Violino Brasil
Últimos assuntos
» Intonia - Aplicativo para Praticar a Afinação.
Hoje à(s) 06:40 por CSFreire

» Qual o melhor custo benefício?
30/11/2016, 14:14 por Silano M. Santos

» forma de mão.
30/11/2016, 08:12 por MarcoAC

» Como aprender a identificar a posição correta das notas.
29/11/2016, 19:08 por ymoraes5948

» Que Breu usar?
25/11/2016, 13:37 por Lexluthor

» Como avaliar violinos online.
20/11/2016, 20:22 por felipelch

» História da música
18/11/2016, 14:31 por £ëø Mø®£ix

» Goma laca indiana
18/11/2016, 14:23 por £ëø Mø®£ix

» Quarto dedo...
17/11/2016, 12:15 por £ëø Mø®£ix

Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Porque são ''efes'' no violino?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Porque são ''efes'' no violino?

Mensagem  stringss em 25/6/2014, 13:55

Boa tarde.
Gostaria de saber porque são especificamente ''f'' no violino, qual é a história?
Apenas uma curiosidade que me bateu esses dias.
Quem souber da história, obrigada!

stringss

Pontos : 29
Reputação : 1

Re: Porque são ''efes'' no violino?

Mensagem  alan jhones em 26/6/2014, 11:42

stringss escreveu:Boa tarde.
Gostaria de saber porque são especificamente ''f'' no violino, qual é a história?
Apenas uma curiosidade que me bateu esses dias.
Quem souber da história, obrigada!

Boa tarde!

Existe uma discussão em um fórum internacional sobre este tema, e foi sugerido várias versões, a W. E. Hill & Sons (empresa britânica que operou entre 1887 a 1992, sugere que as antigas violas possuíam as aberturas de som em forma de C, e o violino quando foi inventado, teve as aberturas acústicas invertidas criando a forma de "F", outros sugerem que é algo a ver com o fato de que o "f" também representou o som "s" até os tempos modernos .... Isso tornaria muito apropriada para as aberturas acústicas,  sendo a primeira letra da palavra para som - Desde o "sonare" latin à italiana "suono" ou "sonata"
"Eu não sei se não houvesse instrumentos com f feitos antes de Andrea Amati, eles estão em muito poucos casos, então, basicamente, eu diria que o f  é parte integrante do projeto do violino Cremonese,  é muito bem pensado o sistema de formas. Um violino com C-buracos seria muito complicado para ter flexibilidade o suficiente na area do cavalete, resultando em um som pobre e muito duro. Qualquer outra forma que você daria a esses buracos se deterioraria o som, a função ou a estabilidade do instrumento. O F libera o movimento do centro acústico dos quadros de uma forma simplesmente perfeita, e sua posição e forma são alguns dos detalhes mecânicos mais importantes em um violino." (fragmento retirado de outro fórum)

São apenas opiniões e fatos sugeridos, não sei em que conclusão chegaram, se pesquisar irá encontrar várias versões, mas no meu ponto de vista, acusticamente e esteticamente é uma forma maravilhosa com suas curvas elegantes e contribuição para a rigidez e formação da frequência a que o tampo do instrumento foi idealizada.
Espero ter ajudado.

alan jhones

Pontos : 4
Reputação : 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: