Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Sobre mudança de posição no violino.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre mudança de posição no violino.

Mensagem  Bruno Ferreira em 16/1/2016, 11:04

Gostaria de saber: É normal o arco esbarrar nas cordas vizinhas quando se faz uma posição muito alta? Quanto mais alta a posição, deve-se tocar mais próximo ao cavalete?
Ex: Quando tento fazer uma posição mais alta ( 4°, 5°...), na corda Ré ou Lá, acaba encostando na corda ao lado. Tocar mais próximo ao cavalete seria uma solução???
Obrigado!

Bruno Ferreira

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/01/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sobre mudança de posição no violino.

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/2/2016, 18:02

Bruno Ferreira escreveu:Gostaria de saber: É normal o arco esbarrar nas cordas vizinhas quando se faz uma posição muito alta? Quanto mais alta a posição, deve-se tocar mais próximo ao cavalete?
Ex: Quando tento fazer uma posição mais alta ( 4°, 5°...), na corda Ré ou Lá, acaba encostando na corda ao lado. Tocar mais próximo ao cavalete seria uma solução???
Obrigado!

Olá amigo, tudo bem?
.
Não é normal. Pois a questão da angulatura do arco é qualquer posição, seja na primeira ou na nona posição, o arco deve se manter na  mesma disposição nas cordas é mesma angulatura. O que muda a partir da quinta posição é o seu braço esquerdo do dentilhado que terá que ir mais para dentro e o dedo polegar sai da lateral do braço para ir para debaixo do braço.
.
Mesmo na primeira posição o arco deve se manter no ponto de contato quase que encima do cavalete em paralelo. Deve se manter quase 1 dedo de distância do cavalete para a crina. Em qualquer posição é assim.
.
Existe a dinâmica natural de escala, nesse caso segue a regra quando mais você tiver que aumentar intensidade mais se usa o arco.
.
Em casos extremos dependendo do que você esteja tocando, e não possa aumentar qualidade de arco, usar uma leve pressão no arco para ajudar aumentar o som. Mas não é uma coisa habituar, pois não pode tirar ou colocar pressão no arco. Ela deve se manter estável para não mudar o timbre do violino e nem ter som falhos. Depende da técnica no momento você pode usar essa pressão apenas para determinado trecho ou fraseado onde não seja possível aumentar o volume usando maior qualidade de arco. A pressão deve ser mantida sempre estável para ter um som de qualidade.
.
Existe alguma obra, que você tem que tocar um som mais amável, mais harmônico, então  você pode usar uma técnica de afastar do cavalete e ir pra o espelho para retirar o excesso de intensidade de som. Geralmente muito usado em 2 movimentos dos compositores barrocos como Vivaldi, onde você tem que tocar aquele som mais amável, mais harmônico, e não pode tirar muita qualidade de arco pelas sequências de notas ligadas e sempre velocidade em andamentos lentos, usa-se essa técnica para ajudar.
.
Mas o normal do violinista é tocar 1 dedo do cavalete para tirar som do violino. Mas existem questões técnicas especificas e peculiares onde você tem observar esses detalhes que fazem toda diferença em uma interpretação!
.
O bom é você pegar uns exercícos de flexibilidade de punho e treinar periodicamente até para fazer manutenção da técnica. Tem um exercício bom de flexibilidade do punho que ajuda resolver essa questão de esbarrar com arco na corda. Alias todos os métodos top como Hans Sitt, Kayser, Kreutzer etc tem um exercício assim para mudanças de cordas e flexibilidade do punho. É um dos exercicios mais importantes que você tem que fazer sempre periodicamente para fazer uma manutenção de técnica. Se não me falhar a memória é número 6 ou 8 do Hans Sitt não me recordo, numero 10 do Kayser, do Kreutzer eu não me lembro o número.
.
Você pode estar com o seu violino desregulado. Já levou no Luthier para regular e ajustar alguma vez? Tem que acabar de comprar o violino e já levar no luthier antes de sair tocando qualquer nota para deixar decente pro aprendizado. Violinos mal regulados e mal ajustados pode  sim esbarrar uma corda na outra quando for tocar.
.
Se precisar de regular e ajustar o seu violino. Eu sou luthier especialista em regulagens e ajustes de violinos. Envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!





"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum