Violino Brasil
Quem está conectado
19 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 18 Visitantes :: 2 Motores de busca

Daniel Antunes

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Uma ideia geral do violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uma ideia geral do violino

Mensagem  caiogf13 em 21/5/2014, 10:45

Galera, eu toco violino há um tempo mas pra falar a verdade sei pouco sobre o instrumento em si e queria aprender mais. Então se alguma alma bondosa puder me ajudar eu agradeceria MUITO!

Eu nem sei por onde começar... Vou colocar uns pontos aqui que acho que seria legal a gente falar sobre e vocês vão acrescentando, ok? Pq assim se algum iniciante, ou uma pessoa como eu tiver interesse, já está mais fácil.

- Partes do violino
- O que fazer ao comprar um violino novo?
- Quais são os melhores violinos, as melhores marcas etc?
- Como escolher um violino novo?
- O que interfere no som?
- O que se deve saber a respeito do cavalete?
- Como limpar o violino?
- Qual o melhor arco, o que se deve saber a respeito do arco?
- Manutenção do violino
- O que NÃO SE DEVE FAZER SOB HIPÓTESE ALGUMA?
- Melhores violinistas atuais?

O que mais seria legal saber? Curiosidades? Coisas importantes?

Desde já, obrigado.

Caio Ferraz

caiogf13

Pontos : 6
Reputação : 1

Re: Uma ideia geral do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 21/5/2014, 13:36

caiogf13 escreveu:Galera, eu toco violino há um tempo mas pra falar a verdade sei pouco sobre o instrumento em si e queria aprender mais. Então se alguma alma bondosa puder me ajudar eu agradeceria MUITO!

Eu nem sei por onde começar... Vou colocar uns pontos aqui que acho que seria legal a gente falar sobre e vocês vão acrescentando, ok? Pq assim se algum iniciante, ou uma pessoa como eu tiver interesse, já está mais fácil.

- Partes do violino
- Como limpar o violino?
- Manutenção do violino

Desde já, obrigado.

Caio Ferraz

Olá, amigo, tudo bem? Seja bem vindo!
.
Vou esclarecer suas dúvidas!
.
- Partes do violino
Resposta: Existem 70 partes o violino.

Ao comprar um violino imediatamente leve ele no luthier para regular e ajustar. Todos os violinos não importa o preço que você pague se é R$ 150 reais ou R$ 2500 reais. Não importa se é chinês, francês, japonês, americano, alemão, techo ou brasileiro! Todos vem desregulados e desajustados de fábrica. Necessitam de um ajuste e regulagem de um luthier para ficar decente seja para aprender ou para tocar! Disso não tem como fugir!

Resposta: o melhor violino é aquele que atende as suas necessitas. O violino é um instrumento que de tempos em tempos necessita ser trocado devido ao progresso nos estudos. Quanto mais você estuda e sobe de nível, mais o violino vai te limitar e será necessário adquirir um de nível superior para que possa ter evolução nos estudos!
A respeito de fábricas, as melhores fábricas são Hofner (Os antigos que não fabricam mais, violinos alemães), hoje no mercado em relação ao custo beneficio é Eagle, porém os violinos superiores são da marca Mavis, porém são bem mais caros e feios esteticamente.
.
Porém violinos de Workshop são violinos feitos em oficina, não por apenas 1 luthier, mas por uma equipe de luthiers onde cada um é responsavel por uma peça no violino. Eles são bem superiores aos violinos de fábrica!
.
Os melhores violinos são sem dúvidas violinos de feitos por apenas 1 luthier, porém o preço deles são bem mais caros e claro, depende muito do luthier, pois tem alguns violinos de fábrica e a maioria de Workshop superam os violinos de luthiers nacionais. Então é uma questão de testar o violino quando for comprar um feito por luthier nacional, ver o preço e se ele atende sua necessidade e claro ver a qualidade do mesmo.
.

Resposta: depende muito de quanto você está disposto a pagar. Se não tem muita grana, fica dificil falar sobre qualidades de um violino mais caro, pois não se pode querer comprar um violino de R$ 300 reais e exigir que ele tenha qualidade de um violino de R$ 3000 reais.
.
Na verdade existem os chamados violinos de estudantes: Eagle VE 441, Mavis, Michael VNN 46, Parrot, Gianini etc. Esses são comuns nas Igrejas e achar na mãos de quem está iniciando os estudos, porém eles são muito limitados, o máximo que pode ficar com esses violinos se estudar sério é 1 ou 2 anos.
.
Existem o de nivel semiprofissionais: Eagle VK 644, Michael VNN 49, Mavis. Esses são violinos bons, porém se devidamente regulados e ajustados, pode fazer a alegria da criançada!
.
Violinos profissionais: Workshop ou de luthier.
.
O importante é que você já compre um violino de fábrica regulado com um luthier, assim não terá custos com a mão de obra do luthier, viagens até o luthier e já vai ter o som real do violino, tocabilidade. Sabera o que está comprando.
.
Caso precisar eu tenho violinos para vender já regulados e ajustados.
.
Só enviar um email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Resposta: vários fatores: qualidade do equipamento (Breu, cordas, arco, ausencia do microafinadores e etc) , técnica do violinista (Estudo de pronação e supinação, corda solta, técnica de expressividade, tecnicas de golpes de arco, a qualidade do som que você tem capacidade de tirar do seu violino e sensabilidade), temperatura ambiente (Mudanças bruscas na temperatura, umidade), frequencia que o violino é tocado diariamente (Se ele é tocado afinado e se o violinista tem uma afinação impecavel, abertura do som, tempo do amadurecimento do som e madeira) e claro regulagem e ajuste do mesmo (Se tem tocabilidade macia, equilibrio entre os graves e agudos, intensidade, projeção sonora, harmonicos  nitidos e etc), qualidade do próprio violino (Madeira, Kit de montagem, verniz, construção).
.
Resposta: Os melhores cavaletes são os alemães e franceses. O cavalete deve ser condensado, quanto mais mole for mais ele vibra, gera uma intensidade maior, porém ele se perde mais rapidamente, o cavalete duro dura muito mais e soa mais agudo.
.
- Como limpar o violino?
Resposta: Com uma flanela seca, limpa e macia. Limpe toda vez que usar. Não passe breu em excesso e nenhum produto quimico. Caso necessite de um polimento, leve ao luthier que ele tem conhecimento e sabe como proceder para que o violino volte ao brilho natural.
.
Resposta: Um arco profissional que custa em torno de R$ 2000 reais feito realmente de madeira de pernambuco com crina animal da siberia. Ele deve ter muita resposta no rapido, dar um timbre encorpado, ter o máximo de equilibrio em todas as regiões do arco, entonar super bem e ser excelente para execução dos golpes spiccato, saltellato ligeiro, detache, ricoche e tirar um som filé. O arco chega a ser mais importante do que o próprio violino. É necessario que ele gere um timbre puro e de qualidade. Claro veja a envergadura do arco, alinhamento, acabamento e se foi bem encrinado. Mas é uma questão mesmo de pegar e testar, pois não tem como ensinar a pessoa como comprar um arco adequado, pois a anatomia, personalidade violinistica e gosto interferem diretamente no resultado de satisfação da compra do arco. Isso muda de pessoa para pessoa. É aquela coisa, compra e testar, buscar eternamente um arco satisfatório.
.
- Manutenção do violino
.
Resposta: a manutenção deve ser feita de 1 em 1 ano, deve ser levado ao luthier. Mas tem algumas coisas que se deve fazer em casa toda semana: voltar o cavalete para posição dele, pois ao afinar e tocar a cordas empurram ele para frente, ele vai tombando sentido o espelho. Isso deve ser feito pelo aluno, trocar cordas de 6 em 6 meses ou quando estouram, ou no máximo de 1 em 1 ano. Pode ser feito pelo aluno, mas tem a técnica correta para trocar e enrolar cordas.

Resposta: mexer no violino sem ser luthier e sem ter conhecimento do que faz. Não tente tirar verniz, colocar alma sem ferramenta adequada, limpar com alcool o violino. Sentar encima do estojo com o violino dentro, forçar para fechar o violino quando a surdina estiver no cavalete, deixar cair no chão. Basicamente isso já ajuda muito. Claro limpa o violino, tem gente que não limpa é um mau cheiro danado, passa um detergente umedecido na flanela na parte da queixeira, somente nessa parte, pois o suor é uma fonte de bacterias ali que causam a famosa espinha e calombo na mandibula e claro fechar o violino dentro do case sem limpar, é puro bolor e bacterias, fungos que se acumulam ali. Falo isso porque lido com violino de tanta gente, tem horas que para abrir o estojo você tem que usar uma mascara com filtro. kkkkkkk
Resposta: Perlman, Maxim Vegenerov, Sarah Chang, Joshue Bell, Ana Sophia Mutter, Nigel Kennedy, Hilary Hanh. Citei somente os que estão vivos e estão em evidencia agora, mas é complicado afirmar quem é melhor. Para mim das mulheres é Sarah Chang, dos Homens o Perlman! Isso no estilo classico, mas tem os caras federais como o Mark O'connor do jazz e country, muita gente boa que toca super bem, mas são estilos diferentes.
.
Como não reverenciar o Shepanie Grapelli? O cara é monstro genial! Do clássico teve alguns inesqueciveis! Que são os melhores do Seculo XX.
.
.
Resposta: Estudar violino é um grande passo. Estude teoria musical, harmonica funcional estrutural, improvisação, escalas ciganas, bachiana, maior harmonica, menores harmonica e melodica, dodecafonicas, pentatonicas, historia da música classica e popular, historia dos golpes de arco, percepção ritmica e melodica. É muito importante tocar em grupo, duetos, trios, quartetos, concertos, sonatas.
.
Leve o seu violino para o luthier regular e ajustar ou então compre um regulado e ajustado.  Eu sou luthier, caso necessitar.
.
Qualquer dúvida só perguntar.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3789
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: