Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Diferenças entre Arcos para Violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diferenças entre Arcos para Violino

Mensagem  Marcos Jose em 6/3/2014, 07:27

Olá pessoal,

Ontem eu levei meu violino para um luthier para fazer troca de cordas, cavalete e regulagem.

Pedi que ele testasse meu arco e ele avaliou que ele esta um pouco curvado lateralmente e muito mole. Está pulando demais sobre as cordas. O fato de pular demais eu já tinha percebido, estou usando ele a 30 dias, mas como não tenho parâmetro algum de comparação eu pensava que era apenas pela muita falta de tato com  o instrumento. Ele me recomendou comprar outro arco e sugeriu um de fibra de carbono.

Eu gostaria de saber quais as características que torna um arco melhor que outro. Estive pesquisando preços de arcos e encontrei alguns muito caros. Eu simplesmente não consigo saber o porque de alguns arcos serem tão caros. O que eles tem de melhor? No que esses arcos poderiam ajudar um iniciante?

E os arcos de fibra de carbono, na faixa de 350,00 são bons? Valem a pena o investimento?

Obrigado!

Marcos Jose

Pontos : 41
Reputação : 1

Re: Diferenças entre Arcos para Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/3/2014, 08:42

MarcosJose- escreveu:Olá pessoal,

Ontem eu levei meu violino para um luthier para fazer troca de cordas, cavalete e regulagem.

Pedi que ele testasse meu arco e ele avaliou que ele esta um pouco curvado lateralmente e muito mole. Está pulando demais sobre as cordas. O fato de pular demais eu já tinha percebido, estou usando ele a 30 dias, mas como não tenho parâmetro algum de comparação eu pensava que era apenas pela muita falta de tato com  o instrumento. Ele me recomendou comprar outro arco e sugeriu um de fibra de carbono.

Eu gostaria de saber quais as características que torna um arco melhor que outro. Estive pesquisando preços de arcos e encontrei alguns muito caros. Eu simplesmente não consigo saber o porque de alguns arcos serem tão caros. O que eles tem de melhor? No que esses arcos poderiam ajudar um iniciante?

E os arcos de fibra de carbono, na faixa de 350,00 são bons? Valem a pena o investimento?

Obrigado!

Pontos a considerar: se o arco está com este defeito e tem menos de 90 dias, peça ao fornecedor que faça uma avaliação e solicite a troca do mesmo.
.
Se o arco tem mais de 90 dias, o problema é de fácil resolução, basta esse luthier colocar fogo no arco e envergar ele e alinhar corretamente. É uma coisa que ele sabe fazer. Eu mesmo faço isso para os meus clientes e nem cobro nada muitas vezes. Não existe necessidade de comprar outro arco por motivo de um mal alinhamento. É uma coisa comum em violinos de fábricas e simples de resolver para um luthier.
.
A questão do arco pular, com certeza é porque tensinou demais a crina, muito comum em alunos iniciantes e alguns professores. O arco deve ter a crina tensionada de forma que ao colocar na corda e tocar, quase encoste na madeira da vareta. Não precisar esticar a crina no ponto máximo e muito menos fora do limite. Agora se ele se refere a uma instabilidade do arco, é problema que se localiza apenas em uma região do arco em geral no meio do arco. Mas só se percebe tocando detache em corda solta com uma velocidade moderada, quase lenta. Não se pode confundir a técnica saltellato ligeiro com problema do arco. Principalmente quando se toca com uma velocidade maior.
.
Outra coisa importante todo arco tem um ponto próximo ao talão, na verdade na região da metade inferior do arco em que ele salta com facilidade. Isso é peculiar de arco para arco, fundamental na técnica de golpes saltados.
.
O seu luthier parece desconhecer alguns pontos: o arco de fibra de carbono, ele é muito mole mesmo, é horrivel de tocar nesse aspecto, além disse ele tem uma vantagem que é execução dos golpes de arco que são mais fáceis de serem executados e claro o arco não desenverga! Mas ponto mais negativo é mudança de timbre do violino, fica um som harmonico no ar, não tem aquela qualidade de timbre no golpe detache, fica um som arenoso, metalico e muito harmonico. Para corrigir isso tem que botar maior pressão para tentar minizar o problema da qualidade de timbre que provoca uma sujeita no som. Falo porque já tive vários arcos de fibra de carbono.
.
Um arco de estudante em madeira Pau Brasil de verdade custa no minimo R$ 600 reais. Arco  intermedário custa R$ 1000 reais. Arco profissional custa R$ 2000 reais. É o ponto máximo de rendimento de uma arco. Porém existem arcos acima de R$ 2000 reais, são arcos históricos, por isso custam caro, pela história dele.
.
Um arco bom de fibra de carbono que vale a pena investir é em torno de R$ 2000 reais. Assim observe a seguinte lógica: quanto mais caro, maior a qualidade. Arcos de fibra de carbono de R$ 350 reais são arcos feitos com matéria prima inferior, não tem considerações importantes em termos de qualidade em relação a arcos de madeira. Pelo contrário, arcos de madeira apesar de ser um pouco mais caro, vão ter uma qualidade muito superior em entonação e qualidade de timbre.
.
Esses arcos que vendem por ai dizendo que é pau Brasil é mentira de vendedor tentando te iludir. São arcos feitos de Ipê roxo, mas os vendedores anunciam como de pau Brasil.
.
Existe o arco de madeira feito de pau cobra, esse sim era um padrão na época do Barroco, mas perderam espaço com a descoberta das propriedades flexiveis do pau Pernambuco em torno de R$ 1600 por aí. Onde o pau Brasil passou a ser a melhor opção para construção de arcos!
.
O que compensa? Comprar um arco de madeira estudante de pau Brasil!
.
Outro ponto a ser esclarecido: regular violino não é trocar corda, cavalete, existem uma série de coisas a ser fazer: pestana, alma, espelho, braço, rabicho, estandarte, cravelhas uma ou outra coisa. Luthier que diz que regula em apenas 2 horas é pura picaretagem!
.
O violino tem que ser montado e desmontado diversas vezes até achar o ponto de ouro do violino. O tempo médio para se regular um violino é 2 dias.

.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Marcos Jose em 6/3/2014, 09:49

Obrigado pelo esclarecimento!

Depois de ler esta resposta e várias outras do mesmo assunto (eu deveria ter pesquisado antes, tem muito conteúdo, foi mal), decidi que vou estudar um pouco mais com esse arco mesmo e depois comprar um decente de pau brasil mesmo.

Obrigado!

Marcos Jose

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 6/3/2014, 11:24

MarcosJose- escreveu:Obrigado pelo esclarecimento!

Depois de ler esta resposta e várias outras do mesmo assunto (eu deveria ter pesquisado antes, tem muito conteúdo, foi mal), decidi que vou estudar um pouco mais com esse arco mesmo e depois comprar um decente de pau brasil mesmo.

Obrigado!

Só pedir para o luthier alinhar ele no fogo. É uma coisa simples para ele. Quando a tensão da crina, só achar um ponto de tensão onde tenha aderência e deslize como manteiga! Verifique o seu empunhamento de arco.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Marcos Jose em 7/3/2014, 06:12

O desalinhamento do arco é muito pequeno, acredito que seja insignificante.

Quanto as cordas pulando, acho que descobri o caminho das pedras.  Uma combinação de quantidade adequada de breu, tensão do arco e uma posicionamento melhor da mão direita. Agora só falta ajustar o peso do braço. Está muito melhor agora.

Obrigado por todas essas dicas.

Abração!

Marcos Jose

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:50

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: