Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Como comprar um violino antigo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como comprar um violino antigo?

Mensagem  renatov em 25/10/2017, 21:41

Olá, sou novo no fórum e sou iniciante no violino. Toquei por uns 2 anos há muito tempo atrás e agora estou recomeçando. Comprei um Michael VNM49 que veio todo cheio de defeito, até o braço veio torto, e desisti desses violinos chineses, são umas porcarias. Gostaria de comprar um violino que fosse minimamente satisfatório. Vi que aqui em São Paulo tem alguns atelieres que vendem violinos antigos... mas imagino que deve ter muita falsificação e muita gente querendo dar golpe nesse meio. Uma busca rápida no Mercado Livre já acha um produto no mínimo suspeito, um Stradivarius "original", de 1713, por R$3000 e com a etiqueta de dentro claramente impressa numa folha sulfite com uma impressora hahaha... infelizmente, nem todo falsificador deve ser tão burro quanto desse anúncio que achei e aí reside meu medo. 

Deve ter muito luthier competente fazendo falsificações de primeira e ganhando dinheiro com isso, envelhecendo verniz de forma convincente, falsificando etiquetas etc... minha dúvida é: como fugir desses malandros? Como comprar um violino verdadeiramente antigo e que não seja falsificado, de boa qualidade?
renatov

Pontos : 8
Reputação : 1

Re: Como comprar um violino antigo?

Mensagem  Daniel Antunes em 27/10/2017, 07:46

renatov escreveu:Olá, sou novo no fórum e sou iniciante no violino. Toquei por uns 2 anos há muito tempo atrás e agora estou recomeçando. Comprei um Michael VNM49 que veio todo cheio de defeito, até o braço veio torto, e desisti desses violinos chineses, são umas porcarias. Gostaria de comprar um violino que fosse minimamente satisfatório. Vi que aqui em São Paulo tem alguns atelieres que vendem violinos antigos... mas imagino que deve ter muita falsificação e muita gente querendo dar golpe nesse meio. Uma busca rápida no Mercado Livre já acha um produto no mínimo suspeito, um Stradivarius "original", de 1713, por R$3000 e com a etiqueta de dentro claramente impressa numa folha sulfite com uma impressora hahaha... infelizmente, nem todo falsificador deve ser tão burro quanto desse anúncio que achei e aí reside meu medo. 

Deve ter muito luthier competente fazendo falsificações de primeira e ganhando dinheiro com isso, envelhecendo verniz de forma convincente, falsificando etiquetas etc... minha dúvida é: como fugir desses malandros? Como comprar um violino verdadeiramente antigo e que não seja falsificado, de boa qualidade?

Prezado, bom dia.

Tudo bem?
Acredito que a melhor maneira de achar o seu instrumento, com um bom padrão de qualidade, seria você desistir de localizar os tais violinos "antigos" e procurar um bom luthier que te faça um violino novo.

Falo isso porque um violino antigo, Stradivarius, Amati, Guarneri, custam fortunas que para nós, pobres mortais, são apenas mero luxo. Você pagaria mais de R$ 3.000.000,00 em um violino?

Acredito que de R$ 3.000,00 a R$ 6.000,00 em um violino de luthier está muito bem pago. 

Aqui perto, em Tatuí/SP (a capital da música na América Latina, onde temos o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos), conheço o Sr. Vlamir Devanei Ramos, o qual é professor de lutelaria no conservatório e exerce esta tão nobre profissão desde 1976.

Também temos em Taquarituba/SP, a Lutelaria J. A. Francis que produz excelentes instrumentos, onde utilizam madeiras importadas e de alta qualidade, não que não existam madeiras nacionais nobres e de ótimos timbres (qualidade nem sempre é sinônimo de intensidade, muitos confundem qualidade com estridência), só que a palavrinha "importado" dá um certo charme (kkkkkkk) e é a única coisa que os violinistas "semi"-profissionais sabem ler.

Queira verificar a sua real necessidade, se realmente necessita de um violino de luthier.

Caso não haja tal necessidade, há bons violinos de "linha" que podem dar conta do serviço. Rolim, Nhureson (tenho medo de pronunciar estas marcas neste fórum kkkkk, a alta inquisição não aprova estes violinos porque são ruins, feitos em madeira nacional, são mal ajustados, o verniz é grosso demais, o som é abafado e segundo consta, passam verniz até no braço do instrumento - um crime imperdoável), Eagle (segundo a alta inquisição, a marca divina!).

Comprando violinos destas marcas e levando a um luthier de confiança para regulagens e ajustes, você terá um excelente instrumento em mãos.

Espero que tenha lhe ajudado.

Atenciosamente, 

Daniel Antunes
Daniel Antunes

Pontos : 10

Mensagem  renatov em 27/10/2017, 10:13

Oi Daniel, agradeço pelo contato. Infelizmente a qualidade desses violinos chineses é insatisfatória para mim. Tenho outro da Eagle também, toquei em várias marcas (Stweart, Nhuresson etc) e todos são umas porcarias. Não é esse tipo de qualidade que procuro e estou disposto a pagar por algo de melhor qualidade. Com relação a luthieres, isso está fora de cogitação também. Quero um instrumento já pronto para ver, tocar, ouvir o som, avaliar a qualidade. Como mencionei na postagem inicial, quero comprar um violino usado mesmo, de boa qualidade. Minha dúvida é como fugir de malandros e de falsificações.
renatov

Mensagem  Daniel Antunes em 27/10/2017, 11:12

renatov escreveu:Oi Daniel, agradeço pelo contato. Infelizmente a qualidade desses violinos chineses é insatisfatória para mim. Tenho outro da Eagle também, toquei em várias marcas (Stweart, Nhuresson etc) e todos são umas porcarias. Não é esse tipo de qualidade que procuro e estou disposto a pagar por algo de melhor qualidade. Com relação a luthieres, isso está fora de cogitação também. Quero um instrumento já pronto para ver, tocar, ouvir o som, avaliar a qualidade. Como mencionei na postagem inicial, quero comprar um violino usado mesmo, de boa qualidade. Minha dúvida é como fugir de malandros e de falsificações.
Claro, é um ponto de vista.

Converse com o Vlamir (+55 15 98128-2536  • Celular), acredito que ele vai ter um instrumento que te agrade.

E também tem o Léo (035991502021  • Disp. móvel) , criador deste fórum.

O cara manja muito.

Só que ele mora em Poços de Caldas/MG.
Daniel Antunes

Mensagem  renatov em 5/11/2017, 21:01

Então, eu não estou exatamente pedindo indicações de pessoas supostamente confiáveis, ainda mais vindos de uma conta com apenas 6 postagens, que pode ter sido criada justamente para algum tipo de golpe. Estou pedindo dicas de como identificar falsificações quando eu estiver examinando algum violino.
renatov

Mensagem  Daniel Antunes em 6/11/2017, 07:53

renatov escreveu:Então, eu não estou exatamente pedindo indicações de pessoas supostamente confiáveis, ainda mais vindos de uma conta com apenas 6 postagens, que pode ter sido criada justamente para algum tipo de golpe. Estou pedindo dicas de como identificar falsificações quando eu estiver examinando algum violino.

Tudo bem.

Me desculpe por não ter sido de grande ajuda à Vossa Altíssima Magnificência!

Recolherei-me à minha insignificância, Senhor Renatov.

Espero que ache o instrumento que procura ou que pelo menos em sua busca, não tropeces no próprio ego.

Saudações.
Daniel Antunes

Mensagem  renatov em 7/11/2017, 12:09

Daniel Antunes escreveu:
renatov escreveu:Então, eu não estou exatamente pedindo indicações de pessoas supostamente confiáveis, ainda mais vindos de uma conta com apenas 6 postagens, que pode ter sido criada justamente para algum tipo de golpe. Estou pedindo dicas de como identificar falsificações quando eu estiver examinando algum violino.

Tudo bem.

Espero que ache o instrumento que procura ou que pelo menos em sua busca, não tropeces no próprio ego.

Saudações.

Tudo bem, aceito suas desculpas. Da próxima vez, leia a postagem para entender melhor antes de responder. Obrigado mesmo assim por tentar. Saudações!
renatov

Mensagem  Daniel Antunes em 8/11/2017, 06:06

renatov escreveu:
Daniel Antunes escreveu:

Tudo bem.

Saudações.

Tudo bem, aceito suas desculpas. Da próxima vez, leia a postagem para entender melhor antes de responder. Obrigado mesmo assim por tentar. Saudações!

Prezado, bom dia.

Segue o link de uma post antigo deste fórum que esclarecerá muito as suas dúvidas.

http://violinobrasil.forumfacil.net/t549-duvida-sobre-violinos-antigos

Atenciosamente, 

Daniel
Daniel Antunes

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: