Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Projeção Sonora x Volume x Intensidade de som

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projeção Sonora x Volume x Intensidade de som

Mensagem  Abner Ramos em 18/11/2014, 10:41

A paz de Deus,
 Qual é a diferença entre a projeção sonora de um violino para seu volume e a intensidade do seu som ?? 
  Ou é a mesma coisa?? 
  Um violino que tem muita projeção sonora tem um grande volume intensidade de som ??

Abner Ramos

Pontos : 85
Reputação : 7

Re: Projeção Sonora x Volume x Intensidade de som

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/11/2014, 11:29

Abner Ramos escreveu:A paz de Deus,
 Qual é a diferença entre a projeção sonora de um violino para seu volume e a intensidade do seu som ?? 
  Ou é a mesma coisa?? 
  Um violino que tem muita projeção sonora tem um grande volume intensidade de som ??

Amém.
.
São coisas interligadas! Intensidade é na verdade o volume! Quando mais intenso som projetado de um violino, maior será o seu volume! Porém a qualidade da madeira e matéria prima é que determina a qualidade!
.
A projeção sonora é capacidade dos harmônicos soarem no ambiente! Quando a série harmônia começa a se quebrar em 8 justa, 5 justa, 3 maior, 3 menor e quebrando em frações até os microtons ou seja em comas!
.
O violino tem que uma excelente projeção sonora, ele vai soar lindamente com um som intenso e qualidade por todo o ambiente. Sem o som metalico!!! Som mais natural possivel!
.
A projeção sonora de instrumento depende também do ambiente que está sendo tocado, pois tem salas preparadas onde as ondas sonoras batem e voltam para você dando um exemplo de som com muita projeção, mas não é! Um belo exemplo é você tocar no banheiro de sua casa! O som vai parecer muito mais intenso, vai doer os ouvidos, não vai refletir a realidade do instrumento! Já na sua cozinha, o azuleijo, funciona como um amplificador, onde o som vai bater na parede e voltar, porém a intensidade será menor, pois é um lugar mais amplo! Já na sala ou em um quarto onde o revestimento do piso é de madeira, tipo um taco ou carpete de madeira, a tendência das ondas sonoras é amortecer, não voltam com tanta vibração e ressonância! Agora se você pegar e tocar no quintal de sua casa, a tendência dos harmonicos é viajar! Você não tem um retorno, se tocar agradavel de tocar!
.
Já em uma sala de auditório, você tem que fazer o violino soar em todas as direções, principalmente para frente e lados! Por temos os FF laterais, justamente para que eles possam projetar a saida do som amplicado pela caixa harmonica em varias direções!
.
Por isso eu sou meio contra gravar vídeos para vender um violino, não gosto de avaliar um violino por video. Pois existem truques que fazem o violino soar bem no video, porém ao vivo pode não soar tão bem como você imagina! Tem muitos fatores!
.
Existem casos de violinos bons que não soam bem em videos, mas ao vivo é outra coisa! Projeção, qualidade e intensidade funcionam maravilhosamente em um ambiente como um teatro! Já vi violinos que soam bem no video, porém ao tocar ao vivo os mesmo se revelam uma verdadeira procaria! Por isso eu sempre recomendo aos meus clientes que em vez de gravar video venham tocar pessoalmente o violino para avaliar a compra!
.
A primeira vez em que toquei em uma audição em um teatro, eu sabia exatamente o potencial do meu violino, afinal eu o regulei, escolhei a dedo e claro já tinha feitos vários testes no banheiro de casa, cozinha, sala, quartos, quintal, jardins da cidade, igreja e tocados em vários ambientes diferentes. Mas era uma audição a seco perto da Elisa Fukuda, sem piano! Eu sabia bem que o teatro municipal da minha cidade é uma verdadeira droga acusticamente falando. Enquanto aguardava sentado na poltrona a minha vez, vi diversos alunos e professores tocando solando no seco. Observei cada um. Via que muitos tendo violinos bons, não tinha projeção, pois no fundo do teatro, mal se podia ouvir!!! É claro que a técnica de cada aluno influência bastante, assim como a regulagem de cada violino, mas chegou minha vez. O que eu fiz para o violino soar bem. Em vez de colocar ele em paralelo ao pescoço, eu coloquei ele na diagonal e não fiquei de frente, mas virei o violino de modo que os FF ficassem bem voltados para o lado esquerdo e direito. O resultado foi impressionante. Evidentemente por ser luthier e regular meu violino estava muito a frente dos outros em questão de projeção sonora e intensidade no violino, porém conhecendo o teatro aqui e suas limitações, pois estava cansado de tocar lá com a orquestra, sabia de detalhes que os alunos de outra cidade, não imaginavam.
.
O resultado foi muito satisfatório, e sai de lá feliz satisfeito com o resultado apresentado em questão de sonoridade e projeção sonora.
.
Por isso quando for tocar o violino, nunca deve colocar ele paralelo encima do ombro, mas sim na diagonal colocando no peito! Veja que é uma técnica muito usada pelos grandes solistas.
.
Além de todos esses detalhes, como eu disse: técnica, ambiente, regulagem e etc. O violino que tem boa projeção sonora é justamente aquele que tem maior vibração no tampo inferior e suas transmissões, claro que isso depende muito da matéria prima utilizada e sua construção!
.
Para crescer em termos de musicalidade, projeção sonora e conhecimento é muito importante que todos violinista fosse ao vivo em um teatro e visse um solista tocando pelo menos 2 vezes ao mês durante o ano! Só assim cresce o conhecimento dele a respeito de projeção sonora, ambiente etc. Pois videos são demais enganosos, mas ao vivo é fato! E contra fato não tem argumentos!
.
Tem violinos que tem volume, porém não tem projeção sonora! Uma coisa é ligada com a outra, mas não é mesma coisa! Volume é intensidade que o som sai! Projeção sonora é direção que essa intensidade vai se direcionar. É quase como um funil, onde você ve uma abertura maior e outra maior! Intensidade é a força que você sopra isso. Projeção é abertura dessa força para preencher o ambiente em que você se encontra! Não confunda força do braço, com intensidade do violino. Essa intensidade que eu me refiro é facilidade em tirar um som forte da maneira mais fácil possivel sem fazer qualquer esforço. Tem um som alto naturalmente sem perder a qualidade do timbre! Pois quando mais se aumenta intensidade de um violino, maior é diminuição da qualidade do timbre! A tendência é ficar com um som metalizado! Violinos bem construídos com matéria prima de qualidade. Ele soa intensamente de forma natural, som puro, de qualidade, um som sinfônico!
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: