Violino Brasil
Quem está conectado
32 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 1 Motor de busca

Rafael_Lopes, wlsmineiro, xdhunt

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Como mudar a cor do violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como mudar a cor do violino

Mensagem  Marcelo França em 1/3/2015, 10:56

Boa tarde a todos, eu gostaria de escurecer a cor do meu violino, em tom de chocolate, como eu poderia fazer isso? Grato

Marcelo França

Pontos : 5
Reputação : 1

Re: Como mudar a cor do violino

Mensagem  Newnation em 1/3/2015, 14:53

O jeito é levar a um luthier e perdir que mude o verniz. Costuma ser caro e não compensa dependendo do violino, pois pode até piorar o som fechando os poros da madeira com um novo verniz.

Newnation

Pontos : 105
Reputação : 23

Mensagem  Marcelo França em 2/3/2015, 08:36

Obrigado pela dica. Abraços!!!!!

Marcelo França

Mensagem  Julios A Gomes em 2/3/2015, 08:48

Marcelo França escreveu:Boa tarde a todos, eu gostaria de escurecer a cor do meu violino, em tom de chocolate, como eu poderia fazer isso? Grato

Se seu violino for de fabrica compensa mais comprar outro, sai até mais barato.
Se seu violino foi feito artesanalmente acredito que não compensa mudar a cor, vai perder o timbre.

Julios A Gomes

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 2/3/2015, 11:25

Marcelo França escreveu:Boa tarde a todos, eu gostaria de escurecer a cor do meu violino, em tom de chocolate, como eu poderia fazer isso? Grato

Olá meu nobre amigo! Tudo bem contigo? Seja bem vindo!
.

É com grande satisfação que contamos com sua presença nesse Fórum! Qualquer dúvida não exite em postar! Pois é um prazer responder e orientar o pessoal! Pois com dúvidas e respostas é que temos crescimento e conteúdo de qualidade nessa comunidade!
.
Para trocar a cor de um violino é necessário a troca do verniz.
.
A função do verniz é proteger a madeira contra agentes externos como luz, ação do tempo, preservando a madeira por muitos anos e claro tem uma função de liga nas junções exteriores dá madeira como se fosse uma peça única sem colagens de partes, além do visual estético!
.
Teremos uma dúvida a respeito da troca de verniz que eu irei responder agora! Quanto é necessário a troca de verniz?

.
O verniz deve ser trocado somente em seguinte situações: Quando existe um dano severo no verniz original e quando o mesmo tem um verniz inadequado como suvinil dissolvido com álcool de supermercado que o pessoal passa ou verniz sintético de fábricas como do VE 441 que vem muito grosso, são feios esteticamente e claro inadequado a um violino que é um instrumento mais refinado do que uma porta de nossa casa!
.
Só que existe poréns que devemos levar em consideração: Custo X Benefício e valor sentimental!
.
Porém focando nosso papo no verniz sintético de fábricas, deve-se avaliar que a construção do violino em geral não é boa e feito com madeiras de qualidade inferior ou muitas vezes de compensado. Nesse ponto é mais uma mudança estética propriamente dita do que um ganho em desempenho, apesar de que violinos como Rolim, Nunherson, Eagle VE 441, Parrots, Gianinis etc eles vem com um verniz sintético que além de ser uma verdadeira casca dura para aguentar condições mais severas como uma queda, passar produtos solventes ou lustradores de móveis aos desavisados iniciantes que por sua vez passam lustra moveis, alcool, óleo de peroba etc, o verniz é muito grosso além de abafar e deixar o som muito metalizado é capaz de impedir um impacto de dano maior aos violinos, o mesmo com ação do tempo soltas pequenas lascas expondo a madeira! Pois isso os chineses e fábricas brasileiras fazem violinos com esse verniz sintético, pensando no baixo custo e claro na resistência do verniz e durabilidade! Porém esquecem da qualidade, pensando apenas em economizar, deixando muito a desejar.
.
No caso, quando se troca o verniz sintético por um orgânico ou a base de oléo, o violino acaba por não ter um rendimento melhor até mesmo com um verniz mais fininho e com boa aplicação o ganho sonoro é pouco, ficando mais por conta da estetica, justamente por não ter uma boa construção e madeira em geral ser de pessima qualidade, não valendo muito investir em relação ao custo benefício, pois o dinheiro gasto com mão de obra de um luthier mais o material para se fazer um verniz de boa qualidade e ganho em rendimento se torna inviavel.
.
Nesse caso o que deve-se levar em conta: Se o violino é de cunho sentimental, nesse caso vale a pena investir na troca do verniz.
.
Mas de todas as formas compensa mais nesse caso comprar um outro violino do que gastar para envernizar um violino de fábrica com verniz sintético!
.
Em muitos casos se o violino já for um violino de anos e anos, o verniz já estiver seco em o som em processo de amadurecimento, quando se troca o verniz colocando um novo a tendência é do som se fechar e ficar abafado e começar todo um processo de secagem do verniz e amadurecimento do som, dai a impressão que o som realmente pior em muito com um verniz novo! Pois é necessário tempo para secar e tocar bastante para amadurecer o som.
.
Outro problema a apontar quando se tem um violino antigo alemão ou um violino de luthier é justamente que você está com uma obra de um autor, deve-se preservar a originalidade da obra de um autor! Se você mudar de verniz em um violino antigo alemão o mesmo perde sua identidade provocando uma desvalorização financeira!!!
.
Já no caso do violino de um luthier se você mudar a cor, você está estragando o trabalhando de alguém, seus sentimentos, seus pensamentos, sua carateristica e personalidade! É mesma coisa de pegar o quadro da Monalisa e resolver pintar o cabelo da Modelo de ruivo porque está na moda em 2015 as ruivinhas. Você vai estragar a obra do Leonardo Da Vinci e perder alguns milhões!
.
Por isso quando se tem algum problema com o verniz é sempre intenção do luthier restaurar e manter a originalidade do violino quando se é um antigo ou de outro luthier.
.
No seu caso para você evitar gastar, mesmo não leve em consideração tudo que eu expus aqui e quisesse mudar a cor do seu violino, sei que vai levar em consideração o dinheiro suado que você iria gastar nesse processo! Levando em conta o custo x beneficio você se for um violino de fábrica, você faria um péssimo negócio, pois mudaria somente esteticamente o violino ou em caso pior teria até uma perda de rendimento com seu violino ficando o som pior. Mesmo que se ocorra tudo bem com a teoria do melhor verniz e o adequado, você teria um rendimento melhor insignificante!!!!
.
Por isso eu recomendo a você em vez de gastar desnecessariamente, você juntar esse dinheiro com mais alguma graninha e pode procurar um violino que tenha a cor desejada, de construção boa e feito com madeira de qualidade ou se arriscaria a encomendar a um luthier que faça um violino e coloque a cor desejada! Eu já expliquei em um outro tópico porque eu sou contra encomendas, depois dê uma procurada para ler para aprender mais a respeito.
.
Como eu te disse leve em consideração a troca do verniz do seu violino, apenas se o mesmo for de cunho sentimental. Valerá o investimento pela satisfação de cuidar de um companheiro de anos que temos muito amor nele!
.
Eu sou luthier e faço serviços de regulagens, caso desejar estou a sua disposição.
.
Caso você precisar comprar um violino na cor chocolate eu tenho um aqui para venda! Envia um email para mim: violinistamorlix@hotmail.com para saber mais a respeito do violino. Enviarei fotos, condições de pagamento e darei detalhes sobre o violino.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3788
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Marcelo França em 3/3/2015, 08:48

Obrigado, pela explicação. Entrarei em contato. Abraços!!!!

Marcelo França

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/3/2015, 11:53

Marcelo França escreveu:Obrigado, pela explicação. Entrarei em contato. Abraços!!!!
Fico no aguardo!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3788
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: