Violino Brasil
Últimos assuntos
» Que Breu usar?
13/3/2017, 10:38 por Zanca

» STRADIVARIUS
10/3/2017, 22:02 por JOAO VICTOR VICENTE

» [VENDA] Violino Alemão
10/3/2017, 09:45 por brunopgg

» Troca de kit do violino
10/3/2017, 07:44 por Jhony18

» Cavalete Diferença
4/3/2017, 20:54 por Robson Oliveira

» Breus ??
3/3/2017, 08:31 por Zanca

» Arco (tipos, qualidade, partes, peso, dúvidas e etc...)
27/2/2017, 12:09 por Zanca

» Viola de arco qual a melhor?
24/2/2017, 13:51 por allegro ma non presto

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
21/2/2017, 08:44 por Bruno Fabrini

Quem está conectado
18 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 18 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Algo estranho nas cordas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Algo estranho nas cordas

Mensagem  RamonViolin em 15/3/2014, 21:50

Estou apavorado, comprei um jogo de corda Peter Infeld com 4 dias começou a sair meio que a camada da corda bem lá em cima próximo as cravelhas, dai então tirei e vi quanto mais tirava mais aparecia, então ficou um pequeno espaço com camada e outro sem, mais esta normal a corda tipo para afinador e tudo, será que a cordar vai quebrar ou infuenciar no som?
Vou tentar dar um exemplo com uma forma da internet é que estou sem cabo USB
RamonViolin

Pontos : 53
Reputação : 3

Re: Algo estranho nas cordas

Mensagem  RamonViolin em 15/3/2014, 21:50

http://imgur.com/Amsa6QG
RamonViolin

Pontos : 53

Mensagem  Marcosguarneri em 15/3/2014, 22:01

Não cara pode ficar tranquilo, antes eu usava Obligato e um dia a ré começou a fazer a mesma coisa sair um fiapinhos da cordas e no mesmo lugar que esta no seu, levei num luthier ele me disse que coloquei a corda de jeito errado, mais de modo algum iria interferir no som ou quebrar, pode quebrar por você não souber afinar e forçar, mais quebrar normalmente do nada, não irá. Foi nos primeiros dias que comprei a Obligato, eu sei como é ficar apavorado rs as cordas durou 8 meses quebrei só a mi durante esse tempo, depois troquei as cordas e botei a Vision to com 1 mes com ela

Resumindo, você colocou a cordar de modo errado que ocasionou as cordas soltarem um material, mais não irá interferir de modo algum no som ou quebrar

Abraço
Marcosguarneri

Pontos : 4
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/3/2014, 17:04

RamonViolin escreveu:Estou apavorado, comprei um jogo de corda Peter Infeld com 4 dias começou a sair meio que a camada da corda bem lá em cima próximo as cravelhas, dai então tirei e vi quanto mais tirava mais aparecia, então ficou um pequeno espaço com camada e outro sem, mais esta normal a corda tipo para afinador e tudo, será que a cordar vai quebrar ou infuenciar no som?
Vou tentar dar um exemplo com uma forma da internet é que estou sem cabo USB
A Paz de Deus!
.
Olá meu irmão! Que susto, hein meu?
.
Isso não é normal! Vou explicar o por quê! Primeiramente você levou o seu violino no luthier e provalmente o seu luthier não fez um bom serviço!
.
A pestana é um ponto fundamental onde deve ser regulada! Em geral ela vem cheia de arestas, mal feita e claro com uns riscos mal feitos onde da a guia para cordas!
.
Acontece que se o luthier não refizer a pestana corretamente ou até mesmo troca-la em alguns casos, o resultado é provocar uma enforcamento da corda ou uma das arestas vai pretender um dos lados da corda e acabar por abrir tirando o revistimento dela!
.
Parece-me que é o seu caso!
.
Se a pestana estiver muito baixa e estiver trastejando a corda será necessário troca-la! Caso estiver muito alta e provocando um dentilhado duro, vai ser necessário tirar ela e colocar na altura correta!
.
Tem que verificar muito bem as arestas externas e internas, caso tiver será necessário remove-las!
.
Tem que resolver esse problema de enforcamento das cordas para que a mesma deslize naturalmente nos sulcos, será necessário lubrificar. Só assim você aumentará a vida útil de suas cordas e claro, vai ficar fácil de afinar!
.
Faço um baita trabalho de orientação nesse fórum a respeito do que deve ser feito em um violino, justamente para vocês não cairem em picaretagem desses ditos luthiers!
.
Volto a reafirmar: se o luthier disse que vai regular o seu violino em 2 horas, fuja dele! É um picareta querendo pegar o seu dinheiro! Para se regular um violino devidamente leva-se de 2 dias no mínimo!
.
Sua corda rapidamente vai desfiar e quebrar, pois já mostra que existe uma pressão exagerada na pestana!
.
O ideal é tirar a corda, empurrar o revestimento com cuidado até ele se unir a parte que fissurou! Agora se já arrebentou o revestimento, você terá sérios problemas com a corda! Se o problema ficar acima da pestana próximas as cravelhas o seu problema será menor, mas se ficar abaixo, você pode preparar o bolso para comprar uma corda substituta!
.
Sempre que há algum dano as cordas, vai diminuir a vida útil de sua corda, pode sofrer danos no som como ruídos e na aderência do arco nas cordas! Como eu disse se aconteceu isso é sinal que tem uma pressão exagerada enforcando as cordas na pestana! Com certea o seu luthier nem mexeu na pestana!
.
Peço ao irmão mais critério ao escolhe um luthier para realização do serviço de regulagem ou manutenção no seu violino!
.
Coloco-me a disposição do irmão caso deseje o meus serviços como luthier! Quem precisar de meus serviços, estou a disposição! Enviem email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Qualquer dúvida, não existe em perguntar!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3772
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/3/2014, 17:08

RamonViolin escreveu:http://imgur.com/Amsa6QG

Se aconteceu igual ao exemplo da imagem, sua corda vai quebrar a qualquer momento e já deve estar com problemas na sonoridade e na aderência do arco na corda na região do cavalete!
.
Isso é tipicamente um problema de enforcamento, aresta e pressão na região da pestana! Traduzindo: seu luthier não fez o que deveria ter feito, infelismente!
.
Acontece o irmão levar o seu violino urgemente em outro luthier para resolver esse problema na pestana antes que venha a perder outras cordas!
.
Geralmente o problema é mais intensificado na corda Lá, quando aparece na corda  Mi, ela sai voando pelos ares! Já a corda Ré e Sol por serem menos tensionadas, sofrem menos com esse problema na pestana!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 16/3/2014, 17:13

Marcosguarneri escreveu:Não cara pode ficar tranquilo, antes eu usava Obligato e um dia a ré começou a fazer a mesma coisa sair um fiapinhos da cordas e no mesmo lugar que esta no seu, levei num luthier ele me disse que coloquei a corda de jeito errado, mais de modo algum iria interferir no som ou quebrar, pode quebrar por você não souber afinar e forçar, mais quebrar normalmente do nada, não irá. Foi nos primeiros dias que comprei a Obligato, eu sei como é ficar apavorado rs as cordas durou 8 meses quebrei só a mi durante esse tempo, depois troquei as cordas e botei a Vision to com 1 mes com ela

Resumindo, você colocou a cordar de modo errado que ocasionou as cordas soltarem um material, mais não irá interferir de modo algum no som ou quebrar

Abraço

Não acredito que seja um problema de colocar cordas erradas, isso é um problema típico quando se tem aresta na pestana e claro quando estão com os sulcos esculpidos de forma errada.
.
Desculpa do luthier é jogar a culpa no modo de colocar as cordas!
.
Quando a pestana está bem feita, você pode colocar até mal colocadas que as cordas não danificam o revestimento! A corda tem que deslizar facilmente nos sulcos da pestana sem danos ao revestimento!
.
As cordas não pode durar apenas 8 meses, elas são feitas para durar mais do que isso! A corda só se deve trocar por causa da perca do som! Quando o violino está mal regulado ou tem esse problema na pestana, não dura corda alguma mesmo!
.
Você tem que levar o seu violino em outro luthier e pedir para dar uma olhadinha na pestana, pois com certeza pode estar com aresta ou com os sulcos esculpidos de forma errada e devem estar enforcando a corda!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

£ëø Mø®£ix
Admin

cordas

Mensagem  Italo - Slog em 22/3/2014, 22:09

Bem respondido Leo! 
Já vi isso acontecer, não em grande escala. só uma duvida Leo!
Isso pode acontecer em caso do violino ficar muito exposto ao frio, (baixa temperatura)? , pois como sabemos a madeira: podemos dizer que estufa, cresse a baixa temperatura.

Já ouvi algumas pessoa dizer que regulou o instrumento e em certo tempo teve esse problema, ou foi uma falha do Luthier, não ter ajustado corretamente.
Italo - Slog

Pontos : 292

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/3/2014, 09:08

Italo-Slog escreveu:Bem respondido Leo! 
Isso pode acontecer em caso do violino ficar muito exposto ao frio, (baixa temperatura)? , pois como sabemos a madeira: podemos dizer que estufa, cresse a baixa temperatura.

Já ouvi algumas pessoa dizer que regulou o instrumento e em certo tempo teve esse problema, ou foi uma falha do Luthier, não ter ajustado corretamente.

Essa informação não procede. Com o frio a madeira comprimi ou seja fica compacta.
.
No calor que a madeira se expande!
.
Na verdade o problema não é o luthier ajustar, pelo contrário é justamente não ajustar aquilo que foi pago para ajustar!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Italo - Slog em 24/3/2014, 21:23

£ëø Mø®£ix escreveu:
Italo-Slog escreveu:Bem respondido Leo! 

Essa informação não procede. Com o frio a madeira comprimi ou seja fica compacta.
.
No calor que a madeira se expande!
.
Na verdade o problema não é o luthier ajustar, pelo contrário é justamente não ajustar aquilo que foi pago para ajustar!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
Me desculpe Leo; troquei as informações, rsrs o que quis dizer: isso pode acontecer caso seja exposto ao calo! (alta temperatura)?.
Italo - Slog

Pontos : 292

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 25/3/2014, 09:51

Italo-Slog escreveu:
Me desculpe Leo; troquei as informações, rsrs o que quis dizer: isso pode acontecer caso seja exposto ao calo! (alta temperatura)?.

A príncipio há um instabilidade no som quando existe variação brusca na temperatura. Principalmente o breu, causa uma falta de aderência e consequentemente escutamos certos chiados ou ruidos, muitas vezes provocados pelo excesso de breu. Fica arenoso o som!
.
Algumas vezes se escuta um apito, principalmente quem é iniciante! Isso não se da apenas no calor, mas no frio também.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: