Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dúvida de Iniciante: Elétrico ou Acústico?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida de Iniciante: Elétrico ou Acústico?

Mensagem  Agnus Kalef em 17/7/2015, 15:31

Olá pessoal, bom dia/tarde/noite.

Bom, me cadastrei esse mês no fórum após ler alguns tópicos, sei que ele já há alguns tópicos com a mesma dúvida, mas tentei desenterrá-los e ninguém os viu e a minha dúvida, apesar de ser a mesma da maioria, tem suas peculiaridades e eu gostaria muito do auxílio de quem tem mais experiência do que eu na área.

Resumindo a história, sou violonista autodidata há 8 anos, tive uma ou outra aula com um pouco de base teórica, sobre acordes naturais, maiores e menores, acidentes e só. O resto com o tempo fui aprendendo pela lógica, descobri a formação das principais escalas e de vez em quando buscava algum material na internet para dar uma base teórica pro que já havia aprendido. Nesse meio tempo dos 8 anos tive experiência com contrabaixo elétrico e a guitarra também.

Toquei por um certo tempo esses instrumentos no conjunto do ministério de louvor da igreja a qual eu congrego. 

Sempre tive paixão por instrumentos de cordas e ultimamente tenho tido muita vontade de desenvolver e descobrir essa nova face da lua dos instrumentos de cordas, no caso, os instrumentos de cordas friccionadas. Gosto muito do Cello e do Violino, então decidi e optei começar pelo violino.

Mas ai começam minhas dúvidas pela falta de experiência. Então tendo em mente todos os "parâmetros" do meu perfil qual violino seria o mais indicado para mim?

Bom, não vou ter alguém para me dar aulas sobre o instrumento a princípio. Digo a princípio, pois moro no interior do estado de Rondônia e aqui não temos professores na área. Quem toca o instrumento (um pequeno grupo de pessoas) toca com pouquíssima base teórica, nada comparada ao que se é entregue em um conservatório ou escola especializada. Não são professores, apenas tocam o instrumento e ensinam (bem parecido com os professores de violão que tem aos montes por ai). Não quero atrapalhar meu desenvolvimento com o instrumento pega vícios de outras pessoas se é que me entendem.
No futuro penso em ter aulas teóricas com professores realmente entendidos nem que seja online, mas isso é um outro caso.

Não quero ser um erudito, amo música clássica/erudita, acho incrível as magníficas obras e como a música clássica consegue atingir ápices tão lindos e inspirados, porém eu não consigo fazer minha alma tocar um instrumento no estilo clássico, me soa sempre algo mecânico quando eu tento tocar (talvez por estar tocando sozinho e pela falta de uma base teórica mais forte e fundada tecnicamente). Eu consigo fazer minha alma cantar junto com o instrumento quando toco nos estilos: Rock, Pop Rock, Folk... E uma mistura de influências de grupos do meio cristão como: Hillsong, Delirius, Jesus Culture, WorshipMob, Bethel Church, Jeremy Camp, Jeremy Riddle, Brandon Heath e etc.

Sempre imagino um violino ou um cello tocando as músicas que toco e ou nos espontâneos e até mesmo em composições próprias.

Outro porém é que desejo tocar em PA num futuro bem próximo, e também gostaria de usar de pedais eletrônicos (com efeitos de reverberação, delay, loop e arranjadores). 
Mas também vou tocar com os amigos em casa ou nas praças.

Sei que meu estilo é bem próprio e individual, mas com base no que deixei de informação, tendo em vista que meu aprendizado será quase que autodidata também.

Qual vocês me indicam? Elétrico ou Acústico?

Quero um instrumento que não me decepcione, porém sem gastar muito no máximo uns R$1300,00 de início, pois quero primeiro aprender, amoldar o instrumento ao meu estilo e só depois penso em investir mais nele.

Pesquisando vi alguns instrumentos disponíveis para venda como os Eagle VK644, VK544 e EV744 novos. Também vi um VK544 usado (em perfeito estado) com cavalete substituído por um alemão e ajustado e encordoamento Mauro Calixto e de brinde uma surdina de estudo por menos que o valor dele novo. 

O que será que é melhor par ao meu perfil? O que me aconselham?

Agradeço à todos já de antemão pela ajuda, por lerem meu enorme texto e a quem responder por me ajudar. 

Um grande abraço, estejam na paz de Cristo.

Agnus Kalef

Pontos : 3
Reputação : 1

Re: Dúvida de Iniciante: Elétrico ou Acústico?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 5/8/2015, 07:57

Agnus Kalef escreveu:Olá pessoal, bom dia/tarde/noite.

Bom, me cadastrei esse mês no fórum após ler alguns tópicos, sei que ele já há alguns tópicos com a mesma dúvida, mas tentei desenterrá-los e ninguém os viu e a minha dúvida, apesar de ser a mesma da maioria, tem suas peculiaridades e eu gostaria muito do auxílio de quem tem mais experiência do que eu na área.

Resumindo a história, sou violonista autodidata há 8 anos, tive uma ou outra aula com um pouco de base teórica, sobre acordes naturais, maiores e menores, acidentes e só. O resto com o tempo fui aprendendo pela lógica, descobri a formação das principais escalas e de vez em quando buscava algum material na internet para dar uma base teórica pro que já havia aprendido. Nesse meio tempo dos 8 anos tive experiência com contrabaixo elétrico e a guitarra também.

Toquei por um certo tempo esses instrumentos no conjunto do ministério de louvor da igreja a qual eu congrego. 

Sempre tive paixão por instrumentos de cordas e ultimamente tenho tido muita vontade de desenvolver e descobrir essa nova face da lua dos instrumentos de cordas, no caso, os instrumentos de cordas friccionadas. Gosto muito do Cello e do Violino, então decidi e optei começar pelo violino.

Mas ai começam minhas dúvidas pela falta de experiência. Então tendo em mente todos os "parâmetros" do meu perfil qual violino seria o mais indicado para mim?

Bom, não vou ter alguém para me dar aulas sobre o instrumento a princípio. Digo a princípio, pois moro no interior do estado de Rondônia e aqui não temos professores na área. Quem toca o instrumento (um pequeno grupo de pessoas) toca com pouquíssima base teórica, nada comparada ao que se é entregue em um conservatório ou escola especializada. Não são professores, apenas tocam o instrumento e ensinam (bem parecido com os professores de violão que tem aos montes por ai). Não quero atrapalhar meu desenvolvimento com o instrumento pega vícios de outras pessoas se é que me entendem.
No futuro penso em ter aulas teóricas com professores realmente entendidos nem que seja online, mas isso é um outro caso.

Não quero ser um erudito, amo música clássica/erudita, acho incrível as magníficas obras e como a música clássica consegue atingir ápices tão lindos e inspirados, porém eu não consigo fazer minha alma tocar um instrumento no estilo clássico, me soa sempre algo mecânico quando eu tento tocar (talvez por estar tocando sozinho e pela falta de uma base teórica mais forte e fundada tecnicamente). Eu consigo fazer minha alma cantar junto com o instrumento quando toco nos estilos: Rock, Pop Rock, Folk... E uma mistura de influências de grupos do meio cristão como: Hillsong, Delirius, Jesus Culture, WorshipMob, Bethel Church, Jeremy Camp, Jeremy Riddle, Brandon Heath e etc.

Sempre imagino um violino ou um cello tocando as músicas que toco e ou nos espontâneos e até mesmo em composições próprias.

Outro porém é que desejo tocar em PA num futuro bem próximo, e também gostaria de usar de pedais eletrônicos (com efeitos de reverberação, delay, loop e arranjadores). 
Mas também vou tocar com os amigos em casa ou nas praças.

Sei que meu estilo é bem próprio e individual, mas com base no que deixei de informação, tendo em vista que meu aprendizado será quase que autodidata também.

Qual vocês me indicam? Elétrico ou Acústico?

Quero um instrumento que não me decepcione, porém sem gastar muito no máximo uns R$1300,00 de início, pois quero primeiro aprender, amoldar o instrumento ao meu estilo e só depois penso em investir mais nele.

Pesquisando vi alguns instrumentos disponíveis para venda como os Eagle VK644, VK544 e EV744 novos. Também vi um VK544 usado (em perfeito estado) com cavalete substituído por um alemão e ajustado e encordoamento Mauro Calixto e de brinde uma surdina de estudo por menos que o valor dele novo. 

O que será que é melhor par ao meu perfil? O que me aconselham?

Agradeço à todos já de antemão pela ajuda, por lerem meu enorme texto e a quem responder por me ajudar. 

Um grande abraço, estejam na paz de Cristo.

A Paz de Cristo irmão! Tudo bem?
.
Primeiramente vou te dizer, você tem que estudar é música! Não é estudar violino, guitarra, baixo!
.
Antes de ser violinista você tem que ser músico! E estudar música você tem aprender vários elementos. Pois o que é a música? É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma. Dividi-se em 3 partes: melodia, harmonia e ritmo!
.
Você disse que já consegue tocar com alma algumas músicas! Isso é muito bom! Porém tem que ter técnicas de expressividade que possa dar um tempero especial ao seu som! Lembre-se que duas coisas são de extrema importância nas dinâmicas de período: Forte e Fraco (Piano). Tem que exagerar ao treinar! Pois o meio  é normal! Forte é forte! Fraco é fraco! Depois só tirar um pouco os exageros! Existem meio forte, meio fraco, fortíssimo, pianíssimo. Essas expressões de intensidade, são a gosto do interprete! O importante é sabe os dois Polos principais: Forte e Piano!
.
Outra técnica é: subiu a escala da música, sobe intensidade, chega arrebentando a bola do balão nos agudos! Vai subindo gradativamente! Desceu a escala da música, desce intensidade, porém fazendo vibrar as cordas graves e sentindo bem a série harmônica se quebrando no ar!
.
Voltando ao estudar música, como eu disse: como são divida em 3 partes, você tem que estudar essas 3 partes. O grande problema da maioria dos violinistas é achar que a música se resume a melodia! A melodia é apenas a cereja do bolo! Antes tem uma base para se estudar que é harmonia e ritmo! Não pode fugir desses degraus! Portanto, estude livros de teoria para iniciar, como Osvaldo Larceda, Maria Priolli, Bohumil Med etc. Depois que entender a parte teorica, comece a estudar harmonia: Almir Chediak, Ian Guest e vai se aprofundando! Entendeu harmonia? É hora de você estudar composição e posteriormente regência!
.
O cara que compoem sem entender muito de harmonia, faz muita besteira! Pois no Jazz os americanos segue a progressão II V I. A música o grande lance é criar tensão (V) e resolver (I). A música erudita se resume: I IV V I.  Na música temos 12 tonalidades e 3 enharmonicas totalizando 15 tonalidades! Temos 7 graus para fazer progressão!  Ao compor, o cara tem que entender de cadência perfeita, cadência imperfeita, cadência plagal etc. Tem saber o que são notas estranhas ao acorde, notas de passagens, retardos, apogiaturas, acciacaturas etc.
.
Tem que saber que pode-se usar tetracorde com nona, com 6/9. Tem que saber o que são inversões, tem que saber o que são posições. Enfim tem entender que a música é pergunta e resposta! Que deve ser polifonica, tem que saber o que são contrapontos ponto a ponto ou contrário. Tem que saber os movimentos paralelos, obliquos e contrários!
.
Já parte ritmica o cara pode fazer métodos de percepção ritmica como Pozzoli, Gramati, Orff, Adamo Prince etc!
.
Fora isso é bom o cara estudar intervalos ouvindo e identificando cada intervalo, cada acorde, cada inversão etc. Saber quando é segunda menor, segundar maior, quarta aumentada trítono!
.
Todo violinista deve dominar muito bem o instrumento acustico (O que é super dificil de tocar), criar um estilo (Jazz, country, blues, rock) para depois partir para um violino eletrico (E colocar o pedal de efeito). Pois o cara que aprender no eletrico, nunca vai tocar o acustico bem. Já o cara que toca muito bem o acustico, domina completamente o elétrico!
.
Os jazzistas e pessoal do country eles usam o acústico com um cavalete adpatado com um saída femêa para plugar no cubo! O som fica muito natural, o cara está tocando violino acústico, jogando o som no cubo com amplificadores, porém é sistema bem interessante. Acredito que seja bem interessante para você. Pode ligar o seu pedal de efeito etc. Não precisa abrir mão do acústico!
.
A respeito da música erudita, um comentário! Não existe música erudita! O que existe é músico erudito! O cara que estudar e domina o estudo, torna-se um erudito! É igual Advogado. Não existe Direito Erudito, o que existe é Direito! O aluno que estudou muito, tornou-se um Advogado Erudito! Pessoa que detém um vasto conhecimento!
.
O que existe é Música Clássica ou Antiga! O jazzista hoje em dia, são verdadeiros eruditos! Pois para tocar-se jazz, o cara tem que ter um alto conhecimento de teoria e harmonia! Ou seja dominar completamente para poder improvisar e ter o feeling. Então podemos dizer que o jazzista é músico erudito!
.
Hoje temos tamanha ignorância entre os violinistas muitos pensam que existe apenas 5 escalas: Sol maior, Fa Maior, Re menor, La menor, Do maior! E temos aproximadamente 470 escalas!!!!
.
Veja:

- Escala Maior
- Escala Maior Harmônica
- Escala Menor Pura
- Escala Menor Harmônica
- Escala Menor Melódica
- Escala Cigana
- Escala Blues
- Escala Pentafônica
- Escala Pentatônica
- Escala Dodecafônica
- Escala Diatônica
- Escala Bachiana
- Escala Cromática
- Escala Lídio Dominante
- Escalas Modais: Jônio, Dorico, Frigio, Lidio, Mixolidio, Elio, Locrio!
.
E alguma outra que eu esqueci! Lembrando temos 12 tons e 3 enharmônicos, totalizando 15 graus!
.
Todo violino ao sair da loja precisa necessariamente e obrigatoriamente passar em mãos de um luthier para a regulagens e ajustes necessários que temos que fazer. O violino desregulado é horrivel de tocar, fica o som desiquilibrado, xoxo, muito duro, sem harmônicos, enfim, não é decente para o aprendizado.
.
Eu sou luthier e tenho uma vasta experiência em regulagens de violinos. Caso necessitar de meus serviços como luthier estou a sua disposição!
.
Se desejar comprar um violino já regulado e ajustado, eu tenho vários violinos novos e sem uso, totalmente regulados e ajustados para venda com um preço super justo e excelente relação custo beneficio!
.
Envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Se quiser pode me ligar, pode add o whats ap! Fique a vontade!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: