Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

ymoraes5948

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Encordoamento Mauro Calixto - Sem bolinhas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Encordoamento Mauro Calixto - Sem bolinhas?

Mensagem  yoruhh em 12/10/2014, 17:14

Olá, galera, tudo bem?
Primeiramente gostaria de agradecer à este fórum, comecei a tocar violino há pouco tempo e sempre apareço aqui para ler algumas coisas que me ajuda muito e me tira muitas dúvidas!

Mas o meu problema é com o encordoamento, decidi trocar as cordas do meu Eagle VK441 (que foi muito bem ajustado por um luthier) e escolhi a MCalixto, pois dizem ser a melhor de custo baixo, porém eu sempre usei microafinadores em todas as cordas do meu violino (e recentemente até encomendei alguns novos) e ao verificar as cordas vendidas no MercadoLivre e fazer algumas perguntas, vi que existem 2 modelos, o tradicional e o econômico e aí que me vem a dúvida; o tradicional E o econômico que eu vejo são do mesmo jeito, só tem bolinha na corda E e o resto vem só com um nó, dizem que a MCalixto parou de fabricar encordoamentos com bolinhas em todas as cordas, como eu não consigo acessar o site oficial, eu não sei se isso seria verdade muito menos se há mesmo uma diferença entre os 2 modelos... Também gostaria que me dissessem se seria possível colocar as bolinhas do meu encordoamento atual, que é o que veio com o violino, no MCalixto ou se seria possível usar o nó como bolinha mesmo, colocando no afinador de 2 ganchos... Já aproveitando, venho com uma dúvida que ninguém nunca conseguiu me responder: tem lugar certo pra colocar a bolinha no afinador? Eu já vi de lado, entre os dentes do afinador, a bolinha com o vinco do meio presa em um dos dentes, afinal, tudo serve do mesmo jeito?

yoruhh

Pontos : 4
Reputação : 1

Re: Encordoamento Mauro Calixto - Sem bolinhas?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 12/10/2014, 23:04

yoruhh escreveu:Olá, galera, tudo bem?
Primeiramente gostaria de agradecer à este fórum, comecei a tocar violino há pouco tempo e sempre apareço aqui para ler algumas coisas que me ajuda muito e me tira muitas dúvidas!

Mas o meu problema é com o encordoamento, decidi trocar as cordas do meu Eagle VK441 (que foi muito bem ajustado por um luthier) e escolhi a MCalixto, pois dizem ser a melhor de custo baixo, porém eu sempre usei microafinadores em todas as cordas do meu violino (e recentemente até encomendei alguns novos) e ao verificar as cordas vendidas no MercadoLivre e fazer algumas perguntas, vi que existem 2 modelos, o tradicional e o econômico e aí que me vem a dúvida; o tradicional E o econômico que eu vejo são do mesmo jeito, só tem bolinha na corda E e o resto vem só com um nó, dizem que a MCalixto parou de fabricar encordoamentos com bolinhas em todas as cordas, como eu não consigo acessar o site oficial, eu não sei se isso seria verdade muito menos se há mesmo uma diferença entre os 2 modelos... Também gostaria que me dissessem se seria possível colocar as bolinhas do meu encordoamento atual, que é o que veio com o violino, no MCalixto ou se seria possível usar o nó como bolinha mesmo, colocando no afinador de 2 ganchos... Já aproveitando, venho com uma dúvida que ninguém nunca conseguiu me responder: tem lugar certo pra colocar a bolinha no afinador? Eu já vi de lado, entre os dentes do afinador, a bolinha com o vinco do meio presa em um dos dentes, afinal, tudo serve do mesmo jeito?
Olá, tudo bem? Seja bem vindo!
.
As cordas Mauro Calixto tradicionais, ainda são vendidas! A única diferença é que ela é como as cordas tradicionais com bolinha. Porém o Mauricio visando vender cordas mais baratas e ajudar o meio ambiente, resolveu criar o modelo economico que não tem um acabamento como as tradicionais e fica a ausência das famosas bolinhas, assim elas acabam por ter uma fabricação mais barata e são mais em conta no preço final ao consumidor em relação as tradicionais.
.
As cordas economicas podem ser usadas normalmente com microafinadores ou sem microafinadores! Basta posicionar o nó no lugar que normalmente vai as bolinhas no microafinadores ou no estandarte!
.
Respondendo a pergunta em relação a posição da bolinha, você tem que colocar a bolinha em pé entre as duas paredes das garras dos microafinadores de modo que ela não fique virada na horizontal e nem torta para um dos lados, pois isso pode gerar pressões desnecessárias ao afinar e acaba com a vida útil de suas cordas!
.
O ideal no caso das cordas econômicas é não usar microafinadores nas 3 cordas, pois por não ter o metal da bolinha pode gerar um som mais metalizado, quando mais a corda tiver contato direto com a madeira, mais natural será o som do seu violino!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  yoruhh em 13/10/2014, 18:30

£ëø Mø®£ix escreveu:
yoruhh escreveu:Olá, galera, tudo bem?

Olá, tudo bem? Seja bem vindo!
.
As cordas Mauro Calixto tradicionais, ainda são vendidas! A única diferença é que ela é como as cordas tradicionais com bolinha. Porém o Mauricio visando vender cordas mais baratas e ajudar o meio ambiente, resolveu criar o modelo economico que não tem um acabamento como as tradicionais e fica a ausência das famosas bolinhas, assim elas acabam por ter uma fabricação mais barata e são mais em conta no preço final ao consumidor em relação as tradicionais.
.
As cordas economicas podem ser usadas normalmente com microafinadores ou sem microafinadores! Basta posicionar o nó no lugar que normalmente vai as bolinhas no microafinadores ou no estandarte!
.
Respondendo a pergunta em relação a posição da bolinha, você tem que colocar a bolinha em pé entre as duas paredes das garras dos microafinadores de modo que ela não fique virada na horizontal e nem torta para um dos lados, pois isso pode gerar pressões desnecessárias ao afinar e acaba com a vida útil de suas cordas!
.
O ideal no caso das cordas econômicas é não usar microafinadores nas 3 cordas, pois por não ter o metal da bolinha pode gerar um som mais metalizado, quando mais a corda tiver contato direto com a madeira, mais natural será o som do seu violino!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

Leo, muito obrigada, me tirou uma grande dúvida! Posso te alugar só mais uma vez? Pretendo trocar de cavalete e pelo preço o que eu acabei escolhendo foi o Teller ***, mas é necessário fazer algum ajuste nele ou ele já vem pronto para o uso? Existe algum outro que você recomende? O Despiau Superieur seria mesmo o melhor? E o 1 árvore (que acho que é o comparado às estrelas do Teller) já é melhor que o Teller *** ou se fosse pra comprar um Despiau seria melhor o de 3 árvores mesmo? E outra vez, muito obrigada pela ajuda!

yoruhh

Pontos : 4
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 18/10/2014, 12:43

yoruhh escreveu:
Leo, muito obrigada, me tirou uma grande dúvida! Posso te alugar só mais uma vez? Pretendo trocar de cavalete e pelo preço o que eu acabei escolhendo foi o Teller ***, mas é necessário fazer algum ajuste nele ou ele já vem pronto para o uso? Existe algum outro que você recomende? O Despiau Superieur seria mesmo o melhor? E o 1 árvore (que acho que é o comparado às estrelas do Teller) já é melhor que o Teller *** ou se fosse pra comprar um Despiau seria melhor o de 3 árvores mesmo? E outra vez, muito obrigada pela ajuda!

Olá querida! Pode tirar todas as suas dúvidas!
.
Todo cavalete novo ele vem em tamanho Standart ou seja padrão! É necessário ajusta-lo e regulado para que ele fique perfeito no violino.
.
 Porém não é uma tarefa fácil e necessita de ferramentas adequadas! Pois é necessário colocar na espessura correta, altura correta e angulatura correta. Os pezinhos tem que casar perfeitamente com o tampo do violino a ponto de não passar sequer um fio de cabelo entre o pezinho e o tampo.
.
E cada violino tem um tamanho e angulatura do tampo diferente. Por isso vem em tamanho padrão, pois além de cada violino tem uma angulatura diferente no espelho também é diferente a altura do espelho! Tudo isso só uma pessoa com experiência e ferramentas adequadas para ajusta-lo corretamente a modo de ficar muito macio e tirar o máximo de proveito da sonoridade que o seu violino pode lhe proporcionar!
.
Eu fiz alguns testes com vários cavaletes, desde o Teller 3 estrelas, o aubert 3 estrelas, Bausch e claro o Despiau. O incrivel mesmo o despiau ele tem maior sonoridade e respostas nas frequencias do que o teller que é um pouco melhor do que o aubert e o Bausch que nem existe mais é inferior!
.
Evidentemente que não se pode comparar o Mirecourt, Deluxe e os de alto nivel da Despiau com os 3 estrelas. Cada comparação foi feita com cavaletes de mesmo nível! Os 3 estrelas! Pois se colocar um Deluxe ele vai ganhar de qualquer outro! Só perde para o Despiau de alto nível! Tudo é relativo! Mas comparando os 3 estrelas o Despiau 3 estrelas é o melhor! Lembrando que meus teste foram feitos no mesmo violino, pois cada cavalete reage de uma forma diferente em violinos diferentes, o que torna dificil comprar! por isso optei por fazer testar e experiências no mesmo violino, com mesmo ajuste e regulagem para deixar limpo e transparente o resultado!
.
Se precisar de meus serviços como luthier estou a sua disposição!
.
Um beijão!
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:44

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: