Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Quais lições são essenciais para um violinista do intermediário para o avançado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quais lições são essenciais para um violinista do intermediário para o avançado

Mensagem  jota_fontes em 27/10/2016, 19:39

Quais lições são essenciais para um violinista do intermediário para o avançado? Por favor as principais e suas funções..?

jota_fontes

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/10/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais lições são essenciais para um violinista do intermediário para o avançado

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 1/11/2016, 16:50

jota_fontes escreveu:Quais lições são essenciais para um violinista do intermediário para o avançado? Por favor as principais e suas funções..?
Olá querido amigo! Tudo bem?
.
Realmente essa é uma pergunta muito díficil de ser respondida!
.
Vou fazer uma parábola para você entender o por quê?!
.
Imagina você vai precisar de ir ao médico para tratar de uma problema especifico no seu braço. Você tem duas opções: Uma clínica especializada ou vai depender do Sistema Único de Saúde do governo Federal!
.
Se você optar pelo SUS, vai na UPA, lá o médico que vai lhe atender vai prestar o serviço (Tratamento que funciona com a maioria), vai receitar remédios para pegar na Farmácia popular, utilizar remédios mais comuns facilmente achados na rede pública de saúde: paracetamol para acabr com sua dor. Só que pode funcionar com a maioria, mas não vai resolver o problema de caso especifico.
.
Se você optar pela Clínica particular, o médico já da a entender que você tem dinheiro para arcar com os custos, logicamente vai lhe receitar um remédio especifico para resolver o seu problema por completo. Essa avaliação, não é que funciona com todo mundo, mas sim algo peculiar para o seu tratamento.
.
Assim é professor de violino mediano e professor de violino top!
.
Um professor mediano vai lhe passar um programa que funciona com a maioria dos alunos, quase sempre vai lhe recomendar para estudar um método que ele puxa sardinha e vai mandar você fazer todas as lições! Vai haver progresso? Sim! Mas vai resolver o seu problema? Dificilmente!
.
Já um professor top, ele vai lhe avaliar, verificará quais os seus maiores problemas e dificuldades e muitas vezes vai lhe recomendar método para estudo que você nunca viu na vida. E claro vai selecionar lições importantes que vão trabalhar justamente aquilo que você tem dificuldade, muitas vezes nem é o método que ele puxa sardinha! Afinal todos os professores puxam sardinha para um ou outro método! Mas existem sim os que funcionam com a maioria, mas a questão é não perder tempo com bobagens, sim passar aquilo que você tem dificuldade, nem é necessário passar todas as lições. De 36 lições você vai passar umas 5 de um método, 4 de outro método, 1 de outro método, 10 de outro, 7 de outro. Até que você resolva o seu problema! Afinal estudar violino é resolver os problemas! Aquele aluno que consegue resolver mais problemas em menor tempo com menos lições são aqueles alunos que serão bons violinistas!
.
Em todos os casos é importante estudar todas as escalas maiores (São 15 escalas, 3 enharmonicas, 12 sons reais) com seus devidos aperjos e as menores relativas com variações de arco em 3 oitavas! Isso é básico do básico!
.
Para limpar o som, um método de iniciante que é o Hans Sitt op 32, pelo menos fazer 20 primeiras lições como se fosse um concerto! E depois escolher 1 de cada posição e mudança e decorar!
.
Passou esse nível, você pode optar por métodos como o Kayser e fazer umas 10 lições no máximo tratando aquilo que você tem dificuldade! Passou o Kayser? Pode dar um reforço dependendo do seu rendimento optando pelo Mazas, selecionando algumas lições como o Kayser. Mas tem casos você pode substituir o Kayser pelo Mazas. Aí depende do nível de capacidade do aluno em resolver os problemas pode fazer os 2 ou optar por 1 dos dois selecionando as lições mais importantes para o seu caso.
.
Chega ao método que é a Bíblia dos violinistas: 42 estudos do Kreutzer! Nesse caso também pode optar pelo seleção de algumas lições caso tiver facilidade no praticar do violino! Para prosseguir com estudos mais elaborados! O Kreutzer é um método que é para vida toda. Sempre é bom estudar e reestudar depois de um longo período mais rápido ou simplesmente para manter a técnica apurada!
.
Lembrando que é sempre bom prosseguir os estudos com concertos do nível que você esteja. É bom pegar concertos não que todos tocam, mas exemplos diferentes!!! Um semestre você pega um barroco, no outro você pega um romântico, outro você pega um classicista etc!
.
Agora número de lições é praticamente impossível dizer quais são recomendadas para o seu caso.
.
Geralmente a lição 10 do kayser é importantíssima para todos os alunos, assim como a 8 do Hans Sitt.
.
É muito importante você tem um violino bom, estar regulado e ajustado e claro fazer manutenção todo ano no seu violino.
.
Eu sou luthier especialista em regulagens e ajustes de violino. Se precisar de meus serviços como luthier, envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Qualquer dúvida estou a disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum