DE STRAD ROYAL, ano passado adquiri um violino alemão antigo e aos poucos estou levando a um amigo meu para fazer ajustes. Mas será que não te conheço????? Nosso encarregado continua sendo o irmão manoel não deixe de nos visitar e nos dar a honra de tocar ao seu lado;

Geazi DF

Mensagem  Geazi DF em 31/10/2012, 11:20

[quote="geazidf"][quote="£ëø Mø®£ix"]

O que realmente falta, irmão. São instrutores capacitados para ensinar. O problema começa nas escolinhas. Pois ali são formados os músicos. Irmãos que são velhos, não tem tendencia a mudar de comportamento e não aceitam muito bem "novas técnicas".
.
Se tivermos irmãos bem instruidos na parte musical, que possa orientar bem os nossos irmãos que estão começando a orquestra vai ganhar qualidade.
.
Eu creio realmente que um fato de não ter dinamicas de expressão impressas no nosso hinário da a entender que podemos fazer o que quiser na orquestra. Creio que se tivesse impressa, já daria um maior noção e teria que ser respeitadas.
.
Já a dinamica de fraseado também nunca é respeitado e fica som apagado em momentos que teria que ter uma maior intensidade e as vezes estridente quando deveria estar uma intensidade mais branda.
.
Isso não se resolve de um dia para outro e muitos lugares seria impossivel ter instrutores de maior qualidade. Mas por que não começar? Onde podemos e temos condições como no Sudeste, Sul de Minas, interior de São Paulo e grandes capitais, já deveria ter um trabalho mais elaborado nas escolinhas para uma melhor qualidade para auxiliar a irmandade no canto nos cultos, reuniões e claro um ensaio bem produtivo.
.
Esse problema de harmonização da orquestra, é uma coisa séria, pois os violinos e flautas ficam apagados, as outras vozes sobresaem por causa do excesso das Tubas e sax.
.
A qualidade do som fica estridente, descompassado o ritmo e os músicos acabam por tocar errado seguindo o que a irmandade canta. Em geral a irmandade não tem conhecimento musical e acaba por cantar errado. E acontece ao contrário, em vez dos músicos auxiliar a irmandade, a irmandade que acaba auxiliando a orquestra, que toca de forma estridente e sem expressividade.

Excelente explanação!!! isso é tão fácil de se começar temos excelentes músicos profissionais e professores por toda a ccb, acho que deveria ter abertura para esses irmãos poderem passar adiante o que sabem, como vc citou a parte musical da nossa ccb ainda está muito fechada em uma redoma de vidro!!!!

Aproveito para pedir informação sobre os dvds te mandei uma msg privada ok!!!

Geazi DF

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 31/10/2012, 13:28

Ok. Irmão. Já respondi o seu e-mail.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  michelipe em 7/11/2012, 11:59

Lucas Amorim escreveu:vou ver se faço um curso tecnico em musica, aqui em Osasco tem varios cursos de musica na FITO.
apdd galer confeço que eu sou um desses musicos que se oficializou e nunca mais peguei no metodo , mais depois dessa converça que vcs tiveram e eu li certamente voltarei a aprender algo más DEUS ABENÇÕE .
ahh onde tem o topico com metodos e partituras novas no blog.
abraços

michelipe

Pontos : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/11/2012, 22:57

A maioria dos músicos CCB, oficializam e não pegam mais no método ou só pegam para ensinar nas escolinhas.
.
Só músicos da CCB que são profissionais que estudam.
.
Eu creio que devemos oferecer o nosso melhor para Deus, isso requer de nós um estudo constante para melhorar a qualidade de nosso som perante a nossa orquestra CCB.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Giovanny - CCB em 8/12/2012, 13:37

aleki3419 escreveu:
Lucas Amorim escreveu:na sua cidade tem escolas ou faculdades com cursos de musica ? aqui é bem escasso.

aqui nem escasso, kk. as cidades q tem e longe, ex: Jacobina ou Irece. aki VC e vc.

APDD meus caros irmãos e amigos! sou novo no fórum sou de Santo ntonio da platina-PR (onde foi construida a primeira congregaão Cristã do Brasil)!
qual é a sua comum e seu ancião?

e é verdade muitos tocam só em uma corda! mais muitos tocam só pq acham bonito! aqui em santo antonio da platina
eu gosto de senta do lado de um irmãozinho que gosta mt de escorregr o dedo! mais ele sempre toc um verso na
primeira posisão! muitos já me pediram para eu oitava para o som aparecer mais pois o violino é baixo e os sax
em MI aqui é o que tem em mais quantia depois violinos e o contralto acaba combrindo tudo! poriso é assi do meu ponto de vista! Deus o abençoe!
Giovanny - CCB

Pontos : 38

Mensagem  Aleki3419 em 8/12/2012, 15:13

giovanny-ccb escreveu:
aleki3419 escreveu:
Lucas Amorim escreveu:na sua cidade tem escolas ou faculdades com cursos de musica ? aqui é bem escasso.

aqui nem escasso, kk. as cidades q tem e longe, ex: Jacobina ou Irece. aki VC e vc.

APDD meus caros irmãos e amigos! sou novo no fórum sou de Santo ntonio da platina-PR (onde foi construida a primeira congregaão Cristã do Brasil)!
qual é a sua comum e seu ancião?

e é verdade muitos tocam só em uma corda! mais muitos tocam só pq acham bonito! aqui em santo antonio da platina
eu gosto de senta do lado de um irmãozinho que gosta mt de escorregr o dedo! mais ele sempre toc um verso na
primeira posisão! muitos já me pediram para eu oitava para o som aparecer mais pois o violino é baixo e os sax
em MI aqui é o que tem em mais quantia depois violinos e o contralto acaba combrindo tudo! poriso é assi do meu ponto de vista! Deus o abençoe!

isso é um dos varis motivos mesmo, pq causa dos intrumentos de metais (sax, trumpet), o violinista toca na corda Mi pq o som é mais potente, outros sao para se exibir mesmo, kkk, feio fica aqueles q miam direto no teu ouvido, acho horrivel,kk
Aleki3419

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 9/12/2012, 08:53

Olha, irmãos, não acho que a função do violino, sax, trompete, tuba, sei la mais o que seja aparecer na orquestra. O que existe é a tessitura de cada instrumento, dentro dessa tessitura de cada instrumento tem a região de registro. O que é registro? Onde o instrumento soa de forma natural é região mais confortavel com um timbre de qualidade.
.
Eu creio que o violino foi um instrumento para ser tocado agudo, ao contrário da viola uma quinta abaixo onde o som deve ser medio grave.
.
O que precisa? Precisamos de um compositor e arranjador que tenha muito conhecimento músical e entenda cada particularidade de cada instrumento para fazer harmonizar bem cada voz para cada naipe, fazendo uma harmonização respeitando cada timbragem.
.
Não adianta botar o sax no soprano, trompete no soprano, colocando harmonias estruturais: notas do acordes, apojaturas (Não estou falando de acaciatura, pois elas foram retiradas do nosso hinário número 4), notas de antecipação ou retardos, notas estranhas ao acorde, e não arranjando especificamente para cada registro de cada instrumento e sair tocando de qualquer jeito. Primeiro isso causa um desconforto no ouvido, soa estridente e fora a qualidade musical de cada músico (Que acham que de tocar alto estão arrasando, deixando de lado a expressividade e técnica música, o que eu chamo de tocar com excelencia, onde estamos prontos para o usar do Espirito Santo no cultos), ensaios da orquestra onde não temos um regente, apenas um músico que em geral não entende muito de regencia, timbragem, tessitura de cada instrumento e não tem experiencia muitas vezes, não tem aproveitamento os ensaios, falta de compromisso de alguns músicos onde passam 1 ano sem ir no ensaio da sua comum, desprezando os conselhos e orientações por parte dos nossos irmãos que estão a frente da orquestra, principalmente dos poucos irmãos que realmente entendem de música. Acaba por fica um som muito alto, encobrindo a irmandade no canto. Foge do principio das orquestras CCB, onde o principal é auxiliar e não ser as musicos estrelas na Igreja.
.
Muitos acabam criticando, mas não vamos esquecer, existe sim a parte espiritual: Onde muitos tocam pela misercordia de Deus e no meio da orquestra existe uma comunhão com Deus e também não podemos desprezar a parte material e técnica: estudo para ter uma qualidade maior na orquestra e realmente fazer o que Deus nos confiou que é auxiliar os irmãos e irmãs no canto, seja dentro da Igreja, seja nas reuniões familiares ou onde Deus preparar de tocar louvando o Nome de Deus.
.
Não podemos misturar o lado espiritual da nossa fé e comunhão com a parte técnica da música. Lado espiritual, é ligação com Deus e comunhão da orquestra. Lado técnico é sua qualidade em oferecer o melhor que você pode para o Nosso Deus.
.
Não é ser virtuoses, pois muitos musicos são umas verdadeiras maquinas para tocar, mas fazer música é muito mais do que tocar rapido e fazer marabalismos na corda mi mudando de posição, mas fazer música é algo compete a músicos que tem sensabilidade e musicalidade. Fazer música é tocar com o coração. Devemos oferecer o nosso coração para Deus.
.
Se for necessário tocar na 3 posição na corda sol para haver uma harmonização suave no canto, porque não fazer? Se isso que a configuração de sua orquestra pedir, devemos estar aptos para suavizar o som. Um bom momento é na Santa Ceia, onde estamos relembrando o sacrificio do Senhor Jesus para Salvar a humanidade, não combina com o sentimento da Santa Ceia, tocar na 3 posição ou 4 posição no agudo, uma oitava acima.
.
Mas o som deve ser suave, em um movimento lento e muito expressivo, os harmonicos, combinam muito com esse sentimento.
.
Já em um batismo, andamento é moderato, é dia de festa, dia de alegria. Ai você não vai tocar na 3 posição no grave, é coisa para se tocar no agudo (Isso não quer dizer ser estridente), mas coisa alegre, onde passe um sentimento de vitória, comemoração da Vitória em Cristo.
.
Em uma reunião familia, deve ser tocado movimento bem confortavel, mas o som deve ser piano, intensidade é piano, pois não vai querer causar um desconforto ao nosso irmão que não pode ir na igreja por causa de uma doença, deixando o irmão desorientado com o som alto, então é tocar na 1 posição.
.
Se o irmão não estudar técnicas e não tiver esse discernamento espiritual que leva o irmão a saber exporar tecnicamente sua música para os momentos certos, o irmão, não vai estar em um comunhão com Deus.
.
Pois a música é sempre muito combatida, se o irmão músico não tiver esse discernimento espiritual e essa conhecimento técnico, pois falhar em sua missão que é que Deus nos passou: orientar a irmandade a cantar.
.
Agora em tocatas, é diferente, ai entra o virtuosimos, floreios, improvisações, mas isso é coisa particular de cada um, deve ser feito nas reuniões entre os músicos na casa de um irmão músico que se reunie para louvar a Deus de forma alegre.
.
Na igreja ou nas reuniões promovidas pela Igreja para cada finalidade do serviço espiritual, devemos respeitar o que somos ensinado na regulamentação da orquestra.

Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/12/2012, 09:10, editado 1 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: