Violino Brasil
=================

Momento de Marketing:

=================
.
* Está precisando de Métodos de violino e Videos Aulas?
http://violinobrasil.forumfacil.net/t157-quem-quer-de-material-de-estudos-e-video-aulas-para-violino#863
.
* Quer saber mais sobre ajustes básicos em Violino de fábrica (Chinês)?
http://violinobrasil.forumfacil.net/t159-ajustes-basicos-dos-violinos-de-fabricas
.
Violinos de luthiers a venda.
==========================
Últimos assuntos
» O que estudar?
Ontem à(s) 17:32 por ju.curto

» Afinação das cordas
Ontem à(s) 17:28 por Marcus V.

» 2 Violinistas no metrô e a falta de higiene musical
Ontem à(s) 09:48 por £ëø Mø®£ix

»  CRINA DO ARCO ?
28/9/2014, 15:17 por £ëø Mø®£ix

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
28/9/2014, 13:11 por £ëø Mø®£ix

» 4 dedo da mão esquerda
27/9/2014, 20:36 por £ëø Mø®£ix

» pizzicato com a mão esquerda
27/9/2014, 14:25 por £ëø Mø®£ix

» harmônico
27/9/2014, 12:31 por £ëø Mø®£ix

» Cordas Stahl Core
27/9/2014, 11:43 por £ëø Mø®£ix

Quem está conectado
31 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 1 Motor de busca

Lázaro leite, £ëø Mø®£ix

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 18:16

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/2/2010, 04:49

===============================================

> Algumas técnicas usadas ao se tocar violino <

===============================================
.
> Pizzicato <
.
Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam - de vez em quando beliscam as cordas, o que é chamado de "pizzicato" (pronuncia-se pitzi-cato). Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, mas no balé Sylvia o compositor francês Delibes escreveu um movimento inteiro em que todos os instrumentos de corda deixam de lado seus arcos para tocar a famosa Polka-Pizzicato. Quando lêem na partitura a palavra "arco", os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
.
> Tocando com surdina <
.
Fixando-se um grampo de madeira sobre o cavalete do violino, reduz-se a força das vibrações que alcançam a caixa de ressonância. Isso funciona com uma surdina, ou abafador de som. Violinos em surdina soam muito distantes e delicados. Os compositores usam os termos italianos "con sordini" (com surdina) e "senza sordini" (sem surdina).
.
> Sul ponticello <
.
Expressão italiana que significa "na pontezinha". Em partitura para violino, indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre agudo, de arranhudura.
.
> Col legno <
.
O excitante começo de "Marte, o Mensageiro da Guerra", da suíte de Holst Os Planetas, apresenta as cordas soando com um curioso efeito estalado. É o que se chama col legno - "com a madeira". O arco é seguro de lado, de tal maneira que cada nota tocada a madeira do arco bata na corda.
.
> Vibrato <
.
Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. O dedo da mão esquerda que prende a corda oscila levemente, causando uma flutuação no tom e enriquecendo o som. O vibrato é usado sobretudo em notas longas. Alguns violinistas preferem não usá-lo quando tocam músicas muito antigas.
.
> Corda dupla <
.
"Corda dupla" significa tocar duas notas de uma só vez. Alguns compositores pedem acordes de três e até quatro notas, mas no violino não é possível tocar simultaneamente mais do que duas notas.
.
> Harmônicos <
.
São notas suaves, semelhantes às da flauta, produzidas pelo toque muito leve sobre a corda (sem pressionar a nota) e a delicada passagem do arco. São usadas com mais freqüência na música moderna.
.
> Glissando <
.
A palavra indica ao executante que deve escorregar o dedo sobre a corda, de uma nota a outra (o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos). Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.
.
Os instrumentos como o violino dependem da vibração das cordas para emitir som. As cordas vibram quando o arco passa por elas, mas produzem muito pouco som, que só fica suficientemente forte para ser ouvido quando as vibrações passam pelo cavalete para o corpo oco, ou caixa de ressonância do instrumento.
.
Os ouvidos ou ff são os orifícios que ajudam as vibrações geradas no corpo do instrumento a atingir o espaço externo e finalmente nossos ouvidos, onde se convertem em som.

Última edição por Violinista Morlix em 6/11/2011, 01:07, editado 1 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Reputação: 136

http://violinobrasil.forumfacil.net

Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  guibasquerotto em 2/3/2010, 05:50

cara, sem querer dar um de chato, mas vejo muitos irmãos da CCB que tocam "oitavado" e não param de glissar.
Parece um gato com dor de barriga.Fica feio pra caramba.
Mas e a preguiça que eles têm de aprender as demais posições.
Fui num ensaio e o irmão que sentou ao meu lado estava com o violino branco de breu. Ai fui tirar uma com a cara dele:
"Estudando muito?"
E ele:
"Não, ja sou oficializado."
Isso me deixou bravo

guibasquerotto

Reputação: 1

Mensagem  Diego Manoel em 11/3/2010, 02:44

Glissando

fato, como foi dito tem gente que faz o violino parecer um gato com isso.

Tp eu como musico, minha caracteristica marcante, é dar enfase na expressão, então depende da musica, umatecnica que fica bom em uma posica pode ficar horrivel em outra.

o Glissando por exemplo com suavidade adoro utilizar em musicas lentas e expresivas, quando temos uma nota para a outra com meio tom de diferença. de um Si para um dó por exemplo.

agora cada um é cada um né...

Diego Manoel

Reputação: 0

Mensagem  guibasquerotto em 11/3/2010, 21:02

Então, mas os irmãos da CCB eles querem tocar oitavado, só que não querem aprender as demais posições, pelo menos a 3ª.
Aí quando as notas são bem agudas eles saem da 1ª e vão parar na quinta.É aí que da aquela glissada.Quando ele acaba de dar a nota aguda, na 5ª posição, ele imediatamente volta para a primeira.
Eu acho isso feio.Agora numa musica que o autor pede expressivo ai sim.

guibasquerotto

Reputação: 1

glissando

Mensagem  LEIELEANDRO em 11/11/2010, 14:03

Isto é verdade os irmão da CCB quando oficializão nã querem saber mais de estudar, isto é falta de incentivo pois eu sou um instrutor CCB de violino e quando eu oficializei na outra semana continuei indo nas aulas do mesmo jeito isto ja faz uns 3 anos.Por isso eu digo é falta de vontade do povo.

LEIELEANDRO

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 2/1/2011, 14:30

(Guilherme)
O Glissar é uma técnica cigana. Você pode até glissar uma ou outra nota, o problema que na Congregação é muito exagerado, fica muito brega.
.
O grande problema não é glissar, é a falta de técnica, pouquissimos instrutores da Congregação sabe a técnica correta para mudar de posição e ter a noção exata e não glissar.
.
Para mudar de posição, você tem que literalmente deslizar o dedo de uma posição a outra (Da 1 para 3 posição, um exemplo), tem que deslizar o dedo sobre o espelho para o cerebro aprender a distância exata e ter noção ao calcular a distancia necessária para mudar de posição .
.
Para corrigir esse problema de glissar, a pessoa deve mudar de posição muito bem e ficar totalmente afinado. Só depois disso aprender a não glissar toda nota ao mudar de posição. Para isso deve levantar o dedo do espelho e mudar de posição e baixar o dedo para o espelho, mas não levantar o dedo da corda ao mudar, não pode perder o contato com a corda, pois isso é a referencia para aprender.
.
Meu instrutor da Congregação, chamava isso a "Técnica do gato miado".
.
É muita preguiça para aprender a técnica correta, pois isso exigi muita dedicação e estudo. É uma coisa chata para alguns, treinar 3 horas seguida a mesma coisa.
.
O problema não é aprender as 5 posições que exigem para oficializar, mas aprender a tocar a 1 posição afinado, nem isso eles conseguem. Eu acho que deveria baixar o programa mínimo para o exame e fazer a coisa bem feito, colocam muita coisa, mas fazem tudo de qualquer jeito. É rídiculo.
.
Eu morria de rir quando "os Paganini" da Igreja quando faziam aquelas coisas ridiculas de qualquer jeito. Ainda me chamavam de debochado.
.
Violino branco é falta de higiene. É um verdadeiro troféu, do tipo, de tanto tocar está cheio de breu. É ridiculo, tem que deixar o violino espelhado. Um colega meu de escolinha (Da minha época), dizia o que eu passava no violino pra ficar tão espelhado (Meu antigo violino). Eu falei só flanela seca. Ele não acreditou. Tem que e limpar, bicho.
.
Oficialização na Congregação, não quer dizer nada. É uma verdadeira piada.
.
Oficalização quer dizer que o músico passou todas as etapas e cumpriu todo o programa. Na prática isso não quer dizer é nada. Ninguém cumpri nem o minimo do programa da Igreja, todo o programa não é nem o minimo do conservátorio (1 ano). É uma vergonha.

(Diego Manoel)
Eu também gosto de efeitar e colocar extrema expressão, lembro que no meio do culto ou ensaio, muito emplogado com todo o clima, eu exagerava na expressão, sobressaia sobre meus irmãos da Igreja, via Deus visitando a irmadade, depois que terminava o culto vinha sempre alguns irmãos correndo falar comigo. Irmão, você estava inspirado, estava saindo virtude desse violino. É claro que isso porque eu estudava mais que os demais companheiros, tinha toda uma técnica, mas por minha personalidade e meu jeito de tocar, ficava marcante.
.
Deus visitava a irmandade, dava Gloria a Deus. Eu sai com a sensação do deve cumprido. Ofereci ao meu Deus o melhor de mim (Meu dizimo, tudo de mim).
.
Em um culto, uma certa irmã gritou furiosamente para mim. Pra quê tocar desse jeito? Em referencia aos demais músicos, por eu me sobressair em sonoridade, técnica e expressão.
.
Alguns encarregados criticando furiosamente (Principalmente um que toca violino, foi meu 1 instrutor). Ele estuda no conservátorio, mas pra que tocar dessa maneira.
.
Eu usava técnicas completamente diferentes dos demais músicos e tocar de forma completamente diferente. Isso me criou muitos problemas com os encarregados.
.
O grande lance na Congregação é expressividade.

(Guilherme)
Não é errar tocar oitavado.
.
Nos ensaios eu tocava tenor oitavado, ficava lindo, com muita expressividade.
.
Nos cultos só soprano oitavado.
.
O que acontece em sair da 1 posição para 5 poisção é você acertar o ponto exato, como eu disse é muito treino, tipo ficava mudando uma nota na 1 posiçãopara outra 5 posição, sabe por 1 hora, é complicado. Quem gosta de fazer isso? A pratica leva a perfeição. Como ninguém estuda hinos, muito menos os métodos, fica um gato miando e muito desafinado. É mais ou menos um jogador de futebol ou piloto de Formula 1, quem gosta de ficar fazendo exercicios fisicos? Só querem é jogar e correr. Mas tem que ter um preparo antes para não ter uma lesão ou rendimento baixo.
.
Existem músicas em que você muda da 1 posição para 7 posição, sem qualquer referencia. O som sai muito afinado e perfeito (Com grandes violinistas), acha que eles conseguem o nada? São 20 anos de estudos, diversos métodos, muitos estudos, concertos para chegar a um nivel aceitavel (Quase perfeição), veja o capricho 24 do Paganini? Os interpreter fazem coisas inacreditaveis, verdadeiros marabalismo, sem desafinar qualquer nota ou errar nenhum posição.
.
Não sou contra desde que estudem. Agora se não estudam o melhor é fase o básico sem inventar nada. Tocar na posição natural ou seja 1 posição.

(LEIELEANDRO)
.
Cara o problema é que nem quando não são oficializado eles estudam, apenas dão uma lida muito mal feita nos métodos. È ridiculo a forma que nossos irmãos tocam nas Congregação. Tocam de forma mediocre e nem querem evoluir, se sentem os novos Paganinis. Quem conhece de música, morre de rir.
.
Ja oficializei, faz anos, e estudo mais de 8 horas por dia todos os dias.
.
Eles são preguiçosos demais.
.
Quando é para Deus, fazem de qualquer jeito.
.
Eu sou instrutor da escolinha, já orientei a estudar, quais métodos devem estudar, mas o outro instrutor só incentiva os alunos a tocar uns hinos e não estudar métodos. Os alunos sempre vão pelo caminho mais fácil. Eu larguei mão!
.
Cada um faz o que quer.
Rolling Eyes

Última edição por Violinista Morlix em 6/11/2011, 01:01, editado 1 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Reputação: 136

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Mayara Verginio em 23/2/2011, 11:51

Sou da Assembléia e digo, músicos com preguiça de estudar, músicos que querem fazer certas técnicas sem saber, músicos que amam oitavar mesmo sem saber as outras posições tem em todo lugar.
Sempre vamos acabar nos deparando com um, isso é fato.

Eu desconhecia totalmente a Col Legno até ler esse post, obrigada. Mais técnica para estudar. rsrs

Mayara Verginio

http://neblinapensante.blogspot.com/

o

Mensagem  thiago.rbk em 9/9/2011, 19:02

Olha o violinista ccb apdd!

Concordo com a preguiça dos irmaos toco sempre q posso oficializei rapido pq estudo gostaria de saber se alguem tem o audio dos hans sitt me ajudaria mto!!!!(vc trabalha com musica pq cnseguir 8 horas diarias d estudos!)

e dos estuds sevcik todos? preciso desses audios urgentemente! admin vc fez oq conservatorio tenho vontade d fazer mais aonde moro n tem e acho q deve ser caro gostaria mto d melhorar minha tecnica pois toco szinh na minha comum sem organista e quanto mais som e tecnica melhor louvor!

o ruim e q não tenho quem me instrua a nivel conservatorio. pode me passar estudos? tecnicas e dicas?

deus abençoe

thiago.rbk

Mensagem  Roberto em 12/9/2011, 16:36

apdd... onde vc mora? olha metodo nivel de conservatorio e com audio muito bom é o suzuki aqui tem se nao me engano na partes de metodos baixa o metodo e o audios do cd ele é otimo recomendo se vc morar em sp na regiao do abc a prefeitura de ribeirao pires tem conservatorio de graça ok Deus abençõe

Roberto

Mensagem  Felipe.Yang em 13/9/2011, 15:21

Fala galera oia eu aqui de novo...rsrs

Pois é, eu com tudo dito aí em cima concordo com vcs, eu tmb sou da ccb e fui instrutor de cello quando morava em SP, mas como éra muito aluno de violino e pouco instrutor, eu ajudava nos violinos, e éra dificil pois, o pessoal só quer tocar e hino e ja basta, antes tocassem direitinho né, ainda bem que sempre tem um ou outro que se interessa e vai mais além, hj aqui no interior do RJ pensei que ia encontrar algo melhor ou pelo menos igual, mas é triste, acreditem se quiser...

Felipe.Yang

Mensagem  Felipe Moral em 13/9/2011, 16:13

po cara show...

eu ja tinha lido mas nao tinha intendido o vibrato

Felipe Moral

http://www.wix.com/moralfp/failvlog    Em BREVE o melhor site VL

podderiam me ensinar alguns tpos de tecnicas ?

Mensagem  kenedi em 14/9/2011, 17:14

poderia me ensinar algumas tecnicas estou dispoto a me dedicar nos estudo mas nao tenho o que estudar

kenedi

Mensagem  Roberto em 14/9/2011, 19:26

vc toca muito tempo? ou toca alguma coisa pois o vibrato vc vai parendendo naturalmente bom pelo menos eu acho que vc nao aprende o vibrato do dia para noite

Felipe Moral escreveu:po cara show..
eu ja tinha lido mas nao tinha intendido o vibrato

Roberto

Mensagem  Roberto em 14/9/2011, 19:29

olha para vc é digo mesa coisa baixa o suzuki metodo e o audio para vc tocar e fica acompanhando aqui no blog creio que tem os 2 se vc ja toca açguma coisa indico vc começar do volume 2 em diante ou se estiver começando baixa o volume 1

kenedi escreveu:poderia me ensinar algumas tecnicas estou dispoto a me dedicar nos estudo mas nao tenho o que estudar

Roberto

Mensagem  Convidad em 15/9/2011, 17:11

roberto domingos escreveu:olha para vc é digo mesa coisa baixa o suzuki metodo e o audio para vc tocar e fica acompanhando aqui no blog creio que tem os 2 se vc ja toca açguma coisa indico vc começar do volume 2 em diante ou se estiver começando baixa o volume 1

kenedi escreveu:poderia me ensinar algumas tecnicas estou dispoto a me dedicar nos estudo mas nao tenho o que estudar

outro metodo muito bom e' o Han site (acho que e' assim que se escreve), tem muitas mudanca de arco, deixa vc com uma habilidade boa.

Convidad
Convidado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: