Violino Brasil
=================

Momento de Marketing:

=================
.
* Está precisando de Métodos de violino e Videos Aulas?
http://violinobrasil.forumfacil.net/t157-quem-quer-de-material-de-estudos-e-video-aulas-para-violino#863
.
* Quer saber mais sobre ajustes básicos em Violino de fábrica (Chinês)?
http://violinobrasil.forumfacil.net/t159-ajustes-basicos-dos-violinos-de-fabricas
.
Violinos de luthiers a venda.
==========================
Últimos assuntos
Quem está conectado
54 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 2 Motores de busca

Carlos C., Hemingway, mauriciodrummond, Samuel_Cremona, £ëø Mø®£ix

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 18:16

O breu (Saiba tudo)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O breu (Saiba tudo)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/2/2010, 04:30

============

>>> O breu <<<

============
.
A escolha do breu ideal é uma decisão bem pessoal e depende fundamentalmente do tipo de crina, tipo de corda e, claro, da iniciativa do instrumentista em querer conhecer e testar os diferentes tipos de breus que se adequam ao melhor tipo de corda usada e a temperatura do lugar onde se toca...tudo isso interfere na sonoridade. Normalmente, utiliza-se para cordas de aço um breu mais duro (escuro); para cordas sintéticas um breu intermediário e para cordas de tripa um breu com mais poder de adesão (claro).
.
Ex: breu escuro é menos suave do que o breu claro – ou seja – é mais duro, não solta tanto pó, más em compensação tem um poder de adesão menor, é mais indicado para cordas de aço.
.
Para que serve o breu e como utilizar? Serve para criar um poder de adesão entre a corda e a crina do arco. Na prática o som sai mais “limpo” e não precisa colocar tanta força no arco pra conseguir tirar o som da corda.
.
Deve-se passá-lo em toda a extensão do arco (na crina) – detalhe, o arco precisa estar “tencionado”, ou seja, com as crinas esticadas para se passar o breu, não se deve usar o breu com as crinas “frouxas”.
.
Dependendo do tipo de breu utilizado (escuro, intermediário ou claro) uma ou duas passadas já são mais que suficiente (alguns dizem que um bom teste e passar um dos dedos SOBRE a crina – nunca ABAIXO, onde se encontra em contato com as cordas, pois existe gordura na mão – se sair um pó branco está bom – tal teste deve ser feito com o arco tencionado). Caso o som saia meio “arenoso” (pastoso), é sinal que o arco tem muito breu.
.
Com relação à limpeza do arco, ainda não existe um consenso nem entre os próprios violinistas, alguns recomendam limpar o arco antes de guardá-lo, pois o breu “corroe” a madeira (do próprio arco) e o verniz (seja do arco ou do violino).
.
Dependendo do tipo de breu utilizado (escuro, intermediário ou claro) uma ou duas passadas já são mais que suficiente (alguns dizem que um bom teste e passar um dos dedos SOBRE a crina – nunca ABAIXO, onde se encontra em contato com as cordas, pois existe gordura na mão – se sair um pó branco está bom – tal teste deve ser feito com o arco tencionado). Caso o som saia meio “arenoso” (pastoso), é sinal que o arco tem muito breu.
.
Com relação à limpeza do arco, ainda não existe um consenso nem entre os próprios violinistas, alguns recomendam limpar o arco antes de guardá-lo, pois o breu “corroe” a madeira (do próprio arco) e o verniz (seja do arco ou do violino).
.
Outros recomendam jamais limpar o breu do arco, devendo só se tomar o cuidado de não deixar o arco diretamente sobre o violino (para que o breu que está no arco não fique entrando em contato com o violino dentro do case) – nesse caso, muitos recomendam ao colocar o violino no case, envolve-lo com um pano de seda (este tecido não retém gordura e ajuda a protege-lo das impurezas).
.
***O que faço: Com relação ao arco, tenho o costume passar a flanela bem macia na parte de baixo do arco (na parte que entra em contato com as crinas), mas faço isso quando ele está tencionado, dessa forma tiro o excesso de breu que fica ali na madeira, depois jogo esse pedaço de estopa fora, afrouxo o arco e o guardo. Detalhe, não uso produto químico nenhum na estopa, faço isso com ela ao natural, quando não tenho estopa uso um pedaço de algodão no lugar, meu arco é de pau brasil e tomo estes cuidados, se é certo ou não fica difícil dizer, pois nem entre os professores da minha escola encontrei consenso entre eles nessa questão de limpeza (um sequer limpa o violino).
.
Passe breu no arco mais ou menos a cada 2 ou 3 horas de uso. Use mais breu se a crina foi recentemente trocada. Não balance o arco no ar para tirar algum excesso de breu; é arriscado bater ou fletir demais. No Brasil há que se considerar também o efeito das altas temperaturas típicas de um país tropical. Os fabricantes oferecem breus mais resistentes para esse tipo de situação.
.
Existem várias gamas (variantes) entre os próprios tipos de breus (escuro, intermediário e claro).
.
Algumas Marcas:
.
>>> Pirastro: A empresa alemã, fabrica breus e cordas da mais alta qualidade. Há modelos de breu para todos os modelos de Cordas Pirastro.
.
*Cellisto – recomendado só para Violoncellos.
.
*Gold – claro e para profissionais.
.
*Goldflex.
.
*Tônica.
.
*Obligato.
.
*Oliv.
.
*Piranito.
.
*Schwarz.
.
>>> Geipel: Tradicional fábrica alemã. Produz breus de alta qualidade para estudantes e profissionais.

*Paganini - retangular na cortiça.

*Paganini - redondo ou retangular no pano.
.
*Strauss - redondo no pano.
.
*Geipel - redondo, claro ou escuro no pano.
.
*Geipel - pó em lata.
.
*Geipel - antialérgico no pano (excelente breu, fabricado com uma fórmula para ser manipulado por pessoas alérgicas, com rinite, bronquite, etc. Sua fórmula, faz com que seu pó não tenha cheiro. Excelente breu com grande aderência nas cordas. Breu alemão).
.
*Geipel - golden basic.
.
*Sonic – para violino, claro e escuro.
.
>>> Petz:
.
*Para estudantes de Violino e Violoncello, há os modelos light (claro) e dark (escuro).
.
*Para instrumentistas, há os modelos Soloist light (claro) e dark (escuro).
.
***Novidade: Petz Vienna’s best para Violino e Violoncello. Breu produzido com a mais alta tecnologia. Ideal para músicos profissionais. Menos poeira, bom para alérgicos. Ideal para qualquer temperatura. Econômico, não produz ruídos.
.
Estou começando agora, sugere alguma marca em conta pra começar os estudos?
.
O breu faz diferença no som?
.
Antes de mais nada, você tem que saber o tipo de corda do seu violino, eu suponho que seja de núcleo metálico (são as mais baratas e comuns nos violinos de aprendizado). Você tem que saber se este breu é próprio para elas (se forem de aço...o ideal é o breu mais duro – escuro).
.
Mas existem vários tipos de fabricantes de Breus, e estes têm várias variantes dentro de um mesmo segmento (veja o que vem escrito na embalagem do seu breu).
.
Para cada tipo de núcleo de corda, existem tipos de breus mais indicados.
Te aconselho não comprar nada nesse momento, primeiro leve seu violino num luthier para que ele faça uma avaliação. Depois que ele ajustar o que deve ser ajustado, e você experimentar e perceber como ficou...só depois disso terá maiores dados para fazer sua avaliação (se gostou do resultado).
.
Aí sim, depois, se desejar, poderá comprar cordas um pouco melhores por exemplo (dentro da famosa relação custo x benefício)...avalie o resultado disso também.
.
Sugestão, não compre um jogo completo, compre uma (LA), troque a LA do seu violino e coloque uma LA melhor, passe o arco só sobre ela e ouça o resultado, dedilhe sobre ela e tente perceber as diferenças, se você gostar do resultado, então pode comprar as demais para completar o jogo (caso não goste, o seu prejuízo será menor, pois só comprou uma corda ao invés do jogo todo).
.
Crinas novas precisam que se passe o breu mais vezes antes de se começar a tocar (com o arco tencionado). Tente isso e diga o que acontece.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 29/1/2012, 00:26, editado 2 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens: 3097
Reputação: 137
Data de inscrição: 17/02/2010
Idade: 32

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  guibasquerotto em 22/2/2010, 21:28

Qual breu vc indicaria para Pirastro Tonica?

guibasquerotto

Mensagens: 12
Reputação: 1
Data de inscrição: 17/02/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 2/1/2011, 14:58

[b](Guilherme)
.
A regra é use o breu da mesma marca da corda quando possivel. Eles são testados e feitos para ter o melhor redimento com as cordas da mesma marca. Aconselho da própria Pirastro.
.
Mas tem breus que são mais para o frio outros mais para o calor. Depende muito do seu estilo de tocar e do tipo de violino que você tem. Algumas marcas casam melhor com o seu violino, tipo de madeira que é feito influencia também, construção etc.
.
O jeito é comprar e testar, não pode ter medo, as vezes, uma marca não se dá muito bem com um tipo de violino, o cara sai e mete o sarrafo em tal fabricante. Já em outro ele fica o bicho, o cara defende muito determinada marca.
.
O meu antigo, pode crer, dava muito bem com as cordas Paganini, meu professor ficava admirado pois foi o único chinês que ele viu na vida que tinha sonoridade com as cordas Paganini, soavam bem, mas a corda é limitada e o violino também, por mais que soe bem e tenha um redimento bom, depende muito das regulagens do cavalete, alma, pestana posição da alma, altura do cavalete, grossura. É muito relativo.
.
Depende muito do local onde você mora e da temperatura.
.
Eu tinha um breu legalzinho, apesar de não ser um breu de marca muito famosa, mas para o meu violino atual, mas as cordinhas ficaram muito boas nele as da Infeld Red e esse breu tinha um redimento consideravel, mas eu como sempre derrubei ele no chão e quebrou, tive de comprar um de emergencia, mas é uma porcaria, parece areia.
.
Violino tem o som muito alto e nitido. Todos que tocam nele, estranham tanta sonoridade, a facilidade em tocar nele. Meu professor adora tocar nele, o tipo de regulagem que eu fiz é mais fácil tocar no meu do que no dele que é concertino, em alguns técnicas como corda dupla, só dificil fazer o Grand Staccato nele.
.
Só o breu que é ruim para burro, mas vou comprar de outra marca para ver se casa bem com as cordas atuais e com o meu estilo de tocar. É que eu toco de forma agressiva, o breu que eu estou agora não da muito bem para o meu estilo, perde muita aderencia e ponto de contato.
Shocked[/b]


Última edição por Violinista Morlix em 14/10/2011, 00:55, editado 1 vez(es)

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens: 3097
Reputação: 137
Data de inscrição: 17/02/2010
Idade: 32

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

violino chines com som alto

Mensagem  Convidad em 21/7/2011, 10:52

Bom pensava que era somente meu chines, que tinha um som alto!!!! eu fiz ajuste basico nele, mas bem basico, troquei o standart por um de madeira, verniz, cordas e cavaletes, meu violino mudou 80% a qualidade dele no som, melhor ficou quando coloquei a corda mauro calixto, mas estou querendo fazer o teste nele com uma corda da pirastro ou a dominante, e gostei da sua dica da corda avulsa la, mas ainda estou com um arco ruim... preciso trocar, na verdadde a madeira dele e' retinha e bem balanceado, mas os acessorios dele e' de baixa qualidade, estou pensando e reformar ele.....

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  Roberto em 21/7/2011, 12:07

vandre sobre a corda avulsa compre pelo menos 2 cordas da pirastro q vc vai sentir uma enorme diferença q posiçao vc mais toca no seu intrumento?

Roberto

Mensagens: 76
Reputação: 0
Data de inscrição: 29/06/2011
Idade: 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

sou aprendiz ainda rsrsrsrs

Mensagem  Convidad em 21/7/2011, 12:11

roberto domingos escreveu:vandre sobre a corda avulsa compre pelo menos 2 cordas da pirastro q vc vai sentir uma enorme diferença q posiçao vc mais toca no seu intrumento?



Sou aprendiz ainda, mesmo tendo muito tempo de musica, pois eu so toco o natural e oitavado, mas terminando o trabalho que estou fazendo no meu violino, quero aprender as outras posicoes, mas eu toco mais oitavado.....(isso os hinos) ja o metodo eu toco no natural.Mas vc com sua ampla experiencia, o que voce indicaria para mim? corda... / metodo... / posicao...

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  Roberto em 21/7/2011, 12:21

rsrsrs que nada toco pela misericordia tambem eu perguntei porque se vc toca mais oitavado se vc trocar as cordas avulsas a sol e a ré vc nao vai perceber ja no caso da corda mi q vc usa mais nao indico ja nenhuma corda q se percebe q algumas a mi nao varia mais faz o teste com seu violino quando vc termina poe pelo menos a re e som da pirasto mais ai tem q ver se compensa comprar 2 cordas avulsas q a turma mete a faca sem dó quando é avulsa ou espera e comprar o jogo completo mais uma coisa eu digo vc vai ter muita corda pra toca e toca o hinos na primeira posiçao é outra coisas vc ja usou aquele metodo suzuki? eu recomendo o volume 2,3 e 4 e o famoso ham site 1 ainda mais se vc tiver que estudar sozinho

Roberto

Mensagens: 76
Reputação: 0
Data de inscrição: 29/06/2011
Idade: 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  Felipe Moral em 20/9/2011, 15:36

tem diferença no arco se é de crina de verdade ou sintetica para o Breu??

Felipe Moral

Mensagens: 4
Reputação: 0
Data de inscrição: 13/09/2011
Idade: 18

http://www.wix.com/moralfp/failvlog    Em BREVE o melhor site VL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  Roberto em 30/9/2011, 07:19

olha a crina do arco tem diferença sim pois se vc tiver um bom violino e nao tiver um bom arco vai ser a mesma coisa de vc ter uma carro sem rodas o arco sintetico deixa mais estridente o som de crina é mais aveludado mais gostoso menas chiadeira, e vc tira som mais alto e puro, mais ja o breu ja nao sei dizer a diferença entre cores eu costumo usar o pirastro der qualker cor mais nao sei dizer a diferença entre eles.

Roberto

Mensagens: 76
Reputação: 0
Data de inscrição: 29/06/2011
Idade: 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  Convidad em 30/9/2011, 10:19

Roberto escreveu:olha a crina do arco tem diferença sim pois se vc tiver um bom violino e nao tiver um bom arco vai ser a mesma coisa de vc ter uma carro sem rodas o arco sintetico deixa mais estridente o som de crina é mais aveludado mais gostoso menas chiadeira, e vc tira som mais alto e puro, mais ja o breu ja nao sei dizer a diferença entre cores eu costumo usar o pirastro der qualker cor mais nao sei dizer a diferença entre eles.




O pouco que eu sei, sobre as cores dos breus e' que:
o breu claro, e destinado mais para instrumentos com cordas de Nylon (eu ainda nao vi nenhum violino com essas cordas)
e o breu na cor escura, para cordas de Metal (aco e aluminio). isso eu li aqui no inicio das dicas do Admin, que ele postou, eu tbem uso o pirastro escuro (caixa preta), e percebo diferenca em relacao a outro breus....


Veja um pedaco do trecho que o Admin descreve......



"A escolha do breu ideal é uma decisão bem pessoal e
depende fundamentalmente do tipo de crina, tipo de corda e, claro, da
iniciativa do instrumentista em querer conhecer e testar os diferentes
tipos de breus que se adequam ao melhor tipo de corda usada e a
temperatura do lugar onde se toca...tudo isso interfere na sonoridade.
Normalmente, utiliza-se para cordas de aço um breu mais duro (escuro);
para cordas sintéticas um breu intermediário e para cordas de tripa um
breu com mais poder de adesão (claro).

Ex: breu escuro é menos
suave do que o breu claro – ou seja – é mais duro, não solta tanto pó,
más em compensação tem um poder de adesão menor, é mais indicado para
cordas de aço.
"........



espero ter ajudado


Última edição por meu violino em 30/9/2011, 10:25, editado 2 vez(es) (Razão : erro de digitacao)

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  Mayara Verginio em 2/10/2011, 23:39

Eu tenho um serio problema com breu, sempre ataca minha rinite é cruel demais... kaka
Ai o tiozinho da loja onde compro as coisas pro violino geralmente me indicou o breu Stradivarius ele tem um leve aroma que não ataca minha rinite eu usava o Pirastro antes, mas... antes tocar sem espirrar... rsrs

Mayara Verginio

Mensagens: 354
Reputação: 0
Data de inscrição: 18/02/2011
Idade: 21

http://neblinapensante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 14/10/2011, 01:28

meu violino escreveu:Bom pensava que era somente meu chines, que tinha um som alto!!!! eu fiz ajuste basico nele, mas bem basico, troquei o standart por um de madeira, verniz, cordas e cavaletes, meu violino mudou 80% a qualidade dele no som, melhor ficou quando coloquei a corda mauro calixto, mas estou querendo fazer o teste nele com uma corda da pirastro ou a dominante, e gostei da sua dica da corda avulsa la, mas ainda estou com um arco ruim... preciso trocar, na verdadde a madeira dele e' retinha e bem balanceado, mas os acessorios dele e' de baixa qualidade, estou pensando e reformar ele.....

Ao fazer ajustes básicos e trocar de alguns acessórios, o violino muda completamente.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens: 3097
Reputação: 137
Data de inscrição: 17/02/2010
Idade: 32

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 14/10/2011, 01:30

Roberto escreveu:rsrsrs que nada toco pela misericordia tambem eu perguntei porque se vc toca mais oitavado se vc trocar as cordas avulsas a sol e a ré vc nao vai perceber ja no caso da corda mi q vc usa mais nao indico ja nenhuma corda q se percebe q algumas a mi nao varia mais faz o teste com seu violino quando vc termina poe pelo menos a re e som da pirasto mais ai tem q ver se compensa comprar 2 cordas avulsas q a turma mete a faca sem dó quando é avulsa ou espera e comprar o jogo completo mais uma coisa eu digo vc vai ter muita corda pra toca e toca o hinos na primeira posiçao é outra coisas vc ja usou aquele metodo suzuki? eu recomendo o volume 2,3 e 4 e o famoso ham site 1 ainda mais se vc tiver que estudar sozinho

Não recomendo ninguém pegar sozinho as 20 primeiras lições do Hans Sitt, pois elas parecem simples, mas escondem muita complexidade, são para limpar o som.
.
Dá 21 pra frente, só questão de aprender a afinar em outras posições, são muito repetitivas. Dá pra estudar sozinho.
.
Mas da 1 pra 20, é pura técnica. Tem lição pra flexibilidade do pulso, técnica de ligadura (Deixa os dedos nas cordas e mudar os dedos antes de chegar com o arco), sem correção de velocidade e intensidade do arco (Manter mesma pressão e intensidade do arco, sem dar aqueles famosos puxões que nós da Igreja fazemos tanto, sem correr com o arco) e muitas outras técnicas que só um excelente professor possa lhe orientar. Tem todo o trabalho feito de dinâmicas de fraseado.
.
Já o Suzuki são mais usados pra interpretação, expressão musical e para ter um repertório para apresentar.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens: 3097
Reputação: 137
Data de inscrição: 17/02/2010
Idade: 32

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 14/10/2011, 01:31

Roberto escreveu:olha a crina do arco tem diferença sim pois se vc tiver um bom violino e nao tiver um bom arco vai ser a mesma coisa de vc ter uma carro sem rodas o arco sintetico deixa mais estridente o som de crina é mais aveludado mais gostoso menas chiadeira, e vc tira som mais alto e puro, mais ja o breu ja nao sei dizer a diferença entre cores eu costumo usar o pirastro der qualker cor mais nao sei dizer a diferença entre eles.

Existem breus para clima frio e clima quente.
.
Breus escuros (Dark) são para corda de aluminio e os breus claros são para corda de aço.
.
Os breus escuros são para umidade e têm mais petróleo na fórmula, o que não deixa o breu tão higroscópico (Que atrai moléculas de água) e conseqüentemente, grudento. Mas teoricamente não faz tanta diferença.
.
Seria ideal para tempos mais frios e úmidos. Servem para não ficarem demasiadamente grudentos ou com "agarre" excessivo.
.
Os breus claros são os que soltam mais pó impregnantes. Não tenho muito que falar sobre breus, mas creia: quanto mais caro, mais refinado, e conseqüentemente, melhor.
.
Eu sofri para caramba quando comecei a usar o breu dark, pois ele fez o arco perder totalmente a aderência e não combinou com meus estilo de tocar, pois usava muito arco e tocava com muita força, como ele não tem o agarre que estava acostumado, meu arco ficava totalmente instavel e sem aderência e com o som muito sujo, depois de alguns meses, aprendi a ter o equilibrio necessário, meu som melhorou e muito. É preciso ter mais sensabilidade com o breu dark. Pelo menos com o conjunto e configuração que eu uso atualmente.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens: 3097
Reputação: 137
Data de inscrição: 17/02/2010
Idade: 32

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O breu (Saiba tudo)

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 14/10/2011, 01:34


O pouco que eu sei, sobre as cores dos breus e' que:
o breu claro, e destinado mais para instrumentos com cordas de Nylon (eu ainda nao vi nenhum violino com essas cordas)
e o breu na cor escura, para cordas de Metal (aco e aluminio). isso eu li aqui no inicio das dicas do Admin, que ele postou, eu tbem uso o pirastro escuro (caixa preta), e percebo diferenca em relacao a outro breus....

Cordas de Nylon são Mauro Calixto. Perlon (Nylon refinado) são cordas acima de R$ 200,00 é uma tecnologia da fábrica Dominant (Não é nacional).

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens: 3097
Reputação: 137
Data de inscrição: 17/02/2010
Idade: 32

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum