Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Madeiras e Pau Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Madeiras e Pau Brasil

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/10/2011, 11:26

Quem diria, a árvore símbolo do Brasil está em todas as orquestras do mundo.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo (só para assinantes), o pau-brasil (Caesalpinia echinata -está grafada errada na reportagem) é a madeira mais usada para fabricar arcos para instrumentos de corda, como o violino e o violoncelo. Quando o virtuose Yo-Yo Ma se apresentar no país na semana que vem, estará usando pau-brasil no arco de seu violoncelo -como quase todos os "cellistas", violinistas e contrabaixistas do mundo.

O maior consumo se dá na na Europa e nos EUA. Só que agora o pau-brasil terá proteção internacional, pois foi aprovada ontem, numa conferência na Holanda, a regulamentação ao seu comércio. A Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) acatou por unanimidade a proposta do Brasil de incluir sua árvore-símbolo no chamado Apêndice 2. Essa categoria de proteção prevê restrições ao comércio internacional da madeira. Quem quiser vender pau-brasil a partir de agora precisará de certificado da Cites.

O corte da árvore vermelha já era limitado no país desde 1992, quando ela foi considerada oficialmente ameaçada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Toda extração de pau-brasil da mata atlântica passou a depender de autorização do órgão.

O pau-brasil é usado pois tem a melhor relação entre densidade e flexibilidade de todas as madeiras conhecidas. Essas propriedades foram descobertas ainda em meados do século 18 por "luthiers" (fabricantes de instrumentos) franceses. Em pouco tempo, o pau-brasil substituiria todas as outras madeiras tropicais usadas para fazer arcos.

Mas os músicos podem ficar tranqüilos: o cerco ao comércio da espécie não afetará suas turnês. "Colocamos uma exceção para isentar os instrumentos musicais e arcos fabricados com a madeira da obrigação de portar um certificado Cites para realizar viagens internacionais", segundo Fernando Coimbra, conselheiro do Itamaraty e chefe da delegação brasileira na Cites.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Madeiras e Pau Brasil

Mensagem  Ozeias - MG em 8/11/2011, 15:23

É usado cedro para fazer instrumentos né? Qual cedro é o melhor para isso?
Abraço!

Ozeias - MG

Mensagens : 246
Pontos : 214
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Madeiras e Pau Brasil

Mensagem  Anonimo em 9/11/2011, 07:20

ozeias-mg escreveu:É usado cedro para fazer instrumentos né? Qual cedro é o melhor para isso?
Abraço!



Cool OLA OZÉIAS, POIS É, O CEDRO É DA MESMA FAMILIA DO ABETO, OU SEJA, É UMA CONÍFERA TAMBEM. POREM NA NOSSA REGIÃO GEOGRAFICA, AS ESPÉCIES CONIFERAS APRESENTAM UMA IMENSIDÃO DE NÓS E BOLSAS DE RESINAS, QUE O TORNAM QUASE IMPOSSIVEL LAPIDAR UM TAMPO PARA UM VIOLINO.

OQUE AINDA SE USA PRINCIPALMENTE PARA INSTRUMENTOS MAIORES É A NOSSA "CAXETA" OU "CAIXETA" CONÍFERA TAMBEM E QUE TEM UM EQUIVALENCIA QUSE QUE IGUAL AO DO ABETO MASCHIO.

O PINHO DO BRASIL, TAMBEM CONHECIDO COMO ARAUCÁRIA É A MAIS UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTOS NACIONAIS.

A GREVILHA MUITO UTILIZADA PARA FUNDOS FAIXA E BRAÇOS TAMBÉM SE DEMONSTROU BOA NA CONSTRUÇÃO.

O IPT A PEDIDO DO CONSERVATORIO DE TATUI, NA DÉCADA DE 90 SE NÃO ME ENGANO, REALIZOU TESTES FISICOS NESSAS MADEIRAS QUE EU MENCIONEI, DAS QUAIS OBTVERAM CERTA SEMELHANÇA COM OS INDICES ACUSTICOS DAS JA CONSAGRADAS MADEIRAS MAPLE E ABETO.

ATE MAIS, ESPERO TER ESCLARECIDO ALGUMA COISA.

ABRAÇOS.

Anonimo

Mensagens : 64
Pontos : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Madeiras e Pau Brasil

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 9/11/2011, 14:08

Somos uma verdadeira fábrica de impostos e multas. O povo que se dane!
.
Estamos longes de ser um país de primeiro mundo por causa da mente atrasada de algumas pessoas que são egoístas e pensam em si próprios.
.
Se usassem parte desse imposto arrecadado ou das multas da Lei Seca (Dinheiro do Aécio Neves, Romário, Adriano e tantos outros famosos) e investisse na educação, saúde e geração de trabalho, com certeza teriamos formados cidadões mais conscientes e com muito futuro e fariamos uma grande nação! O Brasil com S e não com Z.
.
Os grandes culpados somos nós, porque aceitamos injustiças, não reclamamos nosso direito e claro, escolhemos mal nossos dirigentes.
.
O resultado disso é o palhaço (No bom sentido) Tiririca sendo manipulado por alguém com interesses escusos e sabe lá fazendo o que no Congresso.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Madeiras e Pau Brasil

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:53


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum