Violino Brasil
Quem está conectado
7 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 7 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Violino pode ser prejudicial à saúde auditiva.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Violino pode ser prejudicial à saúde auditiva.

Mensagem  Lequeira em 3/7/2015, 09:08

Pessoal eu vi este estudo e fiquei preocupado. Eu queria saber se vcs utilizam abafador, algodão, algum protetor auricular para cuidar da saúde auditiva. Deus abençõe.

Para garantir uma aprazível execução instrumental, os músicos precisam empreender várias horas de estudo individual e coletivo. Somado a isto, está a grande frequência de apresentações, submetendo-os a uma exposição constante a elevados níveis de pressão sonora, o que pode causar prejuízo auditivo permanente.

Muitos estudos apontam para o potencial risco de perda auditiva induzida pela música, dentre os diversos estilos de formação e execução musical. Perante este fato, pode-se afirmar que os músicos constituem um grupo com probabilidade para desenvolver perda auditiva de origem ocupacional.

No caso de músicos como os violinistas, há maior exposição sonora na orelha esquerda, podendo haver maior alteração da audição deste lado.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100014

Lequeira

Pontos : 5
Reputação : 1

Re: Violino pode ser prejudicial à saúde auditiva.

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 5/8/2015, 11:21

Lequeira escreveu:Pessoal eu vi este estudo e fiquei preocupado. Eu queria saber se vcs utilizam abafador, algodão, algum protetor auricular para cuidar da saúde auditiva. Deus abençõe.

Para garantir uma aprazível execução instrumental, os músicos precisam empreender várias horas de estudo individual e coletivo. Somado a isto, está a grande frequência de apresentações, submetendo-os a uma exposição constante a elevados níveis de pressão sonora, o que pode causar prejuízo auditivo permanente.

Muitos estudos apontam para o potencial risco de perda auditiva induzida pela música, dentre os diversos estilos de formação e execução musical. Perante este fato, pode-se afirmar que os músicos constituem um grupo com probabilidade para desenvolver perda auditiva de origem ocupacional.

No caso de músicos como os violinistas, há maior exposição sonora na orelha esquerda, podendo haver maior alteração da audição deste lado.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100014
Olá, tudo bem?
.
O músico tem que estudar com surdina de estudos! Pois se não terá problemas de audição ao longo da vida, principalmente perda de audição no ouvido esquerdo!
.
Por isso ao estudar, estude com uma boa surdina que corta até 90 por cento do som. Pois ela ajuda demais na afinação cortando os harmonicos e deixando o som real da nota e na prevenção da perda da audição! É uma questão de saúde!
.
Já na orquestra, dependendo da situação se tiver muitos violinos um excesso de massa sonora, pode-se usar uma surdina de orquestra para efeito, assim dá uma harmonização maior do som!
.
Quando você toca em orquestra sinfônica, o ideal é utilizar protetor auridicular! Eu sempre carrego no meu estojo, surdina de orquestra, surdina de estudos, protetor auridicular e dois prendedores de roupa!
.
Pois se você for tocar em um local aberto com vento, é importantissimo ter prendedores de roupa para colocar na partitura para evitar que ela voe!. Se for tocar em uma orquestra no ensaio eu coloco o protetor auridicular! Se for uma apresentação tiver com muita massa sonora, eu coloco surdina de orquestra! Se for estudar, já estou com surdina de estudos!
.
Cuidar da saúde do músico é importantissimo!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3803
Reputação : 174

http://violinobrasil.forumfacil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: