Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Grade de Estudos para Violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grade de Estudos para Violino

Mensagem  Fernan em 4/10/2016, 13:13

Pessoal, seguinte:
Existe uma sequencia ideal de métodos para se seguir quando se quer aprender violino (desde de a mão esquerda a arcadas)?
Obrigado!

Fernan

Pontos : 10
Reputação : 1

Re: Grade de Estudos para Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/10/2016, 15:05

Fernan escreveu:Pessoal, seguinte:
Existe uma sequencia ideal de métodos para se seguir quando se quer aprender violino (desde de a mão esquerda a arcadas)?
Obrigado!
Olá querido amigo! Tudo bom?
.
Sequência de métodos? Eu não acredito nisso! Cada professor puxa sardinha para um método! Eu não acredito muito em método ideal e nem método ruim. Eu acredito em professor ruim que não sabe aplicar o método!
.
O inicio como todos não detém de conhecimentos básicos iniciais deve fazer um método por completo. Ai vale a sardinha do professor. Uns começam com o Laoureux 1, outros com Shinozaki, alguns com o Suzuki, outros com o Schmoll. Mas todos esses métodos é apenas um contato inicial para se trabalhar leitura, posição dos dedos, alguns detalhes técnicos, postura etc. Pode até se substituir por músicas colocando de nível fácil em ordem de progressão. Tanto faz.
.
Eu particularmente gosto muito do Laoureux 1, Ferrara, Shinozaki. Acho interessantes esses métodos.
.
Passando esse trauma inicial, é hora de fazer uma avaliação no que o aluno está com mais deficiência para equilibrar com aquilo que o aluno tem relativa facilidade. Nesse caso você pode aplicar um Secvik de arco ou de mão esquerda, muita escala com arpejo (Isso é meio que obrigatório para o aluno conhece a extensão do espelho), algumas músicas para repertório para trabalhar dinâmicas, técnicas de expressão e musicalidade, e claro meio que unamime método para limpar o som. Acredito que o Hans Sitt até lição 20 seja preferido de 90 por cento dos professores. E algumas lições de posições (Escolhendo um exemplo de cada posição e decorando), ai pode partir para um Kayser, um Mazas e posteriormente prosseguir para um Kreutzer, um Dont etc. Lembrando nessa fase pos Hans Sitt você deve escolher lições para trabalhar aquilo que o aluno tem maior dificuldade, não precisa passar todas, mas uma seleção para dar o remédio necessário que cada aluno necessita em peculiar.
.
Por isso não acredito muito em sequência ideal e sim aquilo que o aluno necessitar o professor deve aplicar. Pois todas as lições são fundamentais para que o professor ensine as técnicas. Não aquelas técnicas que estão no método e sim a técnica para limpar o som, entonar, expressar, afinar. E qualquer lição pode-se trabalhar todos esses aspectos. Inclusive escalas!
.
Se um professor meu dizer vamos passar todo o método. Eu digo: Tchau, muito obrigado e passar bem!
.
Todo aluno necessita de um professor que trabalhe aquilo que o aluno tem dificuldade! Se eu tenho dificuldade de mão esquerda. O professor vai fazer uma seleção de lições com graus ascendentes de dificuldade e vai aplicar em mim observando minha evolução até que eu possa equilibra a qualidade da mão esquerda com a qualidade eu possuo no arco para possa prosseguir para estudos mais bem elaborados.
.
Agora se o professor vê eu tenho dificuldade com mão esquerda e insiste para eu estude todo o método de golpes de arco ignorando minha dificuldade na mão esquerda. Pode ter certeza duas coisas: Ele quer arrancar meu dinheiro me fazendo de trouxa ou não sabe ensinar!
.
Então bom senso em tudo na vida é muito bom. O professor não vai estudar pelo aluno, mas vai mostrar os atalhos e tratar aquilo que o aluno tem maior dificuldade para resolver! 1 dia da semana o professor vai resolver o seu problema, nos outros 6 dias é você que tem que resolver!
.
Então acredito que relação professor e aluno é como uma equipe de Formula 1. Onde o aluno é o piloto. O professor é equipe que da direção para onde você deve prosseguir. O carro é o violino. Depende desse conjunto para você possa ter um resultado legal! Mas o principal continua sendo o aluno, pois é ele que vai guiar o violino com orientação do professor.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Valeu!!!

Mensagem  Fernan em 27/10/2016, 13:28

Obrigado! Valeu!

Fernan

Pontos : 10
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 27/10/2016, 17:35

Fernan escreveu:Obrigado! Valeu!

Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

metodo so pra tecnica de marte, spiccato sautile etc

Mensagem  Aleki3419 em 6/11/2016, 10:23

ola, alguém conhece alguma pdf, método q foque nas tecnicas de MArtele, sautille, spiccato etcC?c

Grato

Aleki3419

Pontos : 367
Reputação : 2

https://www.youtube.com/channel/UC0qhMY7RTiEfwWARX6V71vA

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/11/2016, 11:04

Aleki3419 escreveu:ola, alguém conhece alguma pdf, método q foque nas tecnicas de MArtele, sautille, spiccato etcC?c

Grato
A Paz de Deus meu querido irmão!
.
Um método focado em golpes de arco resolve! Sevick op 2.
.
Você decora "melodia" principal e faz as variações de golpes de arco sem olhar o método. O ideal é estudar em frente ao espelho focando na postura, outra semana que você já tiver dominado a técnica do golpe de arco, você compra uma venda para dormir a noite (Daquelas que cobrem os olhos, custa R$ 5 reais no em lojas de 1,99), fecha no seu quarto apaga as luzes e coloca a venda e treina os golpes buscando focar no som que você está tirando, focando apenas na qualidade de som.
.
São 1 melodia para 50 e poucas variações de golpe de arco. É tiro e queda! Bastante mecânico o método, mas sabendo aplicar você vai lapidar bastante o seu diamante (Técnica!).
.
Não precisa passar todas as variações no inicio, foca nas principais, nem todas as lições, escolhe algumas mais interessantes. Pois o Sevick op 2 tem segundo volume também.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Aleki3419 em 6/11/2016, 13:21

obrigado leo pela dica, mas este metodo ja é pra quem sabe executar e quer aperfeiçoar?? na verdade estou atras de um q tenha explicando e exercicio para estes golpes. De quaquer maneira obrigado.

Aleki3419

Pontos : 367
Reputação : 2

https://www.youtube.com/channel/UC0qhMY7RTiEfwWARX6V71vA

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/11/2016, 11:22

Aleki3419 escreveu:obrigado leo pela dica, mas este metodo ja é pra quem sabe executar e quer aperfeiçoar?? na verdade estou atras de um q tenha explicando e exercicio para estes golpes. De quaquer maneira obrigado.
O irmão, quase todas as explicações que vem nos métodos estão incorretas. Por isso existem muita confusão e polêmica nesses golpes de arco.
.
Eu comprei um livro muito interessante em português de uma ex aluna da OSESP (Mariana Salles), ela fez uma vasta pesquisa sobre os golpes de arcos, se não falhar a memória ela cita Gamalian e Carl Flesh. Tem muitas explicações sobre todos os golpes de arco, ricochet, spiccato, Tipos de martellatos, tipos de staccatos etc.
.
Uma excelente obra!
.
Chama eu no e-mail eu vou tirar foto do livro te mandar para você dar uma analisada!

Meu email é violinistamorlix@hotmail.com

Se você tiver Whats ap me passa, eu vou tirar fotos de outros livros de música eu tenho são boas dicas, como livro do Beethoven, Mozart, História da música, exercícios para músicos, golpes de arco, Paganini, Harmonia, Jazz etc. São excelentes os livros eu tenho em minha biblioteca física!

Um forte abraço. Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:51

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: