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Problemas com arcadas

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Problemas com arcadas

Mensagem  Ro Zeredo em 23/10/2011, 13:23

Olá! Meu nome é Rosângela e estou aprendendo violino a uns 6 meses. Estou com muitas dificuldades quase desisti, porém encontrei um novo professor e acho que desta vez vou conseguir. Uma de minhas dificuldades são os angulos de corda, sempre acabo tocando duas ao mesmo tempo e não consigo tirar um som limpo do violino sai muito metalico e arranhando. Meu violino é chinês (Michael) e já o levei para fazer os reparos, as cordas são Mauro Calixto. Alguém pode me dizer o que fazer para corrigir isso?
Desde já agradeço!
Rosângela.

Ro Zeredo

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Re: Problemas com arcadas

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/10/2011, 19:35

ro zeredo escreveu:Olá! Meu nome é Rosângela e estou aprendendo violino a uns 6 meses. Estou com muitas dificuldades quase desisti, porém encontrei um novo professor e acho que desta vez vou conseguir. Uma de minhas dificuldades são os angulos de corda, sempre acabo tocando duas ao mesmo tempo e não consigo tirar um som limpo do violino sai muito metalico e arranhando. Meu violino é chinês (Michael) e já o levei para fazer os reparos, as cordas são Mauro Calixto. Alguém pode me dizer o que fazer para corrigir isso?
Desde já agradeço!
Rosângela.

Olá, Rosângela. Tudo bem?
.
Poxa desistir? Saiba que a maior qualidade de um vencer é nunca desistir!
.
Essas cordas duplas involutarias são comum no começo. O pulso ainda está duro e será preciso fazer alguns exercícios de flexibidade do pulso. No método J. Lambert Ribeiro pode encontrar alguns exercícios para flexibidade do pulso (Acho que é lição 33).
.
Para ter o som limpo primeiro é preciso fazer uns exercícios com que parecem de som sujo. Exemplo é muito staccato, grand staccato. Isso faz você ter uma sensabilidade maior e desenvolve a mola do pulso. Vai aprender a pressão necessária que vai colocar em cada região do arco.
.
Solução para 1 questão:
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Faça com cordas solta sempre. Sol e Ré. Depois Ré e Lá. Por último a mais fácil. Lá e Mi.
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Faça com metronomo 60 bpm. Faça duas minimas ligadas.
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Hora que tirar um som limpo, faça com 2 seminimas.
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Faça essas com o arco todo.
.
Preste atenção no movimento do braço. Faça sem tensão alguma sobre o braço e pulso. Dobre o pulso conforme o movimento de arco (Tiro movimento do Karate Kid onde ele pinta a cerca do senhor Miagi) Quando for pra o talão dobre pulso com os dedos pra baixo. Quando for pra ponta dobre o pulso com os dedos pra cima.
.
Cuidado pra não fazer de uma vez, tem que ir dobrando pouco a pouco pra não criar tendenite.
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Depois faça com colcheias ligadas somente na região da ponta.
.
Depois somente na região do talão.
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Depois somente no meio do arco.
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Vai trabalhando essas articulações.
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Solução da segunda questão:
.
Isso é uma questão de movimento de pronação e supinação.
.
Coloque o dedo mindinho dobrado encima da vareta do arco.
.
Quando tiver tocando na região da ponta, force um pouco o indicador na vareta do arco.
.
Quando tiver tocando na região do talão é movimento ao contrário. Tire toda pressão do indicador e coloque pressão no dedo mindinho, tirando o peso do talão e equilibrando a pressão do arco na corda.
.
O talão é mais pesado e ponta mais leve. Por isso é pressão na ponta, tirar a pressão do talão.
.
No meio não pode por pressão nem tirar pressão, pois é uma região de equilibrio.
.
Depois de 2 anos de violino, o seu professor vai lhe ensinar a técnica do som filé. Que consiste em um som mais legado nas viradas de arco e fica um som mais refinado, ideal para estudo de escalas.
.
E também da técnica da manivela. Que vai ajudar a ter mais controle e equilibrio nas arcadas, mas é preciso trabalhar antes disso a flexibidade do pulso, pois nessa essas técnica do som filé é usado os dedos e não o pulso, mas é preciso ter já desenvolvido o pulso.
.
Faça esse movimento de pronação e supinação com um lápis até entender. Depois faça somente com o arco, sem tocar violino. Só depois faça com o violino na posição.
.
Um exercício bem interessante para fortalecer o dedo mindinho é segure o arco (Encima da cama) como se andasse na rua. Somente dobre o polegar para curvar colocando entre o talão e couro da vareta (Isso vai te dar uma agilidade e força ao puxar o arco) e dobre o dedo mindinho curvado sobre a vareta do arco. Solte o mindinho (Pressão, mas mantenha ele sobre a vareta), veja que o arco vai cair por causa da gravidade, mas coloque novamente a pressão do dedo mindinho sobre a vareta e vai subindo o arco até onde conseguir e mantenha por alguns segundos. É pura musuculação do movimento de pronação e supinação.
.
Isso vai te ajudar pacas.
.
Faça muito exercicio de Staccato como na questão 1, só que desligado as notas. Fazendo nas diversas regiões do arco. Sempre procurando melhorar o som.
.
Veja se o arco está esticado demais, teste com pouca pressão da crina, com muita. Até achar onde o arco responde melhor.
.
Outra questão é que o seu cotovelo do braço direito deve estar sempre acima do arco. Por quê? Porque assim você vai transmitir e redistribuir todo o peso que vem do braço jogando no arco esse passando pra as cordas. Assim você não vai precisar forçar muito o indicador, apenas vai controlar a pressão do arco nas cordas. Principalmente na corda sol, faz uma baita diferença. Você vai tocar mais leve e flexivel. Pois não vai tensionar o pulso e nem vai provocar travamento comum em que toca com o cotovelo na posição natural.
.
Esse é o segredo do som falhado na corda sol e das travadinhas na musculatura que gera muita tensão e provoca um som falho ou sujo e reladas nas cordas vizinhas.
.
Se precisar eu tenho material de estudos. São diversos livros de teoria, métodos de violino e claro videos aulas que ensinam toda essa técnica de Pronação e Supinação. Se quiser só me dar um toque. Eu faço frete grátis e um precinho camarada.
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Agradecimento

Mensagem  Ro Zeredo em 24/10/2011, 17:26

Violinista Morlix escreveu:
ro zeredo escreveu:Olá! Meu nome é Rosângela e estou aprendendo violino a uns 6 meses. Estou com muitas dificuldades quase desisti, porém encontrei um novo professor e acho que desta vez vou conseguir. Uma de minhas dificuldades são os angulos de corda, sempre acabo tocando duas ao mesmo tempo e não consigo tirar um som limpo do violino sai muito metalico e arranhando. Meu violino é chinês (Michael) e já o levei para fazer os reparos, as cordas são Mauro Calixto. Alguém pode me dizer o que fazer para corrigir isso?
Desde já agradeço!
Rosângela.

Olá, Rosângela. Tudo bem?
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Poxa desistir? Saiba que a maior qualidade de um vencer é nunca desistir!
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Essas cordas duplas involutarias são comum no começo. O pulso ainda está duro e será preciso fazer alguns exercícios de flexibidade do pulso. No método J. Lambert Ribeiro pode encontrar alguns exercícios para flexibidade do pulso (Acho que é lição 33).
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Para ter o som limpo primeiro é preciso fazer uns exercícios com que parecem de som sujo. Exemplo é muito staccato, grand staccato. Isso faz você ter uma sensabilidade maior e desenvolve a mola do pulso. Vai aprender a pressão necessária que vai colocar em cada região do arco.
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Solução para 1 questão:
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Faça com cordas solta sempre. Sol e Ré. Depois Ré e Lá. Por último a mais fácil. Lá e Mi.
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Faça com metronomo 60 bpm. Faça duas minimas ligadas.
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Hora que tirar um som limpo, faça com 2 seminimas.
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Faça essas com o arco todo.
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Preste atenção no movimento do braço. Faça sem tensão alguma sobre o braço e pulso. Dobre o pulso conforme o movimento de arco (Tiro movimento do Karate Kid onde ele pinta a cerca do senhor Miagi) Quando for pra o talão dobre pulso com os dedos pra baixo. Quando for pra ponta dobre o pulso com os dedos pra cima.
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Cuidado pra não fazer de uma vez, tem que ir dobrando pouco a pouco pra não criar tendenite.
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Depois faça com colcheias ligadas somente na região da ponta.
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Depois somente na região do talão.
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Depois somente no meio do arco.
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Vai trabalhando essas articulações.
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Solução da segunda questão:
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Isso é uma questão de movimento de pronação e supinação.
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Coloque o dedo mindinho dobrado encima da vareta do arco.
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Quando tiver tocando na região da ponta, force um pouco o indicador na vareta do arco.
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Quando tiver tocando na região do talão é movimento ao contrário. Tire toda pressão do indicador e coloque pressão no dedo mindinho, tirando o peso do talão e equilibrando a pressão do arco na corda.
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O talão é mais pesado e ponta mais leve. Por isso é pressão na ponta, tirar a pressão do talão.
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No meio não pode por pressão nem tirar pressão, pois é uma região de equilibrio.
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Depois de 2 anos de violino, o seu professor vai lhe ensinar a técnica do som filé. Que consiste em um som mais legado nas viradas de arco e fica um som mais refinado, ideal para estudo de escalas.
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E também da técnica da manivela. Que vai ajudar a ter mais controle e equilibrio nas arcadas, mas é preciso trabalhar antes disso a flexibidade do pulso, pois nessa essas técnica do som filé é usado os dedos e não o pulso, mas é preciso ter já desenvolvido o pulso.
.
Faça esse movimento de pronação e supinação com um lápis até entender. Depois faça somente com o arco, sem tocar violino. Só depois faça com o violino na posição.
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Um exercício bem interessante para fortalecer o dedo mindinho é segure o arco (Encima da cama) como se andasse na rua. Somente dobre o polegar para curvar colocando entre o talão e couro da vareta (Isso vai te dar uma agilidade e força ao puxar o arco) e dobre o dedo mindinho curvado sobre a vareta do arco. Solte o mindinho (Pressão, mas mantenha ele sobre a vareta), veja que o arco vai cair por causa da gravidade, mas coloque novamente a pressão do dedo mindinho sobre a vareta e vai subindo o arco até onde conseguir e mantenha por alguns segundos. É pura musuculação do movimento de pronação e supinação.
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Isso vai te ajudar pacas.
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Faça muito exercicio de Staccato como na questão 1, só que desligado as notas. Fazendo nas diversas regiões do arco. Sempre procurando melhorar o som.
.
Veja se o arco está esticado demais, teste com pouca pressão da crina, com muita. Até achar onde o arco responde melhor.
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Outra questão é que o seu cotovelo do braço direito deve estar sempre acima do arco. Por quê? Porque assim você vai transmitir e redistribuir todo o peso que vem do braço jogando no arco esse passando pra as cordas. Assim você não vai precisar forçar muito o indicador, apenas vai controlar a pressão do arco nas cordas. Principalmente na corda sol, faz uma baita diferença. Você vai tocar mais leve e flexivel. Pois não vai tensionar o pulso e nem vai provocar travamento comum em que toca com o cotovelo na posição natural.
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Esse é o segredo do som falhado na corda sol e das travadinhas na musculatura que gera muita tensão e provoca um som falho ou sujo e reladas nas cordas vizinhas.
.
Se precisar eu tenho material de estudos. São diversos livros de teoria, métodos de violino e claro videos aulas que ensinam toda essa técnica de Pronação e Supinação. Se quiser só me dar um toque. Eu faço frete grátis e um precinho camarada.
Olá! Agradeço pelas dicas e com certeza irei pratica-las. Gostaria de informações sobre as video aulas.
Rosângela.

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Re: Problemas com arcadas

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 25/10/2011, 20:58

São diversos métodos de violino. Com mp3. Tem livros de Teoria, Harmonia, Percepção Ritmica, Composição, Regência e muito mais. Tem as videos aulas, ensinando técnicas desde iniciante até ao virtuosismo (Técnica do Paganini). O frete é grátis. Se quiser me envie um e-mail que eu lhe respondo com todas as instruções para adquirir. E-mail: violinoestudoetecnicas@bol.com.br
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Se quiser só entrar em contato pra mim eu passo as devidas instruções.
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