Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
11 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 11 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dificuldade em tocar em orquestra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dificuldade em tocar em orquestra

Mensagem  R Zeredo em 24/10/2014, 20:36

Olá! alguém pode me ajudar? Estudo violino faz uns dois anos e não tenho dificuldade em tocar as partituras sozinha em casa, porém quando estou na orquestra da igreja tenho muita dificuldade, me perco facilmente. Existe algum estudo que me ajude nesse caso? tenho pensado em desistir. Grata

R Zeredo

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dificuldade em tocar em orquestra

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 24/10/2014, 22:36

rzeredo escreveu:Olá! alguém pode me ajudar? Estudo violino faz uns dois anos e não tenho dificuldade em tocar as partituras sozinha em casa, porém quando estou na orquestra da igreja tenho muita dificuldade, me perco facilmente. Existe algum estudo que me ajude nesse caso? tenho pensado em desistir. Grata
Olá querida, tudo bem?
.
Esse problema pode ser: você faz leitura sequencial em vez de leitura em bloco!
.
Eu vou te explica o que é leitura sequencial! É uma leitura onde você olha nota por nota, evidentemente é que nosso cerebro fica sobrecarregado e qualquer distração faz com que a gente perca facilmente onde estamos!
.
O que você precisa fazer para resolver? Leitura em bloco! o que é leitura em bloco, mais ou menos que os pianistas fazem, só que eles fazem a leitura simultane da clave de sol e fá na vertical, mas nós violinistas precisamos ler em bloco na horizontal, ou seja ler 4 notas de uma única vez, para facilitar o entendimento você tem que ler um grupo de notas de uma única vez, se possivel treinar para conseguir ler um fraseado, isso ajuda em muito a você não perder onde está, se perder você acha rapidamente. Isso é uma coisa de treino e leva um tempo para conseguir!
.
Eu vou te explicar como você vai conseguir estudar a leitura em bloco! Primeiro você pega um estudo cheio de semicolcheias, se possivel só de semicolcheias. No Kayser tem ou então no Hans Sitt. Se possivel a primeira vista ou um estudo que você não estuda a muito tempo, você vai treinar o estudo tocando somente a 1 nota e 3 nota do grupo de semicolcheias. Quando terminar você volta e toca apenas a 2 nota e 4 nota do estudo!  Com isso você vai treinar a leitura em bloco.Estudando assim você vai bater o olho e já vai saber todo o grupo de notas, lendo sempre antecipado! Faça isso solfejando primeiro um estudo, depois você pega um outro estudo e faz ele tocando e sempre em uma velocidade um pouco mais rapida para ir aprimorando a rapidez em ler em blocos!
.
Outra coisa que você pode ter é problema de ritmica! Nesse caso você vai precisar de um metronomo para estudar sempre sozinha com o metronomo em diversas velocidades! Sempre estude em números pares, depois de um tempo em números impar! Exemplo 60 bpm, 80 bpm, 100 bpm, 120 bpm, depois 70 bpm, 90 bpm, 110 bpm e etc. Assim você não vai viciar tocar em números pares e nem números impares. Sempre estude tudo com metronomo.

Sempre ao tocar você respira nos fraseados e bata a ponta do dedão do pé para fazer a contagem correta dos tempos!
.
Outra coisa importante é você decorar todos os estudos que você tocar seja métodos ou louvores da igreja etc.
.
Uma coisa importantissima é você estudar percepção ritmica treinando a coordenação motora. Use e abuse do Pozzoli, Gramani, Orff que são métodos para treinar a leitura ritmica!
.
Não se esqueça de todos os santos dias você pegar coisas fáceis para tocar, porém que você nunca viu na vida e treinar a leitura a primeira vista! Ou seja vê a clave, fórmula de compasso e vai embora tocando, lendo dinamicas, acentuações, fazendo desinencias femininas e masculinas, arcadas tudo a primeira vista. Se errou alguma coisa, não pare e volte! Não! Continua de onde errou e vai embora, por isso é leitura a primeira vista! Se voltar para corrigir será a segunda vista!
.
Uma coisa importante que faz músicos perderem é justamente pprque não fazem a acentuação metrica! Toda cabeça de compasso é tempo forte, tem que acentuar ou seja fazer a diferenciação, principamente em tercinas, colcheias, semicolcheias! Isso ajuda demais você a saber o ritmo tético que é o tempo forte e o ritmo protético que é o tempo fraco! Principalmente em música barroca onde tem sempre um  grupo fazendo a marcação do tempo é muito importante!!!
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um beijão!
.
Deus te abençoe!


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Grata pela atenção.

Mensagem  R Zeredo em 27/10/2014, 14:43

Olá! Agradeço por sua atenção e com certeza vou seguir seus conselhos.

R Zeredo

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dificuldade em tocar em orquestra

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 27/10/2014, 22:37

rzeredo escreveu:Olá! Agradeço por sua atenção e com certeza vou seguir seus conselhos.
Siga e tudo dará certo!
.
Um beijão carinhoso!
.
Deus te abençoe!


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dificuldade em tocar em orquestra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum