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Porque são ''efes'' no violino?

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Porque são ''efes'' no violino?

Mensagem  stringss em 25/6/2014, 13:55

Boa tarde.
Gostaria de saber porque são especificamente ''f'' no violino, qual é a história?
Apenas uma curiosidade que me bateu esses dias.
Quem souber da história, obrigada!

stringss

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Re: Porque são ''efes'' no violino?

Mensagem  alan jhones em 26/6/2014, 11:42

stringss escreveu:Boa tarde.
Gostaria de saber porque são especificamente ''f'' no violino, qual é a história?
Apenas uma curiosidade que me bateu esses dias.
Quem souber da história, obrigada!

Boa tarde!

Existe uma discussão em um fórum internacional sobre este tema, e foi sugerido várias versões, a W. E. Hill & Sons (empresa britânica que operou entre 1887 a 1992, sugere que as antigas violas possuíam as aberturas de som em forma de C, e o violino quando foi inventado, teve as aberturas acústicas invertidas criando a forma de "F", outros sugerem que é algo a ver com o fato de que o "f" também representou o som "s" até os tempos modernos .... Isso tornaria muito apropriada para as aberturas acústicas,  sendo a primeira letra da palavra para som - Desde o "sonare" latin à italiana "suono" ou "sonata"
"Eu não sei se não houvesse instrumentos com f feitos antes de Andrea Amati, eles estão em muito poucos casos, então, basicamente, eu diria que o f  é parte integrante do projeto do violino Cremonese,  é muito bem pensado o sistema de formas. Um violino com C-buracos seria muito complicado para ter flexibilidade o suficiente na area do cavalete, resultando em um som pobre e muito duro. Qualquer outra forma que você daria a esses buracos se deterioraria o som, a função ou a estabilidade do instrumento. O F libera o movimento do centro acústico dos quadros de uma forma simplesmente perfeita, e sua posição e forma são alguns dos detalhes mecânicos mais importantes em um violino." (fragmento retirado de outro fórum)


São apenas opiniões e fatos sugeridos, não sei em que conclusão chegaram, se pesquisar irá encontrar várias versões, mas no meu ponto de vista, acusticamente e esteticamente é uma forma maravilhosa com suas curvas elegantes e contribuição para a rigidez e formação da frequência a que o tampo do instrumento foi idealizada.
Espero ter ajudado.

alan jhones

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