Violino Brasil
Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Como aprender a identificar a posição correta das notas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como aprender a identificar a posição correta das notas.

Mensagem  ymoraes5948 em 29/11/2016, 19:08

Boa noite a todos do fórum.
Estava lendo um post antigo do Leo, que ele se referia as fitinhas para marcar o local da nota, e que muitas marcam errado porque cada violino é único, e pelas comas(o que gostaria de saber o que é). Vou começar a aprender violino, tenho 28 Anos, e muita determinação. Então gostaria de saber como posso identificar as posições corretas das notas? Para ir acostumando de ouvido e não por alguma marcação. Como o Leo sugeriu.

ymoraes5948

Pontos : 6
Reputação : 2

Re: Como aprender a identificar a posição correta das notas.

Mensagem  Harrison Aguiar em 7/12/2016, 19:22

ymoraes5948 escreveu:Boa noite a todos do fórum.
Estava lendo um post antigo do Leo, que ele se referia as fitinhas para marcar o local da nota, e que muitas marcam errado porque cada violino é único, e pelas comas(o que gostaria de saber o que é). Vou começar a aprender violino, tenho 28 Anos, e muita determinação. Então gostaria de saber como posso identificar as posições corretas das notas? Para ir acostumando de ouvido e não por alguma marcação. Como o Leo sugeriu.
 boa noite, meu caro.

um tom dividido em nove vezes, 1/9 anos de tom,isso é um coma. Se tiver um ouvido bom use-o kkkk... caso não, ouça bastante escalas no teclado, ou caso se não tiver um, ouça online, assim terá uma idéia de como é uma escala bem afinada, após isso faça muita escala... óbviamente que não acertará tanto no começo o importante é ter ciência de que errou e corrigir de maneira correta (começando de novo a escala de preferência, pois alguns alunos deslizam o dedo sobre a corda pra consertar a afinação fazendo um "glissado", se torna um vício e acaba aperfeiçoando o erro)

quando ainda era mais novo fiz um tópico com dúvidas parecidas com as suas e "deu oq falar" kkkkk talvez te ajude, dá uma olhada

http://violinobrasil.forumfacil.net/t865-problema-com-a-afinacao

Harrison Aguiar

Pontos : 84
Reputação : 10

Mensagem  ymoraes5948 em 8/12/2016, 05:20

Harrison Aguiar,
Eu Afinaria então primeiro a lá com com afinador? por ser a que fica 440H
E depois como acho as outras. Ou onde encontro uma referencia sonora, para saber a posição correta e o som da nota para gravar na mente na hora de afinar. 
Como estou começando ainda não tenho uma referencia formada de cada som.

ymoraes5948

Mensagem  Harrison Aguiar em 8/12/2016, 15:15

ymoraes5948 escreveu:Harrison Aguiar,
Eu Afinaria então primeiro a lá com com afinador? por ser a que fica 440H
E depois como acho as outras. Ou onde encontro uma referencia sonora, para saber a posição correta e o som da nota para gravar na mente na hora de afinar. 
Como estou começando ainda não tenho uma referencia formada de cada som.
pode afinar todas com o afinador, mas sempre inove, não fique preso em uma coisa só, estude por fundamento...como explicar?... 

tipo. vc tocou cordas soltas que vc afinou com o afinador... durante meia hr de treino vamos supor, logo seu ouvido vai ter o minimo de memória da altura das cordas soltas, como a intenção é acostumar seu ouvido, como inovar? desafine uma e tente na raça afinar de novo, fazendo corda dupla... por exemplo depois dessa meia hr de corda solta vc desafina a ré... e usa a lá ao mesmo tempo... tocando a ré(desafinada) e a lá(afinada) ao mesmo tempo... e tentando afinar a ré novamente até seu ouvido sentir que as duas estão em perfeita harmonia... vai acertar maior parte das vezes mesmo sem ter um ouvido absoluto...

esse é um exemplo, durante toda sua trajetória nos seus futuros estudos, vc vai ter necessidades e dificuldades específicas, e se não tiver um prof, vai sempre arranjar um jeito de inovar pra progredir... estudar sem professor é na vdd ser seu próprio prof... foque no fundamento... é afinação? esse metodo que eu usei comigo funcionou, foia maneira que eu arranjei de usar o fundamento do estudo pra aplicar um método de aprendizado. por isso... sempre inove.

claro que quando precisar estamos aí pra dar um suporte kk e o forum é bem completo na questão de conteúdo

estamos aí pra isso Smile

bons estudos

Harrison Aguiar

Pontos : 84
Reputação : 10

Mensagem  ymoraes5948 em 8/12/2016, 17:33

Harrison Aguiar escreveu:

pode afinar todas com o afinador, mas sempre inove, não fique preso em uma coisa só, estude por fundamento...como explicar?... 

tipo. vc tocou cordas soltas que vc afinou com o afinador... durante meia hr de treino vamos supor, logo seu ouvido vai ter o minimo de memória da altura das cordas soltas, como a intenção é acostumar seu ouvido, como inovar? desafine uma e tente na raça afinar de novo, fazendo corda dupla... por exemplo depois dessa meia hr de corda solta vc desafina a ré... e usa a lá ao mesmo tempo... tocando a ré(desafinada) e a lá(afinada) ao mesmo tempo... e tentando afinar a ré novamente até seu ouvido sentir que as duas estão em perfeita harmonia... vai acertar maior parte das vezes mesmo sem ter um ouvido absoluto...

esse é um exemplo, durante toda sua trajetória nos seus futuros estudos, vc vai ter necessidades e dificuldades específicas, e se não tiver um prof, vai sempre arranjar um jeito de inovar pra progredir... estudar sem professor é na vdd ser seu próprio prof... foque no fundamento... é afinação? esse metodo que eu usei comigo funcionou, foia maneira que eu arranjei de usar o fundamento do estudo pra aplicar um método de aprendizado. por isso... sempre inove.

claro que quando precisar estamos aí pra dar um suporte kk e o forum é bem completo na questão de conteúdo

estamos aí pra isso Smile

bons estudos
Entendi, muito bom saber disso! Vou fazer como falou sempre inovando. Muito obrigado pela dica, valem muito.

ymoraes5948

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: