Violino Brasil
Quem está conectado
32 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 32 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Violino "Micro afinador"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Violino "Micro afinador"

Mensagem  Fernando Borges em 24/10/2011, 17:36

Boa noite. muitos violinos que eu vejo. só tem micro afinador na corda Mi , e no meu Eagle 644 tem nas 4 cordas. tem alguma diferença no som? estou pensando em remover e so deixar na corda Mi.
Fernando Borges

Pontos : 90
Reputação : 0

Re: Violino "Micro afinador"

Mensagem  Mayara Verginio em 24/10/2011, 21:16

O som realmente fica melhor sem os micro afinadores, as vezes os micros deixam o som meio "metálico" kakaka
como se tivesse rangendo, não sei explicar...

Mas eu recomendo tirar e deixar só na Mi... ^^
Mayara Verginio

Pontos : 268

http://neblinapensante.blogspot.com/

Mensagem  Fernando Borges em 24/10/2011, 21:31

Mayara Verginio escreveu:O som realmente fica melhor sem os micro afinadores, as vezes os micros deixam o som meio "metálico" kakaka

Deus que te abençoe mayara. todos os violinos que eu vejo nos videos , em fotos dos violinos stradivarius , só tem micro afinadores na corda Mi.
Fernando Borges

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 26/10/2011, 20:58

fernandoborges escreveu:Boa noite. muitos violinos que eu vejo. só tem micro afinador na corda Mi , e no meu Eagle 644 tem nas 4 cordas. tem alguma diferença no som? estou pensando em remover e so deixar na corda Mi.

O instrumento erudito tem que ser o mais próximo do natural. E o natural do violino é som ser transmitido e conduzido somente pela madeira.
.
Antigamente não se usava microafinação. Os violinos sempre foram afinados pelas cravelhas. Por isso o músico intermediário, avançado e virtuoso não usam microafinação nas cordas Sol e Ré e Lá. Por quê?
.
Porque quando se coloca o microafinador, o som conduzido das cordas vibram no metal e passam para estardante até chegar no rabicho e ser passado até ao botão. É claro que nessa região o som é menos intenso em sua condução do que o que é transmitido pelo cavalete pra caixa harmônica e amplificado pela alma que conduz para o tampo inferior.
.
Ao retirar os microafinadores o som fica mais natural, pois vai vibrar somente na madeira. Isso tira o som metálico e muda o timbre do violino. É completamente diferente tocar com microafinadores e sem. Sem os microafinadores o som fica mais aveludado e mais natural. Diria mais puro.
.
Principalmente nas cordas Sol e Ré que fica bem mais suaves com mais ressonancia. A qualidade do timbre melhora em muito.
.
O estandarte é responsavel por 14% da sonoridade. O rabicho quando mais próximo da pestana inferior, melhora e muito os harmônicos que ficam mais naturais e potentes, soando melhor. O rabicho de Nylon também melhora e muito essa som metálico do violino.
.
O ideal é usar o estandarte em Jacarandá que melhora muito a condução das vibrações e da um ganho importante na sonoridade.
.
O tradicional é em Ébano, tem toda uma nobreza, mas perde em rendimento pra o de Jacarandá. E muitos músicos do exterior estão usando kit de montagem em Jacarandá por causa do rendimento.
.
O único microafinador que é recomendavel usar é na Corda Mi, por ela ser uma corda mais sensivel, ajuda e muito a soar e dar uma estabilidade maior.
.
Já nas outras coisas são completamente dispensáveis.
.
Uso de microafinação é coisa muito iniciante! É pra quem não sabe tocar violino e está dando os primeiros passos. Só pra auxiliar o iniciante a aprender afinar por 5 justas.
.
É inadmissivel um aluno de nível intermediário usar microafinação nas 4 cordas.
.
A afinação da cravelha é coisa fácil. As cravelhas bem ajustadas são fáceis de girar, não travam, muito menos rangem e claro são precisas na microafinação. Não podem voltar jamais.
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3783
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Fernando Borges em 28/10/2011, 09:20

Muito obrigado a todos vocês. então vou tirar os micros afinadores.
Fernando Borges

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/10/2011, 16:46

fernandoborges escreveu:Muito obrigado a todos vocês. então vou tirar os micros afinadores.

Antes de retirar, eu aconselho a virar as cravelhas. Treine afinando nas cravelhas. Só depois que dominar a pressão necessária, aprender como afinar. Ai sim tire os microafinadores.
.
Tire um por um, não vai desgirar as 4 cravelhas, pois a chance da alma tombar é grande.
.
E também para afinar pelas cravelhas existe uma certa habilidade, principalmente na corda Lá. E outra, as cravelhas tem que estar bem ajustadas a caixa de cravelhas. Se não vai ter problemas para ter uma afinação precisa e as cravelhas podem voltar ao mudar de temperatura ou ao tocar mais forte.
.
Já tocou em ensaio Regional ou Reunião da Mocidade com mais de 300 músicos? Só a vibração proviniente das ondas sonoras já fazem as cravelhas se soltarem.
.
Para afinar pelas cravelhas, é preciso ter um ouvido mais apurado. Então por isso eu te disse, treine um pouco antes, ainda com os microafinadores no estandarte. Só quando se sentir mais seguro, você tira os microafinadores.
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Fernando Borges em 3/11/2011, 20:21

Violinista Morlix escreveu:
fernandoborges escreveu:Muito obrigado a todos vocês. então vou tirar os micros afinadores.

Antes de retirar, eu aconselho a virar as cravelhas. Treine afinando nas cravelhas. Só depois que dominar a pressão necessária, aprender como afinar. Ai sim tire os microafinadores.
.
Tire um por um, não vai desgirar as 4 cravelhas, pois a chance da alma tombar é grande.
.
E também para afinar pelas cravelhas existe uma certa habilidade, principalmente na corda Lá. E outra, as cravelhas tem que estar bem ajustadas a caixa de cravelhas. Se não vai ter problemas para ter uma afinação precisa e as cravelhas podem voltar ao mudar de temperatura ou ao tocar mais forte.
.
Já tocou em ensaio Regional ou Reunião da Mocidade com mais de 300 músicos? Só a vibração proviniente das ondas sonoras já fazem as cravelhas se soltarem.
.
Para afinar pelas cravelhas, é preciso ter um ouvido mais apurado. Então por isso eu te disse, treine um pouco antes, ainda com os microafinadores no estandarte. Só quando se sentir mais seguro, você tira os microafinadores.

a alma do meu violino deve estár colada. ela não cai
Fernando Borges

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 3/11/2011, 23:34

fernandoborges escreveu:
a alma do meu violino deve estár colada. ela não cai

Como você sabe que não cai? Não vai mexer assim, existe um grande risco de você rachar o tampo ou afunda-lo.
.
Existe algumas almas que são coladas com super bond, principalmente os violinos chineses que são vendidos por vendedores de lojas de CDs.
.
Dão maior trabalho para derrubar sem danificar o violino. Já arrumei um violino da Eagle VK 644 com a alma colada.
£ëø Mø®£ix
Admin

violino micro afinador

Mensagem  Ozeias - MG em 5/11/2011, 15:01

Realmente, o som muda com a retirada dos micro afinadores.
Ozeias - MG

Pontos : 207

Mensagem  Lucas Amorim em 1/2/2012, 05:36

eu tirei meus micro afinadores quando vi os videos dos violinistas na internet em que usavam só um micro afinador.
Lucas Amorim

Pontos : 162
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 1/2/2012, 18:21

Quando mais deixar o Violino ao natural, sem interferencias externas, melhor. As cordas devem ficar em contato direto com a madeira. Isso faz o Violino ter o som mais natural e muito mais com cara de Violino.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Alexandre em 15/11/2012, 15:00

Gente consegui tirar o microafinador só que não consegui colocar a corda alguem pode me ajudar?
Alexandre

Pontos : 536
Reputação : 3

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 15/11/2012, 17:31

Enfia a ponta da corda por debaixo do estandarte. A bolinha fica por debaixo do estandarte.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

AJUDA!!

Mensagem  Giovanny - CCB em 8/1/2013, 13:24

apdd e ola! queria eslcarese uma duvida o meu violino é um 3/4 da vogga von 134! e o lugar onde fica o microafinador (que eu nao sei o nome) é de plastico e o micro afinador é bem diferente e parese nao retiravel! o meu violino é bem semelhante a esse:

http://imageshack.us/photo/my-images/33/26031311736602012061812.jpg/

ajuda porfavor eu oq eu fasso pra trirar os tres microafuinadores?
Deus abençoe!

Última edição por giovanny-ccb em 8/1/2013, 13:29, editado 1 vez(es)
Giovanny - CCB

Pontos : 38

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 8/1/2013, 17:51

giovanny-ccb escreveu:apdd e ola! queria eslcarese uma duvida o meu violino é um 3/4 da vogga von 134! e o lugar onde fica o microafinador (que eu nao sei o nome) é de plastico e o micro afinador é bem diferente e parese nao retiravel! o meu violino é bem semelhante a esse:

Deus abençoe!

Amém.
.
Bom, eu creio que seja de metal o seu estandarte. Geralmente os Voggas vem com um esdandarte de metal. Na verdade não tem como retirar o microafinador, pois ele é embutido. Como o estandarte é de metal ou como você falou de plastico, de nada adianta tirar o microafinador, pois não teria efeito sonoro algum.
.
Mesmo que você tire o parafuso, não tem efeito algum, apenas estetico, mesmo assim ficaria feio, pois o de metal ja tem a rosca embutida.
.
Solução é você comprar um estandarte de madeira, e botar apenas um microafinador em seu violino.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  El Justiceiro em 8/1/2013, 20:07

Eu fui ninja, acabei de recebeu meu violino eagle, e resolvi tirar os microafinadores, afinei tudo... ralei.. mas consegui. O som com certeza ficou bem mais bonito.
Agora voltei somente para a corda MI, pois esta estava um saco para afinar.

logo eu posto um vídeo.
El Justiceiro

Pontos : 185

Mensagem  Everson Amancio em 8/1/2013, 20:18

APdD! E na viola que não tem a corda mi, é bom tirar de todas as cordas?
Everson Amancio

Pontos : 31

Mensagem  Giovanny - CCB em 9/1/2013, 10:02

£ëø Mø®£ix escreveu:
giovanny-ccb escreveu:apdd e ola! queria eslcarese uma duvida o meu violino é um 3/4 da vogga von 134! e o lugar onde fica o microafinador (que eu nao sei o nome) é de plastico e o micro afinador é bem diferente e parese nao retiravel! o meu violino é bem semelhante a esse:

Deus abençoe!

Amém.
.
Bom, eu creio que seja de metal o seu estandarte. Geralmente os Voggas vem com um esdandarte de metal. Na verdade não tem como retirar o microafinador, pois ele é embutido. Como o estandarte é de metal ou como você falou de plastico, de nada adianta tirar o microafinador, pois não teria efeito sonoro algum.
.
Mesmo que você tire o parafuso, não tem efeito algum, apenas estetico, mesmo assim ficaria feio, pois o de metal ja tem a rosca embutida.
.
Solução é você comprar um estandarte de madeira, e botar apenas um microafinador em seu violino.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

Deus abençoe! Laughing
Giovanny - CCB

Pontos : 38

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 9/1/2013, 20:27

Everson Amancio escreveu:APdD! E na viola que não tem a corda mi, é bom tirar de todas as cordas?

Amém, irmão. Depende muito da sua sensabilidade. Muita gente não consegue afinar corda lá do violino sem microafinação.
.
Se o irmão não tem experiencia com a cravelhas. Aconselho a tirar somente a corda Dó e Sol. Posteriormente tira da corda Ré. Depois de um certo periodo. Retire da corda Lá. Vai passo a passo.
.
Depende do seu grau de estudo e claro da sua experiencia com o instrumento.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 9/1/2013, 20:28

giovanny-ccb escreveu:
Deus abençoe! Laughing

Amém.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  El Justiceiro em 9/1/2013, 20:58

amém também.
El Justiceiro

Pontos : 185

Mensagem  Alexandre em 10/1/2013, 07:04

a corda la sem microafinador é dificil demais pra afinar... a cravelha é muito dura ai fico com medo de quebrar
Alexandre

Pontos : 536

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 10/1/2013, 08:25

Alexandre escreveu:a corda la sem microafinador é dificil demais pra afinar... a cravelha é muito dura ai fico com medo de quebrar

Não é dificil. Na orquestra você tem praticamente 30 segundos para afinar o lá na Cravelha, com mais ou menos 30 violinos afinando ao mesmo tempo.
.
Só ela tem maior tensão do que as cordas Ré e Sol. Eu consigo afinar até a Mi na cravelha.
.
É questão de pratica e sensabilidade.

£ëø Mø®£ix
Admin

microafinadores em violino

Mensagem  Elias Marques de Oliveira em 27/8/2013, 10:33

Mayara Verginio escreveu:O som realmente fica melhor sem os micro afinadores, as vezes os micros deixam o som meio "metálico" kakaka

vocês estão todos enganados. os microafinadores são importantes para a afinação pois "afinam" o poder de regulagem. o estandarte passa a ser mais importante no uso de microafinadores pois a TENSÃO das cordas devem ser o suficiente para manter a afinação e não provocar um som oscilante e ao mesmo tempo não ESTICAREM demais a ponto de ARREBENTAREM. portanto com afinador ou sem afinador depende do tamanho do estandarte mas se recomenda que se o uso dos afiandores for recomendado em função do tamanho do estandarte que não se use apenas na corda sol e nas violas na corda dó. TENTE AFINAR A CORDA MI SEM DESVIOS DE COMA, SEM MICROAFINADORES? TENTE NÃO ARREBENTAR AS CORDAS SEM O USO DE AFINADORES (quando recomendado).

Elias Marques de Oliveira

Pontos : 1
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 31/8/2013, 14:16

Elias Marques de Oliveira escreveu:vocês estão todos enganados. os microafinadores são importantes para a afinação pois "afinam" o poder de regulagem. o estandarte passa a ser mais importante no uso de microafinadores pois a TENSÃO das cordas devem ser o suficiente para manter a afinação e não provocar um som oscilante e ao mesmo tempo não ESTICAREM demais a ponto de ARREBENTAREM. portanto com afinador ou sem afinador depende do tamanho do estandarte mas se recomenda que se o uso dos afiandores for recomendado em função do tamanho do estandarte que não se use apenas na corda sol e nas violas na corda dó. TENTE AFINAR A CORDA MI SEM DESVIOS DE COMA, SEM MICROAFINADORES? TENTE NÃO ARREBENTAR AS CORDAS SEM O USO DE AFINADORES (quando recomendado).
Olá meu querido amigo. Tudo bem?
.
O microafinadores são de suma importancia apenas para iniciantes no violino a qual estão em aprendizado para afinar o violino.
.
Os microafinadores foram inventados pouco anos atrás, o violino era afinado na epoca do barroco somente por cravelhas.
.
Com o surgimento de cordas de ma qualidade, faz se o uso de microafinadores, pois é complicado afinar cordas de ma qualidade somente pelas cravelhas. Se passar menos de um tono, já quebram.  São extremamente dificeis de afinar. Junta-se ainda mais as cravelhas de pessima qualidade da materia prima, com defeitos cônicos e com a furação errada e sem lubrificação, acaba por se torna dificultoso para o aprendizado da afinação pelas cravelhas.
.
Acontece que se um violino já passou por mãos de um luthier para eventuais correções, já se usar cordas de uma qualidade melhor como Mauro Calixto e as cravelhas bem lubrificadas e sem problemas cônicos e com a furação corrigida. Se torna fácil afinar pelas cravelhas.
.
As cordas de maiores tensões são justamente as cordas Lá e corda Mi. Por isso alguns professores são defensores ferrenhos de microafinação apenas na Corda Mi e corda Lá para calibragem rápida no meio da orquestra (Unico motivo de usar na corda La, porem com perda da qualidade no timbre da corda Lá).
.
Porem dificilmente você vai ver um grande solista ou professor top com microafinação nas 4 cordas. Vão usar somente na corda Mi.
.
Tecnicamente os microafinadores cortam a vibração provinientes das cordas que precisam de uma transmissão ao estandarte, isso deixa os harmonicos ruins, o som fica muito metalizado e com alguns ruidos estranhos muitas vezes pela má colocação dos microafinadores que dificilmente alguém sabe colocar corretamente. As cordas reagem super bem é diretamente madeira. O som fica mais puro, suave e nitido e com maior qualidade no timbre. Bem natural.
.
Muita gente não consegue perceber a melhorar no som, mas pessoas que tem o ouvido apurado como luthiers e violinistas profissionais sabem a baita diferença no som que faz quando não tem os 3 microafinadores. Os harmonicos ficam mais nitidos, o som melhora em muito em qualidade, não tem o som metalizado.
.
Mas a afinação do instrumento, não depende dos microafinadores. O cara que não sabe afinar pelas cravelhas, dificilmente vai conseguir afinar pelo ouvido o dentilhado.
.
A única corda que necessita realmente de microafinação é a corda Mi, pois é muito sensivel e precisa do microafinador para dar uma projeção sonora, visto que as dinamicas de frase quando mais agudo, maior é intensidade, nisso a microafinação ajuda em muito.
.
Quanto a distorção das notas ou oscilação na vibração é relação a empunhatura do arco errado, gerando pressão demasiada e gasto de energia inutilmente, deixando a afinação flutuante. Pois quando um violino está bem regulado, não tem oscilação nas notas. E claro equipamento de baixa qualidade, cordas ruins que provocam isso.
.
Quando a afinação em comas, o violinista tem por obrigação afinar por quinta justas e o dominio pela afinação pelas cravelhas é uma coisa de treino. Não pode ir sair girando na loteria. Vai acabar quebrando a corda. Existe uma tecnica correta para afinar, isso tem que ter postura correta dos dedos, posição do braço e claro cravelhas bem lubrificadas, sem travadinhas e sem ranger e claro conhecimento tecnico para afinar uma corda. E o minimo de ouvido.
.
Em geral as cordas de menores tensões como a Sol e Re são muito faceis de afinar até pela posição do braço e posição das cravelhas, já corda La, requer muita habilidade pois o giro dela é um pouco mais complicado devido a posição da cravelha na corda La.
.
Não podemos confundi sensabilidade, memoria auditiva na afinação pelas cravelhas com tensão da corda. Nada tem haver.
.
Eu particularmente afino até a corda mi sem microafinadores. Achar o centro tonal é uma questão de treino, pratica e experiência. Não vai desviar os comas.
.
A difereciação dos comas no centro tonal podem ocorrer mesmo com os 4 microafinadores, pois isso é ocorrente do não uso do ouvido para afinar por quinta justas, quando a pessoa afina por afinador digital. Tendo ou não tenho microafinador, achar o centro tonal é uma questão mais de sensabilidade de quem está afinando, deve ser feito por quinta justa. O afinador digital só serve para pegar pelo gerador de tom o La 442 hz. O resto é dispensavel o uso do mesmo.

£ëø Mø®£ix
Admin

Bom saber

Mensagem  Joao CID em 14/9/2013, 21:54

Eu usava micro-afinadores somente nas cordas Lá e Mi , acabei de retirar o da corda la , Smile  , o problema é que quando afino a corda sol a cravelha volta , só ela volta , dai tenho que apertar pra ela ficar ... tenho q trocar ?
Joao CID

Pontos : 18

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 15/9/2013, 00:58

JoaoCiD escreveu:Eu usava micro-afinadores somente nas cordas Lá e Mi , acabei de retirar o da corda la , Smile  , o problema é que quando afino a corda sol a cravelha volta , só ela volta , dai tenho que apertar pra ela ficar ... tenho q trocar ?

Quando tempo faz que você não leva o seu violino em um luthier? Acontece que o violino deve ser levado no luthier de ano em ano para manutenção anual no violino. O que ocorre nela? É justamente um eventual reparo nas cravelhas de forma que elas preencham totalmente os furos e sejam alinhadas com a parede da caixa de cravelhas e claro sejam lubrificadas adequadamente e claro outros correções, substituição do cavalete, reposicionamento da alma e etc.
.
Não basta somente tirar um microfinador. É preciso ver se não houve desgate da cravelha, se ela tem problemas cônicos etc. Com o tempo há deformações na cravelha ao girar, pois é madeira com madeira.
.
As cordas não podem faz tac tac tac ao girar. Elas devem deslizar suavemente e simetricamente, sem ranger e sem dar travadinhas e sem voltar a cravelha. Quando acontece isso pode ser um simples reparo, lubrificação ou até mesmo precise da substituição da mesma. Cada caso é um caso.
.
Por isso é altamente recomendável que você leve  seu violino no luthier para correção da cravelha.
.
Caso seja necessário a lubrificação da cravelha. Só comprar um batom de cravelhas da marca Hill e lubrificar você mesmo. Se precisar de outra correção como do problema cônico, vai precisar de ferramentas especiais para realização de tal serviço que não são nem um pouco baratas. Compensando mais é deixar o luthier realizar o serviço.
.
Talvez seja o caso apenas de dar uma fincadinha na cravelha para dentro, com a mudança de temperatura, a madeira tende a se espandir nesse calor fazendo que a cravelha seja expulsa do furo da caixa de cravelha.
.
Outro problema muito comum é enrolar as cordas. Muita gente equivocamente passa as cordas uma por cima da outra ou então deixa a corda bem no meio da cravelha. O correto é deixar próxima a parede da caixa de cravelha, pois assim a pressão da tensão da corda é jogada na parede da caixa de cravelha, fixando a afinação e dando simetria necessária para afinar o violino sem voltar a cravelha. Tem que ser enrolada de modo sequencial.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: