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Posição da mão esquerda e controle de arco

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Posição da mão esquerda e controle de arco

Mensagem  Marcus V. em 20/11/2014, 20:03

Boa noite à todos membros do fórum.

Meu professor, no exercício de posição de notas na mão esquerda, recomendou fazer a mesma posição da mão esquerda em todas as cordas. Por que isto, visto que as cordas tem espaçamentos diferentes, por conta dos meios tons das notas? Gostaria muito de ter esta explicação. Outra dúvida na qual eu tenho é quando chego na região do talão do arco, pois não tenho muito controle nesta região e, às vezes, chego a tocar outras cordas. Será que devo treinar mais controle de arco? Qual exercício seria bom para isto? Quando chega na região do talão é bom levantar um pouco o cotovelo ou não? O arco deve estar na mesma posição do braço sem alterar nada em nenhuma das regiões?

Tenho estas dúvidas! Me ajudem nestas questões!

Tenha uma boa noite todos os membros do fórum!

Marcus V.

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Re: Posição da mão esquerda e controle de arco

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/11/2014, 10:55

Marcus V. escreveu:Boa noite à todos membros do fórum.

Meu professor, no exercício de posição de notas na mão esquerda, recomendou fazer a mesma posição da mão esquerda em todas as cordas. Por que isto, visto que as cordas tem espaçamentos diferentes, por conta dos meios tons das notas? Gostaria muito de ter esta explicação. Outra dúvida na qual eu tenho é quando chego na região do talão do arco, pois não tenho muito controle nesta região e, às vezes, chego a tocar outras cordas. Será que devo treinar mais controle de arco? Qual exercício seria bom para isto? Quando chega na região do talão é bom levantar um pouco o cotovelo ou não? O arco deve estar na mesma posição do braço sem alterar nada em nenhuma das regiões?

Tenho estas dúvidas! Me ajudem nestas questões!

Tenha uma boa noite todos os membros do fórum!

Shalon Adonai, irmão! Tudo bem?
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Bom há uma confusão no seu entendimento! As notas da forma de mão em todas as cordas são muito próximas, pois o que o professor deve ter dito é relação a posição na forma de mão e não na nota em si. Não imagine a nota em si e sim a posição da forma de mão. Por isso quase todos os exercícios no inicio são em Do maior ou em Sol maior, pois justamente para o aluno fazer a mesma forma de mão. Repare que em Sol maior a tendencia é o uso das cordas Lá e Mi, pois o Fá Sustenido faz a posição da mesma forma de mão na corda Lá, em geral usa-se apenas a Tônica na corda Re que é nota sol com 3 dedo, não fazendo muito uso do Fá Sustenido na corda Ré. Assim como em Do maior você usa a Tônica com o 3 dedo na corda Sol que é o Do! Geralmente primeiros exercícios são apenas uma oitava! Ou então em Fá maior onde você faz o Si bemol na corda La e o Fá natural na corda Mi que é mesma forma de mão!
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Acredito que por isso o professor tenha falado para fazer a mesma forma de mão em todas as cordas, mas não pensando em notas e muito menos na tonalidade!
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Se formos olhar cromaticamente para uma escala, não tem diferença em espaçamento de dedos, são básicamente o mesmo espaço. Acredito que o professor está pensando cromaticamente nesse tipo de exercício que ele passou para forma de mão em todas as cordas!
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A região do talão é uma questão de corda solta! Se não estudar muita corda solta no inicio, não vai desenvolver o sistema de pronação e supinação! Tocou no talão, você toca em qualquer região do arco! Por isso é importante o estudo da corda solta por toda a vida, principalmente na região problematica do arco que é o talão!
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Primeira coisa é verificar o empunhamento do arco e firmar o arco na corda, tem que tirar o verdadeiro som detache! Lembre-se que tocar violino é mesma coisa de firmeza e leveza ao mesmo tempo. Isso é horas de vôo, muito treinamento. Força não é firmeza!!! Firmeza é pressão necessária para ter dominio do arco e tirar um com com bastante ressonância e aderência!
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Muitas pessoas confundem força com firmeza! Nada tem haver uma coisa com a outra se tratando de estudo de violino!
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Se você está relando o arco uma corda na outra é porque você não tem flexibilidade do punho, não estudou isso e outra também é que você deve estar movimentando o cotovelo e braço! Todo o movimento é feito apenas com o punho, o ante braço quando se usa arco todo, deve acompanha o punho. Só se muda posição do braço quando se muda de corda!
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A altura do seu cotovelo deve estar incorreta em relação a corda que você está tocando!
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Estude muita corda solta na região do talão e principalmente arco todo, mas aprendendo a ter controle do arco nas diferentes regiões, usando e abusando de forma exagerada no inicio do sistema de pronação e supinação! E fixa o braço, movimente apenas o punho e entenda que o ante braço não deve ser movimentado e sim acompanha o punho!
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A relação a posição do braço ser mesma do arco, varia a escola que o seu professor está seguindo! Tem escolas que dizem que o cotovelo deve estar acima da posição do arco principalmente na corda Sol, onde o peso do braço é reaproveitado para fazer peso na corda Sol e tirar mais sonoridade do violino, porém essa técnica tem a tendência de cansar mais a musculatura e travar o braço em coisas mais ferradas.
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Outra técnica é você colocar o braço um pouco abaixo do arco, isso gera uma precisão maior no sistema de pronação e supinação, não cansa muito o braço! Porém tem que ser muito sistematico nesse sistema, pois qualquer desatenção no sistema de pronação e supinação, faz o som ficar harmônico e falho.
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Alguns professores recomendam que o braço deve estar alinhado com o arco, fica um pouco robotizado, porém é o meio termo entre essas duas técnicas.
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Só lembre que dependendo da posição do braço, altera as diversas técnicas especificas de cada escola!
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Um forte abraço.
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Deus te abençoe!


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Re: Posição da mão esquerda e controle de arco

Mensagem  Marcus V. em 23/11/2014, 14:00

Entendi, Leonardo. Obrigado mesmo, professor! Vou colocar em prática. Percebi que a região do talão é a mais difícil mesmo. Até mesmo usar o arco todo no talão achei um pouco complicado, porque a mão chega encostar no cavalete. Desde cedo deve-se treinar as regiões de arco e, como usa-las, porque isto afeta toda dinâmica, interpretação e, execução dos sons pelo arco. Vou seguir o que estás me passando. Na verdade, já estava com isto em mente, pois foi como você disse que, treinar violino é consertar erros. E, é justamente isto. Acerta uma coisa, aparece outra questão para acertar... É um treinamento de solução de problemas.


Léo, sinceramente, estou um pouco desconfortável com a espalheira. Cheguei a alterar um pouco a altura dela, mas continua um pouco desconfortável. Será que aquela espalheira canadense fininha, ou aquela espalheira Wolf preta resolve o problema? Tu conheces alguém que faça moldes de espalheira? Sei que é difícil, porém, tu és professor e, acredito que devas conhecer, pelo menos um lugar bom onde venda espalheira podes indicar.

Obrigado mesmo! Formulei meus estudos! Exercícios de corda solta para controle do arco "ponta à ponta", na região do talão, posição da mão esquerda, revisão de postura do violino e empunhamento de arco.

Obrigado, professor Léo. Tenha uma boa tarde.

Marcus V.

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Re: Posição da mão esquerda e controle de arco

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/11/2014, 20:04

Marcus V. escreveu:Entendi, Leonardo. Obrigado mesmo, professor! Vou colocar em prática. Percebi que a região do talão é a mais difícil mesmo. Até mesmo usar o arco todo no talão achei um pouco complicado, porque a mão chega encostar no cavalete. Desde cedo deve-se treinar as regiões de arco e, como usa-las, porque isto afeta toda dinâmica, interpretação e, execução dos sons pelo arco. Vou seguir o que estás me passando. Na verdade, já estava com isto em mente, pois foi como você disse que, treinar violino é consertar erros. E, é justamente isto. Acerta uma coisa, aparece outra questão para acertar... É um treinamento de solução de problemas.


Léo, sinceramente, estou um pouco desconfortável com a espalheira. Cheguei a alterar um pouco a altura dela, mas  continua um pouco desconfortável. Será que aquela espalheira canadense fininha, ou aquela espalheira Wolf preta resolve o problema? Tu conheces alguém que faça moldes de espalheira? Sei que é difícil, porém, tu és professor e, acredito que devas conhecer, pelo menos um lugar bom onde venda espalheira podes indicar.

Obrigado mesmo! Formulei meus estudos! Exercícios de corda solta para controle do arco "ponta à ponta", na região do talão, posição da mão esquerda, revisão de postura do violino e empunhamento de arco.

Obrigado, professor Léo. Tenha uma boa tarde.

Tem alguma coisa errada. A mão não pode encostar no cavalete não!!! Verifique sua posta e empunhamento!
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O que eu sei é que alguns luthiers fazem queixeira sob medida! Mas é dificil acertarem a medida! Já espalheira já vi um o outro fazendo, mas não era sob medida não!
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A espalheira Wolf se for a que estou pensando é muito grossa, aumenta a area de contato com o peito, trazendo mais desconforto as vezes. Espalheira quando mais fina for, menor será a area de contato com o peito, trás maior conforto. Mas espalheira é uma coisa complicada. Você passa a vida inteira procurando uma que dê certo com sua anatomia! É dificil falar que tal vai solucionar o seu problema. O jeito é comprar e ir experimentando! No meu caso a que mais deu certo foi justamente uma fininha!
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Espalheira muitas vezes não é o problema. As vezes você está com problema no seu formato de queixo! Duas coisas que são muito pessoais é justamente a espalheira e a queixeira!
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O que você pode fazer é comprar uma queixeira central para ver se ela melhora o desconforto ou trocar por uma queixeira oval. Mas é uma questão de experimentar para ver se da certo.
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Queixeira central eu tenho para vender. Já a oval, não me recordo se tenho ou não!
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O que pode fazer é colocar um pad na queixeira! Também ajuda!
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Além de regular corretamente a espalheira você tem que ver o posicionamento dela se está no ombro ou peito! Qual a angulatura também, enfim tem muitos detalhes que fazem a espalheira ficar desconfortavel! Nem sempre é problema do modelo, mas é posicionamento sobre o corpo e angulatura no violino e posicionamento do violino!
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Um forte abraço.
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Deus te abençoe!


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Re: Posição da mão esquerda e controle de arco

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